PDA

View Full Version : Problema com PSU ou BoarD ??

KovenanT
14-06-2004, 22:36
Bem...ja meti aki um 2600+ mobile a ripar, e sem duvida q o cpu é um monstro a overclockar...mas...agora deparo-me com outro problema...que é quando tenho o cpu overclockado, pra ai a partir de 2300mhz, o Windows está estável e tal, corro o toast, e nao há problemas...no entanto, quando vou a correr um jogo, o PC desliga-se todo, TODO mesmo...ficando apenas a board a apitar...ting tong ting tong ting tong.....ora bem, alguem me pode dizer que sintoma é esse ? é falta de potencia na PSU ? Ja tentei desligar tudo o q podia...e o sistema pareceu manter-se estável nos jogos a 2300mhz..tentei depois a 2600mhz e manteve-se estavel durante uns segundos no FarCry e dp desligou-se... (todas estas speeds foram testadas em benchmarks e Toast no windows..na boa)

Sei que a ati9800pro@XT consome muita potencia, tenho também uma fan de 120mm e 2 de 80mm..penso que tudo indica para a PSU..mas se me poderem dizer algo..principalmente sobre a cena da board apitar...

(PSU OEM 350 watts)

NPinho
14-06-2004, 23:28
ve no manual se essa combinaçao de sons indica algum erro especifico, senao experimenta com uma fonte melhor (emprestada)

cumps!

W@xm@n
15-06-2004, 00:35
eu tb tenho uma an7.
provavelmente isso é o abit eq a avisar q as voltagens estão em baixo (se for no windows).
às vezes ela faz isso no post, MAS só se abusares no fsb.a mim costuma acontecer pq eu tou sempre a tentar espremer a bios a nível de settings:D
só q depois:cry:
ting tong como tu
se não tiveres uma enermax:thumbsup: , chieftec ou antec não te ponhas a puxar por ela pq ela gosta de rails overvoltados:mad:
quantos mais amperes, melhor:D
com essa fonte tás f*****
isso deve ter pra aí 13 amperes nos +12v:lol:
investe numa enermax:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:
para oc é o melhor q fazes:bounce:

KovenanT
15-06-2004, 01:30
hmm tou a ver...então poderá ser de facto de psu...epa nao tenho dinheiro para uma fonte de alimentação desse porte..por isso vou investir a minha sorte numa fonte oem 450w...por 20 eur..nao se perde nada :D

Tks for the help

W@xm@n
15-06-2004, 01:47
calma aí rapaz!!!!!!
450w por 20€:doido:
tens q ver os amperes dos rails
eu na minha enermax tenho 26 amperes nos +12v e 32 amperes nos +5v
pode ser q tenhas sorte mas se não tiver mais q 18A nos +12v

ESQUECE:arrrg:
não vale a pena

poupas uns €€€€ e compras uma enermax:thumbsup: ou então uma chieftec:D mas a enermax é mais silenciosa

KovenanT
15-06-2004, 02:42
man..tenho uma 350w OEM...e tem 18amps nos +12v..de qq maneira, ja me tive a informar nos foruns da ABIT e pelos vistos o meu problema é geral...todos aconselham a ter fonte superior a 400watts pa board funcar a 100% com overclock...e epa..poupar é comprar uma psu barateca... pa comprar uma enermax decente implica gastar 100eur...se arranjo uma 450w por 20 eur..mesmo sendo oem, tou-me a *****..se resolver o problema tasse bem :D

W@xm@n
15-06-2004, 07:21
Lê a minha sign!!!

Enermax 360W

Eles recomendam uma fonte com + de 400W exactamente por causa dos amperes dos rails.
Quantos mais watts, mais amperes tens por isso tem cuidado.

A minha fonte:

http://www.pcdiga.com/Produto.asp?Familia=Hardware&Artigo=138

A q tu queres comprar:

http://www.pcdiga.com/Produto.asp?Familia=Hardware&Artigo=143

Tb tem 18A nos +12 volts:(

Vais ficar quase na mesma.

depois se quiseres medar de gráfica ou meter mai qq coisa

FONTE NOVA.

PS: aminha fonte pesa 2,6 kg e a q tu queres pesa 1 kg.
peso é qualidade!!!

PS2: =SE(Ficares bem servido;"Tás na boa";"Tás fo*****")
Excel style :bounce:

SwimmerBoy
15-06-2004, 12:17
40€ dei eu por uma chieftech de 360W e estou mais k contente :D :D :D

KovenanT
15-06-2004, 12:18
swimmer...em 2ª mao ?? se foi nova...diz-me onde q vou comprar :D

BIGBOY
15-06-2004, 12:37
a fonte do swimmer foi nova.

se realmente precisas de uma fonte de baixo custo compra uma chieftec 360w , elas sao realmente muito boas , tem pot regulavel , muito bom mesmo.

ate 40€ nao estou a ver mais nada com igual qualidade.

com que entao a comprar enermax com fonte oem?? bahhh isso nao se faz , compara um m3 com um saxo 1.0 ...

P4rthen0n
15-06-2004, 12:41
Kovenant, so mesmo naquela... Consegues fazer loops de 3dmark com o mesmo overclock k te acontece esses reboots?

Uma coisa eh estavel de windows, outra coisa eh estavel 3d.

KovenanT
15-06-2004, 18:11
Originally posted by BIGBOY
a fonte do swimmer foi nova.

se realmente precisas de uma fonte de baixo custo compra uma chieftec 360w , elas sao realmente muito boas , tem pot regulavel , muito bom mesmo.

ate 40€ nao estou a ver mais nada com igual qualidade.

com que entao a comprar enermax com fonte oem?? bahhh isso nao se faz , compara um m3 com um saxo 1.0 ...

Bigboy..atao ?!. .. eu nao comparei :doido: !! o que eu comparei foi os preços de ambas com a nota da carteira...lol..naot enho money pa uma enermax..entao agora..por isso epa tenho q optar pelo mais barato para mim...se nao resolver o problema, entao ai sim, aplico medidas extremas...mas se resolver...who cares ?!?

quanto a chieftec..40 eur até se está bem para gastar...mas aonde arranjo essa fonte ? vi no site e nao lá está a de 360w..só a de 420w...

--------------------------------------------------------------------------------

p4rthen0n tenho q a certeza q nao é 3d related...tanto q isto so aconteceu quando tava overclocked...e foi so após ter posto o mobile..de qq maneira, de acordo com o q li nos foruns da abit, tenho a certeza que é da PSU e do Abit EQ..parece q "ele" mandar a board desligar assim q detecta uma descida de voltagem..no entanto esta para muitos experts, pelo q eu vi, está dentro dos limites de tolerancia..ou seja...está dentro do normal..mas o abit eq apenas tá afiadinho demais...por isso desinstalei-o..e voila..problem solved :D No entanto, continuo com ideias de mudar a psu.. ;)