View Full Version : [ATENÇÃO] Instalação do OCZ DDR Booster...
dutchman.pt
29-07-2004, 00:23
[ATENÇÃO] Instalação do OCZ DDR Booster
Produto referenciado :
http://www.ocztechnology.com/images/products/accessories/b/DDRbooster2.jpg
Página Oficial OCZ do produto (http://www.ocztechnology.com/products/accessories/OCZ_DDR_Booster_Diagnostic_Device)
Instruções de montagem :
Não ligar directamente os conectores (4 pinos) de energia da fonte de alimentação (PSU) ao OCZ DDR Booster porque pode causar danos irreparáveis a todo o sistema. Utilizem o adaptador que vem com OCZ DDR Booster que se liga ao conector de ATX 12V de 20 Pinos da fonte e que depois se liga à Motherboard.
Depois de ligado o adaptador que vem junto com o OCZ DDR Booster à Motherboard, ligar os conectores (4 pinos) desse adaptador aos conectores respectivos do OCZ DDR Booster. Atenção porque os conectores de 4 pinos do adaptador que se ligam ao OCZ DDR Booster também têm ordem a respeitar.
Amarelo no Amarelo e Azul no Azul.
O adaptador ATX 12V/20 pinos incluído com o OCZ DDR Booster é este:
http://img54.exs.cx/img54/3624/adaptadorOCZ.jpg
Deve ficar ligado assim: Conector 12V/20 pinos da fonte de alimentação –> Adaptador OCZ 12V/20 pinos –> Motherboard.
De seguida : Ligar os conectores (4 pinos) do adaptador ao DDR Booster pela ordem respectiva. Azul->Azul e Amarelo->Amarelo.
http://img54.exs.cx/img54/8281/adaptadorOCZ2.jpg
Instruções de utilização :
Na primeira utilização o OCZ DDR Booster aplica o overvolt (incremento de voltagem às memórias) algo lentamente, por isso calma e paciência com as alterações.
Para alterar as voltagens é no Pot "grande" designado por P2.
Quando experimentam pela primeira vez alterar as voltagens, verifiquem sempre que estão no limite no sentido contra o ponteiro dos relogios... para aumentar a voltagem, é no sentido dos ponteiros, mas atenção, quando andam um bocadinho, a voltagem aumenta imenso, e não estranhem no display demorar um pouco a estabilizar a voltagem.
http://img58.exs.cx/img58/8207/adaptadorOCZ4.jpg
O "parafuso" P1 serve para afinar o valor do display com o valor lido com o multimetro. Não usar o P1 a não ser que disponha de um multimero e consiga medir o Vdimm na board.
http://img65.exs.cx/img65/8207/adaptadorOCZ4.jpg
Nota : Acima dos 3V é conveniente ser aplicado cooling activo de forma a arrefecer as memórias.
Lista de compatiblidade do OCZ DDR Booster com Motherboards :
Nesta lista estão os valores máximos de voltagem testados pela OCZ, mas podem testar á vontade dar mais voltagem.
Manuf. / MOBO / Max.Volt.Tested / Compatible?
Abit KV8 n/a N
Abit IC7 3.6V Y
Abit IC7 Max3 3.4V Y
Abit AN7 3.4V Y
Abit IT7 MAX2 2.8V Y
Abit AI7 3.4V Y
Abit NF7 v.2 3.4V Y Use DIMM slot 3
Abit NF7S v.2 3.4V Y Use DIMM slot 3
ASUS A7N8X 2.8V N
ASUS P4S533 3.4V Y
ASUS P4P800 3.4V Y
ASUS P4C800-E 3.6V Y
ASUS P4R800-VM 3.4V Y
ASUS K8V 3.4V Y
Aopen AK89max 3.4V Y
Biostar P4VTB 3.4V Y
Biostar K8NHA Pro 3.4V Y
Biostar K8VHA PRO 3.4V Y
Chaintech VNF3-250 3.6V Y
Chaintech ZNF3-250 3.4V Y
Chaintech ZNF3-150 3.4V Y
DFI 875LP rev.B 3.1V Y
DFI 865PE 3.4V Y
DFI nForce2 3.3V N
Epox 4PCA3 3.0V N
Epox 8K5A2+ 3.6V Y Use DIMM slot 2 or 3
FIC 875Dynasty 3.1V N
FIC P4M-RJ300 n/a N
Gigabyte K7 Triton 3.4V Y
Gigabyte K8NNXP 3.4V Y
Gigabyte K8NSNXP-939 3.7V Y
MSI 865PE Neo 3.4V Y
MSI 875P Neo 3.3V Y
MSI K7N2 3.3V Y
MSI K8T Neo 3.4V Y Can only fit 1 memory module
Shuttle AN50R n/a N
Soltek SL-865PE 3.0V TBD Will not boost above 3.0V
Para actualização da lista verficar aqui!!! (http://www.ocztechnology.com/displaypage.php?name=DDRBoostermobocompatibility)
Imagens e informação retiradas da review do DriverHeaven e do site oficial da OCZ
Mereçe Sticky! :thumbsup:
Originally posted by Lasac
Mereçe Sticky! :thumbsup:
é Claro que sim... ;) mais uma vez... Dutchman esta la :thumbsup:
cumps!
dutchman.pt
29-07-2004, 00:54
Obrigado. :thumbsup:
Ando com pouco para fazer por isso vou-me distraindo. :D
Agora é esperar que a minha P4C800 Deluxe venha de RMA e arranjar um OCZ DDR Booster pa testar. :)
|-joker-|
29-07-2004, 01:14
Great Post .
Sticky 100%
cumps
iupi Ai7 tb dá :D
Essa porra do parafuso e ke me esta a lixar o eskema . .entao para ke o potenciometro? Alem de nao ir dar jeito nenhum a aumentar a voltagem ... bem sexta logo se ve :)
Nem mais, ainda por cima rou para ver como chego ao parafuso depois disso encaixado no dimm, mas que raio, então alguém já testou e pode dizer para que serve o potenciometro?
Serve mesmo para regular a voltagem, confirmado pelo Dima .. o outro parafuso tb deve servir .. amanha logo vejo.
Black_Gamer
29-07-2004, 16:39
Pelo que me da a entender, o prafusosito deve ser para fazer o boot. A partir dai usa-se o potenciometro. Pelo menos e o que me da a entender, talvez esteja enganado...
Funciona assim:
Antes de encaixar o booster no slot, rodar o potenciometro grande todo para a esquerda (counter clockwise, visto de cima). Isto faz com que a VDDR seja o mínimo.
Arrancar com o PC e ir para a BIOS.
Esperar que o valor indicado no booster estabilize.
Ver qual o VDDR na BIOS e ver se o valor indicado no booster é igual (ou muito proximo). Se não for igual, rodar o potenciometro pequeno para a esquerda (se o valor indicado for maior) ou para a direita (se for menor) até que o valor indicado seja próximo do definido na BIOS.
Para alterar a VDDR a a partir de agora usar o potenciometro grande (mais para a direita, menos para a esquerda, sempre visto de cima)
O potenciometro pequeno é apenas o ajuste para que o valor indicado seja o que realmente está a ser fornecido às mems.
Isto foi o que entendi do manual que vem com o booster e tem toda a logica depois de ver o datasheet do integrado do booster que mais não é que um conversor A/D e de um driver para o display.
P4rthen0n
29-07-2004, 18:48
Sem tar a ver isso a funcionar ah frente, pergunto-me se nao seria mais prudente ajustar o booster com a leitura do multimetro k eh ais correcto k a bios.
Beat_Slayer
29-07-2004, 19:26
Concordo com o P4rthen0n, até pk nós sabemos que os valores da bios nem sempre são iguais aos que realmente estão a ser dados!
dutchman.pt
29-07-2004, 23:01
Post inicial com algumas alterações depois de confirmação oficial e testada de como realmente o OCZ DDR Booster funciona.
Agora está totalmente correcto e com umas adições em relação ao funcionamento do produto.
Uma imagem também foi adicionada.
P4rthen0n
30-07-2004, 10:28
Algumas alteracoes fisicas no booster tambem sao muito uteis. Para kem nao puder por uma fan a bufar ar pra cima dos dissipadores do booster convinha k mudasse os dissipadores para uns de aluminio. Fan apontada para os dissipadores originais (cobre) eh preferivel.
Uma versao "reverse" do booster ja ta a ser estudada. Era a maneira de fazer com k coubesse em slots k agora eh impossivel k caiba.
Na P4C800-E Dlx com a bios nos 2.85 e o multi a dar 2.88~2.89 o booster da 2.7v .. por isso cuidado.
Tentem sempre verificar com multimetro se possivel.
VoRtaN_MaDgE
30-07-2004, 11:56
Nada com o bom velho mod :D ...
Beat_Slayer
30-07-2004, 13:02
Originally posted by gandalf
Na P4C800-E Dlx com a bios nos 2.85 e o multi a dar 2.88~2.89 o booster da 2.7v .. por isso cuidado.
Tentem sempre verificar com multimetro se possivel.
Para acertar essas leituras de voltagens é que existe o P1! :D
Originally posted by VoRtaN_MaDgE
Nada com o bom velho mod :D ...
Nao concordo .. isto e xelente, apenas requer uma afinaçao logo ao principio.
afinaçao?
que tipo de afinaçao?
VoRtaN_MaDgE
31-07-2004, 00:50
O bom velho mod dá mais voltagem k o booster:D .
Originally posted by VoRtaN_MaDgE
O bom velho mod dá mais voltagem k o booster:D .
mas com o booster deve-se ter voltagens mais estaveis, e sistema tb... menos peso nos 3.3v...
cumps!
VoRtaN_MaDgE
31-07-2004, 01:03
Originally posted by XiMa
mas com o booster deve-se ter voltagens mais estaveis, e sistema tb... menos peso nos 3.3v...
cumps!
Não obrigatoriamente...
Depende do mod feito e se o sistema em si tem a fonte alterada ou não!
O booster n stressa as mem's...kero dzr os slot's após uso intensivo???
Nao .. e tens mais voltagens como?
Modando a fonte, modando a board .. e mesmo assim ja consegui 3.8v medidos no multimetro com o booster .. se isto nao compensa todo o trabalho de modar uma fonte e board ... enfim.
Agora se te da mais gozo fazeres os mods a la pata .. isso ja e diferente .. mas ha kem nao tenha paciencia como eu.
VoRtaN_MaDgE
31-07-2004, 12:54
Nao .. e tens mais voltagens como?
Modando a fonte, modando a board .. e mesmo assim ja consegui 3.8v medidos no multimetro com o booster .. se isto nao compensa todo o trabalho de modar uma fonte e board ... enfim.
Agora se te da mais gozo fazeres os mods a la pata .. isso ja e diferente .. mas ha kem nao tenha paciencia como eu.
Ha certas boards k o booster n dá tt voltagem como o mod com 1a fonte alterada só isso mas k o booster é 1 excelente periférico n há duvida gandalf :D...
K tal tá a sair o teu????
Sim tens razao .. apenas tava a pensar no meu caso :D
O meu ja deu os 3.8 no booster ... e pela experiencia (medindo no multimetro) em full load descresce sempre qq coisa como 0.1v .. por isso 3.7v hee hee.
JA tenho uma fan de 80mm em cima pk senao era o bom e o bonito.
http://img.photobucket.com/albums/v249/gandalf027/DSC01145.jpg
E sim e uma confusao de cabos .. :D
P4rthen0n
31-07-2004, 16:20
Originally posted by netorc
afinaçao?
que tipo de afinaçao? Ajustar o parafuso P1 ate coincidir com a BIOS/multimetro.
Beat_Slayer
31-07-2004, 17:27
De preferência o multimetro mesmo!
VoRtaN_MaDgE
31-07-2004, 17:31
Ja arrumavas esses cabos gandalf !!!! :D
Se tivesse espaço dentro da caixa .. yah.
DDR Booster tem algumas problemas com Enermax Noisetaker. Ja enviei email para OCZ e na segunda digo qq coisa :( Penso que problema é +5V rail. Mas na segunda vou dizer qq coisa certa.....
Originally posted by dima
DDR Booster tem algumas problemas com Enermax Noisetaker. Ja enviei email para OCZ e na segunda digo qq coisa :( Penso que problema é +5V rail. Mas na segunda vou dizer qq coisa certa.....
whats going on?
Godmyster
01-08-2004, 01:49
Shit e eu tenho uma Noisetaker 475w :nervoso:
Caldense
01-08-2004, 02:14
nao vejo a p4c800 deluxe.. so a -e..
a minha é compativel?
MadOnion
01-08-2004, 11:50
Caldense, isso não quer dizer nada, o layout das board não foi alterado, apenas o bundle que vem com elas.
Por isso deve ser compativel, com a non, a deluxe e a -e deluxe
Caldense
01-08-2004, 13:19
tks mad
Beat_Slayer
01-08-2004, 20:10
:cry: :cry: :cry:
Eu tb tenho uma Enermax!
:cry: :cry: :cry: :cry:
OK, acho que fui o primeiro a testar o DDR Booster com uma fonte Enermax NoiseTaker. O problema é que o DDR Booster precisa de ser alimentado pelo rail de -5V, que as Enermax NoiseTaker não têm. (O Dima enganou-se e postou +5V).
Ao que sei pelo menos mais uma pessoa se queixou do mesmo ao Dima.
Atenção que a versão anterior das Enermax (as que não têm 2 rails de 12V) não são afectadas porque têm -5V.
Agora como é que se vai resolver o problema é uma incógnita, embora eu já esteja aqui a pensar em colocar um LM7905 no rail dos -12V e fazer um wiring directo para os -5V do DDR Booster.
A ver vamos, já lá dizia o cego. :)
Edit:
A razão para serem necessários os -5V parece-me ser o facto de que a OCZ está a usar os -5V para alimentar aquele IC grande que é um conversor A/D com driver para display de LED's e que não pode medir a tensão com que é alimentado, ou seja, a OCZ está a usar o rail dos +5V para alimentar o VDDR e, para poder medir o valor que está a fornecer às mems não pode alimentar o IC com os +5V, por isso usaram os -5V e não podem usar os +12V ou os -12V porque é demais para as specs do IC.
Decididamente o 7905 no rail dos -12V deve dar para resolver a coisa.
JoaoRamalho
25-04-2005, 22:56
kuando se mete isto a voltagem na bios deve tar em k valor? 2.8V?
Beat_Slayer
26-04-2005, 01:18
Yup! Deves meter no máximo da board, medir com um multimetro e regular o booster para apresentar o valor correcto!
JoaoRamalho
30-04-2005, 11:49
Yup! Deves meter no máximo da board, medir com um multimetro e regular o booster para apresentar o valor correcto!
n tenho multimetro em casa :cry:
ps: ja ta
Black_Scorpion
15-11-2005, 23:50
Desculpem lá,mas cai aqui de paraquedas,tenho umas mushkin level II pc3500,que estao a dar os 240 a 2-3-3-6 com uns simples 3.2v e tenho uma asus p4c800-e dlx e uma p4 sl6wk 3ghz @ 3.6ghz,o processador da mais qq coisa mas tou 1coche limitado por causa das mems pk kero isto a 1:1 .Tava numa de comprar um ocz ddr booster,uma vez que isto sao chips bh-5 aguentam um pouco mais de 3,2v sem grandes stresses,né axim?Como é que ixo funciona basicamente?Insere-se o modulo num slot ddr e ele altera a voltagem do sistema ddr por completo?1 ocz ddr booster da para os dois dimms,né axim?Abraço
Black Phoenix
25-02-2006, 17:44
A pergunta que se poe, e dado que a OCZ nao apresenta qualquer referencia a isso e se o DDR Booster é compativel na Asus A8N32-SLI... Obrigado pela atenção dispendida...
Black Phoenix
26-02-2006, 22:28
Sera que ninguem sabe, ja tou farto de perguntar em varios foruns e nada... Epa, ao menos digam que nao sabem...:arrrg:
MadOnion
26-02-2006, 23:20
Manda um mail pra OCZ, já que no site não vem quaisquer referência, pois não deve ter sido actualizado.
Manda um mail pra eles.
Eu só vejo um problema no uso do DDR Booster nessa motherboard que é o facto do Booster ter uma ficha de 20pins ao contrário da board que tem de 24 :thumbsup:
Será que retirando a ficha de 4 pins (aquela que vem juntamente com a main power connector, não é a ficha P4,em que algumas fontes não dá para separar :X) e ligando a ficha do booster à board com os outro 4 pins não funcionará?
Black Phoenix
05-04-2006, 21:48
Segundo o que a OCZ me explicou nao se responsabilizam por esse tipo de montagem, pois fizeram referencia varias vezes ao facto de ser apenas para boards 20 pinos. Pode dar, mas nao se responsabilizam por erros e/ou material danificado.
Black Phoenix
02-05-2006, 20:18
Depois de ter adquirido um ddr booster dediquei-me a experimenta-lo na minha a8n32-sli. Pelo que consegui apurar, a tensão das memorias e bem detectada, mas dual channel so se as memorias forem suficientemente baixas para caberem debaixo do potenciomentro do mesmo. Devido a layout da mesma board nao e possivel de ser utilizado no slot a1 por causa de um condensador que bate no heatspreader... Mais informação se funciona com as memorias so depois de receber umas novas... Just wait...:D