PDA

View Full Version : Questão sobre discos

|-joker-|
06-06-2004, 22:16
Boas pessoal.
Esta semana irei comprar um disco novo aki ao nosso amigo Dima e gostava de vos colocar uma questão .
Estou a pensar comprar um Raptor por causa da sua performance .
Mas agora falaram me na raid 0 que dois discos conseguia uma performance superior .
A minha questão é a seguinte :

Qual será a melhor solução para performance comprar agora um raptor ou comprar dois de 7200 rpm e fazer raid 0 ??

O raptor que possivelmente irei comprar é o de 36gb

Cumps e obrigado a todos pela ajuda .
:D :D :D :D

MadOnion
06-06-2004, 22:37
se já tens um raptor,
compra outro e mete-os em raid.
O problema deve ser o espaço, pk 72gb deve ser pouco.

Se precisares de espaço, é melhor comprares dois de 7200rpm's de 80gb ou mais, e mete-os em raid.

É a minha opinião!

jfbbms
06-06-2004, 22:44
bem, se nao te importares com o barulho dos raptors... força.
Os raptor sao bons pela velocidade e em raid melhor ainda mas se calhar com o dinheiro de um raptor talvez 2 seagates em raid0 seja melhor.

Mas sabes que raid0 se um disco falha e la tens o SO, perdes tudo.... para SO e coisas desse genero, Raid0+1

Para filmes etc entao raid0 :)

P4rthen0n
06-06-2004, 22:49
Eu axo k a performance dos Raptor nao compensa o pouco espaco k oferecem nem o barulho k provocam.

Tens rapidez suficiente em raid 0 com dois discos ATA/SATA k por ai andam. Eh a tal coisa, eh sempre um risco tares a investir neste raid porque tens k esperar k 2 discos em vez de um nao se avariem.
Pessoalmente nao sou fa de raid.

Your call. ;)

|-joker-|
06-06-2004, 23:44
Originally posted by MadOnion
se já tens um raptor,

Man ainda nao tenho mas é o que queria comprar e como esta semana estava a pensar comprá lo pedir para mo meterem já na sig .
E acho que sinceramente estou virado para o raptor ainda mais a velocidade e a garantia que ele tem .
Agora compro um e depois mais tarde compro outro .
Porque nao preciso de ter muito espaço em disco .
Não coleciono gb coleciono dvd´s :D

cumps

Blaster
07-06-2004, 02:42
barulho dos raptors ?!?!?!?

|-joker-|
07-06-2004, 06:56
Originally posted by Blaster
barulho dos raptors ?!?!?!?

Man isso é nakela pois nunca ouvi nenhum a funcionar é o que dá morar no fim do mundo mas isso do barulho é mm um promenor insignificante.
Quero mm é preformance que farto de discos de 5400 rpm estou eu, desde que o meu se estragou :( :( :( :( :(

cumps

MadOnion
07-06-2004, 09:41
Como já foi dito, se não precisas de espaço e o teu negócio é coleccionar dvd's então siga!

Não podes é ficar muito tempo à espera do outro raptor para lhe meter o raid0 ihihhhiihihi

cya mad.

CyberOps
07-06-2004, 11:15
eu comprei um raptor 74gb e pensava k tivesse mais performance!! axo k tive 40k no sandra. tenho é k arranjar $$$$$$$ pa comprar outro e espero é k em raid 0 tenha um aumento significativo. ja agora alem do sandra k progs é k recomendam pa medir a performance dos discos??

jfbbms
07-06-2004, 11:53
tens o hdtach

|-joker-|
07-06-2004, 12:09
Originally posted by jfbbms
tens o hdtach

Isso serve para que ??
E já agora para instalar um sata é precisa uma drive de disketes não é ??
É que nao tenho e nem faço a minima ideia como o instalar :D

jfbbms
07-06-2004, 12:54
o hdtach testa-te a nivel de tempos de acesso, transferencias do disco ( ou raid ) minima, maxima e media.

para instalares o sata só é preciso diskete se kiseres instalar um sistema operativo e mm assim, ha maneiras ( mas nunca testei ) de incluires os drivers sata num cd do windows ( xp por exemplo ) de modo a ele nao ir buscar drivers a diskete ( porque nao encontra no proprio dvd )

se for sata para nao teres o SO entao no caso do xp basta ires ( depois de teres a controladora instalada ) ao ferramentas admin -> computer manag -> discos -> formatar e criar particao do sata

se kiseres 2 discos em raid é a mm coisa mas primeiro em DOS tens de ir a bios do raid e criares-o

.....................................

ha outra coisa que nao experimentei e isso nao te posso dizer se é mm assim.

compras agora o raptor e metes o SO . depois quando comprares o raptor2, se meteres em raid0 como salvas o que tens no disco? podes clonar para outro disco mas ai nao tem de ser sata tb? para clonares para IDE da? com o que? norton gosht?

se for raid1 axo que ja nao ha probs, pelo menos com as controladoras que trabalhei elas perguntavam se queria clonar o disco .

Voltas a ter problemas é se escolheres raid0+1 :(

Ou entao fazes a maneira mais simples :D format c: e instalas tudo de novo

MJRL
07-06-2004, 16:14
Se não for para meteres em raid com essa board não precisas de instalar drivers nenhuns, se mais tarde quiseres meter em raid terás de formatar tudo de novo e aí sim instalar os drivers de raid. Não te esqueças de na bios activar o Sata.

dutchman.pt
13-06-2004, 04:45
O incremento de velocidade proporcionado pelo Raid realmente é muito bonito mas a meu ver não compensa o suficiente para os problemas que se pode ter e com os requisitos que precisa para funcionar.
Se fosse a ti não me metia num WD Raptor porque não ganhas muito com isso para além de gastares um bom dinheiro num disco relativamente pequeno. Por exemplo, 36Gb a mim não me chegaria mesmo para nada. Nem para os jogos, nem para á musica, nem para programas, etc...
A diferença 10000Rpm vs 7200Rpm não é assim tanta.
Aconselho-te a dares uma vista de olhos pela nova gama de discos da Maxtor. Eu adquiri um Maxtor DiamondMax Plus 9 160Gb/8Mb Cache por algo como 120€ no estrangeiro numa promoção e estou arrependido de não ter mandado vir mais 1.
É um disco fantastico e bastante rápido. Existem versões Sata e Ata dele, por isso é só escolheres. :D

Link para os Maxtor que sugeri! (http://www.maxtor.com/portal/site/Maxtor/?epi_menuItemID=ba88f6d7cf664718376049b291346068&epi_menuID=976d37cd478c5826433f226075b46068&epi_baseMenuID=976d37cd478c5826433f226075b46068&channelpath=/en_us/Products/ATA%20Hard%20Drives/Desktop/DiamondMax%20Plus%209)

Cumprimentos