PDA

View Full Version : Kerem adaptar um comando da PSX ao PC?

Lasac
11-01-2004, 00:34
Á uns tempos atrás tive a tentar descobrir um método de conectar os comandos da PSX ao PC até k encontrei um site k tinha um eskema de electrónica a explicar como era.

"Arregaçei as mangas" e meti mãos ao trabalho, mas deparei-me k akilo precisava de uma pilha dakelas quadradas de 9v para o Dual Shock e de 5v para o comando.

Os 5v posso ir buscálos á USB ou então ao fio vermelho de uma molex klker da fonte, os 9v é k eram o problema, pois o DualShock ia gastar as pilhas e tinha de arranjar uma solução mais em conta! ::)

Após uma tarde de peskisa nos livros de electrónica do cota, encontrei um transístor com a ref. L7809CV k dissipava 3v e mantinha os ampéres!

Era mesmo isso k estava á procura pois assim podia ir buscar os 9v á molex da fonte nos 12v (12v - 3v k são dissipados pelo transístor = 9v! :) )

Podia ter usado uma resistência, mas ia ter k jogar com os ampéres e com um transformador era mais uma coisa a gastar luz!

Com o transistor fika tudo resolvido apenas numa molex, uma vez k temos de ir lá buscar os 5v! (tb tinhamos a hipótese de usar uma porta USB, mas podia vir a ser precisa no futuro!) ::)

Para kem não sabe o k é um transistor, é um componente/peça electronica tipo um chip, mas só com 3 pins k dissipa XX volts em forma de calor, daí os mais potentes usarem dissipadores grandes (por exemplo nas fontes de alimentação do pc, por isso é k elas akeçem! ;)

Assim aproveito os 5v para o comando e os 9v para o DualShock usando apenas uma Molex, em vez de usar a USB para os 5v e uma pilha/transformador de 9v para o DualShock, fikando mais barato e melhor, pois não temos o problema da pilha se gastar e smp temos uma USB livre! ;)

Para facilitar as coisas fiz um toturial onde tem imagens e está tudo explicado passo-a-passo!

Link para o toturial em word:
PSX PAD 2 PC Interface by Lasac (http://clientes.netvisao.pt/fernanpe/PSX.doc)

Link para um video do meu trabalhinho final:
Video da Interface Completa (http://clientes.netvisao.pt/fernanpe/psx_high.WMV)

Link para drivers Win9x/me:
DirectPAD Pro v5.0 (http://ntpad.yi.org/dist/dpadpr50.zip)

Link para drivers Win NT/2000/XP:
NTPAD v2.01 (http://ntpad.yi.org/dist/ntpadxp2.01.exe)

EDIT: Klker dúvida postem aki k eu explico tudo o k for preciso! ;)

Espero k tenham gostado do toturial! :)

Luka
11-01-2004, 10:45
O tutorial está muito bom, qualquer um percebe!
Congrats mais uma vez lasac ;)

(Quando é que me forneces um para eu jogar PES3?? ;D)

marsupillami
11-01-2004, 23:51
Oh Lasac, que tal publicares este artigo onde a gente sabe? :D Não consegues algumas pics do comando, etc? Ficava nice, e estouc erto que muita gente iria gostar, pelo menos tenho colegas que andam à procura de um adaptador, certamente isso resolveria o problema.

NPinho
11-01-2004, 23:55
mt bom o tutu...

lasac.. tira ai foto do comando ...

cumps!

Lasac
12-01-2004, 01:34
Oh Lasac, que tal publicares este artigo onde a gente sabe? :D Não consegues algumas pics do comando, etc? Ficava nice, e estouc erto que muita gente iria gostar, pelo menos tenho colegas que andam à procura de um adaptador, certamente isso resolveria o problema.

Já mandei 1 ou 2 toturiais ao fox por email, ele nem seker disse nada k metia na pagina ou não (sinceramente nem ligou nada a meu ver) ::)

mas se kiseres mando-te os toturiais a ti e tu fazes upload dos k kiseres! (tens é de meter em meu nome ;) )

imgs k tenho são feitas em paint, pk kuando montei foi de noite e não deu pa tirar pics, pk ligado ao pc por usb o flash não dá e fikava uma p@rcaria! :(

mas posso ver o k posso fazer dps kuando tiver tempo!

marsupillami
12-01-2004, 14:10
Certamente ele esqueceu-se. Mandas para mim que eu ponho ;) E claro o teu nome aparece sempre lá :) Dava jeito era conseguires as pics para este tutorial, para as pessoas ficarem com uma ideia do resultadoi final.

JAFoNEXUS
12-01-2004, 15:19
Lasac devias usar uns condensadores no circuito integrado para estabilizar o sistema, ficava melhor... Procura a Datasheet do circuito integrado que lá deve ter.. ;)

fika bem e bom trabalho

Lasac
13-01-2004, 23:09
Certamente ele esqueceu-se. Mandas para mim que eu ponho ;) E claro o teu nome aparece sempre lá :) Dava jeito era conseguires as pics para este tutorial, para as pessoas ficarem com uma ideia do resultadoi final.

Assim k tiver uma vaga trato disso!

Tenho de rever os toturiais ;)

Lasac devias usar uns condensadores no circuito integrado para estabilizar o sistema, ficava melhor... Procura a Datasheet do circuito integrado que lá deve ter.. ;)

fika bem e bom trabalho

Pá, tentei fazer da forma mais fácil/economica, já k tinha prometido fazer o toturial para n00bs, kuanto mais simples melhor! ;)

godhex
04-02-2005, 10:59
pessoal nao consigo ver nem sacar os files do tuturial alguem me envia isso ou me dá o link.

serial_man
04-02-2005, 12:37
É sempre bom desenterrar threads :) mas por acaso esta aqui deixou-me fascinado. Também não consigo aceder ao link para o toturial em word...Se pudessem por isto de novo up era bacano!

Obg...

Lasac
12-02-2005, 18:25
Já não tenho nenhum ficheiro deste artigo... :(

Quando tiver tempo, ainda invento outro para ligar mais que 1 comando :P

Cumps. :thumbsup:

MadOnion
12-02-2005, 18:59
Para quem não quer trabalho, já existem adaptadores desses à venda, até por preços em conta.
Quem gosta de criar as suas proprias coisas, que espere pelo novo tutorial do lasac :D