View Full Version : Review Virtual-Fusion - Swiftech MCW50-T
marsupillami
22-07-2004, 16:53
Uma vez mais o Dima enviou-nos um waterblock para análise lá na Virtual-Fusion. Aqui fica o Link:
Review Virtual-Fusion - Swiftech MCW50-T (http://www.virtual-fusion.com/paginas/artigos.php?op=texto&id=16)
Dima, tens de ver se arranjas pelo menos aqueles conectores que se encaixam nas entradas do bloco, pq assim ja deve ser mais facil arranjar tubo para estes blocos.
Exelente.. e eu que vou comprar um destes :) ... deixa-me ca ver a review :D
EDIT: Exelente, ja meti a review no produto. Marsu, uma duvida, o CPU estava com AC ou WC? e se WC era só 1 radiador para 2 os blocos?
cumps!
Já li. Continuem o bom trabalho! :thumbsup: :)
Fiquem bem.
marsupillami
22-07-2004, 19:59
Estava com AirCooling. O radiador era só para o Swiftech MCW50-T.
Originally posted by marsupillami
Estava com AirCooling. O radiador era só para o Swiftech MCW50-T.
sendo assim.. para CPU e Grafica.. la bou ter de comprar 2 BIX2 :p
cumps!
marsupillami
22-07-2004, 23:40
Olha que um deve chegar quase de certeza. Claro que com dois, consegues uma performance brutal, mas com um também vais lá. Isto claro, supondo que não vais usar peltier no CPU.... se usares aí sim, já é quase um "must".
|-joker-|
23-07-2004, 00:03
Isto pode ser colocado numa gráfica ??
Sorry mas newbie on WC .
Pronto nao me ixpilikei de uma forma correcta
Será seguro meter uma coisa destas na minha x800 pro ??
Que riscos posso correr ?
Beat_Slayer
23-07-2004, 00:09
Já leste a review do marsu! :D
ATI Radeon + Nvidia GeForce 1 / 2 / 3 / 4 / FX (entrada de gama). :p
marsupillami
23-07-2004, 13:13
|-joker-|, realmente a primeira pergunta nem devia ser feita ;)
Penso que dá para as X800, mas não te sei dar a certeza absoluta ja que a Swiftech ainda não deua lista de compatibilidades das novas placas. Riscos? Se meteres a massa dieléctrica como digo lá não corres riscos nenhuns.
|-joker-|
23-07-2004, 15:21
Então uma questão marsu .
Imagina que compro esse bloco para a gráfica , preciso mais de uma bomba e de um radiador e de um reservatório .
Reservatório home made rula , radiador tenho um de um carro que o meu pai me arranjou , bloco pode ser este , bomba uma eheim .
O que preciso para ter a certeza que nao danifico a placa , é que já vi algumas coisas desagradávies com peltiers numa gráfica e nao quero que isso me aconteça nem por nada .
Será que posso colocar um peltier com este sistema imaginado ?
Mais logo coloco pics do radiador .
Se fosses tu que metesses isto numa gráfica o que comprarias ?
Thkx pessoal tenho de ler mais sobre peltiers onde posso fazer isso , alguem tem sites ??
Cumps e thkx
MadOnion
23-07-2004, 15:41
Esse sistema tá fixe.
Radiador de carro é sempre melhor que comercial, especialmente se for full copper, o resto é para completar o sistema.
Não respondendo pelo marsu, mas respondendo por mim.
Sistema comercial:
Black Ice extreme II
Bomba HPPS 12v( dizem que dá para um mod, e o melhor de tudo é 12v)
mcw50-t
mcw5000p
tubagem 9mm/12mm
ac fluid+agua destilada
E era só, posteriormente quando já tivesse mais à vontade com os peltiers era mudar o de 80w para um de 172w (40*40)-
Sistema Homemade
Radiador full copper dos opel corsa( Harrison)
bomba aquario, com potencia acima dos 900l/h
blocos acima referidos
tubagem 9mm/12mm
ac fluid+agua destilada.
Quanto aos tutoriais.
Link (www.google.pt)
Penso que dá para as X800, mas não te sei dar a certeza absoluta ja que a Swiftech ainda não deua lista de compatibilidades das novas placas. Riscos? Se meteres a massa dieléctrica como digo lá não corres riscos nenhuns.
A massa dieléctrica é de meter de volta do GPU, mas para que serve?
cumps!
|-joker-|
23-07-2004, 16:29
Sorry marsu mas as 3 da manha quando estava a ler isso nao li tudo bem como devia vou reler agora , desculpa por nao ter o teu artigo todo .
Mad thkx pela info , o link :D eu já sabia e tinha andado a vasculhar:D
fikem bem daki a pouco meto umas fotos do rad :D
MadOnion
23-07-2004, 17:25
Originally posted by XiMa
A massa dieléctrica é de meter de volta do GPU, mas para que serve?
cumps!
para isolar os pequenos espaços em que o neoprene não chega, convem tapar todas as saidas de ar!
Originally posted by MadOnion
para isolar os pequenos espaços em que o neoprene não chega, convem tapar todas as saidas de ar!
essa massa pode ir para cima dos pipelines? ou seja nao é condutora?
cumps!
MadOnion
23-07-2004, 18:13
Originally posted by XiMa
essa massa pode ir para cima dos pipelines? ou seja nao é condutora?
cumps!
Não claro que não, se a função é isolar componente electricos e tudo o resto do frio, é claro que não é condutora.
marsupillami
23-07-2004, 20:31
|-joker-| este peltier é bastante seguro pois é relativamente fraco (comparando com os de 226W por exemplo). É verdade que cria condensação, eu inicialmente liguei aquilo sem nada e criou uma camada de gelo na base, mas acredita que é um sistema bastante seguro, desde que se perca todo o tempo possívela montá-lo. É essencial muito cuidado, usar a tal massa dieléctrica que falei, que por si só já te dará mais segurança. O próprio bloco já está todo isolado com neoprene, o que é uma ajuda excelente. Basicamente só tens de te preocupar com a placa. Entendo a tua preocupação, pois é uma placa bastante valiosa, mas o que viste ai sobre peltiers (aquelas fotos de placas derretidas, etc...) resultam de outros factores, que não acontecerão com este. A unica preocupação que tens de ter é a condensação, mais nada. Não convem andares sempre a montar e desmontar, porque senão corres o risco de algo ficar mal.
Quanto ao sistema de watercooling... em principio será suficiente, mas tem em atenção o radiador. certifica-te que os tubos são de cobre e não de aluminio (não me refiro às palhetas, mas sim aos tubos mesmo).
Quanto à sugestão, concordo com a dada pelo Madonion. Só trocava o 5000-P pelo 6000-P, tenho-o aqui e parece ser ainda melhor (e acho que é mais barato, não sei é se a PCDiga ainda tem em stock). No sistema Homemade a bomba que usaria seria a Eheim 1250.
|-joker-|
24-07-2004, 12:40
Vou tirar uma foto e já coloco aki para veres marsu :D
Depois de almoço:D
cumps
Edit :
http://www.swiftnets.com/products/installationguide_MCW50-T.pdf
PDF interessante:D
olha ke belo sitio para colocar a minha questão....
alguem sabe se nesse bloco podemos "virar" as saidas de forma a que fiquem firadas para a traseira da grafika(frente da caixa), é ke pelo que vi as saidas fikam viradas para a lateral da caixa. no meu caso não posso usar assim, pois não tenho espaço para passar o tubo(fan de 120 na lateral, encosta á grafika), mas se usar para o outro lado já posso usar.. esta é a unica duvida que me prende de comprar esse bloco..
vi que o bloko é em aluminio com base em cobre.. insto não traz problemas em usar num sitema todo em cobre???
radiados bloco cpu, bloco chip7..?
se puderem ajudar agradecia imenso, pois é o que me falta para montar o WC.
abraços.
marsupillami
25-07-2004, 02:10
|-joker-| o manual de instruções tem exactamente o que esse PDF tem. Ai tem as pics do local onde por a massa dieléctrica.
JMRR, penso que não existe mesmo forma nenhuma de virar as entradas :( Tens de procurar um bloco de chipset com entradas rectas :confused:
A parte de aluminio é anodizada, pelo que contem uma camada que protege contra o tal transporte de cargas. Logo, não existe perigo algum.
se ainda o tiveres vê apenas um coisa se puderes , dá para se fazer novos furos para colocar o bloco noutra posição?? virado para o outro lado???? vê apenas se no sitio onde iria fazer esses furos passa algo ke inpeça de furar. é que assim, eu mesmo fazia as novas furações...
desde já o meu obrigado.
marsupillami
25-07-2004, 13:30
Já não tenho o bloco aqui, mas penso que bastaria fazer dois furos naquele suporte de cima. Depois rodavas a base 90º.
pelo ke vi a base não pode sair do alinhamento da tampa, pois prende em 6 parafusos, e estes não podem mudar de posição.
e para mais a base tem 2 pequenas entalhas de lado para passar os parafusos de fixação á grafica, esses 2 entalhes, posso fazer pois não afectam o bloco em termos de fugas nem resistencia.
axo que vou apostar nele, nem que tenha de refazer a base toda...
eu tenho uma base em cobre pronta para a grafika, falta é o acrilico para conseguir meter os conectores de lado. como está a ser dificil de arranjar axo ke vou optar por exte bloko e esqueço o outro.alem de este ter o peltier, que tb é outra motivação para comprar.
marsupillami
26-07-2004, 01:19
Penso que nesse caso bastariam dois furinhos na base e outros dois no suporte (para passar os parafusos que prendem na placa gráfica.
exactamente, são 2 pekenas "entalhas" na base de lado. andei a ver varias fotos dele e permite fazer isso facilmente.nem tenho de mudar a base de sitio. é muito simples, apenas tenho de passar os parafusos pelo neoprene.
uma pekena duvida, como é ke é feita a vedação no sitio ke permite passar os 2 fios de corrente do pertier?? é alguma borracha que aperta la?não percebi bem pelas fotos.
de qualquer forma sem ter experimentado, parece-me um bloco campeão. alem de ter uma segurança extra, mesmo que o peltier avarie, o bloco perde performance, mas não deixa de arrefecer o core, é muito bem pensado. caso o peltier estive-se entre 2 placas de cobre, e avaria-se, não haveria refrifgeração para a segunda e o core queimava.... tou memso a ver que vale bem o dinheiro que custa..
cump´s
marsupillami
26-07-2004, 12:53
Na zona dos dois fios do peltier tem apenas umas mangas dos fios,e um pouco do neoprene.
ojdr2001
26-07-2004, 13:27
A massa não é condutora. Se não arranjares usa o que eu uso para esses casos: vaselina.
vaselina é uma massa multi funções......:D
inda bem que existe........:D
|-joker-|
09-08-2004, 00:13
Marsu nao podias arranjar um movie da montagem do bloco com a colocação da massa diéletrica ?
Acho que ficava mais descançado a ver 1000x o video para depois fazer na minha .
Se fosse possivel agradeçia
cumps
Originally posted by |-joker-|
Marsu nao podias arranjar um movie da montagem do bloco com a colocação da massa diéletrica ?
Acho que ficava mais descançado a ver 1000x o video para depois fazer na minha .
Se fosse possivel agradeçia
cumps
ahumm.... tb agradecia, tb ver isso a granhar a tal pequena camada de gelo...
so uma duvida, o EVO 240 tem os tubos em Cobre?
cumps!
marsupillami
14-08-2004, 17:10
|-joker-|, infelizmente já não tenho cá o bloco pelo que não posso fazer o movie, sorry :(
Quanto ao EVO, sim, é contruído em cobre.
|-joker-|
14-08-2004, 17:22
|-joker-|, infelizmente já não tenho cá o bloco pelo que não posso fazer o movie, sorry :(
Nada man , obrigado na mesma marsu
[[]]
se as finanças n tiverem em alta, se calhar po meu WC vou fazer este circuito
Reservatorio - > BOMBA - > Radiador BlackIce Xtreme2 - > WB CPU - > Radiador EVO240 - > MCW50-T - > Reservatorio
agora uma duvida, sera k da para ligar o EVO e o BIX2 por 2 fans 120mm? ou seja, em ambos os rads elas estao a mesma distancia?
cumps!
marsupillami
14-08-2004, 23:51
Xima, não, não dá, a posição não é a mesma :( Notei isso nas grelhas. Poderás é tentar usar uma solução "manhosa" para juntar os dois radiadores
Xima, não, não dá, a posição não é a mesma :( Notei isso nas grelhas. Poderás é tentar usar uma solução "manhosa" para juntar os dois radiadores
facil, penso eu
a um radiador ligo as 2 fans e aperto, no outro aperto so 1 fan, assim penso k dê, nao?
btw, marsu será k vale a pena dar mais uns 25€ e trocar o evo240 por outro BIX2? n devo ganhar mt com isso no mcw50-t poix n?
cumps!
|-joker-|
15-08-2004, 00:44
Marsu nao me podes dar uma ideia de um sistema comercial que possa usar com o MCW50-T.
Tipo sistema recomendado .
Agradeçia muito.
Cooling so para a gráfica :D
Cumps
Marsu nao me podes dar uma ideia de um sistema comercial que possa usar com o MCW50-T.
Tipo sistema recomendado .
Agradeçia muito.
Cooling so para a gráfica :D
Cumps
orçamento... tudo depende do orçamento ;)
mas um sistema bomzito (e carito)
Bomba EHEIM 1250 (1200l/h)
MCW50-T
Radiador BIX2
2x120mm fans
tubo
conectores
Reservatorio
cumps!
marsupillami
15-08-2004, 12:31
Xima, deve dar, e sim, penso que vale a pena gastar mais 25€ para comprar um BIX2. O BIX2 é realmente muito bom.
|-joker-|, quanto à tua pergunta, eu escolheria o mesmo que o Xima mencionou, mas se calhar usaria uma bomba Innovatek HPPS12V. Os blocos Swiftech não necessitam de um grande fluxo, como necessitavam antes. Se só vais usar o MCW50-T então nem está em causa o fluxo, já que a HPPS consegue fornecer uma pressão mais que suficiente. Se vais comprar um bloco para CPU depois, eu aconselharia o MCW6000 e este é um dos que se dá muito bem com baixos fluxos.
A Eheim1250 é também ela muito boa, mas como move uma quantidade maior de agua, irá fazer um pouco mais de barulho, e não te permitirá conectar aos 12V.
|-joker-|
15-08-2004, 14:32
Bem marsu é mm essa a ideia so colocar wc na gráfica e arranjar um bloco que me de para futuras gráficas e este pareçe que vai dar para isso .
No natal devo arranjar paitrocinio para a prommy por isso wc só mm na gráfica o cpu vai ficar com phase .
Obrigadão tenho de ver se faço mais umas compras ao Dima :D
Edit :
Marsu estive a ler umas tralhas sobre os perigos dos peltiers , e fikei com uma questão em relação a mcw50 t .
Será que quando estou com o pc so a sacar alguma coisa ou ligado so por ter ligado posso desligar o peltier evitando perigos de maior ??.
Ter so o bloco com o fluxo de água ??
Ou será que por ter o peltier nao se pode fazer isso ??
cumps
MadOnion
16-08-2004, 23:33
Depois apago isto .
QUOTE AO RESTO!
Podes claro, o contacto não vai ser o melhor pois a base é o pelt e a condução com ele desligado não vai ser a melhor, mas sim é possivel, podes liga-lo uma vez ou outra, ou apenas pra benches.
|-joker-|
16-08-2004, 23:53
Originally posted by MadOnion
possivel, podes liga-lo uma vez ou outra, ou apenas pra benches.
Benches e nao só para jogar era essa mesmo a minha ideia .
marsupillami
17-08-2004, 01:22
Epá, eu axo que não, se desligares o peltier és bem capaz de dar cabo do GPU (ou pelo menos um freeze). è que a agua contacta com o peltier e por sua vez este contacta com a base. Se o peltier tiver desligado, vai funcionar como isolante (até pq o material de que o peltier é feito não é condutor de temperatura) e o resultado é equiparavel a por exemplo teres só a base encaixada na placa (o que certamente tinha resultados muito maus).
|-joker-|
17-08-2004, 01:29
Pois entao tenho de ver melhor essa situação porque é chato ter um pc com peltier a usar o emule :D
marsupillami
17-08-2004, 11:10
|-joker-|, eu acho que não há problema, pois as placas gráficas em Idle não são bem como os processadores. Em Idle elas ainda libertam uma quantidade apreciável de calor.
quando é que a pcdiga vai ter de novo estes bixos????
abraços.