View Full Version : Mushkin PC3200 2-2-2 BH6
Comprei um kit 2x256 destas memórias na esperança que fossem do melhor para overclock. Juntei-as a uma ABIT IC7-MAX3 (por causa dos VMEM até 3,3V) e a um P4 3,0Ghz SL6WK. Tudo comprado sábado passado na PC-DIGA. :D
As Mushkin só fazem 2-2-2-5 em DDR400 se aumentar o VMEM para 2,8V. Será isto normal ??? :trauma:
O P4, arrefecido por um Zalman CNPS7000A-Cu, sem overclock faz 40º idle e 43ºC em full load. Se lhe fizer um overclock para 3,3Ghz (220 FSB), passa para 49ºC full load (1,65V). Não será esta uma temp um pouco alta para um Intel ?
Quanto às memórias, já não sei bem o que lhes fazer. Era suposto que o SPD delas fizesse 2-2-2-5 automático a DDR400, mas o SPD faz 2.5-2-2-5. Até as conseguir por a fazer 2-2-2-5 foi uma guerra, para chegar à conclusão que elas gostam mesmo é de 2,8V. Quanto acham que dá para por estas meninas a fazer ?
E para o CPU, aconselham outro cooler para OC ?
Mais uma coisa: Se deixo o PC desligado, por exemplo uma hora, quando o vou para ligar a grafica não arranca. Tenho ke desligar o interruptor da fonte e voltar a ligar e já arranca. O que é que isto pode ser ?
Tkz
Originally posted by Kabong
Mais uma coisa: Se deixo o PC desligado, por exemplo uma hora, quando o vou para ligar a grafica não arranca. Tenho ke desligar o interruptor da fonte e voltar a ligar e já arranca. O que é que isto pode ser ?
Tkz
Este problema especifico pode ser das memorias. Experimenta outras mems para teres a certeza.
Não aconselho dares mais de 2,9 de Vddr nessa mboard.
Em relação as temps, parecem 3-4 graus acima do normal. Podes ter posto pasta térmica a mais ou mal posta, pode ser necessario fazer lapping da base do cooler. Mas não me parece um problema grave.
Parece que vou ter que ir ver se o dima me empresta umas outras mems para experimentar.
Já agora, há algum problema conhecido com a mobo acima de 2,9 Vddr ? Logo agora que eu a comprei por causa de ela ir até aos 3,3Vddr ! :(
Parece que vou ter que ir ver se o dima me empresta umas outras mems para experimentar.
Já agora, há algum problema conhecido com a mobo acima de 2,9 Vddr ? Logo agora que eu a comprei por causa de ela ir até aos 3,3Vddr ! :(
O prob é que apartir de 2,8 Vddr a Max3 baralha-se com o VTT, que devia ser 1/2 de Vddr.
Tranzanas
22-07-2004, 21:25
Kabong tenho um sistema parecido ao teu....board e memorias iguais.
Não te preocupes em dares voltagem a essas memorias....tenho as minhas a 3.2v á quaze 1 ano e nunca tive problemas com elas....aliás estas memorias tão mais que preparadas para 3.2v.
É verdade que se fala muito acerca dos problemas da MAX3 apartir de 2.9V (as Asus nem aqui chegam sem VMODS, por isso n têm problemas :))......mas tambem se diz que a voltagem onde a board é mais estável é mesmo nos 3.2V.........por isso dá-lhe forte.
Acredita que tens aí uma excente board e umas grandes memorias.
Olha no dia a dia tenho assim...
230 fsb
2-2-2-5
3.2 VDIMM
e no Gat podes meter assim......F1/Enhanced/A/A
Faz uns testes no superpi e surpreende-te....:)
Pois, eu já escolhi este sistema para poder fazer isso mesmo. O problema é que a ABit estava marada e tive que a trocar e acabei por trocar por uma Asus P4C800-E, já que a PCDiga não tinha Abit em stock. Embora eu preferisse a Abit, que me pareceu mais bem construida e com materiais de melhor qualidade, a verdade é que esta Asus é bastante mais estável e as memórias já fazem 2-2-2-5 a 2,65V. Na Abit o P4 a 3,0 não passava dos 3,6Ghz e já com temps a chegar aos 55ºC e agora chega a 3,75Ghz com temps a 46ºC Full Load. Também é verdade que troquei a fonte que vinha com a caixa por uma Enermax, a pensar que o problema da board era da fonte, mas depois deixei ficar a Enermax, embora o problema fosse da board.
Já agora, e como tenho preguiça em procurar, onde arranjo o superpi ?
tb tenho umas bh6 mas sãp ocz:D
fazem 245 de fsb a 3.2v a 2-2-2-5:D
já li em fóruns estrangeiros q elas dão para ir até 3.65v sem arder e a esta voltagem dão 265 de fsb:D :D
tem é q se ter uma fan por cima só para as manter mais fresquitas :teeth: mas isso não é problema.
vou testá-las com 3.4v para ver se dão 250 de fsb.
amanhã digo + qq coisa:)
Bem, eu agora acabei por trocar os meus 512Mb por 1Gb.
Epá esse processador tá a dar 3,75Ghz na minha máquina com um Zalman 7000A-Cu e duas ventoinhas NoiseBlocker S1 a fazer circular o ar dentro da caixa. Nem se ouve a máquina a trabalhar, não fosse o Maxtor SATA que parece um tractor. :teeth:
Com esses 245 de FSB tens alguma coisa a refrigerar as mems ou só é preciso as tais ventoinhas a 3,65v ?
245FSB = 3,675 Ghz com mems a 1:1 ;)
Neste momento estou com 250 FSB com mems a 5:4
Estou a ver que tenho que comprar uma daqueles mods para o VMem que a OCZ está para lançar e o Dima vai arranjar.
:bounce: :bounce:
elas dão 245 fsb sem fan e a 3.2 v
para darem mais tenho q subir o vdimm mais um cadito e por a fan.
vou testar isso mais logo qdo mudar o pc para acaixa q tou a moddar:D
tenho lan amanhã por isso tenho q testar isso hoje:bounce:
Tranzanas
23-07-2004, 15:04
Kabong atenção que essa diferença de temperaturas é normal.
A Abit marca sempre uns 8 a 9 graus a mais em relação á Asus...Procura que tens muita coisa a falar sobre isto.
Fizeste exactamento mesmo que eu...troquei os 512 por 1G e olha perdi em Overclock. Estes 2x512 são menos propicios a OC que os 2x256.
Mas trocaste por umas Mushkin ou mudaste para outra marca ?
Quanto ao super pi saca-o aqui (http://pw1.netcom.com/~hjsmith/Pi/Super_Pi.html)
Troquei por outras mushkin
Isto das boards tb é preciso ter sorte ou apanhar umas revisões melhores. Eu de inicio tive uma P4c800 dlx quando elas chegaram a Pt, e não passava dos 240 Fsb, troquei por uma Ic7 e andei meio ano a 260 Fsb e agora tou a 250 para o dia a dia com um Slk 900.
tranzanas, e as tuas bh6 precisam de 3.2 pa darem 230? eu tenho umas ocz bh6 e dao 230fsb a 3.0...
na minha lanparty dao 250 a 3.3.. com este vdimm n consigo dar mais k 252.
kabong, com 3.3 n consegues pa cima de 240 ou 245??
OCZ a dar ratada as mushkin :D :D :D
Tranzanas
26-07-2004, 03:05
Elvas....não precisam não.
Eu é que nem tive pra tar a perder tempo com testes...foi logo pro máximo e siga pra bingo.
Mas como me espicaçaste fui testar e dão-me os 230 a 2.9v.
Muaaaahahahahaha.
Ainda não experimentei com mais de 2,85v, que é o máximo da P4C800, mas esta semana chega aquele DDR Booster da OCZ e depois é que vou ver o que as mems dão. Não me parece que a OCZ dê ratada nas Mushkin, ou vice-versa, já que os chips são os mesmos, mas nunca se sabe.
lol :D tranzanas ves! estas brincadeiras n sao sempre positivas?
ker dizer, so é preciso nao torrar nada... ;) btw, tenho k ver s tb dao 2.9...
kabong dps avisa kknd testares com o ddr booster :D eu ca fico m pelos 3.3 da dfi lp! para alem disso isso nem é compativel com esta board... também.... consigo 250fsb sem isso ne? ;)
[ ]
Depois de ver a lista de compatibilidade de mobo's na OCZ para o DDR Booster, já não quero mesmo a Abit de volta. Afinal a P4C800 vai até aos 3,6v com o DDR Booster e a Abit só vai até aos 3,3v.
A minha finalidade é conseguir por as memórias a 240-250Mhz em 1:1, 2-2-2-5-4
Se conseguir isto, considero-me feliz, logo que chegue a minha ATI X800Pro, para juntar ao resto do material.
as minhas ocz ltd edition bh6 fazem 245 de fsb a 3.2 v vdimm a 2-2-2-5-4 q é o q tu queres não é?
o mod à board é facil de fazer e rende mais (tradução = mais barato)
2 bocados de fio de uma fan e um pot de 1,50€
medes com um multímetro e metes o pot a 8.9k
isso faz com q ao pores as mems a 2.85v na bios tenhas 3.2v nas mems.
é o q eu tenho e ainda vou puxar mais por elas:D
só não o fiz este fds pq tive uma lan e tar a testar mems com os outros a jogar CS não é justo:cry:
lá para 6ª já devo ter tempo
logo se vê:bounce:
Originally posted by Waxman
as minhas ocz ltd edition bh6 fazem 245 de fsb a 3.2 v vdimm a 2-2-2-5-4
... 2-2-2-5-8 da-te mais bandwidth :)
Que FSB é que isso atinge com timmings mais relaxados?
2,5-3-3-X @ 3.0v por exemplo...
brigado!
:thumbsup:
Vou testar esses timings todos este fds. Hoje já vou buscar o meu DDR Booster. :bounce:
Não gosto de fazer mods às boards. Já ando um bocado marado com esta Asus por causa do VCore cair em load. Se fizer algum mod é o do VCore que é simples (os pontos de soldadura não são em nenhum componente).
Essa do 2-2-2-5-8 dar mais bandwith é muito interessante. Mais uma coisa a testar. :thumbsup:
Mas duvido que as minhas BH6 façam 245 a 3,2v, já que são DIMM's de 512Mb e não de 256.
Depois dou notícias.
MadOnion
29-07-2004, 12:14
Não gosto de fazer mods às boards. Já ando um bocado marado com esta Asus por causa do VCore cair em load. Se fizer algum mod é o do VCore que é simples (os pontos de soldadura não são em nenhum componente).
O mod para estabilizar o vcore é o droop mod e esse é preciso soldar na board, no entanto com algum cuidado é facil de retornar a garantia.
cumps mad
Eu sei que é preciso soldar na board, mas há uma alternativa à soldadura no condensador que está junto ao PWM, usando outros dois pontos lá próximos mas que não são soldaduras de componentes (macci mod). Embora tenhas que soldar na mesma na board, não corres o risco de torrar o condensador e além disso depois de tirares o mod dá para fazer com que não se note que o mod foi feito, o que é dificil se soldares no condensador.
Se alguém quiser uma foto, digam que eu arranjo. :D