View Full Version : Questão sobre discos
|-joker-|
06-06-2004, 22:16
Boas pessoal.
Esta semana irei comprar um disco novo aki ao nosso amigo Dima e gostava de vos colocar uma questão .
Estou a pensar comprar um Raptor por causa da sua performance .
Mas agora falaram me na raid 0 que dois discos conseguia uma performance superior .
A minha questão é a seguinte :
Qual será a melhor solução para performance comprar agora um raptor ou comprar dois de 7200 rpm e fazer raid 0 ??
O raptor que possivelmente irei comprar é o de 36gb
Cumps e obrigado a todos pela ajuda .
:D :D :D :D
MadOnion
06-06-2004, 22:37
se já tens um raptor,
compra outro e mete-os em raid.
O problema deve ser o espaço, pk 72gb deve ser pouco.
Se precisares de espaço, é melhor comprares dois de 7200rpm's de 80gb ou mais, e mete-os em raid.
É a minha opinião!
bem, se nao te importares com o barulho dos raptors... força.
Os raptor sao bons pela velocidade e em raid melhor ainda mas se calhar com o dinheiro de um raptor talvez 2 seagates em raid0 seja melhor.
Mas sabes que raid0 se um disco falha e la tens o SO, perdes tudo.... para SO e coisas desse genero, Raid0+1
Para filmes etc entao raid0 :)
P4rthen0n
06-06-2004, 22:49
Eu axo k a performance dos Raptor nao compensa o pouco espaco k oferecem nem o barulho k provocam.
Tens rapidez suficiente em raid 0 com dois discos ATA/SATA k por ai andam. Eh a tal coisa, eh sempre um risco tares a investir neste raid porque tens k esperar k 2 discos em vez de um nao se avariem.
Pessoalmente nao sou fa de raid.
Your call. ;)
|-joker-|
06-06-2004, 23:44
Originally posted by MadOnion
se já tens um raptor,
Man ainda nao tenho mas é o que queria comprar e como esta semana estava a pensar comprá lo pedir para mo meterem já na sig .
E acho que sinceramente estou virado para o raptor ainda mais a velocidade e a garantia que ele tem .
Agora compro um e depois mais tarde compro outro .
Porque nao preciso de ter muito espaço em disco .
Não coleciono gb coleciono dvd´s :D
cumps
barulho dos raptors ?!?!?!?
|-joker-|
07-06-2004, 06:56
Originally posted by Blaster
barulho dos raptors ?!?!?!?
Man isso é nakela pois nunca ouvi nenhum a funcionar é o que dá morar no fim do mundo mas isso do barulho é mm um promenor insignificante.
Quero mm é preformance que farto de discos de 5400 rpm estou eu, desde que o meu se estragou :( :( :( :( :(
cumps
MadOnion
07-06-2004, 09:41
Como já foi dito, se não precisas de espaço e o teu negócio é coleccionar dvd's então siga!
Não podes é ficar muito tempo à espera do outro raptor para lhe meter o raid0 ihihhhiihihi
cya mad.
CyberOps
07-06-2004, 11:15
eu comprei um raptor 74gb e pensava k tivesse mais performance!! axo k tive 40k no sandra. tenho é k arranjar $$$$$$$ pa comprar outro e espero é k em raid 0 tenha um aumento significativo. ja agora alem do sandra k progs é k recomendam pa medir a performance dos discos??
|-joker-|
07-06-2004, 12:09
Originally posted by jfbbms
tens o hdtach
Isso serve para que ??
E já agora para instalar um sata é precisa uma drive de disketes não é ??
É que nao tenho e nem faço a minima ideia como o instalar :D
o hdtach testa-te a nivel de tempos de acesso, transferencias do disco ( ou raid ) minima, maxima e media.
para instalares o sata só é preciso diskete se kiseres instalar um sistema operativo e mm assim, ha maneiras ( mas nunca testei ) de incluires os drivers sata num cd do windows ( xp por exemplo ) de modo a ele nao ir buscar drivers a diskete ( porque nao encontra no proprio dvd )
se for sata para nao teres o SO entao no caso do xp basta ires ( depois de teres a controladora instalada ) ao ferramentas admin -> computer manag -> discos -> formatar e criar particao do sata
se kiseres 2 discos em raid é a mm coisa mas primeiro em DOS tens de ir a bios do raid e criares-o
.....................................
ha outra coisa que nao experimentei e isso nao te posso dizer se é mm assim.
compras agora o raptor e metes o SO . depois quando comprares o raptor2, se meteres em raid0 como salvas o que tens no disco? podes clonar para outro disco mas ai nao tem de ser sata tb? para clonares para IDE da? com o que? norton gosht?
se for raid1 axo que ja nao ha probs, pelo menos com as controladoras que trabalhei elas perguntavam se queria clonar o disco .
Voltas a ter problemas é se escolheres raid0+1 :(
Ou entao fazes a maneira mais simples :D format c: e instalas tudo de novo
Se não for para meteres em raid com essa board não precisas de instalar drivers nenhuns, se mais tarde quiseres meter em raid terás de formatar tudo de novo e aí sim instalar os drivers de raid. Não te esqueças de na bios activar o Sata.
dutchman.pt
13-06-2004, 04:45
O incremento de velocidade proporcionado pelo Raid realmente é muito bonito mas a meu ver não compensa o suficiente para os problemas que se pode ter e com os requisitos que precisa para funcionar.
Se fosse a ti não me metia num WD Raptor porque não ganhas muito com isso para além de gastares um bom dinheiro num disco relativamente pequeno. Por exemplo, 36Gb a mim não me chegaria mesmo para nada. Nem para os jogos, nem para á musica, nem para programas, etc...
A diferença 10000Rpm vs 7200Rpm não é assim tanta.
Aconselho-te a dares uma vista de olhos pela nova gama de discos da Maxtor. Eu adquiri um Maxtor DiamondMax Plus 9 160Gb/8Mb Cache por algo como 120€ no estrangeiro numa promoção e estou arrependido de não ter mandado vir mais 1.
É um disco fantastico e bastante rápido. Existem versões Sata e Ata dele, por isso é só escolheres. :D
Link para os Maxtor que sugeri! (http://www.maxtor.com/portal/site/Maxtor/?epi_menuItemID=ba88f6d7cf664718376049b291346068&epi_menuID=976d37cd478c5826433f226075b46068&epi_baseMenuID=976d37cd478c5826433f226075b46068&channelpath=/en_us/Products/ATA%20Hard%20Drives/Desktop/DiamondMax%20Plus%209)
Cumprimentos