PDA

View Full Version : Peltier

EstilhaS
27-07-2004, 19:56
Boas, desde já ha um tempo que tenho uma dúvida acerca dos peltiers... alguem me pode dizer se esse aparelho vale a pena visto que consome mais de 200w so para arrefecer o cpu, arrefece assim tão radicalmente ou é algo em que mais vale a pena passar ao lado e meter em watercooling ?

JMRR
27-07-2004, 20:07
sinceramente eu axo ke não valem o risco. axo-os perigosos.neste caso.

mesmo assim um peltier para ter boa performance tem de ser bem arrefecido. normalmente usa-se em sistemas de WC.
se a tua aporta vai para o cpu, eu axo que devias investir em WC apenas.

mais o facto de precisar de uma fonte apenas para ele.

EstilhaS
27-07-2004, 20:13
tava a pensar em meter-me em watercooling mesmo q o verão é bom para torrar cpus e placas graficas, fiquei curioso com o peltier por consumir tanta energia so para arrefecer o cpu, logo achei q fosse algo bom mesmo, mas isso da fonte nem seria problema a minha é de 520w

Lasac
27-07-2004, 20:26
Tópico movido para o local certo!

Os peltiers aqueçem muito quando colocas a parte fria num local com carga de calor, portanto vais precisar de Watercooling para arrefeçer o peltier, senão queimas o peltier e o pc!

Vais precisar também de uma fonte dedicada só para o peltier, quanto mais potente for, mais ampéres são necessários!

Quanto aos watts, não é o consumo dele, é a capacidade de arrefeçimento!

Tens de ter em conta a temperatura ambiente e os Watt's do cpu que vais usar.

Aqui está a formula para calculares a temp:

dTload(1) = (1 - (heat load/max cooling power)) * max temp difference

dTload(2) = dTload(1) - temp ambiente

Explicação:
dTload = Temperatura teórica que o cpu vai ter com o peltier

Heat Load = watts do CPU

Max Cooling Power = watts do Peltier

Max Temp Difference = graus que o peltier aqueçe na parte quente!

Exemplo:
Por exemplo se estiverem 30ºc de temp ambiente, o cpu aqueçer 100w, o peltier for de 200W e a parte quente dele estiver a 40ºc, vais ter algo do género:

dTload(1) = (1- (100w/200w) * 40ºc = 20ºc

dTload(2) = 20ºc - 30ºc = -10ºc (Teoricamente vais ter esta temp no cpu, mas se arrefeçeres melhor o peltier consegues temp mais baixa!)

Exemplo: (com a parte quente do peltier a 30ºc)
dTload(1) = (1- (100w/200w) * 30ºc = 15ºc

dTload(2) = 15ºc - 30ºc = -15ºc

Vais precisar tb de uma coldplate, não podes meter o peltier directamente no cpu!

Se não tens watercooling, investe 1º nele, porque usar peltier a ar em cargas de calor é o mesmo que colocar o pc dentro do braseiro! :mad:

Cumps!

Lasac
27-07-2004, 20:32
Originally posted by EstilhaS
tava a pensar em meter-me em watercooling mesmo q o verão é bom para torrar cpus e placas graficas, fiquei curioso com o peltier por consumir tanta energia so para arrefecer o cpu, logo achei q fosse algo bom mesmo, mas isso da fonte nem seria problema a minha é de 520w

Só o peltier consome á volta de 15A (alguns 18A), portanto precisas de uma fonte dedicada, mesmo que tenhas Enermax!

Se não tens WC não te metas em alhadas!

JMRR os peltiers são seguros se soubermos montar bem as coisas e não invertarmos!

Bem montado:
- fonte dedicada
- waterccoling ou outro método potente a arrefeçer a parte quente
- bem isolado para não haver curto-circuitos no peltier

Mal montado:
- uma fonte para o pc + peltier
- cooling pouco eficiente
- isolamento precário

As histórias e imagens que vemos por aí, pc's derretidos etc são sempre culpa de quem os monta!

Ou porque usam cooling insuficiente e o peltier "sem mais nem menos" passa-se e aqueçe dos 2 lados a uma velocidade vertiginosa! (em questão de segundos atinge temps insanas!)

Para terem uma ideia, em questão de segundos passa de -xxºc para xxxºc, daí derreter tudo á sua passagem!

Outras vezes é o isolamento precario, causa o curto-circuito do peltier e aconteçe o mesmo que acima!

A parte electrica do peltier não pode receber NENHUMA partícula de condensação ou humidade.

Nesta área não se pode achar que está tudo bem feito, tem que estar mesmo!

Pelo menos eu segui sempre as normas e nunca tive problemas! :thumbsup:

EstilhaS
27-07-2004, 20:36
grande lasac, realmente és uma mais-valia para a pcdiga, vou meter-me em watercooling antes de tentar o peltier, isto se sequer valer a pena meter um, cá pra mim dá menos problema uma prommy =P

cumps. e obrigadão =)

Beat_Slayer
27-07-2004, 20:44
Mal montado:
- isolamento precário
e passado algum tempo...
-tens que comprar material novo! :D:D:D:D

Esqueceste-t desta Lasac! :thumbsup:

Lasac
27-07-2004, 20:48
Originally posted by Beat_Slayer
Mal montado:
- isolamento precário
e passado algum tempo...
-tens que comprar material novo! :D:D:D:D

Esqueceste-t desta Lasac! :thumbsup:

Lê o meu post anterior, agora está completo e tem a resposta a isto! :thumbsup:

Estilhas

No problem. Sempre ás ordens! :thumbsup:

Prommy rulla:

- melhor capacidade de arrefecimento
- probabilidade de avaria MUITO INFERIOR a um peltier! :thumbsup:

kdcmar
28-07-2004, 13:27
Originally posted by Lasac
Só o peltier consome á volta de 15A (alguns 18A).....

Segundo o site da swiftech o de 226W pede uma fonte de 25A (mas ja pus o meu a bulir numa fonte oem de 18A nos 12v ;) )

Lasac
28-07-2004, 18:04
Originally posted by kdcmar
Segundo o site da swiftech o de 226W pede uma fonte de 25A (mas ja pus o meu a bulir numa fonte oem de 18A nos 12v ;) )

Isso tem lógica.

Imagina as boards, que consomem menos que um peltier, e os cdroms que só consomem quando estamos a usálos (ler/gravar cd's) e já assim as voltagens oscilam.

Uma board, por muito recente que seja, consegues ligála até com uma fonte de 250w e trabalhar só com ela na boa, porque puxa poucos Ampéres da fonte.

Com OC é que fazes a board puchar mais pela fonte, daí precisarmos de fontes potentes!

Esse esforço não se compara com um peltier, porque este consome mais doque um pc e está sempre em load!

Se a fonte não for potente é obvio que não vai aguentar o esforço por muito tempo, daí recomendarem uma fonte acima doque o peltier necessita, para que não hajam azares ;)

Experimenta ter o pc ligado 24/7 durante um mês, e vêz a conta da luz.

No mês seguinte deixa um peltier a trabalhar 24/7 e vês a diferença de luz gasta e a conta para pagar!

É entre estas e outras que perfiro um peltier mediano.

Não preciso de uma fonte potente, qualquer uma dá (até de um P1!) e consequentemente gasta muito menos luz!
Tenho resultados satisfatórios na mesma!
Menor probabilidade de se queimar. :thumbsup:

quasar
29-08-2004, 17:11
Já agora... um peltier de 80W conseguiria arrefecer uma 6800U (~120W) para que temperaturas teóricamente ?

Nesse caso uma fonte dedicada ainda se tornaria imperativo ?

Cumps

marsupillami
29-08-2004, 19:43
Uma 6800 Ultra n dissipa 120W..... e sim, era capaz de arrefecer prai ate 15ºC...

Na minha opinião (ja tive um sistema com um peltier de 80 na grafica) uma boa fonte, com uma boa amperagem nos 12V é mais que suficiente. Aconselho as Enermax.

quasar
29-08-2004, 21:54
A ultra não dissipa 120W em full load? Se não são 120 não deve andar longe disso, em stock quase chega aos 80º...

Se for com os clocks máximos que consigo, deve até mesmo passar dos 120W.
É sem dúvida o elementeo que mais calor dissipa na minha máquina, digo isto porque ao por WC fi-lo por etapas e vi a influência do cpu e do Gpu.

marsupillami
29-08-2004, 23:42
Acredita que se o GPU da tua Ultra dissipasse os 120W, por esta altura estaria torrada com o cooling que tem. Deve dissipar algo na ordem dos 70W, com clocks puxados (supondo que chegues prai aos 500Mhz de core) deve chegar aos 80W, mas dificilmente passa disto.

Um exemplo: Se fosse como dizes, imagina um Prescott overclockado (deve dissipar por volta dos 120W com pouco OC), com o cooler da tua Ultra (imaginando que existia uma maneira de o cooler entrar em contacto com o CPU)... que achas que lhe aconteceria? Axas que sobreviveria? Don´t think so... :rolleyes:

quasar
30-08-2004, 00:09
Então como explicas o facto de ter no mesmo sistema de WC (2 rads em paralelo, 1 entrada cada bloco)o CPu e o Gpu e estao respectivamente em idle a 30º e 48º. A Full 40º e 58º.

Como é óbvio estes valores não dependem dos "coolers" como disseste.
E certamente não se devem ao facto de um bloco ter melhor condutibilidade térmica que outro a ponto da diferença ser abismal.

Esta é a prova mais que evidente que o GPU dissipa bem mais potência que o cpu.Sendo o meu CPU um 3.0c dissipará algo como 80W significando que a gráfica andará um pouco mais acima.

Eu sei que parece demasiado , mas estamos a falar duma gráfica alimentada a triplicar ( 2X molex e AGP).

De qualquer forma obrigado pela ajuda sobre o peltier :D

EDIT: afinal acertamos mesmo nos extremos
http://www.spodesabode.com/content/article/6800upower

No meio está a virtude :thumbsup:

marsupillami
30-08-2004, 00:39
quasar, desulpa, mas continua a achar que 120W dissipados seriam letais para um GPU. Esse artigo foi feito, supondo que a placa retiraria o máximo teórico do slot AGP. Não só não sabem sequer se a placa retira qualquer energia do slot, como também não sabem se se retirar, quanta será.

Aqui fica um artigo, extremamente profissional, onde não se limitam a ler a amperagem dos molexes e acrescentar o máximo teórico do slot AGP. Aqui medem efectivamente toda a energia fornecida (incluindo a do AGP).

http://www.xbitlabs.com/articles/video/display/ati-vs-nv-power.html

Como podes ver, nenhuma das placas alcança sequer 80W, tal como te dizia. E é muito fácil perceber isto, como te disse, seria impossível uma placa aguentar com a refrigeração que tem, 120W ou mais como tu referes... são poucos os dissipadores para CPU (leia-se grandes dissipadores, com grandes ventoinhas (não pequenas turbinas)) que conseguem suster tal quantidade de calor. E ainda bem que esses 80W geralmente não são uma carga não constante, porque acredita que a dissipares 80W constantes chegas facilmente aos 80ºC com o dissipador que vem de origem nas 6800U (imagina a jogar muito tempo seguido).

Quanto a esse teste de watercooling, pergunto, antes de mais, o seguinte. Usaste o mesmo leitor de temperatura para os dois? Se não, então nem vale a pena tentar descobrir porque tal acontece....

quasar
30-08-2004, 11:12
Se não queres dar o "braço a torçer" não dês :)
Mas não deixa de ser curioso toda polémica que levantou esta gráfica com os requesitos sobre a fonte necessária para a alimentar.

òbviamente que os programas e sensores de leitura das temps são diferentes, mas um deles(presumo o do Gpu) deverá ter uma tolerância de erro Brutal para se obter mais de 15º de diferença.
Acho melhor não ires por aí...
Como diz o artigo que te mostrei concluiram que a potencia máxima situa-se entre os 72W e 125W, ora se o cpu dissipa 80W que se traduz em 40º Full, o gpu terá forçosamente de dissipar mais pois encontra-se nas mesmas condiçoes de arrefecimento.

Quanto à quantidade que a placa retiraria do slot AGP, é simples, se essa quantidade não fosse insuficiente, este Gpu nao necessitaria de 2 Molex extras.Resumindo em full deve "drenar" a quase totalidade da alimentação, mas isto, como é óbvio não passa de uma teoria.

Facto adquirido é mesmo as temperaturas que tenho.

Já agora, é oficial, que esta placa deverá ter as duas linhas de 12v dedicadas se for pretendido fazer OC à mesma.

marsupillami
30-08-2004, 13:10
Não é uma questão de dar o braço a torcer quasar... é uma certeza que eu tenho!

Sabes quanta energia podes tirar de um molex? Sabes que podes ligar um peltier de 226W a apenas um molex? Como explicas que neste caso... não sejam precisos três ou quatro molexes? Eu explico-te para que servem os dois molexes da Ultra... servem para maior estabilidade na energia. Uma placa gráfica não é um disco rígido nem uma drive de cd-rom, tal como um processador necessita de uma voltagem acima de tudo, estavel. A Nvidia jogou pelo seguro. Está provado que a 6800 dissipa tanto ou pouquissimo mais que a 9800XT. Quem diz que a 6800 precisa de uma fonte XPTO e a X800XT não simpelsmente está totalmente desinformado, e apenas liga à quantidade de molexes...

O artigo que me deste está impreciso... desculpa que te diga, mas supor algo como eles fizeram está errado. Ou vais dizer que para um artigo onde se vai analisar a energia consumida por uma grafica se pode supor algo como "esta gráfica vai consumir 46W do slot AGP".

Quanto aos sensores de temperatura.... não vou por aí? Epá, eu faço análises a hardware, se cometesse um erro tão grave como esse (usar diferentes sensores) as análises perdiam todo o seu valor.

Imagina... tens uma Asus P4C800 Deluxe e uma Abit IC7. Supões logo que é tudo igual e que medindo as temperaturas de kits de watercooling diferentes consegues tirar logo essas conclusões todas..... não... n podes, por inumeras razões:

-> Posição do sensor (influência o delta, qto mais longe estiver do core menor vai ser o delta).
-> Calibração do sensor (poderá medir mais 10ºC, menos 10ºC que o outro...).
-> Precisão do sensor (um pode medir umd elta de 8ºC e outro de 15ºC...).
-> Idle e Load.... Idle num processador é diferente de Idle num gpu... o estado de idle num GPU não é tão efectivo como o de um CPU.

... tas a fazer comparações totalmente distintas. E a prova disso é o seguinte:

-> Estás a usar o mesmo sistema de watercooling. Se assim for, e supondo tu que as energias dissipadas são iguais e que os sensores estão devidamente calibrados, a temperatura que me deste em idle do GPU é 10ºC superior à de idle do CPU. Como explicas isto? Num sistema de watercooling, as temperaturas dos dois em idle, medidas nas mesmas condições teriam de ser parecidas, pois a temperatura da agua no waterblock do cpu e waterblock do GPU é praticamente igual. Como explicas a diferença de temperaturas... se afirmas que os sensores estão direitos? A agua está mais quente 10ºC no waterblock do GPU do que no do CPU? ... sorry, mas isso é impossível.

Não leves isto como "não dar o braço a torcer". Leva como uma certeza que eu tenho.... um GPU n pode dissipar 120W ou 130W de calor com as condições de refrigeração que tem!

Beat_Slayer
30-08-2004, 20:10
Concordo com o marsu, acho que 125W é mt load para um GPU, e as 2 molex + slot agp para alimentar a mim tb me parece uma questão de estabilidade e n querer sobrecarregar os mosfets do agp tb!

quasar
30-08-2004, 21:42
Sabes quanta energia podes tirar de um molex? -> lei de ohm meu amigo :) 12V*A (da linha)

Sabes que podes ligar um peltier de 226W a apenas um molex? ->Que eu saiba eles so vêm mesmo com um conector de 4 pinos =) e a sua eficiência depende por isso mesmo da potencia adquirida.

Eu explico-te para que servem os dois molexes da Ultra... servem para maior estabilidade na energia. ->Por acaso já sabia, mas isso não significa forçosamente que a potencia consumida seja baixa.

Está provado que a 6800 dissipa tanto ou pouquissimo mais que a 9800XT.
-> Está provado onde? no artigo que apresentas-te? para mim tem tanta credibilidade como o que eu mostrei.Desculpa.

Ou vais dizer que para um artigo onde se vai analisar a energia consumida por uma grafica se pode supor algo como "esta gráfica vai consumir 46W do slot AGP". -> Concordo contigo é uma suposição arriscada, mas não sei até que ponto andará muito longe da verdade.

Resumindo estás a dizer que o sensor do gpu tem um erro de 15º em Full.Ou 10º em idle.
Para um sensor interno parece-me estupidamente exagerado...mas se estás tão convicto, para mim era ideal pois significaria que a minha gráfica está a temperaturas mto inferiores. :thumbsup:

Quanto a comparar sensores de boards diferentes,apenas tenho a dizer que foi um exemplo infeliz.

Pode ser que entretanto alguém se lembre de fazer a medição real da temp. do gpu em causa. :teeth:

PS: Está a dar pica esta discussão :D

marsupillami
30-08-2004, 22:05
Está provado que a 6800 dissipa tanto ou pouquissimo mais que a 9800XT.
-> Está provado onde? no artigo que apresentas-te? para mim tem tanta credibilidade como o que eu mostrei.Desculpa.

Pois, mas eu já n penso assim. Eu li os dois artigos, e vi que num deles, eles mediram efectivamente essa energia e noutro não. Para mim chega para tirar conclusões sobre qual deles será mais fiável.

Ou vais dizer que para um artigo onde se vai analisar a energia consumida por uma grafica se pode supor algo como "esta gráfica vai consumir 46W do slot AGP". -> Concordo contigo é uma suposição arriscada, mas não sei até que ponto andará muito longe da verdade.

Para mim a palavra suposição diz tudo. Para ti tem bastante mais significado que para mim. Para mim 46W são a diferença entre uma placa queimada ou não. Para ti é uma diferença de apenas uns graus celsius.

Resumindo estás a dizer que o sensor do gpu tem um erro de 15º em Full.Ou 10º em idle.

Não! Eu apenas assinalei a diferença entre os dois em 10ºC. Qual deles tá errado... não sei, porque não tenho forma de averiguar isso (porque o pc nem sequer é meu). Pode ser o sensor do CPU que está com uma imprecisão de 10ºC. Mas eu nem vou tão longe. Ou até pode existir uma diferença de apenas 5ºC... ou podem estar a distâncias diferentes.... enfim... muitos factores influenciam as temperaturas.

Quanto a comparar sensores de boards diferentes,apenas tenho a dizer que foi um exemplo infeliz.

Eu não axo. Axo muito menos lógico comparar temperaturas de GPU com CPU. Ao menos na board, já sabes que a unica diferença está na própria board. Com os teus testes podem-se apontar 1001 defeitos pq é uma comparação totalmente descabida.

Quanto à discussão... já vi que manténs a tua ideia, eu mantenho a minha. Respondendo à tua questão inicial... é o seguinte:

Se a tua placa dissipar 120W ou mais, não podes usar o peltier. Se dissipar os tais 70W então podes.... como tu tás convicto do que dizes, então esquece o peltier de 80W.

paulopais
08-11-2004, 13:14
A energia de 1 computador é "continua", k kero dizer com isto.. k consegues tirar tanta energia de 1 molex como de varios.. o unico problema em fazer isto é que esta sujeito que o molex derreta.. ehhheheheheh.. tipo eu tenho uma peltier de 226w k arrefeçe mm mt fixe, aconselho a quem nao keira prommy ou chiller, mas metam pelo menos 1 evo 360 ou 2 evo 240 a arrefecer esta material escaldante e vao ter temps mt fixes.. por isso nao axo logica as graficas terem mais k 1 molex.. deve ser uma kestao de segurança

Stagedive
05-12-2004, 02:53
Desculpem lá a ignorancia, mas o que é um peltier? Isso vende-se (e já agora,preços...) ou é daquelas "brincadeiras" que vocês fazem com montes de ferramentas e tempo :doido:

Just joking... :yeah:

É que nunca fui grande adepto de Extreme Cooling,mas como o saber não ocupa lugar :)

PS- A discussão da dissipação está interessante :thumbsup:

Edit: Já vi :pensar: Obrigado