View Full Version : Problema com PSU ou BoarD ??
KovenanT
14-06-2004, 22:36
Bem...ja meti aki um 2600+ mobile a ripar, e sem duvida q o cpu é um monstro a overclockar...mas...agora deparo-me com outro problema...que é quando tenho o cpu overclockado, pra ai a partir de 2300mhz, o Windows está estável e tal, corro o toast, e nao há problemas...no entanto, quando vou a correr um jogo, o PC desliga-se todo, TODO mesmo...ficando apenas a board a apitar...ting tong ting tong ting tong.....ora bem, alguem me pode dizer que sintoma é esse ? é falta de potencia na PSU ? Ja tentei desligar tudo o q podia...e o sistema pareceu manter-se estável nos jogos a 2300mhz..tentei depois a 2600mhz e manteve-se estavel durante uns segundos no FarCry e dp desligou-se... (todas estas speeds foram testadas em benchmarks e Toast no windows..na boa)
Sei que a ati9800pro@XT consome muita potencia, tenho também uma fan de 120mm e 2 de 80mm..penso que tudo indica para a PSU..mas se me poderem dizer algo..principalmente sobre a cena da board apitar...
(PSU OEM 350 watts)
ve no manual se essa combinaçao de sons indica algum erro especifico, senao experimenta com uma fonte melhor (emprestada)
cumps!
eu tb tenho uma an7.
provavelmente isso é o abit eq a avisar q as voltagens estão em baixo (se for no windows).
às vezes ela faz isso no post, MAS só se abusares no fsb.a mim costuma acontecer pq eu tou sempre a tentar espremer a bios a nível de settings:D
só q depois:cry:
ting tong como tu
se não tiveres uma enermax:thumbsup: , chieftec ou antec não te ponhas a puxar por ela pq ela gosta de rails overvoltados:mad:
quantos mais amperes, melhor:D
com essa fonte tás f*****
isso deve ter pra aí 13 amperes nos +12v:lol:
investe numa enermax:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:
para oc é o melhor q fazes:bounce:
KovenanT
15-06-2004, 01:30
hmm tou a ver...então poderá ser de facto de psu...epa nao tenho dinheiro para uma fonte de alimentação desse porte..por isso vou investir a minha sorte numa fonte oem 450w...por 20 eur..nao se perde nada :D
Tks for the help
calma aí rapaz!!!!!!
450w por 20€:doido:
tens q ver os amperes dos rails
eu na minha enermax tenho 26 amperes nos +12v e 32 amperes nos +5v
pode ser q tenhas sorte mas se não tiver mais q 18A nos +12v
ESQUECE:arrrg:
não vale a pena
poupas uns €€€€ e compras uma enermax:thumbsup: ou então uma chieftec:D mas a enermax é mais silenciosa
KovenanT
15-06-2004, 02:42
man..tenho uma 350w OEM...e tem 18amps nos +12v..de qq maneira, ja me tive a informar nos foruns da ABIT e pelos vistos o meu problema é geral...todos aconselham a ter fonte superior a 400watts pa board funcar a 100% com overclock...e epa..poupar é comprar uma psu barateca... pa comprar uma enermax decente implica gastar 100eur...se arranjo uma 450w por 20 eur..mesmo sendo oem, tou-me a *****..se resolver o problema tasse bem :D
Lê a minha sign!!!
Enermax 360W
Eles recomendam uma fonte com + de 400W exactamente por causa dos amperes dos rails.
Quantos mais watts, mais amperes tens por isso tem cuidado.
A minha fonte:
http://www.pcdiga.com/Produto.asp?Familia=Hardware&Artigo=138
A q tu queres comprar:
http://www.pcdiga.com/Produto.asp?Familia=Hardware&Artigo=143
Tb tem 18A nos +12 volts:(
Vais ficar quase na mesma.
depois se quiseres medar de gráfica ou meter mai qq coisa
FONTE NOVA.
PS: aminha fonte pesa 2,6 kg e a q tu queres pesa 1 kg.
peso é qualidade!!!
PS2: =SE(Ficares bem servido;"Tás na boa";"Tás fo*****")
Excel style :bounce:
SwimmerBoy
15-06-2004, 12:17
40€ dei eu por uma chieftech de 360W e estou mais k contente :D :D :D
KovenanT
15-06-2004, 12:18
swimmer...em 2ª mao ?? se foi nova...diz-me onde q vou comprar :D
a fonte do swimmer foi nova.
se realmente precisas de uma fonte de baixo custo compra uma chieftec 360w , elas sao realmente muito boas , tem pot regulavel , muito bom mesmo.
ate 40€ nao estou a ver mais nada com igual qualidade.
com que entao a comprar enermax com fonte oem?? bahhh isso nao se faz , compara um m3 com um saxo 1.0 ...
P4rthen0n
15-06-2004, 12:41
Kovenant, so mesmo naquela... Consegues fazer loops de 3dmark com o mesmo overclock k te acontece esses reboots?
Uma coisa eh estavel de windows, outra coisa eh estavel 3d.
KovenanT
15-06-2004, 18:11
Originally posted by BIGBOY
a fonte do swimmer foi nova.
se realmente precisas de uma fonte de baixo custo compra uma chieftec 360w , elas sao realmente muito boas , tem pot regulavel , muito bom mesmo.
ate 40€ nao estou a ver mais nada com igual qualidade.
com que entao a comprar enermax com fonte oem?? bahhh isso nao se faz , compara um m3 com um saxo 1.0 ...
Bigboy..atao ?!. .. eu nao comparei :doido: !! o que eu comparei foi os preços de ambas com a nota da carteira...lol..naot enho money pa uma enermax..entao agora..por isso epa tenho q optar pelo mais barato para mim...se nao resolver o problema, entao ai sim, aplico medidas extremas...mas se resolver...who cares ?!?
quanto a chieftec..40 eur até se está bem para gastar...mas aonde arranjo essa fonte ? vi no site e nao lá está a de 360w..só a de 420w...
--------------------------------------------------------------------------------
p4rthen0n tenho q a certeza q nao é 3d related...tanto q isto so aconteceu quando tava overclocked...e foi so após ter posto o mobile..de qq maneira, de acordo com o q li nos foruns da abit, tenho a certeza que é da PSU e do Abit EQ..parece q "ele" mandar a board desligar assim q detecta uma descida de voltagem..no entanto esta para muitos experts, pelo q eu vi, está dentro dos limites de tolerancia..ou seja...está dentro do normal..mas o abit eq apenas tá afiadinho demais...por isso desinstalei-o..e voila..problem solved :D No entanto, continuo com ideias de mudar a psu.. ;)