View Full Version : O meu primeiro OverClock
Aweee finalmente fiz o meu primeiro OC ao CPU!
Material:
P4 2.0 @ 2,66 cooled by Zalman 7000 AlCu
2*256 Mushkin level 2 pc3500 (2-2-2-5-4) (333Mhz - limitado pelo CPU :()
Asus P4P800
Com uma ajudita do ximabara meti o CPU a 2.66 a 1.675v e as memorias a 333 com voltagens em default.
Temperaturas:
Mobo - 28º (IDLE)
CPU - 25º (IDLE)
Mobo - 34º (Full Load)
CPU - 40º (Full Load)
Super Pi -> 01m 06s
Gráfica -> 8065M sem qualquer OC ou tweak (sinceramente esperava mais... mas também uma fx5200 :'()
Por enquanto ainda nao fiz mais nada... Agora gostava que me desses umas luzes do que posso fazer com este material, testes, OverClocks, etc ;)
Jarodboy
18-01-2004, 16:02
a 2,66Ghz fazes 1min e 6seg de super pi??
tou a achar mt...eu com tudo em default faço 57seg...
pensei k deverias ter um resultado bem mais baixo,tendo em conta k é intel...mas isto sou eu k n percebo nada disto! :P
O meu CPU é FSB 400 ::)
Acho que é um resultado razoavel, mas também nao percebo nada disto :P
Ja testei as temperaturas em Full load
Após 20 testes com o prime95 os resultados foram os seguintes
CPU - 40º
Mobo - 34º
Isto de caixa fechada ;)
Parece que nao me tenho de preocupar com as temperaturas :P
Jarodboy
18-01-2004, 16:11
meu cpu é FSB 333...
e tenho a ram limitada por um dimm OEM...
talvez seja razoável,eu só falei por comparação com o meu! :P
AMD é muito mais rápido no superpi.
Jarodboy
18-01-2004, 17:17
ah entao tem a ver com o meu ser AMD...ta mt bem, ja se descobriu a razão dos teus 1min e 6seg luka!
P4rthen0n
18-01-2004, 22:57
Eu so duvido muito eh k seja o cpu a limitar! 133 de bus eh muito pouco. Isso deve eh ser a board a limitar. Bota mais voltagem, tas segurisimo ate aos 1,75v.
Quanto ao superpi, ta muito fraco tambem. Eu fiz 1:30 num P4-M 2.4 por isso axo k devias fazer mais.
Boa sorte nisso. :)
Epa, vou tentar ir até ao maximo de fsb... mas acho que para meter a 2.8 tenho de ter 1.8v e isso começa a ser muito...
Pelo menos foi com esta voltagem que o xima conseguiu, e ja estava instavel o windows...
Agora andei a cortar o dissipador da grafica antiga e deu 8 dissipadores de 2cm por 1cm, vou mete-los nas memorias da gráfica ;)
Tenho aqui cola Tesa... acham que devo arriscar ou comprar adesivo térmico? e que nao há mesmo guito!
Quanto ao fazer mais super Pi.. devia era fazer menos ;)
P4rthen0n
18-01-2004, 23:13
Mais melhor bem claro ;D;D
NAO metas tesa!! Alem de k ahs tantas ainda pioravam as temps, acabava por ser um bico de obra para tirar de la os dissipadores depois. Eskece isso man. Eh preferivel ficares com as memorias ao leu ;).
Sinceramente xeira-me a (MUITO) pouco 2660Mhz como limite dum 2.0A. ??? Pode ser k esteja enganado... ou pode ser k seja da board. ;D Isso se levasse ai uma (fdx ja nem me lembro dos nomes das i845 :-X) P4PE Black Pearl (eh a unica k me vem ah cabeca neste momento;D) talvez ja fosse mais alem sei la. Bem, isto tudo pra dizer k axo k 2800Mhz a 1,8v eh muito pouco. ???
É normal, ele tem pouca largura de banda nas memórias! :P
E tb é normal ter só akele oc, as canterwood e springdale são feitas kuase exclusivo para p4c 800fsb, e costumam atrofiar mto nos cpu's mais antigos, ptt só tiras proveito disso nun p4c 800fsb ;)
Keep Going!
Nao tou a perceber nada... o fsb default é 100, o multiplicador é 20
Tenho o fsb 133 a 1.675v, posso meter mais mas tenho de aumentar o vcore... e as memorias tao limitadas pelo cpu, so kd aumentar o cpu e que me deixa aumentar nas memorias....
Lasac, o que me dizes de fita tesa? O Xima acho que tem as dele com tesa :P
P4rthen0n: Tkz pela dica da fita, mas mesmo assim quero ouvir outras opiniões ;)
Ja agora, este CPU é p4 2.0B e não 2.0A
O k o xima tem é como eu fita da M3 k se vende na concorrência!
Nada como experimentares!
Fika mas é de olho nakilo! ;)
P4rthen0n a tesa k ele tem é fita fininha transparente k cola dos 2 lados!
Ele secalhar pensava k era dakelas grossas brancas! :P
Se não kiseres arriscar trás a fita k eu experimento numa grafika klker k aki tenha! :P
Epa, é mesmo da branca... nao sei qual é o vosso conceito de fininho mas esta nao é mt grossa...
Tenho de ver se arranjo uma fita dessa fininha... Amanha levo os dissipadores que cortei com a fita para a escola e tu vês ;)
Ja tirei a fan ao cooler antigo e meti o controlador da zalman e vou meter isto a mandar ar para a grafica, dps vou a fonte do pc antigo e sako a fan e meto do outro lado da grafica ;) So tenho um problema... A fan da ventoinha antiga so tem dois fios, um branco e um vermelho... dps tb a levo para a escola para veres...
A fan liga o fio vermelho ao fio amarelo da fonte, e o preto a um preto da fonte klker! ;)
kuanto á fita se é da branca o melhor é trazeres para ver a grossura! ;)
P4rthen0n
19-01-2004, 00:22
Epah nao pode ser. Se eh um 2.0 com default bus 100Mhz nao eh um B, mas sim um A. O facto de ser um B explicaria o limite precoce de overclock.
Quanto ah fita termica, eu continuo relutante. Uma coisa eh ela agarrar, depois tambem tem k ajudar na transferencia de energia do chip pro dissipador. Sera k a diferenca (ao nivel da transferencia de energia) desta tesa pra as ceramique eh muita? Eu lembro-me de ver uma vez um comparativo k indicava k em load um cpu X com as 3 e cooler Y tinha menos 6/7/8 graus centigrados k o mesmo cpu X no mesmo cooler Y mas com uma massa termica duma dessas marcas conhecidas (ex. titan, geil, coolermaster... uma dessas na mesma onda; nao necessariamente uma das anteriores). Dai o meu cepticismo.
Depois eh tambem akele medo de agarrar e so despegar a ferros! Foi isso k me aconteceu no core da minha tnt. Tava tao pegado k teve k ser arrancado ah forca! ;D
quanto ao CPU o dele eh o 2.0A
A=100fsb
B=133fsb
c=200fsb
kt a fita... se for grossa nao faz mal.. ja k a grafica dele tem memorias dekelas mais antigas, ele faz assim.. poe nas pontas do dissipador um bocado de fica e nu meio massa termica (artic ceramic).
kt ao score do super pi.. axo normal. 133fsb nao eh mesmo nada....
cumps!
VoRtaN_MaDgE
19-01-2004, 00:57
Isso com 1a p4pe, p4b533 ou com 1a igual akela albatron k tá no forum vende-se é k bombava...
cumps
Vortan
Isso com 1a p4pe, p4b533 ou com 1a igual akela albatron k tá no forum vende-se é k bombava...
cumps
Vortan
pa ele nao da.. pk ehe mais tarde ou mais cedo vai comprar um p4c :P
cumps!
Jarodboy
19-01-2004, 01:55
fikei intrigado com o tempo do luka de 1.06min no super pi e fui testar...
para fazer esse tempo tive de fazer um "underclock" até aos 138x11= 1518Mhz...para isto bastaram 1,225v e tinha temps em full de 35º...
diferença de mais de 1Ghz entre AMD e Intel faz o mesmo resultado?? uouuuu,nunca pensei k fosse tanto!! :o
conclusão k tiro disto: os AMD foram feitos a pensar neste programita!!! :P :P :P :P
P4rthen0n
19-01-2004, 09:55
Nada disso. AMD eh mesmo mais potente e pronto ;D. Basta ver k o AFX do OPP a 3Ghz acaba por ter performance semelhante ao P4 EE ES do Macci a 4.4Ghz ::)
Ou entao ve o score do Lasac k a 2700Mhz fez mais k muitos P4C acima dos 3500Mhz :P
Pah, AMD eh mesmo bom. Se, for pior em alguns casos, culpa o chipset, nunca o processador ;D;D
Jarodboy
19-01-2004, 10:04
Nada disso. AMD eh mesmo mais potente e pronto ;D. Basta ver k o AFX do OPP a 3Ghz acaba por ter performance semelhante ao P4 EE ES do Macci a 4.4Ghz ::)
Ou entao ve o score do Lasac k a 2700Mhz fez mais k muitos P4C acima dos 3500Mhz :P
Pah, AMD eh mesmo bom. Se, for pior em alguns casos, culpa o chipset, nunca o processador ;D;D
essa do culpar o chipset é mto boa...agora ja descobri pk meu cpu não passa dos 201 estaveis...culpa do chipset!!!!! :P :P
Bem, hoje vou falar com o lasac para ver o que posso fazer ;)
Coloquei mais uma ventoinha na caixa a fazer o ar circular (está segura por fios :o) e ganhei 2 graus em full load ;)
Ainda tenho outra para meter na caixa, uma delas deve ir para a gráfica par arrefecer os dissipadores das memorias quando eu os colocar :P
Cheguei a conclusão que nao vale a pena aumentar nem mais 1 Mhz no CPU pois so consigo meter a memorias a 400Mhz com 200FSB...
Aqui nem com prommy chegava a 200FSB.. :'(
Vou ter de esperar por um p4c... ::)
kd tiber o meu p4 2.8C se for bom (se der +-270fsb) faço 3x segundos no superPI
cumps!
P4rthen0n
19-01-2004, 22:58
Isso tambem o Lasac faz com uma motherboard muito inferior (e olha k a dele ja eh das melhores pra AMD!) porque, e a realidade eh esta, os chipset's da Intel estao e sao muito melhores k os da AMD. :) Nao eh qualquer tipo de flame, apenas axo k eh um facto.
mas nos ja sabemos isso.. Lasac tem um cpu mt raro.... uns OCers deram 4700mhz com 1 igual ou parecedo com o do lasac...
cumps!
P4rthen0n
19-01-2004, 23:20
Peco imensa desculpa mas nisso eu nao acredito. Simplesmente nao podem ter dado tanto. Isso ja eh OC de P4 e nao de AMD. ;)
Alias, eu so acredito em resultados altos se tiverem na tabela (vem ja em baixo) ou se for dum site de renome k apresente inumeras provas. ;)
http://www.vr-zone.com/ocdb/AMD/Tbred/
JAFoNEXUS
20-01-2004, 14:24
4700 fdx isso é mt exagerado, se fosse assim já tinha corrido mt furor na net e pelo que me apercebi isso não aconteceu, digo eu
mas q o lasac tem um grande cpu lá isso tem, mesmo qd ele tiver passado eu axo que ele devia fazer uma moldura do gaju para mostrar aos bisnetos e trinetos: "... vêm meninos eu ainda sou do tempo em que um cpu dobrava os mhz apenas a agua...." ;D ;D ;D 8)
4700 nao acredito, acho que nem com LN2 ias lá...
Já acho 3700 muito dificil, senao impossivel... ::)
Isso é fake!
Onde está nem é credível, pk para fazer upload a um oc, basta meter o cpu, stepping, oc e cooling, nem pedem pic de cpu-z ou wcpuid, e por mais com uma kryotech lol
O macci com um igual ao meu deu 3.1ghz com a prometeia, fikou limitado pela mobo (epox 8rda) ;)
Tb não é só ter cpu bom, é preciso ajustar tudo mto bem, desde timmings os melhores timmings das memórias na bios (no meu caso tenho mais performance a 2-2-2-11 doke a 2-2-2-5!) etc...
Com as boards k exitem agora "temos a papa toda na boca"!
Dos pc's k me deu mais pika foi um P100MHz @ 200MHz! Tive k descubrir a posição dos jumpers sozinho, já k manuais etc nem velos e kuanto a site dela, é mesmo para eskeçer! (grande museu) ;)
A seguir sem dúvida é o sistema k tenho de momento, mas a fonte não tem pedalada! :(
Realmente a intel safa-se bem é com as boards, pelo menos os peritos disseram k a arquitectura do amd é superior á intel, so k as boards amd não aproveitam o potencial todo dos cpus!
Eles lá têm as razões deles, e concerteza k é visível, basta ver os intel com fsb's brutais e o dobro da cache do meu e no entanto só vejo cpu's com prometeia á minha frente tanto no superpi como no cpumark! :P
Se eu tivesse uma board k desse 270fsb era giro! :D
MadOnion
23-01-2004, 09:53
Originally posted by Lasac
Isso é fake!
Onde está nem é credível, pk para fazer upload a um oc, basta meter o cpu, stepping, oc e cooling, nem pedem pic de cpu-z ou wcpuid, e por mais com uma kryotech lol
O macci com um igual ao meu deu 3.1ghz com a prometeia, fikou limitado pela mobo (epox 8rda) ;)
Tb não é só ter cpu bom, é preciso ajustar tudo mto bem, desde timmings os melhores timmings das memórias na bios (no meu caso tenho mais performance a 2-2-2-11 doke a 2-2-2-5!) etc...
Com as boards k exitem agora "temos a papa toda na boca"!
Dos pc's k me deu mais pika foi um P100MHz @ 200MHz! Tive k descubrir a posição dos jumpers sozinho, já k manuais etc nem velos e kuanto a site dela, é mesmo para eskeçer! (grande museu) ;)
A seguir sem dúvida é o sistema k tenho de momento, mas a fonte não tem pedalada! :(
Realmente a intel safa-se bem é com as boards, pelo menos os peritos disseram k a arquitectura do amd é superior á intel, so k as boards amd não aproveitam o potencial todo dos cpus!
Eles lá têm as razões deles, e concerteza k é visível, basta ver os intel com fsb's brutais e o dobro da cache do meu e no entanto só vejo cpu's com prometeia á minha frente tanto no superpi como no cpumark! :P
Se eu tivesse uma board k desse 270fsb era giro! :D
podias ter uma board ke desse 270fsb... mas precisavas de mems ke o aguentassem tb... e não falo de mems com latencia altas... mas sim com timings agressives pk essas sim rulam....
quanto ao score... só tenho a dizer isto-> CUMPS MAD