PDA

View Full Version : Qual o melhor bloco?... APOGEE ou STORM ?

Lord Paulus Cobris
14-04-2006, 23:16
Boas a todos...

Isto anda por ai fora uma tremenda confusão sobre qual é o melhor bloco da swiftech...

Se é o Storm com os seus canais injectores... ou o Apogee com a sua base com o desenho em diamante a 45º...

Actualmente tenho um apogee, mas tenho que o trocar...

E vou ter a possibilidade de optar entre os dois...

Tendo em conta que tenho um sistema de alto fluxo, qual é que me recomendariam....

Fico a aguardar as vossas respostas...

Mas para já estou bastante inclinado no apogee

Cumprimentos

LPC

Patuga
15-04-2006, 00:53
O Storm é o melhor bloco do mercado... :p
para mim a escolha é simples... :teeth:

nisco
15-04-2006, 03:28
O Storm é o melhor bloco do mercado... :p
para mim a escolha é simples... :teeth:
post 1000 pra dar tanga á gente:teeth: :no: spamer:D
e o danger den?
sei que o storm é brutal e tem uma cena melhor que é a compatibilidade com todos os sockets, mas em perfomance o danger den nao lhe fica atrás!
mas sim devido ao misto: compatibilidade, beleza e desempenho és capaz de ter razao:thumbsup:

Rui Santos
16-04-2006, 13:25
eu tenho um apogee e parece-me um excelente bloco,, claro k nunca usei o storm, mas já ouvi dizer ke pra kem usa mesmo alto fluxo e o apogee ser menos restritivo, vai compensar em relaçao ao storm,,

Patuga
16-04-2006, 17:46
O Apogee como é menos restrictivo, o fluxo no sistema vai, se a bomba o permitir claro (nem todas as bombas debitam 1200L/hora... ) ser mais alto. quem vai beneficiar com isso vai ser a placa gráfica cuja temperatura irá baixar em relação ao storm. Pelo menos um user reportou ganhos de 2ºc na gráfica, se bem que ao mm tempo tb perdeu 100Mhz de OC no cpu...

Os resultados deste user como é natural, não são nenhuma regra e que podem ser justificados com diferentes aplicações de massa termica, que fariam variar o contacto entre os dois., entre outras possibilidades...

Tendo isso em conta, a questão que se prende, na minha modesta opinião, é...

1- Preferem ter temperaturas mais baixas no cpu e mais altas na gráfica com o storm, ou....

2- Preferem sacrificar as temperaturas no cpu e ter melhores temperaturas na gráfica.

Ze-dos-Trukes
18-04-2006, 18:30
Podes seguir mais sobre esse assunto aqui:
http://www.pcdiga.net/showthread.php?t=8488

Já agora, para mim o melhor bloco é mesmo o STORM2 :D :D
http://www.pcdiga.net/showthread.php?t=10380

Vamos esperar pelos testes :D

gryf
07-05-2006, 01:41
aproveito a tread para falar do meu caso...

tenho uma velhina eheim 1250, 1300l/h, e um swiffymcw5000, akele velho com as entradas inclinadas e também muitos pinos...
tou a pensar trocar por um storm ou pelo apogee, e nao me interessa se o storm so me da menos 2 ou 3º, para a diferença de preço que é nao compensa... mas o meu problema é que, em full o radiador(BI2, 2x120) akece ficando morno e so volta a arrefecer(rapidamente) quando vai pra idle, ja fiz varias avarias para tentar diminuir a temperatura em load mas nc o consigo ter frio, ou de maneira a que note diferenças de temperatura em load!

neste momento estou muito inclinado para dizer que tenho tanto fluxo que a agua n estao tempo suficiente no radiador para arrefecer...

eheim 1250
tubagem de 8mm interior em todo o circuito
mcw5000
BI extreme2
2x papst 120mm a debitar talvez uns 50/60cfms(tanto quanto uma noisebloker SX2)
idle 41, full 52

estarei certo? sera que com um apogee ou storm e ao causar uma perda de carga no bloco diminuindo o caudal o problema passa?

fotos (http://www.f13pc.pt/forum/showthread.php?t=734)

Noclip
07-05-2006, 19:35
É normal teres o radiador mais quente, ele funciona por transferência de calor, e convecção (neste caso forçada) só acontece se tiveres uma diferença de temperatura (rad mais quente que a temperatura ambiente).

neste momento estou muito inclinado para dizer que tenho tanto fluxo que a agua n estao tempo suficiente no radiador para arrefecer...

... isto não acontece. Se tiveres fluxo alto, "ela" passa mais rápido no radiador, mas passa mais vezes por hora. Logo compensa. Além disso os radiadores black ice usam um sistema de canais preparados para tal, não é como os Evo. O bloco como "troca" a água mais rapidamente mantêm-se mais fresco, admitindo que o radiador da conta do recado.
Agora bate o ponto. Se está "muito" quente, a conversa é outra, o radiador pode não estar a dar conta do recado. Podes tentar ventoinhas mais fortes, ou introduzir outro radiador no circuito.

Na minha opinião, trocares de bloco não vais ter a alteração que queres.
Se puderes, uma imagem da tua torre, não era mal pensado. Saber como está montado e onde, influência o circuito. Tipo tirar ar de dentro para fora da caixa, o ar que passa no radiador vai ser mais quente.

E também convinha dizeres que pc tens. processador, mobo, etc etc.

PS: os mcw5000 ainda são blocos decentes. tal como as 1250.

Patuga
07-05-2006, 20:35
aproveito a tread para falar do meu caso...

tenho uma velhina eheim 1250, 1300l/h, e um swiffymcw5000, akele velho com as entradas inclinadas e também muitos pinos...
tou a pensar trocar por um storm ou pelo apogee, e nao me interessa se o storm so me da menos 2 ou 3º, para a diferença de preço que é nao compensa... mas o meu problema é que, em full o radiador(BI2, 2x120) akece ficando morno e so volta a arrefecer(rapidamente) quando vai pra idle, ja fiz varias avarias para tentar diminuir a temperatura em load mas nc o consigo ter frio, ou de maneira a que note diferenças de temperatura em load!

eheim 1250
tubagem de 8mm interior em todo o circuito
mcw5000
BI extreme2
2x papst 120mm a debitar talvez uns 50/60cfms(tanto quanto uma noisebloker SX2)
idle 41, full 52

estarei certo? sera que com um apogee ou storm e ao causar uma perda de carga no bloco diminuindo o caudal o problema passa?

Com um bloco mais recente e mais eficiente vais ter temperaturas mais baixas no cpu.
Quanto ao facto de a agua ter muito fluxo... tal como o noclip disse e bem, a agua passa mais vezes no radiador. Para além disso a quantidade de calor removida do cpu é menor (entenda-se por unidade de agua, não no total) também tem menos calor para deixar no radiador de cada vez, por unidade de agua, mais uma vez, mas que devido ao facto de passar mais vezes vai remover o mesmo calor que removeria se passasse mais devagar.

Penso que consigui transmitir a minha idea e que não terá ficado mto confuso.... :D

Noclip
07-05-2006, 23:15
Se o radiador der conta, até remove mais. Mas ai depende deste.
A água vai um pouco mais fresca no total, e o bloco funciona por diferença de temperatura que passa a ser maior. É menor se a água for mais quente, porque o cpu está x graus acima de ambiente. É por isso que se tem de equilibrar a capacidade de bombagem, tubagem, e restrições. Honestamente, com uma 1250 eu teria tudo em 1/2" , mas isso sou eu :).

Na prática penso que o bloco do cpu (http://img178.imageshack.us/img178/1147/dscn01262bo.jpg) está a fazer o seu trabalho, já que o radiador está quentinho, precisa-se é maior capacidade de remover do radiador para o ambiente.

Estava a pensar que ele podia era por mais duas ventoinhas de baixa capacidade em modo push-pull (duas em cada lado) e ver como as coisas corriam.

gryf
08-05-2006, 02:15
no meu post deixei um link onde podem ver fotos da torre e do sistema

neste momento tou com p4(478)3.0@3.8 (1.8v)
IC7 max3
o sandra diz que ta com 130w

pus mais uma ventoinha nao do outro lado do radiador mas por baixo(radiador inclinado) e ja nao tenho o radiador "morninho" em full e antes tinha uma temp maxima de 51/52 agora n passa de 49 e 40 em idle, isto leituras que devem ser do diodo interno do cpu

estou a pensar fazer um suporte novo pro radiador visto k este faz acumular muito calor por baixo(por isso colokei uma fan de 120 a tirar de la o ar)

estava a pensar em algo como isto:

http://clientes.netvisao.pt/alvesjr/wc.jpg

a frente 90mm a puxar, o radiador apertado ao acrilico, e 2 fans por cima :)

Noclip
08-05-2006, 18:14
É para por em cima da caixa?

gryf
09-05-2006, 01:08
yup a semelhança dakele k aparece nas fotos em inox

este seria em acrilico

noosphere
14-09-2007, 09:59
Boas pessoal, digam-me uma coisa sff.
Como é a fixaçao deste bloco? É preciso meter algum backplate ou nem por isso?
É que ando sem computador pq estou á espera do meu kit WC e assim montava o stock cooler e quando chegasse o Kit de WC era mais facil de montar.
Uma abraçada a todos.

Patuga
14-09-2007, 10:50
boas,
tens que meter parafusos por trás... o que implica tirares a board... :p

noosphere
14-09-2007, 18:12
boas,
tens que meter parafusos por trás... o que implica tirares a board... :p

Ora porra!Mais uma semana sem computador... :arrrg:
Obrigadao Patuga;)

Peterboss
15-09-2007, 02:19
ja ouvi dizer praí ke o storm para quad tem os seus contras..houve gente ke postou temps altas com ele..nao sei se se xegou mesmo a confirmar a incompatibilidade do storm com quads..mas tou usando o apogee GT num b3 ke gosta de calor e ele até se porta bem...e tenho uma 8800 ultra com aguinha no mm sistema wc..se bem ke tivesse maos largas ia ao patuga buscar mas é um apogee GTX..por enkuanto este ta-me a safar e bem:)

Lord Paulus Cobris
15-09-2007, 03:39
Boas!!

Sem dúvida, o Apogee GT e mesmo a versão normal, são bastante bons e a preço acessível! :)

Recomendo-o sem dúvida para Quad Cores e mesmo para dual Cores...

No entanto se tiveres o bolso um pouco mais recheado, compra o D-TEK Fuzion!

Tenho um e digo-te que é excelente para Quad-Core...

Cumprimentos,

LPC

Peterboss
15-09-2007, 04:35
pois o preço é relativamente igual ao gtx e bem ke falam desse d-tek mas é cm digo, ja se torna grande demais para caber no meu bolso, para um bloco;) ;)

mas se kk dia perder a cabeça por um bloco carote <70€ esse vai ser certamente uma das opçoes!!

Sei ke é subjectivo mas ke temps é ke tas a tirar com esse bixo?
btw thanks pelo conselho

kt ao apogee gt ou o storm independentemente do €€€ em kestao depois do ke ja vi por aí, relativamente aos Quad, apostava na mesma no apogee gt e pegava nos cerca de 15€ de diferença e comprava uma bruta massa termica..

Patuga
16-09-2007, 09:48
isso de "incompatibilidade" não será bem o caso...
e quanto às altas temperaturas, podem ser atribuidas a varios factores, incluindo conice de montagem. o sistema de funcionamento do Storm (jet impingement) está optimizado para cpus com o core ao centro, coisa que não acontece com estes quads. Daí poder perder 2 ou 3ºC (no maximo) a vantagem dos outros (apogee gt, gtx e fusion) é que a base pode ser arqueada, e a verdadeira vantagem advem daí mais do que talvez das diferenças de "arquitectura". se fosse num cpu com o IHS direito a coisa era diferente.