PDA

View Full Version : Ideia para Chillar a água

Lasac
16-06-2004, 13:10
Ontem encontrei isto:

Swiftech MCW-Chill (http://www.pcdiga.net/showthread.php?s=&threadid=1567)

Estive a desenhar no paint uma possível adaptação para um Peltier e deu nisto:

http://www.pcdiga.net/lixo/attachments/chill.JPG

O bloco de cima arrefeçe a parte quente do peltier, e o bloco de baixo é congelado pelo peltier, fazendo com que a água que passa seja chillada! :thumbsup:

Na teoria parece resultar, mas com o aquecimento dos A64 não sei se conseguirá arrefeçer muito (secalhar só vou ganhar 1 ou 2ºC) :dream:

Tenho de arranjar blocos para testar!

Beat_Slayer
16-06-2004, 19:28
O circuito de água chillada é o que vai arrefecer o peltier, certo?

jfbbms
16-06-2004, 19:39
Originally posted by Beat_Slayer
O circuito de água chillada é o que vai arrefecer o peltier, certo?

nao, agua chilada vai arrefeccer o cpu

Beat_Slayer
16-06-2004, 21:50
Normalmente sim, eu estou a perguntar neste caso se tb é assim?

jfbbms
16-06-2004, 22:06
por aquilo que percebi nao. a agua é chilada por 2 peltier arrefecidos por 2 circuitos de wc. depois o 3º é para o cpu. a agua entra nomal e sai chillada para o cpu.

Lasac
16-06-2004, 22:12
Na parte quente do peltier vai estar um sistema de watercooling perfeitamente normal, mas no meu caso sou capaz de meter o dissipador inbox do A64, já que serve perfeitamente para arrefeçe-lo ("só" tem 120W).

Já vi um bacano que fez um chiller para cervejas com um pelt de 170w, arrefeçido por um dissipador de alumínio normal, portanto o dissipador do A64 dá e sobra para o meu de 120w! Se tivesse uma carga de calor (cpu ou outro hardware) já tinha de ser watercooling, mas é somente para arrefeçer um bloco onde passa água a temperatura normal, não é preciso melhor! :thumbsup:

Na parte fria do peltier vai estar o bloco do sistema de watercooling. Como o bloco está no lado frio do peltier, vai ficar também frio (congelado), portanto a água que lá passa vai ser chillada! :D

Só tenho de arranjar um bloco e experimentar!

MJRL
17-06-2004, 00:37
Se tiveres registado na MadTech dá aqui uma vista de olhos.
http://www.madtech.com.pt/forum/viewtopic.php?t=774

Lasac
23-06-2004, 02:10
Originally posted by MJRL

Hehe obrigado pelo post!

Afinal sempre existe alguém que já experimentou e teve a ideia primeiro.

pelo menos agora já sei que isto bule, agora só me resta arranjar um bloco, mas tenho algumas prioridades (grafica nova) :dream:

kdcmar
23-06-2004, 13:09
Já ouve quem tenha tido essa ideia, lol, existem ate bunles a venda para isso, e segundo quem experimentou, resulta ;)

Lasac
23-06-2004, 14:33
Originally posted by kdcmar
Já ouve quem tenha tido essa ideia, lol, existem ate bunles a venda para isso, e segundo quem experimentou, resulta ;)

Eu não fazia ideia... tenho andado "out" disto... :(

Até já vendem disto e tudo... dass!

Pelo menos já se sabe que trabalha! :D

Beat_Slayer
24-06-2004, 19:23
Vê lá se assim ficava fixe Lasac!

Lasac
24-06-2004, 19:30
É exactamente isso que estou a pensar fazer!

Luka
24-06-2004, 19:30
So dizer que a diferença de temperatura no depois do peltier e antes do peltier vai ser practicamente a mesma porque o calor espalha-se pela água em qualquer direcção numa questao de segundos. :thumbsup:

Lasac
24-06-2004, 23:32
Originally posted by luka
So dizer que a diferença de temperatura no depois do peltier e antes do peltier vai ser practicamente a mesma porque o calor espalha-se pela água em qualquer direcção numa questao de segundos. :thumbsup:

Já te deste ao trabalho de ler isto:

Originally posted by MJRL

Luka
25-06-2004, 00:59
Lol, deves ter percebido mal.. eu nao queria dizer que as temperaturas eram iguais com peltier e sem peltier... Queria dizer que a ordem dos componentes nao interessa :p
Montasse como fica melhor. Quem o disse foi o marsupillami.. nao sao palavras minhas...

O Beat_Slayer fez a pic com os tubos de cores diferentes provavelmente a dizer as temperaturas e eu estava a alertar que as temperaturas nao vao ser diferentes ou se o forem é muito ligeiramente, tao ligeiramente que nem faz diferença...

Lasac
25-06-2004, 01:14
Originally posted by luka
Lol, deves ter percebido mal.. eu nao queria dizer que as temperaturas eram iguais com peltier e sem peltier... Queria dizer que a ordem dos componentes nao interessa :p
Montasse como fica melhor. Quem o disse foi o marsupillami.. nao sao palavras minhas...

O Beat_Slayer fez a pic com os tubos de cores diferentes provavelmente a dizer as temperaturas e eu estava a alertar que as temperaturas nao vao ser diferentes ou se o forem é muito ligeiramente, tao ligeiramente que nem faz diferença...

Foi o que entendi, que estavas a dizer que não haviam ganhos :p

A ordem influencia.

Imagina ter o peltier entre o cpu e o radiador:

Entra água quente e sai gelada. Depois ia para o radiador ficava "normal"...

Assim passa no radiador para ficar "normal" e depois pelo peltier para ficar ainda mais gelada!

De certeza que esta é a melhor forma! :thumbsup:

marsupillami
25-06-2004, 01:47
Eu quando disse isso referia-me a um sistema de watercooling, e não um sistema com peltier (o peltier faz bastante diferença)

Lasac, se usares esse waterchill n convem usares radiador. E não penses que a agua antes do peltier vai tar quente e depois vai tar gelada, pq não será isso que vai acontecer. Ela vai estar gelada antes e depois, já que é como se fosse um "foco de frio" (tal como o processador vai ser um foco de calor). Poderá existir diferenças de temperatura sim, mas bastante baixas mesmo.

Num sistema de watercooling, são de tal maneira baixas que o sensor do pc nem capta (pelo menos andeia a experimentar isso e n notei diferença). Esse conceito que a agua é fria nuns sitios e quente noutros é errada. O sistema todo de agua está mais ou menos à mesma temperatura (claro que um pouquito de nada mais quente no processador, e um pouquito de nada mais fria no radiador) (entenda-se por pouquito de nada 0,XºC) ;)

Ah, e isto apenas se aplica a sistemas de watercooling fechados (se forem abertos, então sim, deve-se verificar isso, mas ninguem usa sistemas abertos :D )

Lasac
25-06-2004, 02:20
Exactamente!

Tenho a certeza que isto vai dar um bocadinho de frio ao A64! Ligo o peltier e ele passa a barreira dos 0ºC em segundos (sem carga de calor) com um cooler 'roscof' de alumínio da titan no lado quente! :)

Com o cooler do A64 vai ficar ainda melhor! Devo ganhar uns 2 ou 3ºC preciosos na parte fria!

Como deves calcular já sei disso que falas-te, mas o radiador não vai fazer diferença, porque mudei o meu sistema de WaterCooling para uma solução melhor!

Mantive os mesmos ºC e agora o sistema é totalmente silencioso! E vela tu que agora as fans da Enemax reguladas no mínimo me incomodam! (23dB +/-)

O que fiz foi pegar num balde de água daqueles grandes com tampa e encher de água.

Meti lá a bomba e o radiador!

Resultado:

O meu reservatório agora é o balde! Mantive as temperaturas, e como o radiador está em passivo, o ruído agora é nulo! (a não ser os 23dB da fonte) :D

Como a água vai ficar mais fria, o radiador também vai fiar, porque está dentro do reservatório! ;)

kdcmar
25-06-2004, 13:10
Se calhar, com o pielter entre a bomba e o bloco do cpu e sem radiador, os ganhos seriam superiores, (penso eu, leigo na materia, pielter ainda la ta para experimenter :D)

No Modd que fiz na minha case, se repararem nas pics, a agua depois de sair da bomba, vai ao radiador, de do radiador, vai a um bloco que ta na case para la colocar o pielter, apenas para chillar a agua :D.
A ver vamos depois se resulta ;)