View Full Version : Gasolina...
Pensava que os carros a gasolina já tivessem mais economicos, enquanto tenho a megane na oficina emprestaram-me um clio III 1.2 75cv, no computador de bordo tou quase com media de 10l cidade, uso muito a caixa, mas não faço drags nem drifts :D , tenho uma condução normal (tb não é a velho), andava a pensar trocar o meu clio II 65 de 2002 por um carro a gasolina destes motores novos turbinados, mas já começo a pensar duas vezes...
Outra coisa é que tenho impressão que o meu dci de 65cv papa este de 75 na boa, e nas mãos da minha mulher em estrada tá com media de 4,7 no computador de bordo.
Acho é que vou investir no clio, uma boa revisão geral desde mecanica a pintura etc, não estava com vontade de gastar dinheiro neste carro já tem quase 130k mas assim não sei não...
Para os técnicos para meter o dci de 65 com mais qquer coisa cv o que é que tenho de fazer.
Dr.No.pt
18-05-2007, 08:44
Chip nisso !
Metes isso a 80/85 cv na boa.
Meter metes mas depois começam os problemas de transmissão dado que não está dimensionada para essa potencia ainda por cima já desgastada com 130k em cima,só a minha opinião.:no:
Tenho um clio 1.2 16v de 2002 e a nivel de consumos anda sempre a rondar os 8L. uma coisa k noto no meu e k e um pouco eskesito com a a gasolina, para andar bem tem de ser 98 da galp ou repsol.
Em relaçao ao clio a gasolino ser mais rapido axo k nao e. ja andei varias vezes com uma carrinha a e axo k era melhor nas recuperaçoes devido ao turbo pk em aceleraçao o a gasolina axo k ganha
Cumps
Boas, (back from teste ... lol),
Eu tenho um Polo 1.2 de 65cv a gasolina, e em cidade também é fácil fazer 10l/100km no Computador de bordo, isto porquê ?
Fácil, porque o carro está submotorizado, logo ai, para se andar a uma velocidade aceitavel é preciso puxar mais por ele.
A puxar mesmo pelo Polo já fiz médias de 13l/100, o que é um ABUSO para um 1.2.
Aposto que se o carro tivesse um 1.4TSI (do Golf GT) não gastava tanto a fazer o mesmo percurso citadino (e tinha mais 100 cv).
(sorry se o meu post está mais confuso que o costume, acabei de sair de um teste.)
Black Phoenix
18-05-2007, 14:16
Boas Mario. Chip nisso ia dar-te cabo do carro, o que podes e fazer uma reprogramação da ECU para valores mais parecidos por exemplo com o novo Clio, que tem o mesmo motor por base mas com mais 5 CV. Esse motor da para levar aos 110CV (basta ver o novo Clio de seis velocidades) mas como o teu carro so tem 5 leva-lo aos 85 cavalos ja comecavas a notar diferencas no carro. Depois com uma boa optimização dos mapas de injecção (rica e pobre) podias diminuir o consumo do carro em cerca de 1 l por cada 100 Km. Com mais uns pozinhos tinhas um carro praticamente novo, mas primeiro convem "abri-lo" e ver o que tem de ser substituido, se bem que um clio com 130k bem estimado como aposto que está o teu não ha grandes problemas, excepto as peças normais que se gastam e são trocadas em certas revisões...:D
olha por acaso já conduzi esse carro e fiquei parvo quando na A1 com mais 4 amigos, tive de reduzir para 4º para manter os 100km/h que táva a fazer de média....
sim o carro bebe demais
sim o carro não se arrasta(pesa mais 200kg que o modelo anterior, é normal o modelo de 65cv pushar mais)
sim a renault já sabe que foi uma merda de carro/motorização que eles lançaram tanto é que em setembro sai o 1.2T no clio, 1200cc com 100CV, e aí sim, já se pode dizer k vai andar, e beber bem menos.
Eu tava só a falar da repro, alterações mecanicas nem pensar, apesar dos blocos serem iguais, há muita diferença para os de 105.
A minha carrinha é 105 e noto bem a diferença.
Eu fiquei foi admirado com os consumos, pensava que estes carros agora já fossem mais poupadinhos (atenção que já tive um HF Turbo, sei o que é andar com uma bomba de gasolina às costas), mas isto tb é ligar andar 3 ou 4 km desliga, o carro não chega a optimizar as temps, a fazer a mesma coisa na megane break com ac ligado ando na casa dos 7, no meu clio dci fazia 6, a minha maria faz quase 5 em estrada :scared: , já não estava era habituado a estas coisas. Como o meu Clio é de 2002 andava a pensar trocar por um carro a gasosa com estes motores novos turbinados, desde o astra/corsa, peugeot, golf ainda era uma questão de ver, mas assim perdi um bocado a vontade, acho que ou vou para outro fumarento ou dou uma grande revisão neste, não é que o carro esteja mal, é um DCI Extreme, mas os km e a idade não perdoam, ainda mais num renault :D
Pretender
19-05-2007, 05:14
O motor mais poupadinho que ai anda 1.2 gasolina é o do corsa...
Mas um corsa novo é estupidamente caro para aquilo que é o carro.
Os 1.2 não são assim tão turbinados... turbinados é por exemplo as versões 1.6 OPC 192CV :D
Podiam era lançar um 1.2 com 100cv e beber o mesmo do actual :D (actualmente têm 80cv)
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Tuning_Conteudo.vxlpub?hnid=37191
Esta história faz lembrar os 1.3cdti versus 1.7 cdti... consegue-se muitas das vezes consumos maiores com o 1.3 que o 1.7!
O motor mais poupadinho que ai anda 1.2 gasolina
Os 1.2 não são assim tão turbinados... turbinados é por exemplo as versões 1.6 OPC 192CV :D
Podiam era lançar um 1.2 com 100cv e beber o mesmo do actual :D (actualmente têm 80cv)
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Tuning_Conteudo.vxlpub?hnid=37191
Esta história faz lembrar os 1.3cdti versus 1.7 cdti... consegue-se muitas das vezes consumos maiores com o 1.3 que o 1.7!
Sim eu quando falei dos Turbinados à uns tempos a ideia era uma coisa dessas Corsa opc/Astra, mas tb não descuro o Peugeot ou VW, apesar deste ultimo ser o que está mais fora de questão 6k contos por um 1.4 acho que se pagam demais.
Vai sair acho que primeiro no Twingo novo e depois no Clio o 1.2T com 100cv
Mas os Carros estão estupidamente caros, em 2002 comprei o clio por 3500 contos novo, para comprar uma coisa identica com os mesmos extras agora gasto quase ou mesmo 5000 contos, em quase 5 anos é muita fruta.
Sabes que os de menor cilindrada a consumir mais não me espanta por causa do binario.
Pretender
23-05-2007, 00:45
Isso é verdade, os carros estão estupidamente caros e isto nota-se no segmento onde estamos a falar onde mais um pouco e compra-se o acima.
Acho que no caso do Corsa os preços um absoluto abuso.
Mesmo assim esse Clio parece um belo chupão 10l em cidade (ainda para mais para a cidade que é onde o pára-arranca nem é assim tão grande)...
Esses 1.2T com 100cv parece-me bem, finalmente alguma evolução no sector da gasolina (que tem andado desleixado).
O que parece continuar a render é o GPL (até o governo colocar o "focinho" - leia-se aumentar o ISP)
LoL entao imagina um 3.0 a gasolina lambão.... :D :D :teeth: O k vale é k só sai ao fim de semana.... durante a semana é um 1.8 guelas abertas... que começo a axar k come mais k o 3.0...
mas para longas viagens ha sempre o passat 1.9 Tdi.. hehe N chama-me de parvo...
Uma pessoa pode ter o prazer de ter um carro a gasolina, desde que para viagens grandes etc... tenha um a gasóleo para poupar... ou SENAO GPL NISSO!!!!!
o meu 318is vou por a gás... anda o mesmo e custa 50c/L, basicamente 146cv a gasolina ja n significa o consumo...
Não nos podemos esquecer e que os consumos a GPL também sao elevados, a coisa pode ficar mais economica, mas a meu ver nao compensa assim tanto como o pessoal costuma falar. É preciso analisar bem as coisas, alem do facto de nem todas as bombas terem disponiveis abastecimento GPL. Vai de cada um, mas esta e a minha opiniao que nao se torna rentavel, ou tao rentavel quanto se fala.
É apenas a minha opinião e vale o que vale :)
Não nos podemos esquecer e que os consumos a GPL também sao elevados, a coisa pode ficar mais economica, mas a meu ver nao compensa assim tanto como o pessoal costuma falar. É preciso analisar bem as coisas, alem do facto de nem todas as bombas terem disponiveis abastecimento GPL. Vai de cada um, mas esta e a minha opiniao que nao se torna rentavel, ou tao rentavel quanto se fala.
É apenas a minha opinião e vale o que vale :)
eu acho que quando se pensa em por gpl tem que se fazer as contas bem feitas... um carro que faça poucos km secalhar nunca se vai conseguir pagar o investimento. mas uma pessoa que ande muito em 1 ano ou 2, depende, paga o investimento... é verdade que vezes gasta um pouco(penso k entre 1 litro a mais) mais mas é menos de metade do preço da gasolina. eu ando num mercedes C180 k era do meu pai e ja tem 265.000km e ta impec. o gpl foi posto com +-100.000 acho, por isso ja ta mais do que pago. e o gpl diminui o desgaste do motor e alem disso nao polui. é claro k uma instalação deficiente ou mal afinada nunca da bons resultados...
Zec@s_MTR
23-05-2007, 14:16
Sem dúvida grande mano WarlorD, não podias estar mais certo, o gas dá para poupar mas é com andamentos cuidados e lentos.
Em grandes regimes o consumo é igual ou maior à gasolina podendo ir para uns 15 litros na boa ou mais, ainda mais em carros de grande cilindrada.
Repárem nisto:
O coeficiente de riqueza num gasolina/gas é sempre muito mais rico face ao diesel.
No Diesel quanto mais ar melhor, aliás, nos diesel nem sequer existe borboleta de admissão para controlar ar, o unico controle no diesel é mesmo o diesel.
Carros modernos diesel possuem borboleta mas é unicamente para o funcionamento do controlo de tracção ou estabilidade a a fim de cortar power no motor qdo é preciso.
Enquanto num gasosa basta uma entrada de ar adicional no colector de admissão por mais fininho que seja o tubo desligado e o motor vai abaixo.
É este o principal segredo dos consumos diesel, sem contar com inumeros factores como a pressão de injecção/vários.
Enquanto nos diesel falamos de cerca de 2000bar pico, nos gasosas indirectos o máx de 4 abr e mesmo os FSI (inj directa) no máx 150. Isso limita eternamente os gasosas/gas.
O GPL poupa sim mas devagar, para velocidades não compensa o investimento.
Como sabem ando a arranjar o bimmer e tenho andado de C2 1.6 16V, e digo-vos, a minha carteira tem-se queixado, já tenho saudades de em vez de meter 20 euros para desenrascar meter 20 euros e ir até Braga e qase voltar!!!! :thumbsup:
SrJabardo
24-05-2007, 12:54
Zecas.. depois com o teu Micra com o motor k lhe vais por.. ISSO SIM, vais-te keixar da carteira... ;)