View Full Version : Temperaturas p4 2.4 @ 2.9
MB: p4sdx asus
CPU: 2.4 @ 2.9mhz (Cooled by zalman 7000alcu)
Vga: 3D Blaster ti4200 Creative (Cooled by revoltec ti)
HDD: Seagate 120GB 7200rpm ATA
O problema é o seguinte:
Desde sempre tive temperaturas altas, mesmo com o cooler de stock e com o zalman... Com o cooler de stock tinha temps de 40º em idle (igual ao zalman) e no maximo 58º com o stock (mas este aumentava as rpm para 3300) enquanto q o zalman continua a sua rpm normal.. +- 1500rpm. E com o zalman chega-me aos 62º. Ñ sei mesmo o q fazer e o q pensar.. n sei se é dos sensores da placa, se a temp é mesmo esta. Uso massa termica de coolmaster premium, q dizem ser qse = a artic.
Tb n sei se é normal de idle pa full load aumentar cerca de 22º, o q aumenta aki.. ñ consigo perceber.. tenho refrigeração na caixa.. ta tudo normal.. menos as temps do CPU
As fans de tras tão a tirar ar. Se eu tirar o OC fico com menos 4º
Espero q alguem consiga exclarecer
P4rthen0n
05-07-2004, 11:44
22º de diferenca eh cooler fraco. Se aumentares as rpm's da fan do zalman, as temps ficam como?
2600rpm > idle: 36º, full load: 55º
eu apos um bench com o meu zalman com a fan a 0RPM (sim.. parada mesmo), ao fim de um 3dmakr 2001 o meu cpu normalmente fica a 60º... e pondo la as maos aquilo ainda queima bem...
experimenta por isso em full load e kd tiver nos tais 65º com a fan a 1500rpm mete a mao no cooler e ve se queima, o mais provavel é nao queimar mt... logo ou tens sensores marados ou mal montado...
eu com a fan no maximo agora de verao tenho temps de 30º em idle e 38º em full...
cumps!
dutchman.pt
06-07-2004, 19:20
Limpa o Cpu e o dissipador bem e volta a colocar massa térmica.
Espalhar uniformemente com um cartão de forma a ficar uma camada fina a cobrir regularmente todo o cpu.
Certifica-te que ao montares o dissipador ele fica bem encostado.
Eu não sei se essa pasta térmica é boa ou não mas aconselho-te a Artic Alumina. É o que estou a usar por aqui, tanto no Cpu como no Gpu.
Já agora estás a medir as temps com que prog?
E que Cpu é esse?
Limpei bem o dissipador e o cpu.. As temps messo com o probe, e quando vou para a bios, n sei bem se o processador fica a full load mas as temps na bios vao me para os 60º
Este cpu é um 1-Intel PiV 2.4 @ 2.9
P4rthen0n
06-07-2004, 20:39
Originally posted by dutchman.pt
Eu não sei se essa pasta térmica é boa ou não mas aconselho-te a Artic Alumina. É o que estou a usar por aqui, tanto no Cpu como no Gpu. Seu mentiroso. Tas a usar a minha Artic Silver Ceramique :P
Xima, nunca se desligam as fans dos dissipadores do cpu ou da grafica. Da-se um aquecimento brutal repentino e corres o serio risco do sistema nao crashar suficientemente cedo. O resultado eh algo queimado.
Stdio, mas isso eh um Prescott?? Eke pelas temps, ou ele eh de facto um Prescott ou entao a Asus ta a ler mal as temps.
Mete la o dedo no dissipador a ver se queima ou nao.
dutchman.pt
06-07-2004, 23:10
Originally posted by P4rthen0n
Seu mentiroso. Tas a usar a minha Artic Silver Ceramique :P
Xima, nunca se desligam as fans dos dissipadores do cpu ou da grafica. Da-se um aquecimento brutal repentino e corres o serio risco do sistema nao crashar suficientemente cedo. O resultado eh algo queimado.
Stdio, mas isso eh um Prescott?? Eke pelas temps, ou ele eh de facto um Prescott ou entao a Asus ta a ler mal as temps.
Mete la o dedo no dissipador a ver se queima ou nao.
Bitx, o que tenho aqui é a Artic Alumina... :P
Btw, não pode ser um Prescott. Naquela board não dá.
Vamos simplificar.
É um 2,4 @ 2,9. Essa informação é pouca.
Que voltagem é que lhe estas a dar e ele é de origem Fsb que ?
100/133 ?
Essa informação ajudava...
Originally posted by P4rthen0n
Meu CPU dissipa poucos Ws, e nao é um cooler de origem....
sempre ouvi dizer k os CPU aguenta até 100 e tal graus, alias.. ja tive aki um P4 @ 110º @ sem dissipador :p , mas isto nao tem nada a ver com o assunto.. adiante
Stdio quando o CPU esta a 60º mete a mao no dissipador a ver se esta mt quente ou n...
cumps!
É de origem 133fsb. A voltagem é a normal.
A 60º qdo ponho a mao no dissipador n queima. Queima é qdo tenho a fan desligada e ponho la a mao :(
É de origem 133fsb. A voltagem é a normal.
A 60º qdo ponho a mao no dissipador n queima. Queima é qdo tenho a fan desligada e ponho la a mao :(
Isso sao sensores marados então. Quando ligas o pc, que temperatura te aparece logo na bios?!
É que tenho uma board tb assim, uma is7-e, mal ligo o pc dame 45ºc, com um zalman alcu..
Enfim.. :dream:
Boas.
Essa Board está mesmo com problemas...
Tenho aqui um PC com uma ASUS P4P800-E DELUXE + PIV 2.4@2.9 + Cooler
de origem da Cooler Master de 2000RPM.
2000rpm > idle: 38º, full load: 42º
Atenção sem pasta térmica, é ferro com ferro. :thumbsup: :doido:
Vê bem isso porque algo está errado nessa Board.
Eu vejo sempre na BIOS, o ASUS PROBE não é lá grande coisa nas temps.
Um grande abraço a todos.
Na bios as temps são sempre mais altas do que em idle no windows, não é ?
Why ?!
tb já reparei nisso, será algum tipo de load enquanto ele está na bios??
ou uma gestão menos correcta da energia :confused: