PDA

View Full Version : Seagate Vs WD Raptor-X 150

Billy-The-kid
23-03-2008, 02:03
Como à bem pouco tempo andava com algumas duvidas relativamente à escolha mais acertada de discos rigidos.. resolvi fazer este pequeno topico. Espero que posso ajudar os mais indecisos!!!

Vou postar unicamente print´s do HD Tach!
O teste foi feito todos no mesmo sistema e seguidinhos(Q9450+Asus Commando+2GB TeamXtreem)

Seagate 250GB SATA II 7200.10 (ST3250410AS ) 1 prato

http://macavenco.no.sapo.pt/Overcloking/250.JPG

RAID0 Seagate 250GB SATA II 7200.10 (ST3250410AS )1 prato

http://macavenco.no.sapo.pt/Overcloking/2x250.JPG

Seagate 500 GB SATA II 7200.11 (ST3500320AS )

http://macavenco.no.sapo.pt/Overcloking/500.JPG

Western Digital Raptor-X 150GB 10.000rpm

http://macavenco.no.sapo.pt/Overcloking/150.JPG

Espero que estes resultados não venham confundir e deixar o pessoal mais indeciso ainda :) :doido:

MJRL
23-03-2008, 02:14
Alguma coisa está aí mal, os seagates são mais rápidos que o raptor?

Experimenta fazer os testes com o everest.

MR
23-03-2008, 02:24
obg billy:thumbsup:

techno_17
23-03-2008, 02:26
Alguma coisa está aí mal, os seagates são mais rápidos que o raptor?

Experimenta fazer os testes com o everest.

Penso que não, estão mesmo correctos, eu tenho +/ os mesmos valores no HD tach com o raptor X 150gb. Onde primam mesmo é no tempo de acesso:p

Billy-The-kid, deves ter ajudado muita gente. Congratz.

cumpzz

MR
23-03-2008, 02:31
Tenho 1*Seagate 250GB SATA II 7200.10 (ST3250410AS ) 1 prato
e confirmo é real.
Falta so confirmarem o raid!

Mascaras
23-03-2008, 02:32
esses resultados no seagate 500GB tambem sao um Must!

:thumbsup:

eLias
23-03-2008, 02:37
http://nordic-pc.com/files/images/Raptor_compare.preview_0.JPG

MJRL
23-03-2008, 02:39
Mas voces tão bons da cabeça? Aonde é que o um Seagate de 500GB ou mesmo o de 160 é mais rápido que um Raptor?

O HD Tach tá todo mamado, ele está a fazer os testes com o Everest e vão ver as diferenças...

Vejam aí 4 raptors em raid 0
http://mjrl.oc-zone.org/DFI%20P35%20Benchs/everestdiscos.jpg

Billy-The-kid
23-03-2008, 02:42
Atenção que eu simplesmente meti os resultados... e nao disse que o melhor é X ou Y!!! Isse depende das carteiras e do que se está disposto a pagar, a relação preço/desempenho varia muito com as carteiras de cada :).... eu posso dizer que se nota que o raptor e mais rapido a abrir.... agora a transferir dados nao sei nao....:X

Mascaras
23-03-2008, 02:49
billy estas no vista ???

tinha a ideia de ter visto que o SP1 dá um bom boost .

cumps

techno_17
23-03-2008, 03:00
Mas voces tão bons da cabeça? Aonde é que o um Seagate de 500GB ou mesmo o de 160 é mais rápido que um Raptor?

O HD Tach tá todo mamado, ele está a fazer os testes com o Everest e vão ver as diferenças...

Era nisto que eu falava numa thread da coldzero sobre o vista:(

http://img146.imageshack.us/img146/8296/everestkt6.jpg

cumpzz

Billy-The-kid
23-03-2008, 03:03
Aqui vai :) A ordem como podem ver é Raid0 500g e Raptor150!!

http://macavenco.no.sapo.pt/Overcloking/todos.JPG

eLias
23-03-2008, 03:06
Já me passaram uns 4 raptors pelas mãos e sempre achei um disco super overrated.
Acho os seagates 500gb a melhor opção de momento.

jpcastro
23-03-2008, 04:20
não vejo qual a surpresa nos resultados, raptors ja ha algum tempo que é mais o nome que outra coisa.

já tive de 36gb e 74gb ha uns anos e por ultimo ainda estourei 600€ em dois de 150GB quando saíram ha dois anos, nunca mais irão pousar em pcs cá em casa nem aconselho a ninguém tendo em conta os discos sata2 disponiveis no mercado ao preço que é.

ando com dois seagate 250gb single plate em raid desde que saíram para o mercado e tão cedo não sai daqui, performence em termos de custos comparado com raptors não tem assunto mesmo!
os de 500GB para storage também são optima opção ou os novos WD 320GB single plate que pelos vistos ainda são mais rápidos que os de 250GB.

por mais que os defensores de raptors venham falar das "vantagens" do tempo de acesso e 10 000 rpm para multi-threading etc....acho que só se estão a enganar a eles mesmos para tentar justificar o €€€ gasto.

cumps

PSS-PT
23-03-2008, 12:18
Este teste já tem algum tempo e já o tinha postado num outro forum:

http://img120.imageshack.us/img120/9550/4raptorxk6.jpg

São 4 x Raptor de 74GB, numa MB ASUS P5W 64 WS PRO, controlados pelo Chipset Intel.

Billy-The-kid
23-03-2008, 13:01
A minha idea nao era espalhar a confusão... lol mas sim tirar algumas duvidas do que se ja tinha visto por ai....

Eu so queria mostrar resultados de testes todos feitos no mesmo sistema para ajudar a decidir :)

7kman
23-03-2008, 13:51
Boas

Penso que para "S.O." os Raptor serão sempre mais rápidos devido aos seus tempos de acesso. Por essa ordem de ideias os SSD....

Dois Raptor 36GB em Raid0

http://img120.imageshack.us/img120/9025/attoraptorraid0bb4.png (http://imageshack.us)

Mostrem este Bench com os Seagate para comparar a perfomance em ficheiros pequenos :thumbsup:

Cumps

CarlosPN
24-03-2008, 00:33
é preciso ter o disco formatado, ou ele formata ao fazer o "Hd-Tach" ??

cumpz[[]]

JPgod
24-03-2008, 00:51
o jpcastro disse tudo.

Acho que no dia-a-dia, a diferença de performance entre raptor e estes seagates e WD single plate é negligenciável. O raptor ganha em tempo de acessos, mas uma diferença pequena em % (8 -> 12 ms), mas o seagate é mais rápido em velocidade de leitura/escrita.

Há ainda alguns factores a tender largamente para os seagates single plate

* Aquecimento (Um raptor aquece bem mais! Alias estes discos até são mais frescos que os normais 7200 rpm de vários pratos!)
* Ruído (estes seagates são muito silenciosos, já o raptor e os seus 10k rpm:dream: )
* Tamanho e peso (estes seagates são dos mais leves e compactos discos de 3,5" que já tive, só sendo superado pelos... 2,5" de laptop:teeth:). Isso para min é muito importante, porque permite menos peso na caixa, a menor espessura é muito importante para "stacks", visto que sobra mais espaço entre os discos, melhorando a refrigeração)
* E o principal: PREÇO! 60 vs 187 € e ainda considerando o espaço dá uma vitória esmagadora ao seagate.

Os raptors não tinham realmente concorrência até uns tempos, mas com estas gerações de discos com escrita perpendicular, lá se foi a vantagem da performance:scared:

Querem ganhar performance a sério? 4 gigas de ram boas, pagefile OFF e um discos destes dá garantidamente mais power no dia-a-dia que um raptor 150 e 2 gb e pagefile ON. E com os 120 € de diferença dos 2 discos e juntar a troca de um kit 2 gb, até metem 8 gigas :D

Sobre SSD's, sim é este o futuro no que toca a discos para performance. A partir que um SSD faz em media de 0.5 a 1.0 ms, um disco de 8 ou 12 ms é um caracol na mesma :P:teeth:

CarlosPN
24-03-2008, 01:37
ja agora deixo do meu disco.

WD 320Gb
http://img528.imageshack.us/img528/1682/111sz9.png

ps- é preciso ter o disco formatado, ou ele formata ao fazer o "Hd-Tach" ??

JPgod
24-03-2008, 01:39
não precisa formatar para o teste e não formata ao testar como é obvio!

CarlosPN
24-03-2008, 04:05
não precisa formatar para o teste e não formata ao testar como é obvio!

não funciona no vista xD

jpcastro
24-03-2008, 10:51
não funciona no vista xD

funciona, tens que correr como administrador!

cump

alex3299
24-03-2008, 14:26
Alguem sabe como fazer estes testes em particoes, e que eu tenho 4 Discos, 2x500 GB Sata II raid0 e 2x400 GB Sata I raid0, e tenho algumas striped partitions que usam os dois discos virtuais e os quatro discos fisicos, e quero saber qual e a performance dos mesmos?

MJRL
25-03-2008, 00:22
Aqui vai :) A ordem como podem ver é Raid0 500g e Raptor150!!

http://macavenco.no.sapo.pt/Overcloking/todos.JPG

Esses valores já estão dentro da lógica comparados com o hd tach, vê só as diferenças...

Esse disco de 500gb está vazio?

Convinha dar a informação do que tem ocupado e quais é que tem o so, os que tem o so vão sempre perder qquer coisa.

Quanto à velha discussão sobre os raptor, quem nunca teve compreendo que tenha algum receio, mesmo olhando para os benchmarks, mas ao contrário daquilo que o jpcastro diz, eu comecei com dois raptor de 36gb agora tenho 4 de 74gb, e posso garantir que as diferenças notam-se e não é nada pouco, se não na altura não tinha metido mais dois, quem me conhece sabe bem que sou dos primeiros a dizer mal daquilo que tenho, quando não estou satisfeito, e não tenho receio de dizer que o dinheiro era mal empregue. Já experimentei e montei vários raids com esses seagate de 160/250 e WD 160 de prato unico e digo que mais vale 2 destes que um raptor, mas quem tem dinheiro e pode gastar, recomendo sempre um raid de raptors, o inconveniente é mesmo o barulho. Mas para os que gostam mais de olhar para os bonecos podem ver a ss que meti.

Lord Paulus Cobris
25-03-2008, 00:28
Concordo plenamente...

Só quem nunca testou raptores, é que pode dizer que um seagate é mais rápido...

Não á comparação, as 10.000 rpms dão mesmo jeito e são mesmo um dos pontos diferenciadores...

Multiplicamos isso por 2 ou 4 em raid 0 e temos um sistema á velocidade da luz...

Cumprimentos,

LPC

jpcastro
25-03-2008, 00:32
MJRL acabamos sempre por bater na mesma tecla que é a questão do preço!

tendo já testado todos os 3 modelos single e raid e tendo (desde que saíram) 2x250gb single plate fazendo o que sempre fiz no PC, não justifica nem de perto de longe o investimento em raptors.

agora mau era se não estarias "feliz" para o que gastas-te com eles e tira bom proveito claro, a questão é se justifica investir em raptors com a qualidade de discos SATA2 disponiveis no mercado com um preço\performence imbatível para além da diferença enorme de GB´s.

não vale a pena bater mais no ceguinho porque como disse no outro post quem usa raptors não vai dizer que é mau e só irá salientar as vantagens etc etc....de resto o Destroyer já disse tudo o que havia para dizer!

cump

edit: Lord Paulus Cobris lá estão vocês a "desconversar", ninguém diz que não são rápidos aqui a questão é se vale a pena o investimento em preço\performence relativamente aos SATA2 single plate e tendo já testado todos os modelos é que dei a opinião.

agora quem quiser investir nuns força bom proveito se têm €€€ para gastar!

cump

MJRL
25-03-2008, 00:39
O Destroyer secalhar nunca experimentou, por isso diz o que diz, tou admirado tu que experimentaste teres essa opinião.

Acho que deves ler bem aquilo que escrevi, eu disse que era preferivel um raid desses discos a um raptor só, e de seguida disse que quem não tivesse problemas de dinheiro compra os raptor, isto é a mesma historia que as placas graficas, quem tem dinheiro compra topo de gama, quem não tem compra abaixo, acho que não é muito dificil perceber...

Lord Paulus Cobris
25-03-2008, 00:42
Boas!

Como já foi dito, os raptors sempre foram um luxo, para quem queria um pouco + de velocidade face aos discos tradicionais.

E se para o dia a dia o ganho é muito pouco, para aplicações intensivas a nível de disco como renderings, edições de imagem e video e loadings de jogos, o ganho é visível.

Obviamente não é uma revolução, mas tem sempre aquela edge.

Sou sincero, para um sistema normal para se ter em casa talvez não justifique o preço que custa, mas para aplicações profissionais sem dúvida.

Eu mesmo agora não tenho raptors, fartei-me da metralhadora no meu pc e a vibração que o mesmo fazia na caixa.

A conselho de um colega optei por um desses seagates de 1 prato finos, e posso dizer que não me arrependo... Praticamente não notei nada em relação ao raptor, por um custo menor, menor ruído e aquecimento.

Portanto é tal como digo, para aplicações do dia a dia, não vale a pena, mas para utilizações profissionais justifica-se.

Cumprimentos,

LPC

jpcastro
25-03-2008, 00:59
Boas!

Como já foi dito, os raptors sempre foram um luxo, para quem queria um pouco + de velocidade face aos discos tradicionais.

E se para o dia a dia o ganho é muito pouco, para aplicações intensivas a nível de disco como renderings, edições de imagem e video e loadings de jogos, o ganho é visível.

Obviamente não é uma revolução, mas tem sempre aquela edge.

Sou sincero, para um sistema normal para se ter em casa talvez não justifique o preço que custa, mas para aplicações profissionais sem dúvida.

Eu mesmo agora não tenho raptors, fartei-me da metralhadora no meu pc e a vibração que o mesmo fazia na caixa.

A conselho de um colega optei por um desses seagates de 1 prato finos, e posso dizer que não me arrependo... Praticamente não notei nada em relação ao raptor, por um custo menor, menor ruído e aquecimento.

Portanto é tal como digo, para aplicações do dia a dia, não vale a pena, mas para utilizações profissionais justifica-se.

Cumprimentos,

LPC

basicamente a minha opinião resume-se nessa frase :thumbsup:

MRJL basicamente é a questão do €€€ investido, comprei raptors porque queria melhor performence possível para uso 24\7 e à medida que saíram melhores modelos sata2 nem pensei duas vezes em trocar.

os dois seagate ficaram por 140€ que é o preço de um raptor 74GB, é logo uma grande vantagem para 500GB.
barulho praticamente nenhum comparado com um raptor basta meter umas borrachas anti-vibração por exemplo, aquecimento é muito mais baixo por ser só um prato e velocidade de transferência não notei diferenças para aquilo que faço.

raptors podem ser em termos absolutos os melhores discos do mercado para uso intensivo e multi-task mas já perdeu a "fama" que tinha, daqui para a frente será pior com os SDD a chegarem ao mercado "mainstream" e melhores discos sata2 (já andam aí single plate 320GB) etc....

seja como for já se saiu do tema do tópico sorry ao autor da thread :doente:

MJRL
25-03-2008, 01:10
Penso que vale a pena a opinião de todos na thread, porque não servem só os bonecos, acho que a opinião pessoal de cada um também conta.

SSD de jeito para as massas (mas para aquelas que compram raptors €) só lá para o meio do ano que vêm, porque para os outros fala-se em 2011 (segundo informações) e aí vai ser o meu alivio, não penses que gosto do barulho dos raptors...

De qualquer das maneiras nunca gostei de ter discos muito grandes para o SO e software, prefiro menos espaço, porque os discos grandes são muito bonitos e funcionam bastante rápido enquanto estão meio vazios, depois disso tem um comportamento completamente diferente, eu tenho um de 500 GB para tralha e os 4 raptors só para SO e programas.

jpcastro
25-03-2008, 01:35
A forma como cada um organiza o PC é relativo, crio sempre várias partições de modo a não perder muita "performence" à medida que vai enchendo e bem desfragmentado passa-sse meses sem notar perdas de performence! (para aquilo que faço claro)

duma forma organizacional claro que um só disco de 75\80GB para SO\Software e pouco mais é bom mas num raid de 500GB dá-se facilmente a volta a isso!

segundo o que se tem lido as perspectivas para os SDD não seria tanto tempo mas como estámos no inicio é mais especulação que outra coisa, fiquei a babar completamente depois de ver dois de 16B em raid numa outra loja a trabalhar :babado: (também sabes qual pc foi) e nem são dos melhores que já se pode comprar, um dia hão-de cantar aqui no pc :p

good night

MJRL
25-03-2008, 01:56
Se um Raid 0 algumas vezes já é problemático, com partições ainda pode o prejuizo ser maior, mas cada um sabe de si.

Venham lá os SSD

jpcastro
25-03-2008, 01:59
Se um Raid 0 algumas vezes já é problemático, com partições ainda pode o prejuizo ser maior, mas cada um sabe de si.

Venham lá os SSD

essa é novidade, uso raid há anos e nunca tive qualquer problema e aconselho qualquer pessoa a pôr partições para não usar o espaço todo junto (isso sim é que fragmenta os discos e torna mais lentos)

intes

MJRL
25-03-2008, 02:14
Eu tb nunca tive, mas já me passaram alguns pelas mãos que bastou corromper uma bios, para acabar com o raid. Se tens discos de grande capacidade é porque tens lá coisas, se tens lá coisas, mais coisas perdes.
Para mim o Raid é como disse, é só para SO e programas, o resto tenho noutro disco.

jpcastro
25-03-2008, 10:27
ahhhhh então é por esse motivo que dizes isso :D
também já me aconteceu flashar a bios e a luz ir abaixo a meio da coisa (a única vez que foi abaixo durante o ano) lá ia o raid cum caraças e tudo o resto mas por sorte deu para recuperar com hotflash noutra board.

não é por isso que deixei de flashar bios a partir dessa altura era aí que queria chegar, raid grande ou pequeno é a mesma coisa desde que se tome as precauções necessárias.

obviamente que no raid não tenho informações mais importantes e as que por acaso lá tiver há sempre um duplicado\backup noutro disco (por exemplo my documents, favoritos, saves de jogos etc...)
uso o raid principalmente para os downloads por torrent\emule e jogos ou seja coisas "descartáveis" que se perder volta-se a pôr sem preocupações!

outra coisa importante é que por norma tenho sempre mais discos com o mesmo ou mais GB´s que o tamanho do raid por motivos obvios.

por este conjunto de razões é que prefiro mil vezes estes seagate aos raptors, espaço não tem comparação\barulho igualmente\temps idem aspas\preço já sabemos e a diferença de performence para o que faço praticamente não se nota. (o LPC disse o mesmo)

seja como for em teoria conforme fazes é mais seguro mas desta forma que uso consegue-se tornar seguro também!

cump

Chance
25-03-2008, 16:27
Boas, tenho 4X Raptor-X 150GB e 2 Seagate 7200.11 500GB, da experiencia que tenho de discos anteriores posso dizer que os Raptor sempre puseram de lado qualquer dos discos que tive até ter testado este novo modelo Seagate. A diferença é minima de facto, neste momento não o compraria e não aconselho tendo em conta relacao preço/qualidade. Mas neste momento nem o Seagate aconselho, deêm uma vista no Samsung F1R ;)

©arabinieri
25-03-2008, 20:17
O meu Raid0 com um par de Raptor 74GB

http://img119.imageshack.us/img119/8486/raidraptors74gbmx3.jpg

Para a idade que tem a arquitectura dos raptor encaro com normalidade (até tardia) começarem a surgir discos com apenas 7200rpm atingir e superar algumas marcas antes apenas dominadas pelos raptor.

Em Average Read os vulgos 7200rpm não chegam as calcanhares... quiçá a western qdo ver e achar necessário, aplique um boost aos dispositivos actuais e voltar a sublinhar a sua liderança sem margem para este tipo de discussão hipotética.

Billy-The-kid
25-03-2008, 21:08
Esta conversa esta a ficar engraçada por isso eu meti logo no primeiro post que queria "tentar ajudar a simplificar as coisas ou nao"!!!
Bem como foi eu a espalhar a confusão vou deixar aqui a minha opinião pessoal e nao com base no teste do hdtach!!!

Eu tinha 2x74 (S.O)+150(Slave) tudo raptor e posso dizer que era rapido a todos os aspectos (notava-se bem em relação ao que tenho agora que é os dois seagte de um prato em raid para S.O. e o de 500 para Slave), mas eu sou um utilizador de ficheiros pequenos em disco e nao tenho o vicio de guardar tralha em disco (saca gravo para dvd e uso quando sai nova versao mando o DVD para o lixo e gravo de novo), por isso posso dizer com toda a certeza do mundo que os raptor sao mais rapidos!!!!

Agora estao a pensar se tinhas porque vendes-te??? Vendi principalmente porque queria dormir com o pc liga e era impossivel por varios factores (vapochill e os meninos da WD), entao pensei bem se vender isto ainda me rende cerca de 330 euros, compro 1 T em discos novos, e rapidos tambem, e ainda me sobra 110 euros e dormo descansado :)

MJRL
25-03-2008, 21:26
ahhhhh então é por esse motivo que dizes isso :D
também já me aconteceu flashar a bios e a luz ir abaixo a meio da coisa (a única vez que foi abaixo durante o ano) lá ia o raid cum caraças e tudo o resto mas por sorte deu para recuperar com hotflash noutra board.

cump

A situação não foi essa, mudei da DFI P35 para a Asus Maximus X38 e o raid ficou a funcionar, o southbridge é o mesmo. Uma bios corrompida pode matar o raid, é um caso diferente, como o excesso de overclock matava o raid em boards antigas que não bloqueavam bem as pci, é isto mais ou menos que acontece.

Billy-The-kid
É mesmo a unica coisa que me fazia trocar os raptors, o barulho.

mariosimas
26-03-2008, 17:12
just my 2 cents: 3 x Raptors 74 G:

http://img180.imageshack.us/img180/3233/hdtachraptorsne3.jpg

CarlosPN
28-03-2008, 02:28
A situação não foi essa, mudei da DFI P35 para a Asus Maximus X38 e o raid ficou a funcionar, o southbridge é o mesmo. Uma bios corrompida pode matar o raid, é um caso diferente, como o excesso de overclock matava o raid em boards antigas que não bloqueavam bem as pci, é isto mais ou menos que acontece.

bem eu estava a pensar meter o raid no SO, mas tenho bastante medo relativamente a segurança, alguma vez se a motherboard se estragar, ou eu trocar a mesma (tenho um 680i, proximo chipset será da intel). o que é que voces me tem a dizer a respeito da segurança do raid0 ???

cumpz[[]]

MJRL
28-03-2008, 02:34
Eu já uso raid à bastante tempo, e nunca tive problemas, mas já me passaram muitos problemas de raid pelas mãos.
Só podes trocar de motherboard se o chipset for igual, e mesmo assim às vezes o sistema operativo não gosta muito de trocas, por causa de alguns dispositivos onboard que umas boards tem e outras não.
Mesmo que sejam motherboards com o mesmo chipset é sempre recomendado formatar.
Raid 0 para trocar ainda por cima de chipset é que não.

Já vi que aqui muito pessoal abusa do raid 0 como se fosse apenas um disco, cada um sabe o que faz, mas para mim e muita gente o raid 0 foi feito para uso do sistema operativo e a devida instalação de software, o resto deve-se ter noutro disco para storage, mas é como disse cada um sabe de si.

De qquer das maneiras tb não estás livre de se só tiveres um disco ele tb se avariar, claro que com o raid dobram as possibilidades.

French
28-03-2008, 02:50
Eu tenho 2 raptors de 74gb e ando a procura de mais 2 para por 4 a bombar em raid 0, para quem nao pode gastar mt dinheiro e ker parecido investe em discos de single plate, ou entao vai aos classificados e compram usados (raptors). Por acaso nao ha ninguem ke keira dispensar ai 2 raptorzitos de 74gb? :D

Claro ke fica mt mais barato e se virem da para comprar 1t de 4 discos de 250gb em x's de 2x74gb raptors, claro ke cada um tem a sua panca, uns gostam de preto outros de branco, gostos e manias nao se discutem.

MJRL
28-03-2008, 02:53
Eu tenho 2 raptors de 74gb e ando a procura de mais 2 para por 4 a bombar em raid 0, para quem nao pode gastar mt dinheiro e ker parecido investe em discos de single plate, ou entao vai aos classificados e compram usados (raptors). Por acaso nao ha ninguem ke keira dispensar ai 2 raptorzitos de 74gb? :D

Claro ke fica mt mais barato e se virem da para comprar 1t de 4 discos de 250gb em x's de 2x74gb raptors, claro ke cada um tem a sua panca, uns gostam de preto outros de branco, gostos e manias nao se discutem.

Mais nada :D
Se tivessem aí os ssd a preços jeitosos, vendia-te os raptor. ;)

CarlosPN
28-03-2008, 03:47
hmmm, não existem placas pci para fazer raids? (mas com um bom performance de preferencia)

MJRL
28-03-2008, 07:37
hmmm, não existem placas pci para fazer raids? (mas com um bom performance de preferencia)

Sim, mas as boas são muito caras, uma jeitosa deve andar nos 300€.
Mas mesmo que faças um raid numa placa pci, sempre que mudares de chipset deves instalar de novo o sistema operativo, por isso não é por aí.

jpcastro
28-03-2008, 10:23

já estava a contar com isto, este tipo de threads acaba sempre da mesma forma com os users de raptors a defender o seu investimento ou tentar justificá-lo :D

o mais engraçado é que muitos dos que usam raptors provavelmente nem necessitam deles mas como é o mais rápido toca a comprar para se dizer que tem e mostrar bonitos resultados de hdtach (como se isso mostrasse a real performence de um disco)

não disse em algum post que raptos não eram os discos mais rápidos do mercado em termos absolutos, simplesmente face às restantes ofertas de discos sata2 no mercado single plate e não só, não justificam o investimento em preço\performence.

tendo já usado e testado todos os 3 modelos raptors existentes no mercado em single e raid0 mantenho a opinião, agora provavelmente vocês usam os pcs para coisas especiais não sei e notam grandes diferenças para um sata2 :doido:

já tinha comparado no post anterior de 2x250GB single plate = 1x74GB raptor penso que não é preciso dizer mais nada, não queria estar a "provocar-vos" para discussão mas contra factos concretos não há argumentos possíveis!

obviamente cada um faz o que quer com o seu dinheiro e podem até comprar 10 raptors ninguem tem nada a ver com isso, agora querer continuar a dar a ideia que são o melhor investimento do mercado é que não posso de maneira alguma concordar!

podia ter 20 raptors se quisesse mas estourar dinheiro desta forma sem ter necessidade não, prefiro mil vezes os 140€ gastos por 500GB em raid0 com melhor "qualidade de vida" e 5x mais espaço!

para além de discordar do MJRL que quanto mais espaço maior o risco, isso é sempre relativo porque depende de como cada um organiza os discos e a sua manutenção regular, é tão provável o teu raid dar o berro como o meu seja 150GB ou 1 tera.

sorry o testamento (podem sempre não ler e ficámos por aqui :D )

Teclas
28-03-2008, 10:26
Bem so digo isto olhem para o meu sistema em baixo ........ por mim seagate e do melhor actualmente. Ate ver tudo a trabalhar a 100% ja a alguns anos.

mariosimas
28-03-2008, 14:46
para mim é uma questão de dinheiro, quem pode compra quem não pode não compra.

ainda falta um raptor par ter 4 em raid0, mai nada.

CarlosPN
28-03-2008, 15:28
Bem so digo isto olhem para o meu sistema em baixo ........ por mim seagate e do melhor actualmente. Ate ver tudo a trabalhar a 100% ja a alguns anos.

espaço não te deve faltar xD

jpcastro
28-03-2008, 15:39
para mim é uma questão de dinheiro, quem pode compra quem não pode não compra.

ainda falta um raptor par ter 4 em raid0, mai nada.

neste caso nem é interpretas-te mal o que disse, podia comprar os raptor que quise-sse e não o faço pelos imensos motivos já ditos!

esse tipo de pensamento aliás só mostra que muita gente compra raptors para dizer que tem e não por necessidade, fica bem "dizer aos amigos" ou colocar nas signs :rolleyes:

não vale a pena continuar é sempre a mesma coisa neste tipo de threads!

cumps

MJRL
29-03-2008, 00:49
já estava a contar com isto, este tipo de threads acaba sempre da mesma forma com os users de raptors a defender o seu investimento ou tentar justificá-lo :D

o mais engraçado é que muitos dos que usam raptors provavelmente nem necessitam deles mas como é o mais rápido toca a comprar para se dizer que tem e mostrar bonitos resultados de hdtach (como se isso mostrasse a real performence de um disco)

não disse em algum post que raptos não eram os discos mais rápidos do mercado em termos absolutos, simplesmente face às restantes ofertas de discos sata2 no mercado single plate e não só, não justificam o investimento em preço\performence.

tendo já usado e testado todos os 3 modelos raptors existentes no mercado em single e raid0 mantenho a opinião, agora provavelmente vocês usam os pcs para coisas especiais não sei e notam grandes diferenças para um sata2 :doido:

já tinha comparado no post anterior de 2x250GB single plate = 1x74GB raptor penso que não é preciso dizer mais nada, não queria estar a "provocar-vos" para discussão mas contra factos concretos não há argumentos possíveis!

obviamente cada um faz o que quer com o seu dinheiro e podem até comprar 10 raptors ninguem tem nada a ver com isso, agora querer continuar a dar a ideia que são o melhor investimento do mercado é que não posso de maneira alguma concordar!

podia ter 20 raptors se quisesse mas estourar dinheiro desta forma sem ter necessidade não, prefiro mil vezes os 140€ gastos por 500GB em raid0 com melhor "qualidade de vida" e 5x mais espaço!

para além de discordar do MJRL que quanto mais espaço maior o risco, isso é sempre relativo porque depende de como cada um organiza os discos e a sua manutenção regular, é tão provável o teu raid dar o berro como o meu seja 150GB ou 1 tera.

sorry o testamento (podem sempre não ler e ficámos por aqui :D )

neste caso nem é interpretas-te mal o que disse, podia comprar os raptor que quise-sse e não o faço pelos imensos motivos já ditos!

esse tipo de pensamento aliás só mostra que muita gente compra raptors para dizer que tem e não por necessidade, fica bem "dizer aos amigos" ou colocar nas signs

não vale a pena continuar é sempre a mesma coisa neste tipo de threads!

cumps

Sinceramente, já tinha postado e apaguei o post porque nem tinha lido bem o teu post maior.

Dizes que já estavas a contar com isto neste tipo de threads, mas tu é que estás a levar a thread para esse campo, aqui todos deram as suas opiniões e a thread até estava a ser bastante correcta.

Tal como dizes e bem, os benchmarks sinteticos não mostram a performance do uso diário, por isso eu sempre disse que quem nunca teve, não deve opinar baseado nos bonecos que vê, mas sim experimentar e ao fim duns tempos ver a diferença, és a primeira pessoa que teve raptors que vejo a dizer que as diferenças são minimas, todas as pessoas que conheço que tiverem raptors e os venderam ou foi por falta de espaço ou barulho.

Não há nenhum hardware topo de gama que justifique o preço/performance, neste caso é exactamente como as placas gráficas, quem pode compra, quem não pode não compra, mas no teu caso é diferente... podes mas achas que não se justifica...

Eu sempre disse que um raid destes discos novos só de um prato, são superiores a apenas um raptor, quem não tem dinheiro para raptors, recomendo sempre dois discos destes.

Mais uma vez, não viste ninguem aqui a dizer que era o melhor investimento do mercado, tudo que é hardware topo de gama é um mau investimento, mas quem pode...
Se o maior atrofio dos PC's são os discos e se as pessoas não tem problemas de dinheiro, porque não comprar o melhor?
Uma placa gráfica topo de gama é um investimento bem pior mas não é por isso que se deixam de vender, e digo que é um investimento bem pior, porque só dura 6 meses, os raptors já estão no mercado à alguns anos e as alterações foram poucas, tirando mesmo os modelos iniciais.

Não sei que mal te fizeram os raptors para te estragarem a qualidade de vida, mas não percebeste aquilo que eu disse, os riscos de tu estragares um raid de 1TB secalhar até são menores do que 2 raptors em raid 0, o que eu disse é que perdias mais coisas, de qquer das maneiras esse não é o conceito de um raid 0, mesmo em discos de escrita perpendicular e criando as partições como tu fazes, perdes rapidez devido ao tamanho dos pratos, o acesso é mais demorado e aí os raptors são imbativeis...

Quanto ao resto, não te fica nada bem dizeres isso, a minha sign diz feedback, mas se fosse 4xwd raptor não tinhas nada a ver com isso, nem com a ostentação ou necessidade dos outros, desde que não ofendam nem prejudiquem ninguem.

Não percebo o que é esta thread teve de mau, até tu dizeres que ter raptor era sinonimo de ostentação, ninguem aqui tratou mal ninguem, as pessoas apenas espressaram as suas opiniões.

French
29-03-2008, 01:08
Aliás foi a unica pessoa ke levou isto para o lado de que nos queremos armar em os maiores pq temos o disco xpto. Se calhar até é isso que se passa com a maioria de nós, compramos pq não temos mais nada ke fazer ao dinheiro, e pq nos faz ser mais bonitos pq temos o disco xpto no pc. Ou então dá mais frags no CSS ou pontos para trocarmos por comer ou outra coisa qualquer. Nem devemos perceber nada de informática daqui a pouco, pena que eu ja ando a queimar as pestanas nesta coisa com ecran ha 18 anos, ja os vi de varias cores e tamanhos, feitios etc. Que comédia, só abetece dizer, "o ke tu keres sei eu",omg.

Billy-The-kid
29-03-2008, 10:55
Esta conversa esta mesmo a descambar!!! Eu penso que tudo de resume as posses de cada um e o quanto se esta disposto a pagar por uma melhoria de performance (que para alguns e pouco e para outros e muito)!!

Como viram eu ja tive os dois tipo... e posso dizer que se por acaso alguem inventar em raptor silencioso eu voltaria a comprar! Penso ser dos poucos componentes que nao tem desvalorizado ao longo do tempo em relação as graficas cpu board mem´s etc... por isso nao é certamente uma má compra!! Agora nao se esquecam que para uns 200 euros e o trabalho de um dia e para outros é de uma semana, para alem disto a pessoas que tem prioridades na vida mais importantes que outras!!

gandalf
29-03-2008, 11:02
Trabalhem com um Raptor no dia a dia (Vista, Flash. Photoshop, 3DS Max, etc) e um Seagate SP 250Gb e a diferença é da noite para o dia (mesmo com raid).

Numeros com graficos sao mto bonitos, mas benchs sinteticos sao isso mesmo .. sinteticos.