PDA

View Full Version : Discos SATA e ATA juntos, não funciona

Emelso
06-08-2004, 22:13
Companheiros
O problema é o seguinte: mudei a maioria dos componentes do meu PC: Board, proc. gráfica, disco e memória, para AMD 64 com MSI K8n neo Platinum e disco SATA. Instalei OS, configurei tudo e tudo ficou a funcionar bem. Depois, resolvi juntar o meu anterior disco, também Maxtor, mas IDE. A configuração de aranque no BIOS está: Disquete, disco SATA e CD ROM. Quando arranco não consigo entrar no Windows (XP PRO), dando vários erros de ficheiros em falta e outros que não fixei. Retiro o disco IDE e tudo volta a funcionar normalmente. Repeti a coisa duas ou três vezes e é sempre o mesmo. Que posso fazer para pôr os dois discos a funcionar? O que é que está errado? Alguma ajuda? Devo dizer que sou inexperiente.
Desde já obrigado.

Emelso
07-08-2004, 18:04
Olá!

Ninguém ajuda aqui o cota?

Blaster
07-08-2004, 18:23
O disco IDE tinha uma instalação de windows antiga?

Emelso
07-08-2004, 18:47
Originally posted by Blaster
O disco IDE tinha uma instalação de windows antiga?

Não. Eliminei a partição que tinha o OS antigo e fiz uma única partição, redimensionando a outra que contém material que não quero perder.

Luka
07-08-2004, 18:53
O disco IDE está em SLAVE?

Emelso
07-08-2004, 19:08
Originally posted by luka
O disco IDE está em SLAVE?

Está em Master.

Luka
07-08-2004, 19:11
Originally posted by Emelso
Está em Master.

Mete em slave :D

Emelso
07-08-2004, 19:24
Originally posted by luka
Mete em slave :D

Vou tentar mais tarde, mas creio que não resolverá, pelo seguinte
: segundo li no Help dum programa de partições, o Windows renomeia as letras das partições quando é adicionado um novo disco e ao que parece, começa pelo IDE que, na BIOS é considerado o 1º IDE, enquanto o SATA é considerado o 4º IDE, isto não sei porque, mas é assim. Logo, ao ligar o IDE, a letra do OS muda pelo que o sistema não encontra o OS quando procura a drive "C" que foi alterada pelo Windows para o IDE. De notar que tenho várias partições no SATA o que complica a atribuição das letras. Já tentei enganar o Wind. alterando a letra do IDE com um programa de partições, mas assim que reinicio, o Windows altera de novo.
Parece que só recomeçando tudo de novo: formatar e reinstalar o OS com os dois discos já ligados. O que quero evitar pela seca que é. Não sei se fui claro ou confuso.

Emelso
08-08-2004, 20:38
O que escrevi no último post, são deduções minhas em função daquilo que aconteceu. Não sei se estou a dizer disparates. Alguém expert na matéria tem alguma opinião.
Alterar para slave não resolve o problema.
Abraços.

dickseed
08-08-2004, 22:31
Na bios tens uma opcao para ordenar a ordem de arranque dos discos, basta pores o disco ide em ultimo, eu tive o mesmo prob k tu, e o que acontece é que o pc tenta fazer o boot do primeiro disco que encontra.

Blaster
09-08-2004, 00:49
Originally posted by ****seed
Na bios tens uma opcao para ordenar a ordem de arranque dos discos, basta pores o disco ide em ultimo, eu tive o mesmo prob k tu, e o que acontece é que o pc tenta fazer o boot do primeiro disco que encontra.

tb me parece que é o que está a acontecer

Emelso
12-08-2004, 18:17
Originally posted by ****seed

Na BIOS o disco SATA está em primeiro lugar. O que acontece é que o boot é feito até à altura em que aparece aquele quadrado azul a correr. Depois pára e aparece ao fim de algum tempo o ecrã de "bem vindo" e pára com uma mensagem que vai variando conforme clico em OK. Uma das mensagens: "O Windows não conseguiu guardar todos os dados para o ficheiro F:/Windows (é onde tenho o OS donde quero arrancar no disco SATA). Os dados foram perdidos. Este erro pode ter sido causado por uma falha no hardware do seu computador ou por ligação à rede. Tente guardar este ficheiro noutro local". Mas depois. desligando o disco IDE, o sistema funciona normalmente. MISTÉRIO!
Abraços.

Beat_Slayer
12-08-2004, 19:33
Experimenta arrancar em safemode e mapear a drive IDE para outra letra!

Emelso
12-08-2004, 23:36
Originally posted by Beat_Slayer
Experimenta arrancar em safemode e mapear a drive IDE para outra letra!

Olá
Arranquei em Safe Mode e verifiquei que as letras estão, afinal, correctas para o disco SATA. E para o disco IDE estão atribuidas as letras a seguir às das drives opticas. Portanto, parece que não será por aqui, pois logo depois tentei arrancar em modo normal e o problema repetiu-se. Não consigo entender isto. Mas esta tentativa serviu, pelo menos, para eu poder copiar o que me interessava do conteúdo do IDE. Por isso, o meu obrigado, pois não tinha pensado nessa hipotese.

Abraços.

W@xm@n
13-08-2004, 01:24
Para poderes usar discos sata juntamente com ata e arrancares a partir do sata tens q colocar o pc a arrancar a partir de uma drive scsi.

Ou seja, dizes ao pc q o disco sata é scsi e q deve arrancar 1º a partir do scsi (antes do ide).
Podes por assim:

1st boot device - floppy
2nd boot device - scsi
3rd boot device - hd0
4th boot device - cd-rom

assim dá de certeza:)

Beat_Slayer
13-08-2004, 01:31
Acho k isso já foi feito, se leres os posts acima!

Cumps

Emelso
14-08-2004, 21:28
Originally posted by Waxman
Para poderes usar discos sata juntamente com ata e arrancares a partir do sata tens q colocar o pc a arrancar a partir de uma drive scsi.

Ou seja, dizes ao pc q o disco sata é scsi e q deve arrancar 1º a partir do scsi (antes do ide).
Podes por assim:

1st boot device - floppy
2nd boot device - scsi
3rd boot device - hd0
4th boot device - cd-rom

assim dá de certeza:)

A minha BIOS não tem opção, para arranque, SCSI. Tem várias opções, incluindo drives USB, mas SCSI não consta.

scorcher
20-08-2004, 13:47
eu não li tudo.. mas... como já tive um problema idêntico pode ser que ajude...

a minha board já tem um tempito e cada vez que forrmato tenho que instalar os drivers para os discos... não é dos discos... é para o sata e para o ide, caso não instale nenhuma driver ela não reconhece nenhum disco...

e quando calham aqueles reboot´s à força ela perde o boot de arranque dos discos e deixa de os reconhecer.. nesse caso arranco com o cd do xp e logo no inicio quando aparece o ecran azul tb aparece uma indicação no monitor para carregar em F6 para instalar as tais drivers... apartir daí deixam de exitir problemas (pelo menos no meu caso)...

scorcher
20-08-2004, 13:53
(não me está a deixar editar o post)

depois de ler mais um puco...

se são reconhecidos pela board e quando metes o ide dá barraca??... então ele só pode estar danificado... quanto tempo tem o disco?

Alfa
20-08-2004, 19:00
Boa tarde,

O problema dos discos SATA e PATA dve estar na configuraçao em conjunto dos 2 tipos de discos em simultaneo, pelo q deve existir na bios da board essa opçao.
Pelo menos na board MSI 865PE q uso tive esse problema de inicio q resolvi através dessa opçao e dado q o fabricante é o mesmo deverá existir uma igual ou semelhanmte. No meu caso tenho 2 SATAS WD740 em RAID0, o antido disco IBM de 80 PATA para configurar na bios) os drives opticos e ainda um cartao de uma maq fotografica, sem problemas.
Arranco de qualquer um deles fazendo a seleccao em f11 qdo do arranque.