PDA

View Full Version : Boards Intel com o novo ICH8R !

jvidia
27-04-2006, 11:50
Pessoal decidi abrir esta thread para começar-mos aqui a falar da nova geração de boards Intel ! As com o novo ICH8R.

Este novo Southbridge é Conroe ready e finalmente vai deixar de lado o P-ATA ! :thumbsup:

Mas vejam aqui o que ele contempla :

http://www.sdbear.com/2/lib/200602/16/481/ich8o1.jpg

As difs entre a familia ICH8 :

http://www.sdbear.com/2/lib/200602/16/481/ich8o3.jpg

A Asus apresentou na Cebit 2006 a P5B Deluxe que tirando não ser preta parece-me prometer :D :

http://www.matbe.com/images/biblio/art_cebit-2006-compte-rendu/000000036262.jpg

( pic com mais detalhe aqui (http://static.hardwareluxx.de:443/hardware/andreas/News/ASUS_P5B_Deluxe.jpg) )

P5B Deluxe – Intel Broadwater chipset with high performance to price ratio
Intel Conroe CPU ready and DDR2 800 enabled, the P5B Deluxe is designed with ASUS 8-Phase Power and plenty of silent features among Intel platforms. The P5B Deluxe features Intel P965 chipset for cutting-edge performance and ADI Ad1988B SoundMax high definition audio is the high performance computing solution at an affordable price.

CPU: Intel LGA 775
Chipset: Intel P965 / ICH8R
FSB: 1066/800/533 MHz
Memory: Up to 8G; 4*DDR2 800/667/533 (Dual Channel)
Graphics Slot: 2 x PCI-E x 16 (1 @x4 mode)
Storage :

native ICH8R :

6 SATA 3Gb/s (RAID 0,1,5,10)

non-native Jmicron JMB363:

1 FDD
1 PATA
1 SATA 3GB/s + 1 e-SATA (RAID 0,1,0+1,JBOD)

Audio: 8-CH (HD)
LAN: Dual Gb
Form Factor: ATX

O que acho mais interessante sublinhei e coloquei a vermelho !

Reparem que portas de série e porta paralela já eram e o PATA já não é nativo (tb quem o quer já !) !! He He ! Fixe !

Outro promenor que promete é esta board ter 8 fases de power !!! :eek: E eu que achava 4 fases já bom na minha P5WD2 :D

Será que vamos deixar de sofrer de vdrops ? :rolleyes:

A Gigabyte também já apresentou uma solução neste campo.

EDIT: para o pessoal das P5WD2 e afins ... existem rumores que os Conroe poderão dar nos i945 e i955 :venerar:

schmusli
27-04-2006, 15:02
A dfi também esta para lançar uma board com o 975 preparada para o conroe, estou para ver o q sai... Espero q venha tb com esse SB

MadOnion
27-04-2006, 15:06
Sim o que acho de melhor para além do que já referiste, foi também a remoção do AC'97... mas gostaria de saber qual é o chip de som que vem agora, pelo que tive a ver na pic maior não consegui ver que chip ou que chips vêm equipados na board.
Mas 6 satas nativos, é uma mais valia, 2x80GB pra RAID, 1x250Storage, 1x DVDRW sata... eheh a full power. Deviam, pelo menos nesse modelo, acrescentar 6 portas USB no painel I/O como a minha ultra D trás, mas nem fico chateado.

Aguardam-se reviews desse chipset, versus ICH7R

dutchman.pt
27-04-2006, 15:22
ADI Ad1988B SoundMax

Está na noticia, Madonion.
Acho algo estúpido é a remoção das portas paralelas/serie mas enfim, se forem para funcionar como funciona o bracket das portas de serie da P5ND2 bem as podem remover.
Anyway, quem precisar de programar seja o que for mantenha um chaço em casa para o que der e vier.
Soluções USB-COM/LPT não são muito famosas...

steelix_
27-04-2006, 16:37
Uma grande aposta, sem duvida.
É normal as outras marcas tb estarem a desenvolver boards com o novo ICH8R da Intel...

vamos a ver no k dá.. mas esta ASUS está impec.. :thumbsup:

jvidia
27-04-2006, 16:58
Cheira-me que só lá para Setembro viram para o mercado.

É o belo do Upgrade de Natal :D

Aquele slot de PCI-E branco é que bem que podia desaparecer ! Que placas é que existem em PCI-E ??

steelix_
27-04-2006, 17:12
Aquele slot de PCI-E branco é que bem que podia desaparecer ! Que placas é que existem em PCI-E ??

rede por exemplo (coisa k nem val a pena meter se a board já a disponibliza)
n me lembro d +.. :confused: mas deve d haver de som, conectividade...

MJRL
27-04-2006, 17:42
De TV já encontras.

Dutch percebi o que querias dizer, mas não há nada que não se resolva, muitos dos problemas que dizes tem a ver com o próprio hardware aqui com adaptadores usb funca tudo.:D

dutchman.pt
27-04-2006, 17:49
O slot PCI-Express 1x?
Desde placas gráficas passando por placas de TV/SAT e acabando em controladoras há de quase tudo em PCI-Express 1x.

De TV já encontras.

Dutch percebi o que querias dizer, mas não há nada que não se resolva, muitos dos problemas que dizes tem a ver com o próprio hardware aqui com adaptadores usb funca tudo.:D
Têm sido relatados alguns problemas, por exemplo, em cabos COM-USB utilizados na programação de receptores tipo Powerbox.
Eu até com o bracket da P5ND2-SLI Deluxe tive problemas, já na P5LD2 que tem uma COM1 nativa não tive qualquer problema.

MJRL
27-04-2006, 17:57
Offtopic: Aqui com um asus A6V não tenho probs tenho um adaptador usb/com e o null, tive foi de escolher a porta nos dispositivos, para estas coisas normalmente uso a 2, se tivesse outra coisa nessa porta alterava.

dutchman.pt
27-04-2006, 18:08
Offtopic: Aqui com um asus A6V não tenho probs tenho um adaptador usb/com e o null, tive foi de escolher a porta nos dispositivos, para estas coisas normalmente uso a 2, se tivesse outra coisa nessa porta alterava.
Óptimo então.
Eu não posso relatar pessoalmente algo quanto a isto pois nunca usei nenhum adaptador desses, uso cabo COM/COM, ou seja, RS-232C.
Os casos que citei foram queixas de alguns users que tinha lido num forum da especialidade, é bem possivel que também seja nabice de alguns.

JCmendes
27-04-2006, 22:46
A minha board do próximo ano.

Dima, já podes reservar-me uma!!! Próximo ano....este ainda não, tenho de me aguentar, espera-se pelo Vista e Dx10, depois tb será necessário 2G de memória ...enfim...máquina nova, ver se aproveito pelos menos os discos SATA II..lol

NPinho
27-04-2006, 23:07
Eu tava a espera de uma board:
ASUS
Chipset 965
Novo ICH, o 8
e PCB PRETO

ora fdx, um PCB preto ficava 5* na Deluxe!!!

Black Phoenix
27-04-2006, 23:59
Odeio aqueles mf coolers a dizer Asus. Entao na A8n32-SLI que tem o grande Heatpipe em cobre aparecer aquele em aluminio... Fds, mas valia terem continuado a prolongação do heatpipe para esse cooler... Quanto a essa board, espero que prometa, mas espera por vdrops... nao tao frequentes mas continuam la a dizer ola...

Emelso
28-04-2006, 01:26
estou a tentar perceber onde se vão conectar as drives opticas (Gravadores/leitores CD/DVD IDE)

JCmendes
28-04-2006, 09:16
estou a tentar perceber onde se vão conectar as drives opticas (Gravadores/leitores CD/DVD IDE)

Então, parece-me ser no IDE Azul, os discos IDE é que já não se ligam..pois.

Madril
28-04-2006, 11:01
E dentro de pouco começam a aparecer as drives SATA.

luis_pedro_Sato
28-04-2006, 17:10
A board parece prometer. O controlador deve ser um arrombo. Imaginem 6 raptor a bombar nesse controlador. Deve ficar mais rapido que aquelas palcas de memorias que emulam discos

CLAUDIO7
29-04-2006, 03:48
sera k a board asus p5n32 sli deluxe vai dar????:confused:

Black Phoenix
29-04-2006, 12:13
Tal como o nome indica, essa board da asus tem o chipset nvidia sli, logo de certeza que da para montar esse sistema... Mas nao acredito que o chipset nvidia bata o intel. Neste campo apenas tenho a dizer o seguinte: AMD - Nvidia Chipset; Intel - Intel Chipset... Nao conheco melhor parceria dessas duas soluções...

CLAUDIO7
29-04-2006, 17:57
olha k nao, esta é a melhor para jogos e encoder para intel 775 , só nao sei se vai dar para os conroe, eis a questao???

NPinho
29-04-2006, 19:36
A board parece prometer. O controlador deve ser um arrombo. Imaginem 6 raptor a bombar nesse controlador. Deve ficar mais rapido que aquelas palcas de memorias que emulam discos

era boa era, sabes quanto é a diferença entre discos rigidos e memória flash em access time? é mtttt a diferença... memoria flash n precisas de mover agulhas :D

a Asus Podia era lançar depois tipo uma Asus P5B-e Deluxe com mais algumas coisas e PCB Preto :D :D :D

dutchman.pt
29-04-2006, 20:26
a Asus Podia era lançar depois tipo uma Asus P5B-e Deluxe com mais algumas coisas e PCB Preto :D :D :D
E achas que não vai sair? :)

JPgod
29-04-2006, 20:32
Muito Bacano, ainda bem que a asus meteu uma portinha IDE para quem ainda como eu tem drivers opticas IDE. Ter que deitar 2 drivers boas no lixo seria muito pesado! Discos que o ultimo IDE foi um seagate 200 gigas ;) SATA p0wa!

A remoção do lixo do AC 97 foi boa, assim abre portas a chips de qualidade incorporados ;)

Agora para que tanto power :D 8 phase power... EPS 12v 8 pins... O conroe é bem economico... Pelo menos board para OC extremo devem ser muito boas!

dutchman.pt
29-04-2006, 20:34
Para mim está board também está óptima nesse aspecto.
IDE's só tenho o Plextor 716A e um Maxtor 160GB portanto é na boa.
Quer dizer, um Plextor 760SA ficava mesmo bem para substituir este...:D

JPgod
29-04-2006, 20:38
Só troco de drivers opticas quando estas morrerem mesmo :mad:

luis_pedro_Sato
02-05-2006, 16:22
era boa era, sabes quanto é a diferença entre discos rigidos e memória flash em access time? é mtttt a diferença... memoria flash n precisas de mover agulhas :D

Podiam nao ser muito rapidos em termos de acesso, mas ao menos nao ficavas limitado a 8 gigas de informacao

SilveRRing
12-05-2006, 17:52
OT:

Se estiverem a falar dos discos hibridos com Flash memory e disco magnético, consegue-se o melhor dos dois mundos, tempos de acesso e storage. Agora os sistemas tipo iRam (Gigabyte), estão muito limitados pela largura de banda do Bus PCI (33Mhz X 32bits ~ 133MB/s), muito abaixo do que dão as memórias.
Disco 100% flash devem ter preços exorbitantes e pequenas capacidades, não serão opção viável por muito tempo.

On topic:

Alguma previsão de quando chegarão estas boards a este cantinho à beira mar plantado? :)

MJRL
12-05-2006, 19:11
As com chipset nvidia lga devem estar a sair agora quando sairem para o am2, estas da intel talvez lá mais para o verão, quando aparecerem os conroe.
As para o merom é que já há varias opções.

SilveRRing
12-05-2006, 19:33
As com chipset nvidia lga devem estar a sair agora quando sairem para o am2, estas da intel talvez lá mais para o verão, quando aparecerem os conroe.
As para o merom é que já há varias opções.

As boards com Intel 965 não faço ideia quando serão lançadas, mas li algures que as revisões das boards actuais (975X) eram já lançadas no final deste mês. Era mais a estas revisões que me referia, mas por lapso não disse. :)

MJRL
13-05-2006, 02:12
Intel brand já há, mas isso acho que está fora de questão :D
De resto ainda não vi movimentos nem anuncios, a não ser do novo nforce que dizem que já suporta o conroe.

SilveRRing
15-05-2006, 14:31
Em AMD os nforce são bons, talvez devido a não possuirem o controlador de memória no chipset, mas em Intel são fraquitos para OC. Além disso chipsets Intel têm aquela estabilidade que já sabemos.

Ouvi dizer algures que as revisões das boards actuais, especialmente as com 975X, eram anunciadas a 23 de Maio. Vamos ver se é realmente assim.

MJRL
15-05-2006, 17:26
Tb sou da mesma opinião Intel chipset Intel, mas desta vez vai haver mais interesse nas boards nvidia devido ao que se tem visto dos novos cpu's, pode ser que as boards desta vez venham como deve ser, se a DFI tivesse vendido meia duzia de boards para amd, de certeza que não tinha o suporte em bios que tem, mas tou como tu, para mim intel é intel, a não ser que o caso mude completamente de figura...

SilveRRing
16-05-2006, 18:04
Tb sou da mesma opinião Intel chipset Intel, mas desta vez vai haver mais interesse nas boards nvidia devido ao que se tem visto dos novos cpu's, pode ser que as boards desta vez venham como deve ser, se a DFI tivesse vendido meia duzia de boards para amd, de certeza que não tinha o suporte em bios que tem, mas tou como tu, para mim intel é intel, a não ser que o caso mude completamente de figura...

Exacto. Vamos ver como se safam os novos chipsets da nVidia, os da série 5xx. Vão sair para ambas as plataformas. Se eles conseguirem fazer com que estes, no minimo, consigam bons OC's, certamente as vendas aumentam bastante. O pessoal abdica um pouco da "firmeza" dos chipsets intel e opta pelos (provavelmente) mais baratos da nvidia (se não forem para as versões Deluxe XPTO).

MJRL
16-05-2006, 22:46
Exacto. Vamos ver como se safam os novos chipsets da nVidia, os da série 5xx. Vão sair para ambas as plataformas. Se eles conseguirem fazer com que estes, no minimo, consigam bons OC's, certamente as vendas aumentam bastante. O pessoal abdica um pouco da "firmeza" dos chipsets intel e opta pelos (provavelmente) mais baratos da nvidia (se não forem para as versões Deluxe XPTO).
Disseste bem provavelmente... da ultima vez inicialmente as com chipset NVidia eram mais caras que as 975x, depois com a dificuldade de vendas é que lá baixaram..

CLAUDIO7
22-05-2006, 01:37
bem ta aqui um grafico com testes em jogos nforce4 sli e intel 975x que nao pode passar de lado à verdade

http://img210.imageshack.us/img210/7752/105399gu.png (http://imageshack.us)

MJRL
23-05-2006, 01:32
Tão faz lá overclock nisso, é que se fores ao xs ves montes de gajos com problemas nessas boards, tipo nem guardarem os settings de overclock na bios.
Para usar em default não é preciso gastar tanto dinheiro numa board dessas...

CLAUDIO7
23-05-2006, 01:47
Nao sabem fazer, é preciso maozinhas.:thumbsup:

schmusli
23-05-2006, 10:05
Mãos todos nós temos, para bater umas p******!:teeth: Agora cabecinha.... e $$$...... $$$.... e por fim $$$..... nem todos.

ad1kt3d
23-05-2006, 10:29
Mãos todos nós temos, para bater umas p******!:teeth: Agora cabecinha.... e $$$...... $$$.... e por fim $$$..... nem todos.

ROTFL :doido: :doido: :doido: :doido:

Tenho uma ligueira imperção que ainda me vou mudar para o "dark side":rolleyes: :rolleyes: (citando alguem:D ),ao preço a que estão os dualcore da intel comparado com os dualcore da AMD, e para ainda adicionar a festa as novas boards para intel que pelo que ja se tem ouvido dizer SÃO UM BOMBA (rezemos para que nao rebentem). Agora esperemos pelo resultado final.