View Full Version : Overclocking com AN7
KovenanT
22-06-2004, 11:10
Oh ppl das aN7 podem-me dizer quanto conseguiram com o max fsb da vossa board ??? Tive a espremer a minha e ficou extremamente desiludido quando vi que ela nao passava dos 220 !! ......mesmo buee disapointed! Por isso como ja vi alguns users neste forum que teem uma AN7, se puderem postar ai os resultados maximos que conseguiram era bacano.. :)
No entanto ja vi gajos com AN7 a passarem dos 240 (instaveis mas passaram).. tipo se a minha se aguentasse nos 225 / 230 ja era um grande feito para mim...ficava realmente satisfeito..mas assim a correr com fsb a 215 é balela.. :/ Existe / Existem algumas bios para AN7 de modo a que ela consiga FSB's mais altos ??:venerar: :venerar: :venerar: :venerar:
SwimmerBoy
22-06-2004, 12:33
Correcção: o fsb da an7 nacional vai em 247 :D
As bios do tic tac fazem maravilhas, eu pessoalmente ainda não tive tempo para as testar.
P4rthen0n
22-06-2004, 14:06
Muito spam ah mistura, mas... eh uma thread interessante.
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=35661
Originally posted by SwimmerBoy
Correcção: o fsb da an7 nacional vai em 247 :D Naaa... nessa thread ta ai o Cobra k conseguiu 251~252.
SwimmerBoy
22-06-2004, 14:33
Mais uma evz enganado :p
O cobra tá numa DFI lanparty....
eu já entrei no windows a 240 de fsb:D
bios an7de8 by tic tac (certo tostex?:thumbsup: ).
só não puxei mais pq não tinha um cooler de jeito.
Agora tenho um slk 900a+enermax 92mm mas como a outra board ficou com o sata marado perdi os bios todos q tinha ( Tostex - envia aí para o meu mail os q eu te mandei por messenger, PLEASE)
Já agora:
Na pcdiga e com a outra board com o an7de8 (High Endurance Bios) postei a 2628mhz com o meu mobile com o dima a ver.Ia-lhe dando uma coisa má:D :D :D
2628=12*220@1.75v:bounce:
A outra board não postava a 220 de fsb com o bios de origem.
Esta posta a 230:D
It'a a question of luck:(
Já enviei para o teu mail.
decidi ficar 1 destes mobiles para mim (tava a montar uns pcs para uns amigos)
escolhi este: PIC (http://clientes.netvisao.pt/hjosefer/2500+mob-2663Mhz-39secs.JPG) :D
esta pic foi com uma asus a7n8x-x em single channel :p
para mim ja tenho aqui uma AN7 que o maximo FSB que consegui foi isto : PIC (http://clientes.netvisao.pt/hjosefer/AN7fsb240x10.JPG)
com a bios an7de8
tou agora a por o mobile maravilha na AN7
:bounce:
MadOnion
23-06-2004, 00:49
Originally posted by Blaster
decidi ficar 1 destes mobiles para mim (tava a montar uns pcs para uns amigos)
escolhi este: PIC (http://clientes.netvisao.pt/hjosefer/2500+mob-2663Mhz-39secs.JPG) :D
esta pic foi com uma asus a7n8x-x em single channel :p
para mim ja tenho aqui uma AN7 que o maximo FSB que consegui foi isto : PIC (http://clientes.netvisao.pt/hjosefer/AN7fsb240x10.JPG)
com a bios an7de8
tou agora a por o mobile maravilha na AN7
:bounce:
Embora tambem tenhas intel, e não se compara o poder do 3.0c ao mobile.
Mas é outra coisa brincar com AXP né? multiplicadores, fsb's, bios, mods etc etc. ehehe :thumbsup:
Keep going.
cumps mad
Originally posted by MadOnion
Embora tambem tenhas intel, e não se compara o poder do 3.0c ao mobile.
Mas é outra coisa brincar com AXP né? multiplicadores, fsb's, bios, mods etc etc. ehehe :thumbsup:
Keep going.
cumps mad
ya são giros estes CPUs
vou ficar com um que supostamente é para a minha mulher :p
meti-me nisto a montar pcs para amigos LOL
vou ficar com intel para meu comp de dia a dia (tenho que vender ou o 3.2 ou 3.0)
para bench rig o Dima anda a procura dumas cenas já algum tempo... vamos la ver se ele as arranja ...
Craveiro
23-06-2004, 01:37
Poix, só eu é k ñ tenho esses "fabulosos" mobile, fico-me por um 2500+ barton normal (bloqueado), k gosta muito de vcore
http://kavod.no.sapo.pt/2501.JPG
isto claro com uma bios moddada pelo TIC-TAC
sithdarklord
23-06-2004, 08:52
Eu tb tenho uma AN7 e 1 XP-M 2500 e neste momento parece que estou bloqueado aos 11,5x221. Tenho lido sobre essas bios do tic tac e até já saquei uma (an7de8) mas tenho algumas dúvidas de como flashar. Dá para fazer isso usando o Flashmenu do Abit guru? Ele tem lá uma opção "update from file", penso que seria colocar a localização de onde tenho a tal bios e pronto, certo? Ou preciso passá-la para uma disquete e iniciar o pc com a disquete lá metida e ele faz o resto? E já agora, se não gostar ou se tiver com problemas como flashar novamente para a bios da Abit?
podes fazer atraves do windows Flashmenu
se não gostares podes flashar outra vez para a versão que quiseres
sithdarklord
23-06-2004, 13:05
E se por alguma razão eu for muita azarado e nem sequer iniciar?? É mais nesses aspecto que preciso saber como voltar a pôr a bios original (neste caso a 15), basta pôr uma disquete com essa tal bios e pronto?
pah, vai ao site a bit e lê as instruções
axo q antes de flashares bios ou fazeres overclock deves procurar toda a informação que puderes sobre o que vais fazer
KovenanT
23-06-2004, 14:19
Ok pessoal..como tenho visto ai dúvidas com força acerca do assunto..e como eu próprio fui vitima dessas mesmas dúvidas..resolvi fazer um pekeno guide para akeles que teem uma AN7 e não são capazes de puxa-la para cima dos 220 estáveis..
Desde já aviso que este guide implica usar bios NÃO OFICIAIS, quero dizer então, que as bios não sao suportadas pela ABIT são bios moddadas que podem ter um resultado bastante positivo, ou bastante negativo, desse modo não me responsabilizo por quaisquer danos que elas causem aos vossos pcs!
Primeiro que tudo, vou meter aki os meus specs para verem como eu não tenho tudo o q é preciso para atingir o máximo, mas mesmo assim consegui algo!
->Cpu: 2600+ XP-M (vcore 1.625) (Volcano 7+)
->Board: AN7 (obvio não?)
->Graphics: R9800Pro@XT
->Memorias: 1Gb OEM PC32000 (são os limitiantes do meu overclock)
-> PSU 550w (+12v - 20A)
Ora bem, devo salientar desde já que o autor desta bios é o TICTAC (com ajuda do enduracell), para quem não o conhece, ele é o génio que está por traz do movimento de modding bios para abit e outros.. (na minha opiniao o melhor), por isso as bios que eu vou apresentar são da autoria dele)
Para começar das bios dele que eu já testei, apenas houve uma que realmente mostrou grandes resultados e que mudou completamente a minha ideia da AN7..estou a falar da bios "an7de8" que ao contrario das outras, esta conseguiu resolver os problemas que ocorriam no teste #5 do memtest86, conseguindo até agora a melhor estabilidade possível, esta é a bios que eu utilizei para flashar a minha rom..
Podem saca-la aki: http://clientes.pluricanal.net/pla00323/an7de8.zip
Vão ter que sacar também o programa que vos permite flashar a bios aki: http://clientes.pluricanal.net/pla00323/awdflash.exe
E por fim vao precisar de uma disquete formatada (nao precisa ser disquete de arranque).
NOTA: Assegurem-se que a disquete não tem erros (badclusters) se o processo de flash nao for concluido com sucesso devido a erros da disquete, arriscam-se a matar a bios e dp... -> RMA
1º - Descomprimem o zip, copiam os ficheiros para disquete, incluindo o awdflash.
2º Fazem reboot, e enquanto a board tiver a postar, carregam em ALT+F2 (tal como fazem para entrar para a bios carregam em DEL, neste caso carregam em ALT+F2) assim o flash á bios é feito automaticametne, nao precisam de fazer quaisqueres comandos, é tudo automatico..Se preferirem fazer o flash manualmente, terão que criar um disco de arranque...rebootar em "dos" mode..e fazer o seguinte comando: A:\>awdflash bios.BIN /py /sn /cd /cp /cc /cks /R (se tiverem dúvidas acerca do flash da bios, ou como fazer um backup da bios..mandem-me pm, ou vejam aki: http://www.abit-usa.com/downloads/bioshelp.php
NOTA: Eu não aconselho a flashar a bios através do flashmenu...pois ja ouvi ppl que teve problemas...e pensem..imaginem que o windows vos da um dakeles erros tipicos...(eu sei que é preciso ter azar..mas acontece)..its up to you..
3º Agora que a bios está flashada, e teem as novas definições a correr..(devem ver no topo do post (Bios by tictac exe enduracell)) agora podem começar a mexer na vossa board ;) Que de certeza absoluta ela irá mais longe...
Existem algumas opções que em default mode elas ficam ON, no entanto pelo que li em foruns de experts, é altamente aconselhável terem-nas desligadas, tais são:
-> FSB Spread Spectrum (Disabled)
-> CPU Disconnect Function (Disabled)
-> CPU Thermal Boost (Disabled)
(Penso que são só estas..penso..)
E agora, podem activar á vontade o CPU Interface e puxar a vossa AN7 até onde ela é suposta ir! Graças a essa bios, as AN7 provaram ser excelentes overclockers...algumas capazes até de ir mais além que as NF7-S's! Por isso, puxem por esse fsb, pois essas meninas rulam!
(os resultados podem variar de board para board...nem todas as AN7 são "iguais"..mas o sucesso é quase garantido)
No meu caso, o fsb estável que eu conseguia era 210x11.5...após ter posto a nova bios, e isto são resultados veridicos, o máximo que consegui (limitado pela RAM) foi fsb 240! A board postava com esse fsb..e arrancava no windows, mas o memtest86 dava bastantes erros...entao tenho-a a correr estável a fsb 230x10.5 (com uns timings lamentosos de 3-5-5-11)..tentei usar os divisores (até nas configurações mais leves), mas parece que esta bios não gosta muito dos divisores, por isso se os tentarem usar, o mais provavel é não postar...Corri o toast por 8 horas..e no prob...em relação ao Prime..corri-o, mas deu erro apos 1 hora.. (mas como já disse,e o P4rthen0n tambem..eu nao gosto do prime, e muita gente também não(consegue ser muito mariquinhas de vez em quando)...para mim, o toast após ter corrido 8horas a torrar o cpu, sem crashar, com outros proggys ligados, é suficiente para me garantir a estabilidade do meu sistema).Por isso não tenho qualquer dúvida que com memorias decentes a board batia os 250fsb sem problemas nenhuns...
Ahh, outra coisa, também foi garantido pelo tictac, segundo testes que ele efectuou, que o sistema tem muito mais performance a correr com multiplicadores a 10/10.5/11 do que quaisqueres outros..para akeles que usam multis de 9, acreditem, eu testei e notei uma grande degradação da performance..a mesma coisa para multi de 11..
Bem, espero que tenha sido útil este guide para aqueles que teem duvidas acerca do assunto..aki ficam alguns links para os forums de onde eu saquei esta info:
http://s6.invisionfree.com/underclock/index.php?showtopic=183
Post principal de discussão e releases das bios do tictac (http://forum.abit-usa.com/showthread.php?threadid=50974&perpage=15&pagenumber=3)
EDIT: Esta bios já implementa o L12 mod, por isso para os users que não fizeram esse mod, também já nao o precisam de o fazer...para aqueles que fizeram, também nao faz mal, porque fica na mesma ;)
Quanto ao CPC (Command per clock) segundo o tictac, ainda não está desactivado...por isso para os users de 2x512..ainda nao há full performance..
sithdarklord
23-06-2004, 14:49
Só mais uma dúvida, e L12mod? Fizeste para conseguir esses fsb altos ou não é necessário?
KovenanT
23-06-2004, 15:50
Nop, não é necessário...esta bios ja implementa esse mod...eskeceu-me de referir isso...vou adicionar ao post..tks ;)
É muito mais simples flashar pelo flash menu, não sei por que razão complicam.
KovenanT
23-06-2004, 23:55
Epa é se kiserem flashar no flash menu..é na boa..é exactamente a mesma coisa, mas EU prefiro não flashar por ai...por questões de segurança..como o upgrade de bios é um processo de tal maneira "crítico" eu prefiro faze-lo nas condições mais seguras possiveis...axo q todos vós ja experienciaram um erro do internet explorer, ou até mesmo do explorer normal...e no entanto foi apenas de ocasião..kem me garante que um erro desse tipo nao acontece enquanto uso o flashmenu ?? principalmente em sistemas overclockados...epa...nao sei...
Eu sou bue mesquinho com essas coisas...já quando é para instalar um driver...faço SEMPRE um sistem restore...não vá o diabo tece-las...são por essas pinquelhices que um gajo ás vezes prevalece...Já o ditado diz..mais vale prevenir que remediar.. :)
sithdarklord
24-06-2004, 07:22
Muito bom o guia. Agora só me falta decidir se flasho ou não. Não sei se com esta memória (DDR 400) posso ir muito mais longe visto que eu não quero baixar de fsb só para ter mais Mhz.
KovenanT
24-06-2004, 11:05
eu tb tenho ddr400.....e obtive resultados muito melhores ! ;)
sithdarklord
24-06-2004, 11:35
Ainda sem essas bios, estou agora com 10x228. Supondo que não passo dos 10x230 (se chegar lá) perco muita performance para a minha antiga configuração (11,5x221) ? Ou apesar de ter bastante menos Mhz a subida do fsb compensa?
KovenanT
24-06-2004, 16:33
Tens o cpu interface ligado ou desligado ? parecendo que não isso importa bastante..com ele ligado, nota-se uma subida de performance significativa...
Em relação á subida do FSB, podes crer q compensa..mas ker dizer...estares a comparar 2300Mhz (10x228) com 2500mhz (11.5x221) axo q vai dar sensivelmente a mesma coisa...(como por exemplo: é logico q vais obter mais performance num sistema 13x200 do que num a 220x10, ter um FSB mais alto, nao implica directamente uma melhor performance, tens que ter em conta o multiplicador que estás a usar...digamos que a performance é proporcional ao FSBxMulti...) mas agora nas situações em q o FSB compensa... é teres a mesma frequencia em Mhz mas com multiplicadores baixos e fsb altos! E acredita, notas bastante diferença...Mas nao há como testares com o superPi e vez qual a configuração mais rapida..
Lembra-te, quantos mais Mhz conseguires atingir com o maximo FSB que conseguires, mais performance tens!!
sithdarklord
27-06-2004, 07:47
Bom é assim, ainda não flashei a bios, estive a ver o máximo que conseguia com o x10 e cheguei aos 228. Tenho o Cpu interface ligado e o divisor da ram em 6/6. Agora queria saber já q tb tens ddr 400 se mudaste o divisor para 5/4 ou 5/3 ou se mantiveste em 6/6? Outra questão, vamos supor que com um bom flash para essas bios, consigo por ex 10x240 (se bem que a minha meta é mais 11,5x230=2645Mhz) aqui já será preciso ou alterar o divisor ou pôr uns timings bastante ramelosos não?
KovenanT
27-06-2004, 11:16
Originally posted by sithdarklord
Bom é assim, ainda não flashei a bios, estive a ver o máximo que conseguia com o x10 e cheguei aos 228. Tenho o Cpu interface ligado e o divisor da ram em 6/6. Agora queria saber já q tb tens ddr 400 se mudaste o divisor para 5/4 ou 5/3 ou se mantiveste em 6/6? Outra questão, vamos supor que com um bom flash para essas bios, consigo por ex 10x240 (se bem que a minha meta é mais 11,5x230=2645Mhz) aqui já será preciso ou alterar o divisor ou pôr uns timings bastante ramelosos não?
Como disse no artigo, COMIGO, os divisores nao funcavam..a board simplesmetne nao postava com outro qq divisor...da minha RAM nao é, pq antes de ter esta bios, testei com outros divisores e funcionou, portanto penso que é um issue da bios (a mim nao me afecta)...e sim se tens ram OEM, com altos FSB's vais ter q ficar com uns timings MT merdosos (mas vao compensar) e provavelmente terás que subir a voltagem uma beka..se a tua meta é 11.5 x 230...pq é q nao tentas antes 240 * 11 ? é a mesma coisa, mas com melhor desempenho..(isto se conseguires postar com essas rams a 240)...
Rapid_Eraser
16-07-2004, 23:51
Se desligarem o APIC Mode conseguem mais um pouco de FSB.
How To :D :
You dont have to re-install windows to turn APIC off
In the device manager open up "computer" and change "ACPI Uniprocessor PC"
to "Advanced Configuration and Power Interface (ACPI) PC"
You have to select " Dont search . I will choose the driver to install"
Then reboot and enter the BIOS to turn off APIC
Windows will then load OK with ACPI still enabled , but APIC will be off
deathrunner
29-07-2004, 21:53
A minha board AN7 voltou pa loja por causa disso. Tava a testar o sistema em OC e kd colokei o CPU com FSB de 220 e memorias a bombar com timings de 2.5-3-3-7 [ Kingston valueram ] quando de repente reinciei o sistema e...
BIOS CORROMPIDA!
Solução: Hotflash
Mas como não conhecia ninguem com uma board igual na pude fazer hotflash logo tive k pagar portes pa tras.