View Full Version : Big F*cking problem
Material:
P4p800 vmem e vcore mod
2x256 mushkin level 2 pc3500 BH5
Intel P4 3.0 SL6WK
MSI FX5200 128bits
Enermax 353w OEM
O problema:
O pc recusa-se a fazer qualquer tipo de overclock.
Aumento 20 fsb na bios e o pc encrava, aumento com o clockgen e a imagem congela. Com as memorias a 1:1 e com 220fsb nao deixa sequer fazer superPI, dá logo erro.
Ou seja, só consigo ter o pc a 200fsb, qualquer aumento de fsb que lhe faça seja com que divisor for o pc acaba por encravar.
Com 220fsb e memorias a 5:4 nao da erro no superPI mas a meio do teste a imagem congela. Quer dizer, tanto pode ser a meio, como no inicio, como pode nao encravar. É como lhe apetece...
Os mods na motherboard foram feitos pelo Lasac ontem e no vmem deparamos com uma coisa estranha... devo ter uma board diferente de todas as outras fabricadas... La fizemos o vmem mas nao sabemos onde ler, logo o pot esta regulado para o minimo.
O disco rigido quase de certeza que está estragado, a instalar o windows resolve fazer barulhos eskisitos, tentamos 3 vezes formatação rapida NTFS e chega a 98% e começa a dar erros de ficheiros. Com formatação normal instala tudo bem. Depois da primeira parte da instalação reinicia e já nao entra, fica o ecra a preto e o ecra desliga. Tenho de carregar no butão reset e la continua a instalação :doido:
Desconheço o que tenho mal no sistema com estes sintomas... Nao sei se me esqueci de explicar alguma coisa mas se sim perguntem que eu respondo.
Agradeço a ajuda possivel.
Experimenta com outro disco ... e saca a ultima bios
P4rthen0n
16-07-2004, 15:28
Board pra RMA? :bounce:
Pra saberes onde tens k ler bastava pores um valor na bios e andar ah coca desse valor com um multimetro, comecavas a procurar nos sitios em k normalmente se faz.
Quanto a teres uma board diferente das outras pode ser apenas uma revisao. De revisao pra revisao por vezes mudam umas coisas (mosfets, alimentacao...).
Tenta primeira resolver o prob com o disco, nunca se sabe.
O meu problema e que nao tenho outro material para testar :(
A bios é a 1016, nao sei se é a ultima, vou ver...
quanto a motherboard para rma.. err... como faço agora para os mods? é que o vmem etá com um grabber mas o vcore está soldado :X
Outra coisa.. nao tenho multimetro para ler isso... Nao sei porque mas a minha bios nao me apresenta o valor real do vmem... o Lasac estranhou nao aparecer nenhum valor relativo ao vmem.
Outra coisa, tenho o pot do vcore mod regulado no minimo mas mesmo assim tenho undervolt
Quer dizer, eu nem sei o que tenho, porque meto varios vcores diferentes e akilo está sempre a 1.6, 1.616... Acho que nao sai dali nem que eu meta vcore 1.8 :|
Acho que a board esta mamada e está a ler as voltagens todas mal.
Vou tentar outra BIOS. Agora nao sei o que vou fazer se tiver de ir para RMA.. possivelmente tenho de visitar o Lasac para tentar retirar o mod :(
Mais problemas.. Nao sei porque mas o asusupdate nao funciona... Nao conecta em nenhum servidor... Onde vou buscar as bioas sem ser pelo asusupdate?
E ja agora se alguem souber ou ja tiver tido o mesmo problema com o asusupdate que se pronuncie.
Segundo o site da Asus a tua bios é a ultima
http://www.asus.com.tw/support/download/item.aspx?ModelName=P4P800&Type=Latest
Agora segundo descreves-te o problema esse disco tá de rastos, tenta experimentar com outro ou nesse elemina a partição e faz uma mais pequena e deixa o resto.
boas a tua bord e esta ? (http://www.asus.com/products/mb/socket478/p4p800/overview.htm)
entao a bios esta aqui , tem de ser por disket BIOS´s (http://www.asus.com.tw/support/download/item.aspx?ModelName=P4P800)
O problema do asusupdate era a firewall
Como ja disseram aqui a versao 1016 é a ultima. De qualquer maneira acabei por flashar novamente com essa versao.
Mesmo assim nada a fazer, tentei 230fsb e ele depois do logo do windows reiniciou sozinho. Nao fiz nada, deixei reiniciar, desta vez passou o logo do windows e congelou no ecra de boas vindas.
Isto só vai la de martelo, já estou a ver... :dream:
Vou ter de esperar para experimentar novo disco e novas memorias.
Estou andar em doido :mad:
se o cpu e as mems foram experimentadas noutro sistema o prob está na mboard
Nenhum material foi experimentado noutra mboard :(
Vou ter de falar com o Xima para ver se ele me empresta um disco e as bh6 dele (Caso seja a board não há possibilidade desta me estragar o material emprestado, ou há?)
Beat_Slayer
16-07-2004, 19:41
Tens o "memory acceleration mode" ligado?
Originally posted by Beat_Slayer
Tens o "memory acceleration mode" ligado?
Está em Auto.
Fui ver e tinha em auto, mudei para enable e tentei fazer OC. Exactamente igual ás outras vezes.
Meti 230fsb. A primeira vez apareceu logo do windows e reiniciou, deixei reiniciar e ja entrou no windows. Fui correr superPI, chegou á Loop 4 e congelou. Voltei á bios, meti auto e fui á minha vida...
Quem acha que é problema da board que ponha o dedo no ar!
,|,{o.O},|,
Beat_Slayer
16-07-2004, 21:27
Pois! ;)
RMA com isso!
O Lasac que disfarce bem esses mods! :thumbsup:
Edit: Ah... e boa sorte com a Asus, pelo que tenho lido em relação a RMA são lixados! :bounce:
Ja agora... para aqueles que possam pensar que o problema foi dos mods. Estes sintomas ja aconteciam antes dos mods.
luka
isso ou é problema do CPU ou da mboard
xeira-me mais a problema da mboard, mas se precisares que te empreste um CPU manda PM
Não percebo como possa ser problema do CPU, mas é uma possibilidade...
De qualquer maneira eu posso testar com um p4 igual ao meu antigo, do xima
Vou tentar cpu dele e memorias dele
e dps talvez board dele.
Isto se ele puder, claro.
Se for mesmo necessário mando-te uma pm :thumbsup:
Obrigadão pela disponibilidade ;)
dutchman.pt
18-07-2004, 03:01
Luka,
O disco pelo que dizes é possivel que esteja marado, mas calma.
A má instalação que está a ser feita do Windows pode ser causada pela Mboard (erro de memórias devido a slot com defeito, etc).
Em principio o problema estará mesmo na board mas mesmo assim é conveniente veres o problema ( se é que tem algum...) do disco.
Mas testa o máximo que puderes a board. Arranja outro Cpu e outras memória , se possivel. Só mesmo para excluires hipoteses.
Mas em principio será mesmo RMA com ela. Muita atenção a disfarçar os mod's para não teres disabores. ;)
A ver vamos como te corre o Rma, se for esse o caso.
És tu que vais mandar a P4P800 para Rma e eu que em principio vou mandar a minha P4C800 Deluxe pa Rma também. Devo ter os slots de memória marados. Já testei com memórias diferentes e nada. O que vale é que ela ainda tem 2 anos de garantia. :D
Lá vou eu ter que esperar que aqueles tristes da loja ali pas bandas do Areeiro tratem do RMA rapidinho...(tou msm a ver que vou esperar...e desesperar...) ainda bem que vou de férias daqui a pouco tempo. Do mal o menos. Quando voltar espero ter a board de volta.
Originally posted by luka
Não percebo como possa ser problema do CPU, mas é uma possibilidade...
vens aqui um dia a minha casa e trazes o teu CPU e memorias e ja se tira as duvidas ;)
EDIT: e disko??? o meu ta em casa do lasac...
cumps!
Bem pessoal, obrigado a todos pela ajuda.
Talvez 3ª feira passe por tua casa xima, levo meu CPU, meu disco e minhas memórias.
Ja estou a ficar com pena de ter comprado a mobo antes de conhecer a pcdiga :doente:
Vamos lá ver como corre RMA.
Ja agora, nao devem ser slots de memoria estragados senao ia dar erro no memtest, certo?
Fiz apenas até 11% e 7 ciclos, demorou umas 14horas :X :X :X
É normal demorar tanto tempo? é que por esta media ainda ia demorar uns dias a acabar o teste :zanga:
Bem pessoal, obrigado a todos pela ajuda.
Talvez 3ª feira passe por tua casa xima, levo meu CPU, meu disco e minhas memórias.
Ja estou a ficar com pena de ter comprado a mobo antes de conhecer a pcdiga :doente:
Vamos lá ver como corre RMA.
Ja agora, nao devem ser slots de memoria estragados senao ia dar erro no memtest, certo?
Fiz apenas até 11% e 7 ciclos, demorou umas 14horas :X :X :X
É normal demorar tanto tempo? é que por esta media ainda ia demorar uns dias a acabar o teste :zanga:
oki...
Quando comprastes a Board n sabias k irias conhecer a PCdiga... se eu Soubesse tb n tinha comprado algumas coisa que comprei antes...
o Lasac ainda vai ter, se for preciso, vir ca baixo trazer o meu disco :p pode ser tb problema do disco e n tenho mais nehum para testar... ou entao o tikes que venha ctg e traga o dele :p assim ele traz uma lixa e ele fica a trabalhar... a lixar a minha caixa LOLOL...
cumps!
Numa ultima tentativa de descobrir o problema fiz o seguinte:
Troquei as memorias de slot para ter a certeza que nao era defeito dos slots.
Ligo o pc, tudo bem
divisor 1:1 , 225fsb
Para minha surpresa liga bem, nao faz reboot :what:
Estava eu todo esperançado, vou fazer superPI...
Loop 1... Loop 2... Loop 3...... ..... .... Loop 15.. !! NOT EXACT IN ROUND !!
Diminui o fsb para 215, vou fazer superPI e... Convergent num sei das quantas!!
Desligo o pc, BIOS, 230fsb 5:4
Liga bem (ja tinha tentado a 250 mas nao ligava), superPI, loop 1... loop2............................................. ...
"eerrr... isto não avança??" Mexer rato, nada.. IMAGEM CONGELADA!!
Voltamos ao passado. FSB 200 1:1 e pronto, por aqui ficamos.
meu caro amigo...
junta-te aqui ao clube
asus mas a7n8x-e deluxe 2600 bartons com 2x512 mushkin level II
não vai tão longe não passa dos 213 fsb para 11,5
se ponho 214 ele entra , mas tenho de por as mems em auto e não em spd senao da-me 1000 mhz e não os 24.. mhz esperados.
mas mesmo 213 fsbx11.5 o tipo faz o que faz o teu.
temos o mesmo problema com sistemas diferentes
tenho então que voltar aos 200 mhzx11.5 1.65vcore
a minha bios não vai mais alem dos 2.9 de vdimm
Giro é que no superPi tenho as mesmas mensagens em altos fsb. já agora vou ver isso com 200Mhz a ver o que dá.
Mas que me lembre antes dom 200 corria normalemnte , e lentamente :( 42s 1 mb de calculo.
Originally posted by kromo
meu caro amigo...
junta-te aqui ao clube
asus mas a7n8x-e deluxe 2600 bartons com 2x512 mushkin level II
não vai tão longe não passa dos 213 fsb para 11,5
se ponho 214 ele entra , mas tenho de por as mems em auto e não em spd senao da-me 1000 mhz e não os 24.. mhz esperados.
mas mesmo 213 fsbx11.5 o tipo faz o que faz o teu.
temos o mesmo problema com sistemas diferentes
tenho então que voltar aos 200 mhzx11.5 1.65vcore
a minha bios não vai mais alem dos 2.9 de vdimm
Giro é que no superPi tenho as mesmas mensagens em altos fsb. já agora vou ver isso com 200Mhz a ver o que dá.
Mas que me lembre antes dom 200 corria normalemnte , e lentamente :( 42s 1 mb de calculo.
Eu na minha nem 1 de fsb posso aumentar, lol :P
De qualquer maneira vai para RMA porque eu paguei uma board para ela funcionar e nao para ela reiniciar quando se lembra.
Plim! :D
P4rthen0n
19-07-2004, 15:14
Se ja tinhas esses problemas nao convinha teres seker feito os mods porque invalidam a garantia. O k vale eke a default nao tens probs e pouco/ instabilidade no overclock ao eh motivo para RMA..
Estava eu todo esperançado, vou fazer superPI...
Loop 1... Loop 2... Loop 3...... ..... .... Loop 15.. !! NOT EXACT IN ROUND !!
A mim acontecia-me isso com altos Mhz's nas memorias com vdimm em falta.
Diminui o fsb para 115, vou fazer superPI e... Convergent num sei das quantas!!
Falta de vcore ou demasiado clock no cpu.
Desligo o pc, BIOS, 230fsb 5:4
Liga bem (ja tinha tentado a 250 mas nao ligava), superPI, loop 1... loop2............................................. ...
"eerrr... isto não avança??" Mexer rato, nada.. IMAGEM CONGELADA!![/B] Overclock abusivo para as voltagens k tas a dar ao cpu e/ou mems.
Falta de vcore ou demasiado clock no cpu.
Em cima tinha 225FSB e o cpu nao se keixou... 1.63vcore a contar com o undervolt.
Overclock abusivo para as voltagens k tas a dar ao cpu e/ou mems.
Err... 2.8v nas memorias a 5:4... achas pouco? :S
é que a 1:1 em default tenho mais fsb nas memorias e ele nao crasha.
P4rthen0n
19-07-2004, 15:37
Pois, isso eh mesmo estranho. Isso eh o k se passa com o sistema A64 do picasso e no meu tambem se passava isso. Eh prob da board em principio.
Acabei de experimentar o CPU em casa do Xima na board dele..
Resultado: Same problem... :mad: :mad:
O problema é do CPU e nao da board... :(
Beat_Slayer
01-09-2004, 20:16
RMA com o CPU! :D
Estou com umas duvidas...
Já cheguei a conclusao que o CPU nao faz oc...
Agora ainda nao percebi porque é que o pc reinicia sem mais nem menos mesmo estando em IDLE..
Depois de reiniciar da erro, nos detalhes está o seguinte:
http://clientes.netvisao.pt/elolivei/PCDiga/error.JPG
não sei se isto é por causa do CPU, do disco ou da mobo...
Não tenho maneira de confirmar porque isto nem sempre acontece, é de vez em quando, ou seja, quando lhe apetece :atento:
CyberOps
01-09-2004, 21:57
tens o intel aplication acelerator instalado??
VoRtaN_MaDgE
01-09-2004, 21:57
Podes colocar 1a foto da board luka?
Pode ser k com a foto s descubra onde s ler!
Podes smp tentar este mod para o vdimm, fica = aos 3,3v da board
http://www.rio71.de/forum/p4p800-3,3vdimm.jpg
tens o intel aplication acelerator instalado??
onde vejo isso?
VoRtaN_MaDgE
01-09-2004, 22:06
S tens n instales...são os IAA, instala sim é os INF.
CyberOps
01-09-2004, 22:09
eu n sei pk nunca instalei pk dizem quem tem oc lixa tudo!! isso vem com o cd de drivers q vem com a board juntamente com os drivers do chipset, rede, etc!! se instalaste isso tira isso o quanto antes
Nao instalei nada disso, nao se preocupem :)
o meu problema neste momento e que o pc reinicia de vez em quando em IDLE... E eu nao sei qual é o componente estragado para além do CPU, logo vou ter de fazer RMA ao CPU e testar com novo... Se reiniciar com novo CPU significa que tenho outro componente lixado.
Suspeito do disco mas nao tenho mais nenhum para testar...