View Full Version : Começo a dar em doido com este CPU!
KovenanT
10-06-2004, 15:34
ARGHH!!! tou furioso com esta treta...ja comprei board, mudei a PSU, meti rams decentes..........e esta porra de CPU nao passa dos 2200 mhz!! COM ERROS!
Alguem me pode ajudar, ? sinceramente ja nao sei o que fazer...tenho um barton 2600+ BLOKEADO (11.5) e isto nao sobe nada...comprei uma board porreira pa este proposito (ABIT aN7) rams decentes 3200! e mesmo assim nada...começo a ficar desesperado...será que tenho um CPU com bad stepping ?? (sinceramente nao sei qual é, pq tb nao me apetece tirar o cooler) Mas epa até o pior BARTON com o pior stepping devia xegar ao fsb 200mhz!
Se subo o fsb185 mhz (1:1) o prime95 dáme logo erros no blend test...no entanto eu nc deixo as temps passarem de 50º pa cima...se eu quiser que ele arranque pro windows pra ai a 190fsb tenho q meter o vcore pra ai a 1.85.. (o q eu axo que é inadmissivel tendo em conta que anda pra ai ppl a fazer fsb200mhz com cores a 1.8/ 1.75! )...
Por isso estou aberto a todo o tipo de ajuda que me possam dar...esta semana fui a pcdiga pa pensar em comprar um SLK900A..mas se o cpu nao anda mesmo pa frente, nao vou gstar dinheiro nisso!...
Experts...talk to me!
P4rthen0n
10-06-2004, 16:52
Pra comecar alguem te enganou com a conversa da board porreira pra overclock. lol
Adiante...
Nao especificaste k mems tens mas como sao PC3200 TÊM k fazer os 200Mhz de bus. Mas vamos fazer o despiste... ;)
Mete os seguintes setings pra ver se a ram eh fina ou nao:
- 2,2,2,7 ou 2,2,2,11. Da-lhe o max vdimm k possas (3,0v com certeza chega pro efeito).
- Divisor 4:5
- fsb a 180. Aumenta o vcore pra 1,8 (11,5x180 tem de dar com 1,8 lol).
Caso esteja tudo fine eh pk as mems aguentam, neste caso, 225Mhz com timmings agressivos e dai ja nao eh a instabilidade k tens.
Mete os seguintes setings pra ver se o cpu eh fino ou nao:
- 2.5,4,4,8 (por exemplo k isto sao timmings da treta:D) com o vdimm default k nao precisa de mais pra cumprir estes timmings.
- Divisor 1:1 (ta visto k as mems aguentam a situacao anterior:D)
- Vai aumentando o fsb e mete um vcore como deve ser nisso, ou seja, adquado. ;)
Assim ja sabes o k eh fraco nesse sistema. A board eh logo a 1a mas como o teu barton eh blokeado (e ainda por cima com um 2600+ k tem um multi alto) nao vai ser ela a limitar com certeza. :)
Por fim, vai tentando outros programa k nao o prime95 porque este consegue ser muito picuinhas de vez em quando:D. Usa o toast por exemplo k cumpre a funcao bastante bem:thumbsup:
KovenanT
10-06-2004, 20:54
tkssss P4rthen0n...a sério q andava a precisar de uma boa ajuda...
Ok vou-te fazer um report do q é q eu ja consegui até agora:
A começar pelas mems, dai eu sei q nao é problema, pois com default FSB (333mhz) elas aguentam os timings de 2-2-3-11 (prefiro 11 pelo q li sobre as nforce)..na boa mesmo, com vdimm default se for preciso...dp também experimentei usar o ratio 5/6 pa meter as rams a 400mhz, e consegui mante-las estaveis com os timings de 2-3-3-11... por isso epa, tenho 100% certeza q nao é da RAM!
Em relação ao vcore, ja experimetnei meter as rams com os piores timings possiveis (3-8-8-11) e para ter 180 preciso de ter vcore a 1.75! q é uma abrutidade!
Em relação a board, neste forum aconselheram-me esta board, e até mesmo na loja PCDIGA! (estou a falar a sério) eu perguntei qual era a melhor board pa overclock, e todos apontaram o dedo a esta ABIT..se ela é assim má..entao certamente fui enganado :/ mas epa, ela tem q brilhar um bocadinho..nem q seja uma beka só!
BTW, saquei o cpu fora e saquei-lhe o stepping, sinceramente, eu nao sei ler o significado dakelas letras, portanto vou meter tudo akilo q tava la escrito:
AXDA2600KV4D
AQZFA 0347UPCW
Se puderes, agradecia que me "traduzisses" aqueles números..Diz-me se é bom, mau médio...whatever! ;)
Bem, só me falta experimentar os teus timings, e é o q eu vou fazer depois de jantar...
Mais uma vez, obrigadão pela assistance!
P4rthen0n
10-06-2004, 23:44
Eu tenho uma implicancia de estimacao com as abit AN7 e AI7 porque simplesmente nao curto nada nada o uGuru. Neste caso nao eh certamente a board k te ta a limitar porque elas vao acima dos 200. No teu sistema a board nao ira ser o limitante mas se tivesses multis desblokeados certamente k seria.;)
Eu apontava para o cpu mas ajudava se postasses o modelo das tuas memorias.
Quanto aos "meus timmings" nao vale a pena porque 3/8/8/11 ja sao suficientemente maus:D (piores ate k os k eu disse lol)
KovenanT
11-06-2004, 10:51
as mems sao oem..ambas 3200!
Bem tentei tudo o q me disseste..neste momento tenho isto a correr FSB 180, rams a 2-3-2-11..(fiz akele teste q disseste com o ratio a 4/5 e as rams aguentam-se a 2-3-3-11 nessas condições) no entanto se subo isto pa 190 tenho q ter o vcore 1.833v pq senao ele quando ta a iniciar o windows, reboota sozinho! diz-me sinceramente: fsb a 190 com vcore a 1.833 nao é uma beka exagerado ?
É que se for normal, entao eu compro um SLK900 pa isto collar melhor, se não, compro um MOBILE 2500+!
Meti ai em cima o stepping do meu cpu, q me podes dizer acerca disso ? Eu nao sei "descodificar" o stepping, gostaria que me explicasses aonde está a parte que diz se o meu cpu é bom overclocker ou nao.. :)
Já agora, a que temperaturas é q o cpu se consegue manter estável ? aki quando meti a 190, meti a ventoinha em medium, mantendo o cpu nos 51, 52º...no entanto lembro-me q kando comprei o cpu, ele com o seu stock coller atingia temps entre os 55º e os 60º e brekava por vezes..é normal ?
Se nao, começo a crer q tive azar no cpu...
P4rthen0n
11-06-2004, 11:51
Originally posted by KovenanT
Bem tentei tudo o q me disseste..neste momento tenho isto a correr FSB 180, rams a 2-3-2-11..(fiz akele teste q disseste com o ratio a 4/5 e as rams aguentam-se a 2-3-3-11 nessas condições) no entanto se subo isto pa 190 tenho q ter o vcore 1.833v pq senao ele quando ta a iniciar o windows, reboota sozinho! diz-me sinceramente: fsb a 190 com vcore a 1.833 nao é uma beka exagerado ? Ha porcessadores melhores k outros, eh inegavel. Neste caso parece k te calhou um mau cpu e ainda por cima esta blokeado nao te permitindo jogar com o multi.
Precisares de 1,83v pra menos k 2200Mhz eh muita fruta. Talvez com um burn-in passes a precisar de menos voltagem.
É que se for normal, entao eu compro um SLK900 pa isto collar melhor, se não, compro um MOBILE 2500+! Como ja disse, a ovelha negra parece-me o cpu, por isso se tas disposto a gastar $$ pra melhorar sem duvida k o 2500+ mobile seria a mlehor escolha. Nessa altura, deixa de ser o cpu a limitar e passarao a ser as memorias, o cooler, a board...:D:D
Meti ai em cima o stepping do meu cpu, q me podes dizer acerca disso ? Eu nao sei "descodificar" o stepping, gostaria que me explicasses aonde está a parte que diz se o meu cpu é bom overclocker ou nao.. :) O stepping da pra ter uma ideia do potencial de overclock de um cpu.
O stepping do teu eh:
AXDA2600KV4D <---- diz as caracteristica "tecnicas" do modelo do cpu
AQZFA 0347 UPCW<---- quando se fala em stepping fala-se disto; ano (03=2003) e semana (47)
Eh uma questao de procurares por overclocks conseguidos com 2600+ AQZFA.
Já agora, a que temperaturas é q o cpu se consegue manter estável ? aki quando meti a 190, meti a ventoinha em medium, mantendo o cpu nos 51, 52º...no entanto lembro-me q kando comprei o cpu, ele com o seu stock coller atingia temps entre os 55º e os 60º e brekava por vezes..é normal ?
Eh. Por alguma razao os stock coolers da amd sao uma trampa. Pra estares ah vontade com as temperaturas basta certificares-te k nao passas dos 50º em load. Pode passar ligeiramente mas nada k se xegue perto dos 60º porque eh a pedir pra se ter um azar.
EDIT: http://www.amdboard.com/amdid.html (meio desactualizado...)
KovenanT
11-06-2004, 13:21
Hmm estou a ver...
Quando comprei este cpu, a primeira board aonde ele rodou algum tempito, foi numa A7V8X-X e eu lembro-me de o ter puxado a 180Mhz (axo q com o vcore default) mas nao me lembro bem...
O que eu kero dizer, é que apesar de tudo apontar para o cpu, quais sao as possibilidades de eu ter uma board danificada ? ou que não esteja a funcionar bem o suficiente para manter o fsb estável...Sei que a única maneira q eu tenho de testar o limite da board, é com um cpu desbloqueado pa poder baixar o multiplicador e aumentar o fsb até a board nao deixar mais...
Mas...também posso considerar a possibilidade de a board estar danificada ? Se sim, como o posso provar..afim de a mandar para RMA ?
Talvez deva falar com o dima acerca do assunto visto q comprei a board na pcdiga.
P4rthen0n
11-06-2004, 13:25
Isso duvido... apenas metendo la outro cpu.
Cada board varia o fsb maximo k permite, nao ha um valor fixo.
Alem do mais, uma fraca pra oc nao esta de todo danificada. Apenas nao eh boa pra oc. ;)
KovenanT
11-06-2004, 13:29
Exacto, mas...pelo menos esta board, tem obrigação de conseguir um FSB estável nos 200 mhz! É o que diz as especificações da mesma...ou seja, se eu meter aki um outro cpu (que funcione bem em overclock) e a board nao conseguir manter os 200 fsb estaveis..entao já tenho uma razao para mandar a board pa garantia...certo ?
P4rthen0n
11-06-2004, 13:31
Nesse caso TALVEZ sim, ja tenhas motivos mas nao sei. Kem ve isso eh o fornecedor ou o fabricante.