PDA

View Full Version : Chieftec midtower... compensa cortar e substituir grelhas?

Pretender
11-05-2004, 20:32
Boas!

Tenho uma chieftec Midtower black.
Tenho o computador quase silencioso, mas um barulho que ando a notar, é precisamente do ar a passar pelas grelhas de 80mm da chiftec.

Gostava de saber se alguem já cortou as grelhas e as substituiu por outras grelhas mais aerodinamicas, mas de desenho simples para o atrito do ar ser mínimo, tipo esta, mas dourada :) :

http://www.*******.net/produtos/imagens/akasafanadapter.gif

e se achou se compensou (em termos de silêncio e aumento fluxo), esse "mod".

ha, penso que está claro, mas estou-me a referir as estas grelhas: (provavelmente tb cortarei as da frente ;)

http://www.pcextreme.net/reviews/chieftec_matrix/17sm.jpg

Outra dúvida que tenho é quanto ao fixamento das novas grelhas à caixa...

porque tipo no meu pc2, tb cortei a grelha de origem (e o fluxo aumentou e mt, e ficou deveras mais silencioso), mas como a caixa pc2 não tem os encaixes roxos para as fans, com o parafuso que aperto a fan seguro tb a grelha, ou seja (parafuso -> grelha -> "parede da caixa" -> fan),

mas no caso da chieftec não existem locais para parafusos, teria que com um berbequim c\ broca tamanho (6?) faze-los?

Façam o favor de opinar se lhes aprouver :D , se compensa ou não a grelha default das chieftec, e como afixar as novas à caixa.

o meu mt obrigado!

Pretender

kdcmar
12-05-2004, 12:18
Quanto ao efeito que pretendes na chiftech, não te posso confirmar, porque nunca o fiz nessa caixa, mas... a uma coisa que podes fazer, é retirar as fans e colocalas a rodar fora da caixa, sem qualquer gralha, para veres o barulho que fazem ;)
Nessa caixa nunca experimentei, mas já tive caixas que restringiam menos e o barulho quase que desaparece (o maior pelo menos) com essa operação.
Resumindo, nada como experimentares e depois contares aqui ao pessoal ;)

NPinho
12-05-2004, 14:36
penso que melhor um bocado... mas so um bocado, até porque ja tem os buracos bem abertos...

tens ainda outra soluçao mais barata e mais silenciosa... sem grelha.. sem nada

cumps!

Pretender
12-05-2004, 16:02
Sem grelha seria hipótese, se eu não tivesse gatos em casa :P
e já sabes como eles são curiosos... sempre q tenho a cx aberta lá vai um espreitar ;)

qto aos buracos parecem "bem abertos", mas nada curvilineos/aerodinamicos... e com a fan fora da cx não a ouço, lá ja a ouço... e já meti borracha nos suportes roxos, para diminuir a vibração...

outra ideia que tenho, será lixar os buracos, para mete-los mais redondos :P
mas o mais certo vai ser mesmo cortar as grelhas (pelo menos as dianteiras vão à vida), e tirar os suportes, furar com um berbequim o sitio para os parafusos, e com os proprios parafusos segurar as fans ;)

NPinho
12-05-2004, 19:54
Originally posted by Pretender
Sem grelha seria hipótese, se eu não tivesse gatos em casa :P
e já sabes como eles são curiosos... sempre q tenho a cx aberta ...

é da maneira que eles aprendem a estar quietos... :p

eu deixava sem nada, e se ouvires as fans, é porque sao fans de pouca qualidade ;)

cumps!

Axis
11-06-2004, 00:28
Q fans tens? tao a funcionar a 12v? se tiverem aconselho a meteres a 7v... nao custa nada e é como tenho no meu PC e nao oiço nenhuma fan e tem um bom fluxo de ar na mesma... mto melhor do q a 5v e nao se ouve na mesma! :)

Quanto a curtares as grelhas, isso vai-te reduzir completamente o ruido do ar a passar pelas mesmas... é um optimo mod :thumbsup:

Quanto aos buracos para prenderes as outras grelhas, usa uma broca fina e vais experimentanto o parafuso... e depois vais limando, ou entao prefurando com brocas maiores...

Lembra-te q se o buraco for mais pequeno podes sempre abrir mais, mas se o buraco ficar maior, nao o podes diminuir tao facilmente... :cool:

Pretender
11-06-2004, 01:47
Boas, por acaso eu já devia ter dito neste tópico + qq coisa :doente:

já cortei as grelhas dianteiras (deixei so 2 filamentos para que o filtro de ar não fosse sugado pelas fans :teeth:

qto às traseiras ainda não cortei por falta de tempo... mas vou corta-las e meter as grelhas que coloquei na pic :P

Axis, tenho na traseira uma noiseblocker S2 e uma titan 3 leds ambas a 7v, e entre o suporte roxo e a fan já meti borracha de camara ar para absorver a vibração :P, e posso já adiantar que resulta :)

nas fans dianteiras, tenho uma S1 @12v e uma oem @7v (que nem se ouve)

qto ao metodo de fixação das grelhas decidi-me pelo berbequim + furos, isto pq medindo bem precisarei só de fazer um ou 2 furos (dá para aproveitar os outros 2/3 furos q se vêm na foto, colocando uma anilha)

deixando passar este momento em q tenho menos tempo, depois dou novidades :)

Axis
11-06-2004, 02:32
e prontos, ta dito! :D

kdcmar
11-06-2004, 09:58
Originally posted by Pretender
já cortei as grelhas dianteiras (deixei so 2 filamentos para que o filtro de ar não fosse sugado pelas fans :teeth:

Ora confessa... resultou???

P4rthen0n
11-06-2004, 10:53
Esta era uma ideia k tambem tinha pra minha caixa (chieftec bigtower) visto k essas "grelhas" nao premitem de todo uma boa circulacao de ar e provocam aumento do ruido.

Posta ai pics pra ver como ficou pra me dar ideias :D

Pretender
11-06-2004, 16:36
Posso já dizer que à frente resultou, pq vejo agora um maior airflow a ser sugado pelas fans :P e um menor atrito do ar a passar pela inexistencia da grelha).

Cortei as grelhas com uma tesoura de podar :P, depois acertei pontas com um serra de ferro, e por fim com lixa de ferro para ficar perfeitinho ( o mais possivel, pq como tem a frente de plástico as grelhas nem se notam :D)

qto a fotos ver se tiro um dia destes .... (estou agora na fig e deixei o pc1 em cbr ;) )

kdcmar
12-06-2004, 01:34
Eu não disse ;)