View Full Version : Overclock para iniciado
Keria por o meu cpu amd athlon 2000+ a 2.1 ghz. Já me disseram que para fazer overclock se tinha que ir á bios.aumentei a velocidade para 2100 ,salvei as alterações mas qd o pc ia para arrancar o monitor desligou-se. e qd ligeui de novo o pc ele tava a 1333 mhz!!!!
Para fazeres OC tens de ter em conta diversos aspectos...
Para já verifica que temperaturas tens em IDLE e Full load
Depois tens de verificar qual o teu multiplicador e ver se está bloqueado ou não.
Verifica também a estabilidade das linhas da fonte (+12v, +5v e +3.3v essencialmente)
Aumentas o fsb um pouco e fazes as contas (multiplicar FSB com o valor do multiplicador) para saberes a que velocidade vais ficar.
Tens de ver o divisor das memórias, se tiver em 1:1 e tiveres FSBs altos (o que eu nao creio com um 2000+) tens de colocar o divisor em 5:4 para poderes fazer OC.
Acho que o básico é isto, mas existe muito mais e eu nao sou a pessoa indicada para te ajudar :p
O CPU ESTÁ A 53 GRAUS, AGORA N PERCEBI É O K QUE É IDLE E FULL LOAD
IDLE é em repouso, FULL LOAD é a ser utilizado a 100%.
Para veres o CPU em Full Load usa um programa chamado toast ou prime95
Mas ja te digo que com essas temperaturas nao devias fazer OverClock, a nao ser que queiras queimar o CPU...
e como ponho a temperatura mais baixa?
há algum programa p´roprio para fazer overclocking ou tem que ser só com a bios?
Compras um cooler novo.
Podes comprar por exemplo um thermalright e colocar-lhe uma ventoinha por cima...
Dá uma vista de olhos nas threads de refrigeração a ar...
http://www.pcdiga.net/forumdisplay.php?s=&forumid=16
Originally posted by D12
aumentei a velocidade para 2100
Se nao sabes mudar o FSB como aumentaste a velocidade para 2100?
aumentei e o monitor desligou-se logo.
ajudem-me!!! eu já aumentei o fsb para 134/34 e agora o k faço?
Originally posted by D12
há algum programa p´roprio para fazer overclocking ou tem que ser só com a bios?
Podes utilizar um programa chamado clockgen para fazeres OC através do windows.
Reparei que és novo nisto do OC e com as temperaturas que tens aconselho vivamente a nao tentares fazer overclock pois corres seriamente o risco de queimar o material.
Originally posted by D12
ajudem-me!!! eu já aumentei o fsb para 134/34 e agora o k faço?
O que é fsb 134/34?
Nao estou a perceber..
marsupillami
29-05-2004, 00:32
luka, deve ser o FSB/PCI.
D12, aumenta para 137 por exemplo.
MadOnion
29-05-2004, 00:52
Ele devia era ler os how to, da oc-zone de como fazer oc, antes de estar prái a fazer oc á toa, porque vê-se que não percebe nada de oc.
De qualquer maneira, aconcelho-te a por isso em default(onde gravas as definições, meteres isso em default), e veres as temps.
cumps mad
Eu já aumentei o para 137/34 e agora já posso por a velocidade a 2.1 Ghz. Aquilo na bios só tem trÊs opções 1.3 ghz , 1.7ghz e 2.1ghz. Não dÁ´PARA POR INTERMÉDIA, TIPO 1.9 GHZ?
Consulta este artigo da OC-Zone para aprenderes a fazer overclock. http://www.oc-zone.com/modules.php?name=Articles&rop=conteudo&id=19
Se tiveres duvidas no vocabulario usado consulta o dicionário de OverClock também da OC-Zone http://www.oc-zone.com/modules.php?name=Articles&rop=conteudo&id=10