PDA

View Full Version : Building a good overclocker...

X-Ecuter
03-06-2004, 22:40
Antes de mais gostaria de congratular este comunidade... Nos últimos dias tenho lido muito do que aqui se passa e aprendido "alguma" coisa sobre a arte do OC. Já tinha conhecimento desta arte há algum tempo e sempre me entusiasmou mas só agora me decidi dedicar um pouco à mesma uma vez que só agora isso é-me economicamente possível.
O motivo pelo qual escrevo este thread deve-se ao facto de constactar a presença de experientes OC's neste forum e gostaria que me ajudassem a construir um sistema de raíz. A minha intenção é só uma, overclockar ao máximo obedecendo a certos limites claro... Não estou preparado para construir um sistema duplo cascade...
Como se diz mtas x's na gíria, Deus dá nozes a quem não tem dentes... Isso, infelizmente ou felizmente, pode-se aplicar ao meu caso! :scared:
Não percebo muito de OC, nunca pratiquei OC... Mas ainda vou a tempo. Agora que tenho recursos para isso quero ir em frente!

O que gostaria de ver expresso aqui por parte dos OC's experientes era conselhos sobre os diversos componentes que irão fazer parte do sistema que vou contruir a muito curto prazo, esperançadamente, com a vossa ajuda.

O sistema que tenho pensado assenta no seguinte:

CAIXA LIAN LI + Acrilico
MOBO: ABIT IC7 MAXIII
FONTE: BEQUIET! 520W ?! É boa?
CPU: P4 mas não sei qual escolher... Northbridge? Prescott? Gallatin sobe muito no preço final... :doente: Tem é de O'Clockar bem.
CPU COOLER: Prometeia MACH II GT
DDR: 2x256 Dual Channel, mas qual a melhor para esta config?
GPU: RADEON X800 XT 256MB
GPU+CHIPSET COOLER: Asetek WATERCHILL CHIPSET+GPU BLOCK + RAM HEATSINKS?! É suficiente?!
HDD: Devido à importância e necessidade que dou à capacidade de armazenamento estou a pensar em montar 2 BARRACUDAS SATA150 de 160GB em RAID 0 em deterimento dos RAPTOR... Embora não parecendo a minha bolsa tem limites! ~300GB em RAPTORS era um descalabro!
HDD COOLERS: VANTEC VORTEX

Acho que disse o essencial, pelo menos é o sistema que tenho em mente neste momento.
Uma coisa não vou fazer é comprar as coisas a pensar que sei que são boas escolhas... Decidi mesmo pedir ajuda. Tem que ser assim mesmo. Os experiêntes podem sempre ajudar quando há boa vontade e inter-ajuda...
Gostaria de saber as vossas opiniões e conselhos pois tomarei-os muito em conta. Como disse sempre apreciei a arte mas por motivos de força maior só agora me posso iniciar no OC. Soube esperar e agora que posso... Quero entrar em força!
Ajudem aí OC's... Fica desde já o meu agradecimento.

Um abraço :thumbsup:

MadOnion
03-06-2004, 22:50
Primeiro de tudo, bem-vindo ao forum.

Depois, a escolha de componentes é de facto excelente, se bem que para nós te ensinarmos e dar-mos umas luzes sobre como fazer oc, sem teres o material é um bocado dificil.

Quanto ao material.

A escolha dos componentes parece-me bem.
Cpu-> 3.0c SL6WK, é um cpu que oc q.B
Board-> Asus P4c800-E deluxe, e não a IC7-MAX3, por ser mais estavel a nivel de oc, e pelas features que oferece.
Fonte-> enermax de preferencia de 465w para cima, em deterimento dessa bequiet
DDR-> 2x256mb bh-6 ocz, são memorias que oc q.B também
GPU cooler-> gama da swiftech e ramsinks

tudo o resto que não enunciei vai de acordo ao que eu considero bons requesitos.

Mas como disse para começarmos com o oc passo a passo, precisas de ter as coisas devidamente instaladas, bem como a prometeia e o watercooling, para puderes puxar pelos componentes.

cumps mad, espero ter ajudado.

X-Ecuter
03-06-2004, 23:15
Sim... Claro que sim!
Para já mesmo é o setup... Com a vossa ajuda monto o sistema e aí sim iremos O'clockar a máquina! O sistema só estará pronto no final de Julho uma vez que mais dois ordenados irão ser precisos.

Essas DDR que referiste... Quais são concretamente?!
Eu estava a pensar nas OCZ Gold 4400... Mas de facto quero é as melhores.

Em relação ao GPU+Chipset WC gostaria que me indicassem quais as peças concretas que devo adquirir tendo em conta mais a performance que os custos...
Provavelmente o Kit da Asetek não é muito bom...

O meu agradecimento pela tua ajuda.

MadOnion
03-06-2004, 23:25
Mems com spd PC4400, são boas para sistemas intel, mas que funcionam com timings de resposta muito elevados.

Os kits bh-6 que referi aguentam timings mais baixos, o que te dará mais performance.

Existem bundles mais rapidos e ainda por cima na prometeia, na arquitectura da amd, nomeadamente os A64, não os preferes?

cumps mad

MJRL
03-06-2004, 23:28
Só acrescentava uma cena ao que o Mad disse em virtude do material que tens aí ser tudo de topo aconselhava antes 2x512 de memória.

X-Ecuter
03-06-2004, 23:42
Sinceramente vou ficar pela Intel...
Quais são então as mem's mais performantes para este sistema MadOnion...? Diz-me sem margem para dúvidas... As bh-6 que disseste serão as OCZ EL DDR PC-3200 Platinum Limited Edition?
É apenas gastar dinheiro em vão apostar em velocidades mais altas?

Em relação à MOBO, pelo muito que tenho lido em reviews, rankings e benchmarks a ABIT pareceu-me melhor. Mas vou ter a tua opinião muito em conta. Afinal eu sou um rookie e posso ser induzido em erro pelo que leio nos sites...

Desculpem a ignorância... Mas um P4c 3.0 (SL6WK) overclocka mais que um P4c 3.4 ?
Os prescott não são opção para grandes overclockes? Sei que pelo menos aquecem muito...
Quero criar o sistema mais rápido possível sem recurso a soluções proíbitivas... Based on Intel por opção pessoal.

Em relação ao WC para GPU e CHIPSET... Será possível darem-me uma solução performante... Do tipo, este Radiador + estas Ventoínhas, esta bomba, estes blocks...
Visto ser apenas para GPU+CHIPSET penso que um radiador duplo (2X80mm) será suficiente não? Não ia gostar muito de cortar uma Lian-Li...

Obrigado pelo apoio :venerar:

MadOnion
04-06-2004, 00:25
->Para mim as Pc4400 é dinheiro gastado em vão, pk são lentas no que diz respeito a timings, e rapidas no que diz respeito a front side bus, mas as bh-6 conseguem isso tudo com mais voltagem.
->Board, continuo a dizer a asus.
->3.0c SL6WK é um stepping especial dos 3.0c que oc mais, um 3.4c é desperdicio de dinheiro.
->Prescott, podem ser bons devido à cache extra, mas aquecem muito, é bom para prometeias, mas axo que não é a melhor solução.
-> wc no chipset não é preciso, as board são estaveis e o chipset é fresco, agora parte de ti
-> wc no gpu, bloco swiftech, tubos 8/10, 2xradiador de 80mm em serie só para o gpu. cabe tudo na lian li, onde tens as duas fans à frente, aconcelho a lian li pc60.

cumps mad

|-joker-|
04-06-2004, 00:47
Mais uma coisa man .
O dinheiro que vais gastar a mais na mach 2 gt acho que é um pouco exagerado .
Compras uma mach 2 st normal e mais barata e pedes ao mestres ricky que te mude o gaz para R404 e meter akilo a bulir como deve ser de certezinha que ficas melhor servido que com uma mach 2 gt e alem disso deves poupar uns cobres.
Cpu aconselho te o mm que o Mad te aconselho 3.0c SL6WK que overclocka muito muito bem .
Mas para tirar as provas vais ao tópico do material e ves o que eles costumam das nas prommy´s.
Board , man gosto muito de abit e estou muito satisfeito com a minha Ai-7 , mas os prós da coisa usam Asus por isso deve ser por alguma razão .
O watercooling para a placa podias fazer algo de Evo 240 com um bloco e eheim 1048 com umas noiseblocker que devia desenrascar bem .
Fonte : Enermax sem dúvida tenho uma e adoro a linhas estáveis e nao faz ruido algum
Mas como o Mad disse se queres uma mákina fixe para oc´s e marks também podes considerar um A64 esperando pelo socket novo quem sabe para meter uma x800 pci express :P

Bem man fika bem alguma coisa diz

X-Ecuter
04-06-2004, 00:56
Nem de propósito... A Lian Li que tenho é a PC-61! E pensei nisso tb... Meter o 2X80mm na frente uma vez que vou usar coolers para os HDD ficando estes alojados nas baínhas.

Agora em relação às memórias ainda não percebi bem o que queres dizer com o bh-6 mas pelo que entendi referes-te às que usam esse chip certo? (Based on Winbond BH-6 ICs)
Podes concretizar melhor quais são... pelo site da OCZ fiz uma busca por BH-6 e só me apareceu isto: OCZ EL DDR PC-3200 / 400MHz / Enhanced Latency / Platinum Limited Edition (2-2-2-7) !
São estas?

Em relação ao WC... Que bomba e reservatório usar? Eheim 1046 + um tanque desenhado para essa bomba?

Originally posted by |-joker-|
Mais uma coisa man .
O dinheiro que vais gastar a mais na mach 2 gt acho que é um pouco exagerado .
Compras uma mach 2 st normal e mais barata e pedes ao mestres ricky que te mude o gaz para R404 e meter akilo a bulir como deve ser de certezinha que ficas melhor servido que com uma mach 2 gt e alem disso deves poupar uns cobres.

A MACH II GT não vem com R404? Se não vem posso então meter R404 numa GT, que dizes?! Vale a pena?

Obrigado a todos :thumbsup:

MJRL
04-06-2004, 01:15
Tb há uma coisa se ele não fizer mods na P4c800 não vai conseguir puxar pelas mems. A Max 3 sempre dá 3.2, as mems que ele se estava a referir eram essas ou as Mushkin.

Blaster
04-06-2004, 02:26
Originally posted by MJRL
Tb há uma coisa se ele não fizer mods na P4c800 não vai conseguir puxar pelas mems. A Max 3 sempre dá 3.2, as mems que ele se estava a referir eram essas ou as Mushkin.

eu faço-lhe os mods se for preciso

Zeppelin
04-06-2004, 02:27
Na minha opinião, em primeiro lugar, aprendia a mexer bem no harware e a brincar c o OC de trás para a frente.

E só depois é q me metia pelas prometeias e Water Chill.
Acho bastante necessário adquirir bastante experiência, para depois passar ao material da pesada...

Eu começava sim c a configuração q já te foi aconselhada, com um sistema decente de WC e ripava bem isso...
Depois daqui a uns tempos começavas a enervar-te c o resto... :)

[]

X-Ecuter
04-06-2004, 02:58
Originally posted by Zeppelin
Na minha opinião, em primeiro lugar, aprendia a mexer bem no harware e a brincar c o OC de trás para a frente.

E só depois é q me metia pelas prometeias e Water Chill.
Acho bastante necessário adquirir bastante experiência, para depois passar ao material da pesada...

Eu começava sim c a configuração q já te foi aconselhada, com um sistema decente de WC e ripava bem isso...
Depois daqui a uns tempos começavas a enervar-te c o resto... :)

[]

Tenho aqui o Blaster from Gaia... Se for um gajo porreiro pode ajudar-me a esticar o brinquedo com a prometeia!

Zeppelin
04-06-2004, 03:00
Então está defendido... :)
Tá certo...

[]

MadOnion
04-06-2004, 09:08
A asus é uma boa board, e ainda mais facil de se fazer os mods todos.

Como o joker disse e muito bem, em vez da mach2 gt que já vem com r404, compras a ST e pedes a algum tecnico de frio que te carrega a prometeia com r404, ficando por um preço mais barato que a gt, e quem sabe com melhor performance.

As bh-6 são mesmo essa, são mems pc3200 rated, que conseguem timings agressives, e igualmente bons fsb, na ordem dos 3.2v, o que é seguro para qualquer chip bh-6.

em relação ao wc, é como disse, bloco swiftech mcw50-T, bomba eheim 1048, radiador 2x80mm para podes à frente, reservatório acopolado à bomba, e tubos 8/10.

cumps mad

|-joker-|
04-06-2004, 09:41
Originally posted by X-Ecuter

A MACH II GT não vem com R404? Se não vem posso então meter R404 numa GT, que dizes?! Vale a pena?

A Gt acho que sim trás R404, mas tu pela gt és bem capaz de pagar mais 300/400€ tb não estou bem dentro dos preços das mach so sei o da st porque me interessa :D , mas como foi dito pedes a algo técnico de frio , ou ao ricky e meten te R404 nisso e ficas com uma prommy muito fixe por menos uns cobres.
Eu provavelmente vou fazer o que te acabei de aconselhar no inicio do verão quando comprar a minha .
Fika bem

X-Ecuter
04-06-2004, 19:02
Se vou poupar $$ e ficar com o mesmo rendimento é óbvio que me interessa isso !! :thumbsup:
Com quem devo falar para me informar sobre a mudança de gás ? Alguém que pertença a esta community?

Obrigado :venerar:

[_Silence_]
04-06-2004, 19:13
Originally posted by X-Ecuter
Se vou poupar $$ e ficar com o mesmo rendimento é óbvio que me interessa isso !! :thumbsup:
Com quem devo falar para me informar sobre a mudança de gás ? Alguém que pertença a esta community?

Obrigado :venerar:

Fala com o membro |RickY|, ele é "o" Expert nisso.

X-Ecuter
05-06-2004, 03:22
Ok, obrigado. Vou tentar entrar em contacto com ele por PM

azeiteiro
05-06-2004, 14:08
o dinheiro k gastas numa prometeia GT + o WC po GPU quase k dava para 2x ST (uma po CPU outra po GPU) e depois mudavas o gaz, o mais dificil era fazer a adaptação para o GPU. :thumbsup:
mais uma coisa, se queres maxima performance porque nao vais para A64?:doido: :eek:

|-joker-|
05-06-2004, 14:19
Originally posted by azeiteiro

mais uma coisa, se queres maxima performance porque nao vais para A64?:doido: :eek:

Pois man porque ele se quer mm marks e afins o melhorzito é mm o A64 no que tenho visto

Cumps

X-Ecuter
05-06-2004, 15:35
I'll stick with Intel. Quero um bom sistema mas não necessáriamente o melhor e entrar pros tops de benchmarks... Além do mais, tenho a certeza que a curto prazo a Intel volta à carga.