PDA

View Full Version : Duvida com chipset cooling

KovenanT
28-06-2004, 01:45
Ppl..tenho vindo a apreciar os coolers para chipsets...e gostaria de saber que vantagens traz ? Tenho uma ABIT AN7 ..e pelo MBM o chipset ás vezes atinge umas temperaturas q me assustam uma beka (38/41 - vdd 1.75)..portanto tava a pensar em adquirir um cooler mais eficaz para á NB...tive a ver os da revoltec e da zalman (passivos)..alguem me pode dizer acerca da eficiencia destes ?

Revoltec (http://www.pcdiga.com/Produto.asp?Familia=Cooling&Artigo=809)

Zalman (http://www.pcdiga.com/Produto.asp?Familia=Cooling&Artigo=752)

Em comparação com o stock cooler que eu tenho instalado..estes são capazes de me diminuir a temperatura ?

sithdarklord
28-06-2004, 02:07
Olha desses não sei, mas como és um overclocker se calhar convinha-te mais coolers activos do que passivos. Eu adquiri recentemente aqui na Pcdiga um Thermalright NB-1 e estou bastante contente com ele. Com o perfil 11x200 a 1.60 tenho o cpu a 37º e o NB a 27º (tudo em idle). Tens tb a opção do Swiftech ou esperares uma beca q está a chegar o NB-1C (todo em cobre). Não sei se tens algum cooler no SB, mas desses passivos era lá q punha um (tenho o Zalman amarelado no SB).

Lasac
28-06-2004, 03:04
Tópico movido para o devido lugar! :thumbsup:

KovenanT: Se é para OC vai para uma solução com fan, isso é bom para quem não quer fazer grande OC, ou então é bom para meter no southbridge!

sithdarklord
28-06-2004, 07:11
Já agora só mais uma informação, o NB-1 tem o problema de usar fan de 45 o que é mau pois se pifar não há (pelo menos ainda não vi nenhuma) muitas ou nenhuma opção para a substituição. O Swiftech usa de 40, mas enquanto um custa menos q 5 mocas (o NB-1) o outro custa 10 mocas.

KovenanT
28-06-2004, 10:08
pois..ai e´q ta o prob..os passivos custam 5 euritos...thermalright..ja vai pa 20..e swiftech enfim..50.. :/

E agora eu pergunto...vale a pena esse dinheiro num cooler pa NB ?? O quais sao as temperaturas normais da NB ?

sithdarklord
28-06-2004, 10:32
Olha por acaso estive agora mesmo a fazer uns testes no super PI com o perfil 11,5x221@2.0v e o NB não passou dos 28º enquanto o cpu atingiu os 55º. De referir que tenho a voltagem máxima no vdd@1.75v. Epá sinceramente para pores um passivo se calhar vale mais apenas pores AS5 no NB e voltar a pôr o stock cooler. As temps normais tb não sei, mas 28º naquelas condições parece-me um bom valor.

MadOnion
28-06-2004, 11:08
Mete uma fan a apontar para lá.
Ou então compra esse da thermalright, ou então sempre podes adaptar outro tipo, sei lá uma titan cuv daquelas para as grafica também devem caber lá.

cumps mad

KovenanT
28-06-2004, 15:46
ya mad...tive a pensar e essa talvez seja a melhor ideia...para poupar, visto q tenho aki umas fans paradas..compro o coller passivo da zalman e espeto uma fan a bombar para lá..deve fazer uma excelente combinação ;)

Btw sithdarklord tens q board ? a minha NB ta a 40 graus normalmente...em load é capaz de ir ate aos 44 / 46.. (case 36º --- quarto quente :/ )

sithdarklord
28-06-2004, 16:38
Tenho 1 AN7 e só tenho pena de não ter tirado as temps com o stock cooler para comparar. Engraçado, agora estou com o perfil mais baixo (11x166 a 1.45v) e com o NB na voltagem miníma e estou com a mesma temperatura (?). Já confirmei com o MBM5 (temps anteriores do ABIT EQ) e não há mesmo alteração de temp. De qualquer maneira comparando com as tuas são excelentes temps pelos vistos.

P4rthen0n
28-06-2004, 18:24
Nao sei se eh a AN7 k tem temps completamente abusivas no NB e mosfets ou se eh a minha NF7-S k eh branda demais na leitura das mesmas.

Com stock cooler no NB nunca passou dos 24, sem por nova pasta termica, sem o cooler tar minimamente quente e com 1,7vdd. Algo deve estar mal...

Quanto ao teu caso, eu axo inutil tar a gastar dinheiro em cooler pra NB. Vale mais a pena auxiliar a area com uma fan silenciosa e meter os tais coolers passivos no SB.

KovenanT
29-06-2004, 11:12
Originally posted by sithdarklord
Tenho 1 AN7 e só tenho pena de não ter tirado as temps com o stock cooler para comparar. Engraçado, agora estou com o perfil mais baixo (11x166 a 1.45v) e com o NB na voltagem miníma e estou com a mesma temperatura (?). Já confirmei com o MBM5 (temps anteriores do ABIT EQ) e não há mesmo alteração de temp. De qualquer maneira comparando com as tuas são excelentes temps pelos vistos.

Lol yah..mas aki por mais engraçado que pareça..ker eu aumente o VDD ker nao..o temperatura mantem-se inalterada..ou seja, eu so vejo a NB a subir quando eu faço overclock ao cpu..tipo se a temperatura do cpu sobe..a NB tb sobe..por mais estranho q pareça, só reage á temperatura do cpu...e não á sua voltagem..será por causa do aquecimento da board em si ?uma voz que os sockets tao proximos um do outro..nao sei...

sithdarklord
29-06-2004, 13:23
Deve ser de certeza pq não tem muita lógica a gente aumentar a voltagem e as temps ficarem iguais. Mas no meu caso mesmo com o cpu no overclock máximo que até agora consegui sobe para aí 1º no máximo 2º em idle.

Pretender
29-06-2004, 20:38
se o sensor continuar no mesmo sitio que a nf7-s, entao esse sensor é da temperatura da board (ambiente) e nao do NB....

KovenanT
30-06-2004, 01:15
hmm nao é o sensor da board...esse ta a parte..no MBM tenho 3 sensores...Case (ambiente), PWM (NB) e CPU (CPU)........agora onde eles estao localizados..nao sei ao certo...

sithdarklord
01-07-2004, 11:14
Bom estive a pesquisar nos fórums da ABIT e não há dúvida que as temps q tenho são mesmo do NB. Também descobri que o PWM significa " PWM = Pulse Width Modulation power regulation mosfets and capacitors". Já agora, hj tive a montar 1 SP97 no cpu e além das temps me terem baixado bastante (mesmo muito) saquei o NB-1 e dei-lhe uma lixadela e agora baixou-me para os 26º! Só 1 coisa, AN7+SP97+NB-1 fica muito,muito apertado para o NB-1 mas lá consegui montá-lo novamente.

SwimmerBoy
01-07-2004, 14:33
O que acham destes dissipadores todos?!?

Fazem algum efeito??

http://www.systemcooling.com/images/reviews/Heatsinks/microcool_chipsinks/installed_lg.jpg

MadOnion
01-07-2004, 14:54
Lá estabilidade deve dar.

Nunca é demais dissipadores em tudo o que é mosfet, até porque há alguns que aquecem demasiado!

P4rthen0n
01-07-2004, 19:38
Swimmer, obviamente k faz. Se ta a tirar graus aos mosfets eles conseguem dar-te a mais estabilidade com fsb mais elevados.

Agora, se conseguires, mete uma fan virada mesmo pra eles.

Spheri
10-09-2004, 15:09
Boas!
Eu tb tenho uma AN7 e estou a ponderar colocar um cooler no NB. Alguém sabe se o da Swiftech "cabe"? Parece que o NB1 fica apertado... Eu tou um bocado indeciso entre os 2 e se o Swiftech tivesse espaço acho que tinha a escolha feita...

Obrigado
Spheri

MadOnion
10-09-2004, 15:47
Link (http://www.swiftnets.com/products/mcx159.asp)

No site da propria swiftech não menciona nada acerca da AN7, mas apenas da NF7-s, IC7 etc.
Melhor será perguntar ao dima, ou mandar email para a empresa, ou esperar pelo feedback de algum user, que o já o tenha exp na board. :thumbsup:

Mascaras
14-06-2005, 18:05
tens um cooler da coolermaster o blue ice com ventoinha e led azul or 6 euros.