View Full Version : Custom Chiller:
Aki vai o material k tenho de momento:
Compressor da "ZEM" 1/4HP desenhado para usar R134a, mas aguenta á vontade R404a, ou até mesmo R507a (mas puxa mto por ele!) ;)
http://clientes.netvisao.pt/fernanpe/Img_3.jpg
sistema pronto até agora:
http://www.techzonept.com/attachment.php?s=&postid=208179
http://www.techzonept.com/attachment.php?s=&postid=208180
Falta soldar o tubo capilar, tubo fléxivel, e o evaporador!
O evaporador ainda não está feito!
Assim k estiver soldo isto tudo e mando carrgar o gás e calibrar isto a dissipar uns 220W a -20ºc (a prometeia mach2 dissipa 200W de calor a -20ºc com R134a!) este vai ser um avião! :D
cumps
VoRtaN_MaDgE
11-01-2004, 18:24
Vai dando news disso...
Já tive pa me iniciar no mundo do phase-change cooling mas ha k dar prioridades a certas coisas...neste momento é carro :)
Não faz mt noise o compressor????
JAFoNEXUS
11-01-2004, 19:49
:o ;D BURN BABY BURN :o ;D ;)
é dum frigorifico? arca congeladora?
Era de uma arca das grandes, por isso é k é potente! :)
Isto para já faz pouco barulho, kero ver é se continua silêncioso com o gás, pk ninguém me soube responder se com gás akilo fazia mais barulho ::)
JAFoNEXUS
12-01-2004, 11:09
1/4 cavalo nao axo muito ate para uma arca congeladora... ???
1/4 cavalo nao axo muito ate para uma arca congeladora... ???
axas k cavia la um cavalo inteiro??? LOL
o k interessa eh k funka ... e k akilo bai bombar por ali fora com temps bastantes boas ;D
tamos tds a evoluir.. eu vou de air para water... e tu de water para promy :P
kd eu for para promy tu para k bais Lasac?? LN2??? LOL
cumps!
dupla promy talvez :D
1/4hp (horse power ou cavalo) é a força k o compressor tem para comprimir o gás :P
se fosse de 1/2hp metia R507a e tinha temps por volta dos -78ºc :D
era o gás k o Ricky tava pra meter na prommy dele, mas o compressor tava sujeito a pifar! :o
descobri hoje k o meu compressor é da marca Electrolux! (a melhor marca na europa de compressores e afins!) :D
modelo: ZEM GLY80AA usa óleo Polyolester, ou seja é compatível com mtos freons (R134a, R407c, R404a, R410a, R13, R23)
só espero k o meu primo me faça o evaporador este fim de semana :)
MadOnion
14-01-2004, 09:12
Lasac excelente projecto... tenho estado a seguir o teu projecto pela techzone... embora passivamente(n postei nada), só posso dizer k está excelente, agora realmente o teu cpu precisa de r404a, mas para primeira vez e calibrar e tal nada melhor ke o r134a... não fiko cansado de olhar para a tua sig... componentes em 2ª mão, mas todos se portam como deve de ser... cpu maravilha(2º hand), board maravilha( nova da ******** né?mas aguenta bom fsb), mems maravilha(bh-5, timings agressives, vindas do vortan), grafica maravilha( nem se fala dela, e da forma espantosa de como a arranjas-te)... agora com sponsor... espero ke te metas nos topos nas categorias de média gama... pois tens tudo, conhecimentos, tweaks na tua mão, e a tal prommy para fsb's impressionantes...
keep up the good work
CUMPS
Mad
VoRtaN_MaDgE
14-01-2004, 12:53
Ora nem mais ;D...
Embora o pessoal por vezes fuja ao material usado...nada de como saber o k o material dá antes de o arranjar ;)
Lasac excelente projecto... tenho estado a seguir o teu projecto pela techzone... embora passivamente(n postei nada), só posso dizer k está excelente, agora realmente o teu cpu precisa de r404a, mas para primeira vez e calibrar e tal nada melhor ke o r134a... não fiko cansado de olhar para a tua sig... componentes em 2ª mão, mas todos se portam como deve de ser... cpu maravilha(2º hand), board maravilha( nova da ******** né?mas aguenta bom fsb), mems maravilha(bh-5, timings agressives, vindas do vortan), grafica maravilha( nem se fala dela, e da forma espantosa de como a arranjas-te)... agora com sponsor... espero ke te metas nos topos nas categorias de média gama... pois tens tudo, conhecimentos, tweaks na tua mão, e a tal prommy para fsb's impressionantes...
keep up the good work
CUMPS
Mad
Mto obrigado! É com grande satisfação k ouço essas palavras! :)
Pelo menos já compensa psicologicamente o trabalho k tive até hoje para ter o sistema bem afinado :)
Sim este cpu foi um "achado"! (tb paguei bem por ele!) ;)
A mobo comprei nova na ******** no verao (mais nenhuma loja tinha stock), o cpu foi semi-novo (foi testado por um amigo antes de me vender), o resto comprei em 2ª mão para poupar uns trocos e investir noutras coisas! :)
Kuanto ao Chiller, se tudo correr bem, com R404a vai fazer maravilhas (vai ser mais potente doke uma promteia mach2!) ;D
Kuanto a calibrar, vai ser o técnico k me vai calibrar isto para dissipar mais de 200W de calor a -20ºc (kuanto mais melhor)
O k me está a preocupar é a condensação disto!
Por exemplo:
O meu cpu a 2.65GHz com este chiller (se o chiller dissipar 220w a -20ºc) o cpu deve fikar perto dos -70ºc idle! (talvez ainda passe os -70ºc!) :o
Para isolar não vai ser fácil! ::)
Para isso vou testar 1º num pc velho! Talvez num 1700+ k aki tenho (akeçe menos de 50W de origem)
Dá 2.1ghz com default vcore, mas tem o core lascado e ás vezes não arranka!
Para o k é dá perfeitamente!
Uma vez k vai akeçer mto menos doke o meu chip maravilha, vai ter o idle com temps mto mais frias (???-80ºc???) e assim já sei se o isolamento está bom! :)
Depois tenho aki um tbird1.4ghz k tem o core lascado, 3segs ligado e já começa a largar fumo! (parece um akeçedor) e aí bou testar a real capacidade do chiller! ;D
Só espero ter isto pronto antes um bocado do final deste mês (para ir testando) e assim monto em fevereiro! :)
Outra coisa k me preocupa é se as bios das boards/windows tem alguma protecção para temps assim tão baixas! (a principio não, pk já vejo benchs com cascades a -100ºc!), mas como não foi numa mobo igual a esta, nunca se sabe! ::)
Esta semana já deve xegar a neoprene e tubo capilar/linha sucção e dps meto pics! :)
Não vejo a hora de ter isto a trabalhar! ;D
cumps
JAFoNEXUS
14-01-2004, 13:51
:great: ahhhhhhh ja percebi porque o teu nick é lasac => porque lascas os cpus ;D ;D ;D ;D ;D :pc: :rocking:
MadOnion
14-01-2004, 15:26
keep up the good work
CUMPS
Mad
Mto obrigado! É com grande satisfação k ouço essas palavras! :)
Pelo menos já compensa psicologicamente o trabalho k tive até hoje para ter o sistema bem afinado :)
Sim este cpu foi um "achado"! (tb paguei bem por ele!) ;)
A mobo comprei nova na ******** no verao (mais nenhuma loja tinha stock), o cpu foi semi-novo (foi testado por um amigo antes de me vender), o resto comprei em 2ª mão para poupar uns trocos e investir noutras coisas! :)
Kuanto ao Chiller, se tudo correr bem, com R404a vai fazer maravilhas (vai ser mais potente doke uma promteia mach2!) ;D
Kuanto a calibrar, vai ser o técnico k me vai calibrar isto para dissipar mais de 200W de calor a -20ºc (kuanto mais melhor)
O k me está a preocupar é a condensação disto!
Por exemplo:
O meu cpu a 2.65GHz com este chiller (se o chiller dissipar 220w a -20ºc) o cpu deve fikar perto dos -70ºc idle! (talvez ainda passe os -70ºc!) :o
Para isolar não vai ser fácil! ::)
Para isso vou testar 1º num pc velho! Talvez num 1700+ k aki tenho (akeçe menos de 50W de origem)
Dá 2.1ghz com default vcore, mas tem o core lascado e ás vezes não arranka!
Para o k é dá perfeitamente!
Uma vez k vai akeçer mto menos doke o meu chip maravilha, vai ter o idle com temps mto mais frias (???-80ºc???) e assim já sei se o isolamento está bom! :)
Depois tenho aki um tbird1.4ghz k tem o core lascado, 3segs ligado e já começa a largar fumo! (parece um akeçedor) e aí bou testar a real capacidade do chiller! ;D
Só espero ter isto pronto antes um bocado do final deste mês (para ir testando) e assim monto em fevereiro! :)
Outra coisa k me preocupa é se as bios das boards/windows tem alguma protecção para temps assim tão baixas! (a principio não, pk já vejo benchs com cascades a -100ºc!), mas como não foi numa mobo igual a esta, nunca se sabe! ::)
Esta semana já deve xegar a neoprene e tubo capilar/linha sucção e dps meto pics! :)
Não vejo a hora de ter isto a trabalhar! ;D
cumps
Já agora para referir, dissipar a 200w -20º, bom num amd igual ao teu ke não passo dos 130w... vai dar realmente temps mto baixa(10cm de neoprene deve ser ridiculo)... axo k nem vale a pena mudar de gaz, se fosse para intel as coisas são diferentes... mas de acordo com o sandra ke postas-te num forum da concorrencia... vais ter temps mto boas...
continua lasac... vais longe
VORTAN-> tá provado ke o material em 2ª mão é melhor pois ja foi testado por alguem e para um overclocker... não há melhor noticia saber ke um cpu oc mais, mesmo sendo em 2ª mão... do ke ir dar um tiro no escuro e comprar na loja e fikar à espera ke O CPU VALHA ALGO
CUMPS MAD :girls:
:great: ahhhhhhh ja percebi porque o teu nick é lasac => porque lascas os cpus ;D ;D ;D ;D ;D :pc: :rocking:
Nepia!
o tbird1.4 vendi-o 5* a um vizinho uns anos atrás, ele a montar estragou-o, mas como sou bom rapaz dei-lhe um 1800+ por apenas mais 5cts! (na altura o melhor amd era um 2200+!)
e o 1700+ foi numa loja, mandei actualizar a bios e andaram a mexer n dissipador. resultado 1700+ k dava 2100mhz com default vcore para o lixo! :(
dps arranjei este e aki tá vivo e salvo, já desmontei 500 vezes e sempre k limpo o core tenho a grande satisfação de ve-lo todo perfeito, sem nenhum bocado a menos! :)
O meu nick signifika: (L)ife (A)nd (S)ex (A)re (C)ool ;D
Mad,
Isto vai rullar, mas vou ter problemas a isolar concerteza!
Um intel P3.0 800fsb HT segundo a intel a default akeçe +/- 82W e a mach 2 mete-o a -45ºC, no "Prometeia Chip-Control Center" com a fan do condensador no minimo!
Com a fan no máximo e com um mod á resistencia deve dar uns -55ºC, ptt imaginem um cpu de 50w num chiller ainda mais potente!
Vai ser um autêntico cascade! :o
Por falar em cascade, tive uma ideia!!!
Vou pesquisar "home-made cascades" para ver como isolam o cpu :)
Smp já dá umas ajudas! ;)
MadOnion
15-01-2004, 09:01
ora aí esta, vai pesquisando how to sobre cascade, pk se tas a pensar carregar o compressor a dissipar 200w -20º... o teu amd nunca vai xegar a dissipar isto tudo... btw fala com o ricky, para ele te ensinar a isolar isso... pk n vai ser pêra doce... Lê e re-lê bem o artigo...
vi uma vez o pedro rocha com -47º no evaporador da prometeia e já com o cpu a 4ghz, Isto na mach2 com stock gaz e afins... o teu amd vai fikar bem fresquinho e a tua prometeia tb...
PS: vai tweakando bem o tubo capilar... verifica a linha de sucção etc...
TODO O CUIDADO É POUCO
CUMPS MAD e boa sorte 8)
A ideia k tenho é fazer como o ricky fez á kryotech (assim como mta gente faz!), k consiste em enrolar bastante neoprene á volta do evap. tipo como vem a fita-cola toda enrolada! :)
Depois 2 ou 3 braçadeiras de plástico para fixar bem e a trazeira da board é k vai ser lixado, pk tenho praí 1cm de espaço e 1cm de neoprene não me parece k vá dar grande resultado! ::)
tb kero akilo potente como tudo!
tou com ideias de comprar um a64 nas férias grandes (se ouver pasta e oc a64 já tiverem boards boas, logo isto tem de ser bom ;)
Será que se arrajares forma do chiller arrankar 2 ou 3 segundo depois do pc, não evites a condensação.
Atenção q sou um lerdo em termos de wc quanto mais com um chiller :brit:
Nepia!
A prometeia tem uma resistência para não passar dos -50ºC +/-
Portanto trabalha conforme a temperatura! ;)
O meu chiller não é bem assim! Vai tar smp a dar-lhe non-stop! :o
O mesmo k uma prometeia com o mod na resistência (algumas passam os -60ºC, mas com outros gases tb!) ;)
Btw, bad news.... o meu primo veio cá hoje e disse k tem muito trabalho mesmo! :(
Ou seja tão cedo nem chega a tocar no cobre! ::) :-
No entanto, disse-me k o patrão dele conheçe um rapaz de uma loja daki da zona k costuma carregar o gás baratinho, se o colega do meu pai fizer mto caro, vou antes ao outro! ;)
Tou a desesperar para ter isto a bulir! :- :P
MadOnion
22-01-2004, 09:11
só falta o evaporador... realmente tiveste azar em o teu primo estar mto atarefado... pois... agora é esperar ke o trabalho abrande e ele por mãos à obra... para teres o chiller a bombar bem frio nakele corezito do tbred.... esse cpu pelos calculos deve xegar aos 3000mhz...
Só te falta o vdimm mod para teres mais largura de banda, 240de fsb era excelente para essas mems e para o cpu em questão...
\m/ MELHORES DIAS VIRÃO \m/
CUMPS
MAD