View Full Version : Enermax 3,3v e 5v mod
Encontrei este mod para os 5V das enermax (http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.christianhirsch.de%2F enermax.html&langpair=de%7Cen&hl=pt-PT&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools).
Como diz no artigo algumas Enermax têm os 5v com valores mais baixos 4,8v-4,9v a minha realmente tem 4,89v :-
Este tem "desenhos" fáceis, assim já percebo ;D ;D
3,3v Enermax mod (http://forums.amdmb.com/showthread.php?s=&threadid=175516)
VoRtaN_MaDgE
18-01-2004, 13:51
U k eu andava maluco á procura disso ;D
Andava a testar n1a chieftec de 360w ja testei d sei lá kts maneiras...como estava na techzone, como o lasac postou aki e nada simplesmente n csg a n ser k tente com outra resistência fixa, a k usei era de 100ohms.
Agora se na enermax é garantido dessa maneira ;D...
A minha é 1a enermax EG465AX-VE(g) dará nesta????
Sinto-me tentado a desmonta-la do pc pa ver s realmente funciona...tou a precisar d mais voltagem nas mushkin...3,3 xeira-me a pouco ;D
Sabes tb o dos 12v????
cumps
Vortan
Ainda não investiguei bem mas aqui no fórum xtremesystems (http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?s=67b59581e4100a295c4e3580f74f6f86& threadid=6394&highlight=enermax) eles têm 5v (12v) mod que é link para esta thread em forums.amdmb.com (http://forums.amdmb.com/showthread.php?s=&threadid=54084). Ainda não li bem, mas do que li tabém fiquei com a dúvida "e então os 12v?". Eu por acaso essa é a minha melhor voltagem 11,98-12,04 apesar de poder levar mais um pouquinho. ;D
Quando ao modelo da fonte eles acho que geralmente fazem sempre com essa EG465 e penso que também dá para a minha EG365 ;)
Depois vou ler isso com mais tempo.
Erbium és o maior! ;D
Até te vou dar um Karma positivo por causa disto! :)
Se der para a minha fonte (rail dos 12v) podem apostar k vao ver este cpu a 2.8ghz a água nos proximos dias! ;D
Se der aos 5v já não dá pk a board vai buscar o vcore aos 12v, mas mesmo assim dá jeito! ;)
Erbium pelo k li até agora o mod dos 5v na resistência R82 tb aumenta um pouco os 12v, daí dizerem "5v mod (12v)" ;)
Vou contibuar a ler para depois testar isso! ;D
VoRtaN_MaDgE
18-01-2004, 19:05
O dos 5v aumenta tb o dos 12v eskeci-me disso, isso tenho eu a certeza.
Cumps
Vortan
Já li tudo!
Parece k nem todas as fontes têm a R82!
Em vez disso, basta trocar a resistência R73 por um pot klker regulado a 2.4k e diminuir ao poucos até fikarmos com os rails 5v/12v ao nosso gosto! (sim este mod aumenta os 2 rails (5v/12v) ao mesmo tempo! ;D
O mod á R73 tem dado em todas as fontes (até agora nao apareceu ng k dissesse o contrário!) portanto temos uma boa probabilidade de conseguir o mod! :)
Só testando é k se tem a certeza! ;)
Vou testar mais logo numa fonte de 250W, depois meto resultados! :)
Eu como tenho a de 5V a 4,89v e a de 12V a 11,98v se calhar ao aumentar fico com a de 12V um pouco alta para a de 5V ficar como deve de ser...
E tenho mesmo de ler com multimetro a minha 3,3v, é que tenho o vdimm a 2,59 se tiver auto (2,6v) e se aumento para 2,77v na bios fico com 2,72v. É a linha de 3,3v que influencia a voltagem das memórias não é?
VoRtaN_MaDgE
18-01-2004, 19:31
O d 3.3 aumenta o das memorias mas para isso tens d fazer 1 mod á board.
Cumps
Vortan
Eu tinha pensado era que tinha voltagem mais baixa do que aquilo que escolhia na bios no vdimm por ter a linha de 3,3v baixa. Pensei que se aumentasse a 3,3v para o valor certo ou um pouco mais o vdimm ficava mais regular.
Mod a board só faço para vdd, vdimm acho 2,9v para as minhas memórias chega. ;)
Não cheguei a fazer o mod, pk a fonte de 250W só tem 70 resistências lol ::)
Tenho de testar diecto na minha... :(
Se me decidir a fazer amanha depois digo! ;)
LASAC! solda a fonte toda! Faz o que te digo! ;D
LASAC! solda a fonte toda! Faz o que te digo! ;D
Vontade não falta, mas se uma fonte de 400w não xega, então se eu estragála tenho de usar uma de 250w por tempo indeterminado e adeus aos oc's :( ::)
Amanha decido! ;)
VoRtaN_MaDgE
19-01-2004, 00:52
Lasac se kiseres testar na tua de 400 empresto-te 1a chieftec de 360w...
Já o fiz antes a 1 user de outro forum e não há razao para não o fazer de novo se alguem precisar... ;)
Cumps
Vortan
ja sabes...kk coisa dá 1a apitadela aki ao je :D
Vortan, certeza k ela não te vai fazer falta caso isto dê para o torto?
É k kuando digo tão cedo não vou ter uma fonte é pk é, tipo o mais tardar nas férias grandes LOL
Lá vou eu ter de fazer o mod! :P
cumps
VoRtaN_MaDgE
19-01-2004, 17:11
A sério Lasac se precisares já sabes...diz kk coisa ;)
Cumps
Vortan
É óptimo saber k sempre podemos contar com alguém! ;D
Ninguém arrisca?
Parece k tá tudo á minha espera :o :P
Exames time :(
Depois dos exames talvez o faça, a fonte ainda está na garantia penso eu mas como não sei da factura se calhar já não está ;D
P4rthen0n
19-01-2004, 22:26
Eu faco o sacana do mod! :) (nas ferias de carnaval);D;D
Já tentei fazer o mod á minha fonte!
Não dá, trokei várias resistências por um pot e esperimentava reduzir um bocadinho o pot e não aumenta nada! :(
banhada! :(
VoRtaN_MaDgE
23-01-2004, 20:49
Kual é k tentaste Lasac????O dos 3,3v ou dos 5v???
Só tenho as resistências esta 2a feira e logo agora k tava o fim de semana de folga...grrrrrrrrrrrrrr:mad:
Cumps
Vortan
o dos 5v/12v :(
dos 3.3v tenho o vio mod a 3.52v :D
VoRtaN_MaDgE
03-02-2004, 13:00
Já tens a enermax Lasac????
vê aki:D
3DMAXX (http://www.3dmaxx.net/forums/showthread.php?s=&threadid=1164&perpage=15&pagenumber=1)
Ja me informei e ao k parece dá para a d 460W...
O dos 5/12v percebo agora akela imagem dos 3,3 tá 1a beca confusa.
Cumps
Vortan
Ya, ele ja tem a enermax, já se andou a gabar pela escola toda e tal... :D
Ele disse que so vai montar a fonte depois de fazer o mod, depois faz um bench aki para meter nojo ao pessoal e tal.. :babado:
Lasac, és um nojento :cool:
Originally posted by luka
Ya, ele ja tem a enermax, já se andou a gabar pela escola toda e tal... :D
Lasac, és um nojento :cool:
Bah!
Kuando xeguei á escola toda a gente já sabia k tinha 'ganho a fonte'!
Foste tu e o XiMa k contaram! lol
Tipo eles é k andavam smp a perguntar kuantos watts tinha a fonte etc.
Axas k responder a isso é gabar? :dream:
Ok prá proxima eles perguntao e eu 'mando-os ir á loja da maria!' :p
Kuanto ao ser nojento, enfim... um gajo já não pode fazer os mods para ter a fonte mais potente ainda e render mais?
Ok, então kem é k pediu para tentar os 2.8ghz?
Toma tento na lingua mas é :p
Já te disse e torno a dizer, estás com dores de cotovelo! :thumbsup:
Vortan, não tinha visto ainda esse link...vou ver, é k o vio tá mesmo a atrofiar, por muito k modifiko nao passa dos 3.38 +/- :doente:
Vou já ver isso! :thumbsup:
Pelo k entendi, liga-se uma resistencia de 2k no vsense k vem da molex atx da mobo e num gnd klker da fonte!
Não confirmo nada, pk tb não percebi a 100% :dream:
O Ojdr já fez o mod ao vio com sucesso! 3.87v o maximo (a 3.88v a fonte desliga-se) :D
Basta cortar o vsense (fio castanho) e o fio preto mais fino e ligar um pot 5k nos 2 fios k saem da fonte e isolar os da molex da board!
depois basta regular o pot conforme os volts pretendidos! :thumbsup:
Tnks Ojdr! :thumbsup:
P4rthen0n
15-02-2004, 21:19
Eu pelas pics e explicacoes nao percebi bem o k se tinha k fazer por isso, quando precisar de ajuda pros mods ja sei a kem recorrer hehe
Por agora acabou o mito das unmodable Enermax's :thumbsup:
done
O vio tá agora em 3.62v (xega bem por agora) :thumbsup:
As primeiras voltas ao pot custam um bocado aumentar o vio, depois é só regular um bocadinho de cada vez k ele sobe bastante! :D
dos 5/12v tb é fácil! :thumbsup:
Lasac, o que tu nao conseguias era o mod dos 12v nao era?
Esse dos 3.3v afecta o quê, mais precisamente?
P4rthen0n
15-02-2004, 21:38
Esse dos 3.3v afecta o quê, mais precisamente? Tao luka, o do +3.3v ( o vio mod) eh quase como um enchanced vdimm mod :thumbsup:
Percebo muito pouco de VDimms e Vmems e essas coisas de voltagens :(
Lasac, o que tu nao conseguias era o mod dos 12v nao era?
Esse dos 3.3v afecta o quê, mais precisamente?
Oh rapaz, o mod dos 12v não dava mas é na outra de 400w :p
O mod nas enermax funcionam todos! ;)
O vio é k não dava, pk trazia uma protecção, mas agora já dá :D
A maioria das boards vai buscar a voltagem das memorias ao vio, por isso kuanto mais volts tiver o vio, mais volts vao ter as memórias! :thumbsup:
Algumas gráficas tb vão buscar ao vio a voltagem para as memorias, logo tb se tem a possibilidade de ganhar oc nas memórias (infelizmente a minha radeon não vai buscar ao vio...)
Assim não preciso de fazer vmem para ter mais voltagem nas memórias! :thumbsup:
Kuanto ao mod dos 12v/5v ainda nao o fiz, tenho as voltagens hyper estáveis! :thumbsup:
Tipo o vcore vem da linha dos 12v da fonte, e esse tenho mais k estável! Tem kuase 0,04v a mais! :D
Eu com esta fonte nao faço mod nenhum :(
Ja arranjei mais duas ventoinhas para meter na caixa, uma via ficar ligada a um transformador de 12v mas a outra vou ligar á fonte...
O meu medo e que isto ainda me roube mais potencia nos 12v visto que eu ja tenho o vcore meio instavel...
Instavel, quer dizer, nao e bem instavel... Como ja expliquei noutra thread tenho na BIOS a limitar o vcore a 1.675 e ele no speed fan e outros programas aparece como 1.74... Ou seja, tenho aqui um caso de Overvolt e ando com medo que isto me esturre o CPU :X
Bem... Com 10A nos 12v acham que e recomendavel ligar uma fan de 12v e 0.14A directamente a fonte?
BrunoSbc92
15-02-2004, 23:30
Bem... Com 10A nos 12v acham que e recomendavel ligar uma fonte de 12v e 0.14A directamente a fonte?
Luka nao percebi...
Ke kerias dizer?
Cúmps
A minha fonte tem apenas 10A na linha dos +12v
A fan que quero ligar á fonte é de 12v e de 0.14A
Erro meu em cima :(
Deu para perceber agora? :thumbsup:
Edit: Erro corrigido!
BrunoSbc92
15-02-2004, 23:49
A minha fonte tem apenas 10A na linha dos +12v
A fan que quero ligar á fonte é de 12v e de 0.14A
Erro meu em cima :(
Deu para perceber agora? :thumbsup:
Edit: Erro corrigido!
Ok,ja percebi.
Olha eu tinha uma km 9A na linha dos 12V e ela aguentava km o Meu 2,8@3,6 e km 2 discos,Ti 4200,DVD,CD-RW,Zalman 7000 Al-cu,2 ventoinhas da NB...
Portanto nao deve fazer mal ligares essa.;)
Cúmps
Epa, eu so tou preocupado porque a minha fonte faz overvolt, ou seja, não é muito de fiar... mas acho que nao tem problema nenhum pois eu so tenho um disco e duas drives de cds :)
Se bem que esta fonte é fuleira :(
Tenho de comprar uma enermax quando me sair o totoloto :D
Tenho de comprar uma enermax quando me sair o totoloto
Ou se ganhas primeiro ou segundo premio de pcdiga:D
BrunoSbc92
15-02-2004, 23:57
Epa, eu so tou preocupado porque a minha fonte faz overvolt, ou seja, não é muito de fiar... mas acho que nao tem problema nenhum pois eu so tenho um disco e duas drives de cds :)
Se bem que esta fonte é fuleira :(
Tenho de comprar uma enermax quando me sair o totoloto :D
A minha ainda era pior poix fazia Undervolt:( (Enermax agora ja nao ha esse prob:D )
A minha tb era bem foleira Deer 300W.
Nao vais ter problema nenhum;)
P4rthen0n
16-02-2004, 00:34
Epa, eu so tou preocupado porque a minha fonte faz overvolt Nao eskecer k a tua board tem uma grande variacao de vcore, corrigivel com o mod. Nao sei se sera disso, mas certamente k iria ajudar. :dream:
Alem do mais era so pagar uma coca cola ao Lasac k ele te tratava disso:D :thumbsup:
Done!
Vio mod e mod aos 12v/5v! :D
Antes dos mods:
Vcore: 1.76v (1.75v na bios)
Vmem: 2.64v (2.6v na bios)
Vio: 3.36v
+12v: 12.11v
+5v: 5.03v
-12v: -12.03v
-5v: -5.29v
Depois dos mods:
Vcore: 1.79v (1.75v na bios)
Vmem: 2.74v (2.6v na bios)
Vio: 3.62v
+12v: 12.35v
+5v: 5.19v
-12v: -12.44v
-5v: -5.44v
Conclusão:
Vale muito a pena os mods, para o vio basta um pot de 5K Ohms ligado ao vsense (fio castanho) e ao fio preto mais fino no conetor atx da mobo!
Nos 12v/5v, basta des-soldar 1 pin da resistência R73 (fika mesmo á beira da fan traseira da fonte) e soldar juntamente um pot 1K Ohms regulado a 0 Ohms (zero mesmo!).
Após fazer isto, liga-se o pc e com a ajuda de um programa klker de leitura das voltagens (MBM5, Winbond HW Doctor, Asus Probe etc); regulamos agora os pots devagarinho e smp a olhar para o progama de leitura das voltagens, e vamos regulando até atingirmos os volts pretendidos! :thumbsup:
No mod aos 12v/5v se repararem ele aumentou tanto os volts + e os - (rails +12v; +5v e -12v; -5v) :)
Aki vai uma pic do winbond:
http://www.techzonept.com/attachment.php?s=&postid=253308
Se alguém tiver dúvidas avise! :thumbsup:
VoRtaN_MaDgE
16-02-2004, 02:24
Good work lasac...
3a feira vou fazer isso na minha...o dos 3,3v vou mesmo o dos 12/5v n sei s preciso mas já k vou tar a aquecer o ferro :D LOL
Cumps
Vortan
Lasac, segundo o que dizes, apos o mod aos 12v começas a ter mais vcore do que o que tinhas na bios... Será que da para regular isso para ter menos? Ja que a minha faz overvolt assim fazia o mod e ele ja me dava as voltagens correctas e as probbilidades de fritar o CPU eram menores :D
Ja agora.. onde e que eu saco esse winbond? Parece muito bom para controlar as voltagens
Bom... la liguei a fan a fonte e o que acontece e que para além de ter menos rpm do que se for ligado a um transformador de 12v, a linha dos +12v fica instavel :(
Parece que vou ter de ligar as duas fans a transformadores :(
Será que da para ligar duas fans de 12v a um transformador de tb 12v?
Luka, se tiver a R82 ou R73 dá :thumbsup:
Mas duvido k tenha, a minha Zaapa de 400w não tem e é mais recente! (fez 1 ano em novembro passado)...
Tb pode ser da board, daí existir o mod ao vcore... embora não esteja muito dentro do assunto... :dream:
Bem.. la abri o buraco para meter mais uma fan...
Agora em full load tenho 38º e antes tinha 41º, nada mau...
Mas so agora reparei numa coisa... quando meto em full load o vcore baixa de 1.74 para 1.66 e os 12v baixam de 12.10 para 11.60 :X :X
Lasac.. acho que vais ter de me fazer o mod :dream:
Bem.. la abri o buraco para meter mais uma fan...
Agora em full load tenho 38º e antes tinha 41º, nada mau...
Mas so agora reparei numa coisa... quando meto em full load o vcore baixa de 1.74 para 1.66 e os 12v baixam de 12.10 para 11.60 :X :X
Lasac.. acho que vais ter de me fazer o mod :dream:
Isso é da fonte!
VoRtaN_MaDgE
16-02-2004, 12:51
Onde leste essas voltagens????
Digo isto pk se eu ler os 12v no asus probe dá-me 11,7 se ler com o multimetro dá-me 12,2v:mau: ...por isso, eu tirava a limpo essas medições com 1 aparelho de medida mesmo...
Cumps
Vortan
Vi no asus prob e no speed fan para ter a certeza que nenhum estava a ler mal... A verdade e que a fan ligada a fonte roda muito mais devagar do que se tiver ligada ao transformador :(
MadOnion
16-02-2004, 17:58
Originally posted by VoRtaN_MaDgE
Onde leste essas voltagens????
Digo isto pk se eu ler os 12v no asus probe dá-me 11,7 se ler com o multimetro dá-me 12,2v:mau: ...por isso, eu tirava a limpo essas medições com 1 aparelho de medida mesmo...
Cumps
Vortan
Lê com o winbond hardware doctor...
btw vou fazer o mod à minha chieftech 360w... no fio castanho vou ligar uma resistencias 100k e uma de 5k para o enganar... segundo o macci e o metodo do ricky...
kero ver o maximo das minhas hyperX
cumps mad
VoRtaN_MaDgE
16-02-2004, 19:54
Á mh vou fazer amanhã mad...o dos 12/5v não sei s percise mas o dos 3,3v esse vai ter de ser mesmo.
Cumps
Vortan
MadOnion
17-02-2004, 16:51
Á mh vou fazer amanhã mad...o dos 12/5v não sei s percise mas o dos 3,3v esse vai ter de ser mesmo.
Cumps
Vortan
vais fazer na chieftech???
depois diz qualquer coisa...
MadOnion
17-02-2004, 16:52
Cumps
Vortan
vais fazer na chieftech???
depois diz qualquer coisa...
PS: VOU ESTUDAR FISICA... BAH É TÃO LIXADA ESTA MATERIA FDXXXX :arrrg:
cumps mad
VoRtaN_MaDgE
17-02-2004, 19:21
Neps mad vou fazer agora na enermax...a da chieftec axo k é como o macci explica no xtremesys...penso eu de que:atento: ...
Cumps
Vortan
VoRtaN_MaDgE
10-03-2004, 01:46
Já o fiz há 1as semanas e como inda não tinha metido aki o resultado...aki estão as fotos aos mod's da enermax d 465 WATTS (TÁ BOM ASSIM LASAC? LOL)
3,3v mod:
http://www.pcdiga.com/Imagens/VoRtAnMaDgE3,3vio mod.JPG
12/5v mod:
http://www.pcdiga.com/imagens/VoRtAnMaDgE12 and 5v mod.jpg
12v reading:
http://www.pcdiga.com/Imagens/VoRtAnMaDgE12v reading.JPG
5v reading:
http://www.pcdiga.com/Imagens/VoRtAnMaDgE.jpg
Os valores não são os máximos k a fonte consegue...apenas meti 1s ao calhas para tirar 1as fotos...pic da voltagem dos 3,3 não tenho eskeci-me de tirar...who cares LOL...:D
Sorry pela qualidade das fotos:(
Cumps
Vortan
MadOnion
10-03-2004, 09:17
agora sou, agora sou :P
tenho de fazer na minha chieftech
alguem ja tentou ou conhece resultados positivos na chieftec? preciso mesmo do mod para 3.3v :(..
mas nao queria tar la a cortar fios
e depois nao dar para mudar...lol
é que em todas as threads que li..falam smp k talvez de na chieftec,talvez de..mas nao me lembro de certezas
obrigado
_zZz_
VoRtaN_MaDgE
10-03-2004, 22:22
Kd tiver tempo experimento na minha :)
Cump
Vortan
VoRtaN_MaDgE: Mete ai esquema de como fizeste o mod dos 3,3v sff. Tipo boneco do paint muito simples para eu perceber :D
MadOnion
27-03-2004, 09:34
ERBIUM O ESQUEMA È SIMPLES...
FONTE-> vsense-> POT-> a outra perna do pot liga a um terra da fonte-> e volta para a fonte...
os fios que cortas para por lá o pot... isolas que esses não vão ser preciso...
__________________________________________________ __
_zZz_ Aqui mod feito na chieftech e o vortan_madge tb tem...
__________________________________________________ __
Boas ppl
Apos as mems terem regressado do A64 do silence...
tou aqui em testes: e o max que elas deram foi:
http://madonion.home.sapo.pt/DDR512.JPG
Para dar 255 de fsb tive que aumentar o vio para 3.7v e o vdimm assim fika a 3.5v mas acontece que oscila muito quando corre o sandra... eu tive o cuidado em ler enquanto o programa corria... e a voltagem descia 0.1v resultando os 3.4v...
a 3.4v de vdimm e a 3.6v de vio... o max que consegui foi 250 de fsb... podia dar mais... mas só me interessa saltos de 5 em 5 mhz de fsb...
btw tou contente com os resultados... embora a oscilação seja muita...
proximo passo: 260 de fsb... não é que elas não corram... correr até correm... mas por causa da tal oscilação de voltagem 0.1v o pc reinicia...
o pot que eu uso 10k... a dada altura torna-se muito sensivel... pois quando kero dar 3.8v ao vio... tenho de dar um toque ou aquilo salta para 3.9v , 4v, 4.1v e 4.2v e desliga... secalhar tenho de trocar por uma de valor inferior... talvez 5k ou 1k para demorar mais tempo a chegar à voltagem pretendida...
se alguem tiver alguma sugestão sobre como aumentar o vdimm e tirar maior partido do vio... sugestions would be accepted
:-D ...
cumps mad
VoRtaN_MaDgE
27-03-2004, 12:58
Isso mesmo Erbium!