View Full Version : Pr0bl3m4 sobre IDE x SATA??
cyph3rfain7™
17-07-2004, 17:15
Epah tive a dar 1a vista d olhos sobre o grande e completo catálogo da pcdiga e fikei com esta questão em mente..
- Então mas afinal kual é a diferênça entre 1 disco rígido IDE e 1 SATA..? :atento:
Podem-m ajudar..?
Fiko à espera dos posts.. :thumbsup:
Cumps,
:bounce: :bounce: - CyPh3r_F@1n7 - :bounce: :bounce:
Beat_Slayer
17-07-2004, 21:05
O bus e a velocidade essencialmente! :p
dutchman.pt
18-07-2004, 03:19
Podes ler este links que ficas com as perguntas todas respondidas.
Seagate Technology Sata Interface FAQ (http://www.seagate.com/products/interface/sata/faq.html)
WD Caviar SE Serial ATA (SATA) 250GB (http://www.metku.net/?sect=view&n=0&path=reviews/wd2500jd/index_eng)
Seagate Barracuda 7200.7 SATA (http://metku.net/index.html?sect=view&n=0&path=reviews/seagate_7200/index_eng)
Este quadro também deve ajudar :
http://www.seagate.com/images/products/charts/chart_sata_comp.gif
Beat_Slayer
18-07-2004, 05:06
Mt bem dutchman! Eu ia procurar links, mas esqueci-m completamente! ;)
dutchman.pt
18-07-2004, 05:12
Sata ownz ! :thumbsup::thumbsup:
cyph3rfain7™
20-07-2004, 15:35
:bounce: :bounce:
Thanks for the help dutchman..:thumbsup:
Obrigado a todos pela ajuda k me deram..
CUmps,
:bounce: - CyPh3r_F@1n7 - :bounce:
EstilhaS
06-08-2004, 05:17
boas, comprei um WD raptor, mas não o consigo usar nem percebo nada daquilo... a bios não o detecta, no entanto a fazer boot, tenho a opção para usar o RAID, aí o disco já é detectado, mas quando vou para o activar diz que não tem single drives suficientes... ao q parece tem q ter dois discos iguais, para funcionar como um, estou completamente á nora com isto, alguem me pode dar uma ajuda ?
Beat_Slayer
06-08-2004, 12:58
Tens que desactivar na bios a opção que diz "Use SATA as RAID" ou qualquer cena assim parecida, para poderes usar um só! :D
Cumps
Que board tens?
É que se for intel é só ligar, se for Amd tens de instalar drivers para o sata.
EstilhaS
06-08-2004, 16:52
A board é a A7N8x-E Deluxe, procurei na bios, não tem la nada que se refira a raid ou sata... não posso também instalar as drivers sata antes, se não conseguir ligar o disco =P , tentei usar 2 discos o q ja usava antes como IDE secundário, e o SATA como principal, mas mesmo assim, é detectado no raid, mas diz q não tem single drives suficientes, visto q na bios não tem nada disso, vou fazer um flash á bios a ver se ja me safo
Em Amd penso que tens de instalares os drivers quando estás a instalar o win, no inicio tens de premir F6 e meter a diskete.
Beat_Slayer
06-08-2004, 19:27
MJRL o problema dele pelo que eu me apercebi é msm o raid, não o reconhecimento! Já me aconteceu igual é uma questão de BIOS!
Cumps
EstilhaS
07-08-2004, 00:53
devo-me ter explicado mal, é q não percebo nada deste tipo de discos, mas ja tenho umas luzes, o raid não me interessa poi só tenho um disco e so quero usar mesmo um, fiz flash da ultima versão da bios para a minha mobo e nem assim detecta o disco, para todos os efeitos o disco não existe, estou-me a passar com isto q não sei se o disco estará avariado ou o q será, nem é problema dos jumpers que tambem já dei a volta a isso, o disco só é detectado para raid e não percebo mesmo pq...
EstilhaS,
drives sata não são detectados pela bios
ao instalar o windows tens que carregar F6, e instalar os drivers da controladora RAID para teres acesso ao disco como disse o MJRL (apesar de ser igual em intel e em AMD :p )
isso não tem nada haver com a bios
Beat_Slayer não confundas o rapaz :)
Beat_Slayer
07-08-2004, 09:45
Blaster ele quer usá-lo como single drive e n raid!
EstilhaS
07-08-2004, 15:30
ja tentei fazer isso, ao inicio da instalação do win, diz la q para instalar raid ou scsi carregar em F6, o que me lixou mesmo e não tava nada á espera é q tenho q ter isso passado para disquete... mas o cd do win não deveria ter la umas drivers standard ? é q por falta de uso não tenho floppys e tou a ver q me lixei, não convem mesmo ter o disco dependente de uma coisa tão fragil como uma disquete, nem fico á vontade para o formatar...
Beat_Slayer
07-08-2004, 16:17
Sem drivers n consegues nem sequer aceder a ele! :p
Originally posted by Beat_Slayer
Blaster ele quer usá-lo como single drive e n raid!
não interessa
para usar a controladora SATA precisa de ter os drivers
MESMO PARA USAR 1 SO DISCO SATA
Podes fazer o seguinte
Tens o cd do windows xp
Ja ouviste falar do Xp com o sp1 certo? Isso o que faz é, pegas no service pack 1, "abres" tiras os updates. Crias uma imagem do cd do windows xp e metes la para dentro ( e tem regras ) o sp1.
Quando instalas o windows xp instalas com o sp1. Ora, podes fazer isso com o sp1, com updates que tiras da net , especialmente patches para os worms, drivers da motherboard por exemplo e drivers sata . Assim quando vais instalar nao precisas de diskete porque ele ao percorrer o cd encontra drivers sata generios ou antigos para a tua board.
link para ensinar a fazer isto já tive, nao sei onde para isso. O Facies é quem me deu o link
Originally posted by EstilhaS
ja tentei fazer isso, ao inicio da instalação do win, diz la q para instalar raid ou scsi carregar em F6, o que me lixou mesmo e não tava nada á espera é q tenho q ter isso passado para disquete... mas o cd do win não deveria ter la umas drivers standard ? é q por falta de uso não tenho floppys e tou a ver q me lixei, não convem mesmo ter o disco dependente de uma coisa tão fragil como uma disquete, nem fico á vontade para o formatar...
precisas dum drive de disquetes
no cd da mboard vais aos drivers da controladora RAID e procuras um ficheiro do estilo "MAKE_DISK", esse ficheiro cria-te uma disquete com os drivers. Depois é so carregar em F6, esperar um pouco, carregar em S para adicionar drivers, meter a disquete e pronto :D
Originally posted by jfbbms
Podes fazer o seguinte
Tens o cd do windows xp
Ja ouviste falar do Xp com o sp1 certo? Isso o que faz é, pegas no service pack 1, "abres" tiras os updates. Crias uma imagem do cd do windows xp e metes la para dentro ( e tem regras ) o sp1.
Quando instalas o windows xp instalas com o sp1. Ora, podes fazer isso com o sp1, com updates que tiras da net , especialmente patches para os worms, drivers da motherboard por exemplo e drivers sata . Assim quando vais instalar nao precisas de diskete porque ele ao percorrer o cd encontra drivers sata generios ou antigos para a tua board.
link para ensinar a fazer isto já tive, nao sei onde para isso. O Facies é quem me deu o link
deixa ver se eu percebi...
arrancas com um CD do Windows , certo?
logo a seguir windows faz um check up do sistema
logo a seguir pergunta em que drive qres instalar e formatar, etc
mas se os drivers da controladora não estão em memoria com é que ele vai encontrar o disco???? :confused:
Já alguma vez instalaste discos SATA?
os drivers da controladora estao dentro do cd do windows.
discos sata já mas foi em amd sem ser para meter o windows mas meti numa p4c800-e deluxe mas nao foi preciso drivers sata
EstilhaS
07-08-2004, 19:24
então se as drivers standard estão no cd do windows porque pede outras na mesma ? não deveria dar uso ás standard ?
Originally posted by Blaster
... desisto
LOOOOOOOL :D
Vens aqui e sacas este driver e copias para uma diskete descomprimido.
http://www.asus.com.tw/support/download/selectftp.aspx?l1_id=1&l2_id=10&l3_id=23&m_id=5&f_name=silicon_v10033.zip~zaqwedc
Depois instalas o win e logo de incio carregas no f6 ele vai ler o que tens na diskete e instala.
Blaster para Intel 865 e 875 só é preciso fazer isto para criar raid se quiseres usar um ou dois discos sata normalmente e se os tiveres ligado ao Ich5 não precisas de meter drivers nenhuns.
EstilhaS
10-08-2004, 03:15
se soubesse que ao comprar o disco ele estaria dependente duma floppy para funcionar, nunca me tinha metido no disco, deixei de usar floppy ha muito tempo por ser uma coisa nada viável, as disquetes estragam-se, o leitor suja a agulha, sempre problemas, e depender-me disto para conseguir usar um pc ou não, não dá mm com nada, estou só aqui a mandar um palpite po ar sem saber, quando se começa a instalar o win, aquilo carrega por ex drivers usb, não será possivel dar uso a uma pen drive usb para carregar as drivers? assim é muito mais fiável.
obrigado e cumprimentos =)
Isso terás de experimentar mas penso que não. Pede uma emprestada e ligas só para meter os drivers, por muito que não se goste as flopys ainda dão geito para algumas coisas :confused:
EstilhaS
10-08-2004, 12:45
deixei-me disso, tenho dois leitores de floppy q estão avariados ha mt tempo e agora precisar disso para instalar as drivers do disco é q me lixaram o esquema, nem é pelo preço, é mesmo por não ter boa fé nenhuma nelas, preciso de cumprar uma pen disk e tenho q testar isso =)
obrigadão pessoal
cumprimentos
http://www.neowin.net/comments.php?id=23138&category=main
como fazeres um slipstream.
Ve se por ai consegues chegar a algum lado que ensine como meter drivers e outros para o windows autoreconhecer quer na bios quer qunado ligas o device
dutchman.pt
15-08-2004, 16:24
Epah, mas porque é que inventam e complicam?
A solução para o teu problema é exactamente como o Blaster disse.