PDA

View Full Version : Potenciar a minha 9500

scar19
26-06-2004, 19:14
Boas.
Tenho uma Powercolor ATI Radeon 9500 de 128MB (ganda placa :teeth: ), dakelas k fazem o mod pra 9700, e o máximo k atingi com ela foram os clocks da 9700 Pro (325/310, penso eu). Tb nunca puxei mais por ela, logo ñ sei até onde vai...
Neste momento, a fan do cooler de origem tá a dar o berro, e por isso tenho k pensar em trocar de cooler. Acho k lhe vou meter um Artic-Cooling VGA Silencer Rev. 1, e talvez uns ramsinks. E então é k vou ver o k ela dá! :D

Mas, será k vale a pena meter os ramsinks? Ou seja, os ganhos em termos de MHz nas mems compensam o gasto k se faz???
Como ñ vou ter fans a mandar ar pra cima da grafica, se meter os ramsinks, kero uns de aluminio, pois apesar de ser pior condutor k o cobre, tem melhor dissipação de calor.
Mas, por akilo k vi numa review do AC VGA Silencer, o espaço k fica entre as mems e o cooler é de apenas 13mm, logo penso k akeles da Revoltec (k por sinal até são os mais baratos :( ) ñ dão, pois parecem ser mais altos k isso. Alguém me confirma isto, sff?

KovenanT
26-06-2004, 20:02
Isso dos ramsinks, axo q é uma autentica mariquice! Deve ser do tipo pa dizer "Eu tenho uns ramsinks! bla lba lba" pq ja tive uns na minha 9800pro e tao depressa os pus, cm os tirei e vendi...nao fazem absolutamente NADA, a unica diferença é q demora mais tempo a atingir a temperatura maxima...de resto é escusado..o meu metodo foi: Adaptar uma ventoinha por cima dos chips a bombar ar para lá...e garanto-te ESTAO SEMPRE FRIOS!...por isso, ramsinks para q ???

P4rthen0n
26-06-2004, 21:02
Dizem k os tweakmonter aumentam uns bons Mhz's nas mems...

NPinho
26-06-2004, 21:37
Originally posted by P4rthen0n
Dizem k os tweakmonter aumentam uns bons Mhz's nas mems...

tehno uns encontados... quando xegar o meu artic cooling para a minha grafica monto-os... e claro... temos que ter um bom air flow na caixa ;) , coisa que eu ainda nao tenho, neste momento precisava de CoolDrive, 2 fans de 80mm uma de 120mm(transparente) e o AC VGA Silencer XT, mas n tenho €€....

scar19, se tens bom airflow na caixa aconselho comprares tweakmonter e AC VGA Rev3 mais facil de montar pk n tens de desmontar a tua e tem um base mais lisa :)

cumps!

Lasac
26-06-2004, 23:09
scar19, se tieres memórias Hynix 3.6 vale muito a pena!

se forem infinion, quase de certeza que não ganhas nada com dissipadores nas memórias!

deresto a minha opinião é a mesma do xima, AC VGA Rev3 e TweakMonsters! (os ocz bga também cabem)

NPinho
26-06-2004, 23:30
Originally posted by Lasac
(os ocz bga também cabem)

sim... era os k eu tinha com a minha ex grafica :D é um soluçao mais barata...

cumps!

scar19
27-06-2004, 22:04
Air-flow dentro da caixa, ñ tenho, pq kero um sistema silencioso, e qto mais ventoinhas tiver, menos silêncio tenho...

Qto às mems, penso k sejam dessas Hynix 3.6ns, mas tenho k confirmar. Mas se comprar, acho k ñ vou pros Tweakmonster. Os OCZ ficam mais baratos e já trazem adesivo termico. Os Tweakmonster penso k nem isso trazem...

Lasac, já agora, qual é o ganho k posso esperar ao meter os ramsinks numas Hynix?

Lasac
28-06-2004, 02:56
Depende do airflow na caixa, temp do cpu, northbridge etc, mas pelo menos +10mhz ganhas!

Tweakmonster são caros, mas compensa!
São excelentes!

scar19
28-06-2004, 03:18
O airflow na minha caixa é inexistente, ou perto disso, já k a unica fan existente é a do radiador, k mete ar pra dentro da caixa... :pensar: Mas tenho silêncio! :D

Agora, será k vale a pena gastar 18 euros nos OCZ (se for pros Tweakmonster gasto mais, pois só os ramsinks custam 22 euros e ainda terei k comprar algo para os fixar), pra ir buscar 10 MHz nas mems? Será k se nota esse ganho? :pensar:

NPinho
28-06-2004, 08:18
Originally posted by scar19
O airflow na minha caixa é inexistente, ou perto disso, já k a unica fan existente é a do radiador, k mete ar pra dentro da caixa... :pensar: Mas tenho silêncio! :D

Agora, será k vale a pena gastar 18 euros nos OCZ (se for pros Tweakmonster gasto mais, pois só os ramsinks custam 22 euros e ainda terei k comprar algo para os fixar), pra ir buscar 10 MHz nas mems? Será k se nota esse ganho? :pensar:

isso mais uma fan de 120mm (ou 80 se n der) silenciosa (aka 7v) atraz na caixa a tirar ar (quente) era melhor ;)

VoRtaN_MaDgE
28-06-2004, 10:51
Se tens duvidas na performance dos tweamonsters...aki tens 1a review já velhinha deles:)

ExHardware (http://www.exhardware.com/reviews.php?Id=91)

Tenho 1s na minha 9800XT e tou bem satisfeito com eles :thumbsup:

Kk coisa, post:)

Cumps
Vortan

scar19
28-06-2004, 12:42
Só agora é k tou a reparar k os Tweakmonster são em cobre... :confused:
No meu caso, e como ñ tenho airflow dentro da caixa, nem fans a mandar ar pra gráfica, ñ será mais eficaz meter uns ramsinks de aluminio, tipo os OCZ BGA Ramsink?

scar19
30-06-2004, 12:48
Arranjei outra solução. Andava aki eskecido um dissipador antigo dum Pentium, e estive a medi-lo e dá pra cortar em 8 bocados mesmo do tamanho do chips da placa! Já ñ preciso de gastar guito nisto, e vou só comprar o VGA Silencer! :teeth:

Agora, ke outros mods posso fazer á placa pra tirar melhor partido dela? Tipo, vale a pena trocar de BIOS??? :pensar:

P4rthen0n
30-06-2004, 19:21
Assim uma ideia...

Sabias k se conseguisses adaptar o teu cooler de P4 ao core da grafica te dava muito melhores resultados do k qualquer vga silencer? lol

Eh isso k pretendo fazer, eh apenas uma kestqao de ter tempo e vontade. :)

CyberOps
30-06-2004, 19:40
os tweakmonsters sao melhores k os revoltec em cobre?

MadOnion
30-06-2004, 21:43
CyberOps ambos são em cobre!

Agora depende da carteira também, pois os tweakmonster valem o dobro do preço!

Pessoalmente recomendo tweakmonster, e uma caixa bem ventilada!

cumps mad

NPinho
30-06-2004, 21:52
Originally posted by CyberOps
os tweakmonsters sao melhores k os revoltec em cobre?

segundo varias reviews k ja vi... os tweakmonter rulammm... :)

cumps!

VoRtaN_MaDgE
01-07-2004, 01:06
Tweakmonster all the way...caros é verdade...mas valem o dinheiro.

scar19
08-07-2004, 23:22
Bem, lá meti o Artic-Cooling VGA Silencer na minha 9500@9700 e os ramsinks "homemade" nas mems. Instalei os ultimos OMEGA Drivers e puz-me a testar os limites do core e das mems com o ATITool...
Resultado: pelos testes de Max Speed, deu-me 400MHz de core e 335MHz de mems!!! :bounce: Isto sem qq tipo de airflow dentro da caixa (ou melhor, existe algum air-flow, k é o ar quente k passa pelo radiador :teeth: ).

De qq maneira, e por segurança, decidi baixar alguns MHz na velocidade final, e por isso vou ficar com a minha 9500@9700 a 380/325. :D
Penso k são excelentes valores para a placa em kestão, e com um investimento de apenas 9,5 euros no cooler! :p

Assim k acabarem os exames, vou ver como se porta no Far Cry e afins... :cool:

dutchman.pt
16-07-2004, 00:02
Radiador ?
Então se tens WC porque é que não puseste um bloco para a gráfica ? Eu sei que gastavas mais que os 10€ no Vga Silencer mas também rendia muito mais, para além de ser mais silencioso... :)

SwimmerBoy
16-07-2004, 14:04
@scar19 e Pics disso, não há?!? :D

scar19
16-07-2004, 14:50
Originally posted by dutchman.pt
Radiador ?
Então se tens WC porque é que não puseste um bloco para a gráfica ? Eu sei que gastavas mais que os 10€ no Vga Silencer mas também rendia muito mais, para além de ser mais silencioso... :)
Sim, tens razão. Mas ñ fui pro WB da gráfica por 2 razões. Pq kero trocar por uma X800 ou 6800 daki a 2/3 meses, e depois teria k comprar outro bloco, de qq maneira. E tb pq isso iria-me obrigar a reformular e remontar o meu sistema de WC e neste momento, com os exames e depois férias, tempo é coisa k ñ tenho em abundância...

Originally posted by SwimmerBoy
@scar19 e Pics disso, não há?!?
Ainda ñ. Poder ser k da proxima vez k abra a caixa e tire a grafica me lembre de tirar as pics!!! :thumbsup: Mas kerias ver o kê, mais precisamente? Ñ me digas k eram os meus ramsinks GHETTO STYLE??? :teeth: Olha k isto é quase TOP SECRET!!! :D

Mais uma cena, depois de mais algumas horas de testes no ATItool, já tenho isto a 390/330, sem quaisquer artefactos! Ainda dá mais, mas com este calor tenho medo de "assar" a placa... ;)

SwimmerBoy
16-07-2004, 18:49
Tenho curiosidade em ver esse home-made.... Pelo menos trouxe performance :D

[[]]