View Full Version : Memtest86
Boas, tenho aqui um PC que está com um problema, está sempre a reiniciar.
Já fiz uma nova instalação de Windows e ele continua com este problema. Ele só ao ligar ele reinicia durante 3 ou 4 vezes e ao fim
disto liga-se e fica a trabalhar durante alguns minutos mas ao fim disto volta a reiniciar.
Penso que este problema seja da memória e correr este programa para tentar saber se o problema poderá ser disto.
O PC tem 1 módulos de 256mb-133 e 2 de 128mb-133, como é que faço o teste, tenho que tirar 2 módulos e fazer o teste a um de cada vez ou existe alguma opção que me permita verificar os 3 aos mesmo tempo e saber qual o módulo defeituoso?
Se acharem que não é da memória digam do que poderá ser porque apesar de não ser o meu PC principal dá-me muito jeito.:(
Jarodboy
24-01-2004, 20:21
msblaster,será??? O meu tb foi logo infectado mas lá consegui tratar dele e acabaram-se logo os reboot's!
Control Panel->Perfomance and Maintenance->Administrative Tools->Event Viewer->System
Podes ver o que que diz ai? Q é error log?:)
O msblaster acho que não é porque já fiz o scan com o Norton e não encontrou nada e mesmo depois de formatado e instalado o XP outra vez sem ligar à net instalei o ficheiro para o blaster.
Dima, quanto à tua pergunta eu só logo é que posso ligar o outro PC e depois digo qualquer coisa.
Quanto ao memtest, não há ajudas??
Jarodboy
24-01-2004, 20:59
Msblaster fora de hipotese entao...
Se tens desconfiança k seja da ram, experimenta primeiro usar o pc com um e dps com o outro dimm!Pode ser so um deles k esteja estragado!
Caso volte a fazer o mesmo,entao é mesmo melhor correres o memtest...
Jarodboy vou experimentar com os 3 módulos, um de cada vez, para ver se continua a reiniciar porque só agora vi que o memtest demora um bocadinho a fazer o teste às memórias.
Jarodboy
25-01-2004, 00:09
Ya faz isso...memtest para fazer o teste completo é horas interminaveis...grande seca!!!!:p
Fiz o teste da WD ao disco e no memtest para o windows o teste vai em 600% sem erros.
Será que pode ser da placa de som?
Acho que o PC só começou a fazer isto depois de ser instalada uma SBLive 5.1. Há alguma maneira de ver se pode ser da placa?
P4rthen0n
25-01-2004, 02:39
Tira-la de la e ver se o problema persiste...
Bom, formatei o disco e instalei o XP sem instalar a placa de som. Depois de 6 horas sem falhas apareceu-me um ecrâ azul com a seguinte falha:
- 0x00000050 (0xED4EA8C0,0X00000000,0X805EDA46,0X00000000).
Consultei a página da microsoft à procura do erro e o erro pode ter duas causas:
- EasyCD Creator 5.0 Basic
- Memória estragada
Por acaso o Easy CD Creator está instalado neste PC por isso fiz o upgrade para não existir problemas agora não sei o que faço com a memória.
Jarodboy
25-01-2004, 14:42
Sempre fizeste a experiencia de usar um dimm, dps outro etc?? deu sempre bem?
Se diz k erro é do easycd, experimenta apagá-lo! é o desespero de causa!!!
Bem, desinstala o easy cd creator e ve se da o mesmo erro, se der ja sabes que o problema é das memorias
Depois so tens de ver qual é o dimm ou dimms que estao estragados...
Mesmo que suspeites que um dimm está estragado tenta nos varios slots porque pode também ser problema da board
O Easy CD Creator já não deverá dar problemas porque na página da Roxio está um update para resolver incompatibilidades com o XP. Já fiz download e já instalei.
Acabei agora de instalar a placa gráfica e por enquanto não me deu nenhum erro nem reiniciou.
Espero que fosse do Easy CD Creator para não ter mais trabalho.
:(
O PC deu outro erro!!!:mad:
Pelo menos agora não reinicia mas deu o erro 0x0000000A.
Alguém sabe dizer o que é este erro? Experimentei correr o Memtest com os 3 módulosde memória postos e ele deu muitos erros nos 311MB. Com esta informação consigo saber qual o módulo que poderá estar lixado ou tenho mesmo que fazer individualmente?
Eu aconselho mesmo a fazer individualmente... e assim que souberes o modulo que está estragado (se estiver) tenta noutro slot ;)
Ao abrir o Pc vi uma coisa que poderá estar a provocar estes problemas. A motherboard é uma Asus cusl-2c com chipset 815e.
Segundo o manual este chipset só suporta 3 memórias single-sided ou 2 double-sided. A memória que está instalada é um módulo de 256mb double-sided + 1 de 128mb double-sided + 1 de 128mb single-sided.
Este Pc trabalhou mais de 2 anos sem ter problemas provocados por esta situação mas será que ao instalar uma nova SBLive 5.1 não poderá ter provocado um aumento do uso da memória e estar a provocar estes problemas?
Hum... é uma questao de veres isso... saca o dimm de 256 ve se dá algum erro... Ou entao podes sempre desinstalar a placa de som...
EDIT: Hum... acho que percebi mal... tens para ai memorias de todos os tipos e feitios... Experimenta mesmo montar um modulo de cada vez...
Sadino, entao, sempre resolveste o problema? ;)
Ja agora, tenho de sakar o memtest para fazer uns testes ás minhas maravilhosas :D Alguém me da link?
http://www.google.pt/search?q=memtest&ie=UTF-8&oe=UTF-8&hl=pt-PT&meta= :p :p :p
Luka, resolvi o problema. A memória está boa o que não está é um dos bancos. Como o PC só é usado praticamente para a net não há problema, fica a trabalhar com 384Mb de Ram.
www.memtest86.com
Okis, é bom saber que já tens isso a trabalhar ;)
Erbium e Sadino, tkz pelos links ;)
Alguém me sabe ensinar a trabalhar com o memtest?
Faço o extract para o ambiente de trabalho, ta la numa pasta, depois clico em install como diz nas instrucções, depois vou a correr o programa e ele diz para inserir uma diskette...
Tenho de inserir a diskette e reiniciar o pc?
Help me :)
Originally posted by luka
Alguém me sabe ensinar a trabalhar com o memtest?
Faço o extract para o ambiente de trabalho, ta la numa pasta, depois clico em install como diz nas instrucções, depois vou a correr o programa e ele diz para inserir uma diskette...
Tenho de inserir a diskette e reiniciar o pc?
Help me :)
o prog axo que eh executado pelos DOS...
cumps!
a diskete fica como diskete de arranque..logo,convem teres na bios como 1ª drive a arrancar...
_zZz_
SwimmerBoy
31-03-2004, 19:51
depois de fazeres a diskete, reinicias o pc e com a floppy disk a arrancar em 1º lugar, arrancas o pc com a floppy lá dentro e ele faz o resto sozinho...
Atenção, pára o programa antes de reiniciares dentro do programa, não vás lixar as memorias k não estão lixadas :D :P
VoRtaN_MaDgE
10-04-2004, 21:38
O memtest é tal i qual diskete de arranke...não tem nada k saber ;)