View Full Version : Servidor Caseiro
Boas pessoal estou a montar um servidor caseiro de armazém é mais para fazer downloads por FTP e depois o pessoal da rede local aceder ao mesmo e sakar as cenas. Estava a pensar em Instalar depois o Windows Server 2003 não sei se será boa ideia.
O que eu tenho:
- Caixa
- Placa gráfica PCI Express Asus 7600GS
O que preciso:
- Motherboard
- Processador
- Memórias
- Disco Rígido
- Fonte
Ando para gastar a volta de 200€ nisto tudo não quero nada de muito bom.
Gostava de ouvir opiniões tanto de INTEL como AMD.
Cumprimentos Yelloboy.
Boas pessoal estou a montar um servidor caseiro de armazém é mais para fazer downloads por FTP e depois o pessoal da rede local aceder ao mesmo e sakar as cenas. Estava a pensar em Instalar depois o Windows Server 2003 não sei se será boa ideia.
O que eu tenho:
- Caixa
- Placa gráfica PCI Express Asus 7600GS
O que preciso:
- Motherboard
- Processador
- Memórias
- Disco Rígido
- Fonte
Ando para gastar a volta de 200€ nisto tudo não quero nada de muito bom.
Gostava de ouvir opiniões tanto de INTEL como AMD.
Cumprimentos Yelloboy.
Vai usar a tua net? Ou vais meter num datacenter?
É para meter em casa para partilhar em rede local.
se é para partilha n precisas de uma switch? ou já tens?
se é para partilha n precisas de uma switch? ou já tens?
Já tenho.
Falem de hardware que eu pedi no tópico. O resto não falei é porque já tenho.
Eu tenho um em casa para o mesmo efeito...
- Asus P5K-E VM
- Intel C2D E4300
- Teamgroup Elite PC2-5300 Dual Channel 2Gb
- Asus 9600Pro (podia usar a gráfica onboard, mas tinha esta aqui parada)
- HDD Seagate 500GB
- EuroTech 400W (fraquinha e velhinha, mas enquanto não estourar bem serve, já lá vão alguns anos, veio doutro PC)
Se fosse agora tinha comprado um disco Seagate 1TB SATA II 7200.11 (naquela altura ou não havia ou ainda estavam puxadinhos) e trocava a board por uma Asus P5E-VM HDMI, assim ligava à TV por HDMI, ficava um media center à maneira.
luis_pedro_Sato
11-07-2008, 17:19
A conf do Memphis é muito boa mas para ti aconselhava um
: E2*** mais que isto nao é preciso
: P5E-VM HDMI caso a tua tv ja tenha HD
: 2 gigas
: disco sata entre os 400gg e os 750gg, depende muito do que queiras guardar.
: Fonte 450W silenciosa, 40€ ja compras uma fonte boa para ai.
E agora falta saber se vais meter Linux ou Windows.
Ao preco que estao os C2D acho que nao se justifica estar a comprar amd
Eu tive um E2160 nele, mas parecendo que não, um E4300 sempre ajuda mais...
A gráfica é dispensável, a board tem gráfica, apenas a uso porque estava lá parada...
Agora a board é que trocava de boa vontade, se arranja-se uma Asus P5E-VM HDMI e estivesses interessado nesta ainda fazia-mos negócio. :)
Por 200€ não consegues isso tudo que procuras, só se for em segunda mão e mesmo assim...
MB não sei o que pretendes, mas o resto, indo ao mais baratito e tal e pensando sempre num desempenho e capacidade razoável para aquilo que se quer...
- Western Digital 640GB SATA II - 79.24€
- Intel Pentium E2200 - 68€
- Teamgroup DDR2 Elite PC2-6400 2GB Kit 5-5-5-15 - 38€
- LC Power Fonte 420W - 34€
E só isto já vai em 219.24€!
eu com 200€ comprava um disco extreno com ligação de rede, ligava a switch e ficava a fazer a partilha.
pois com 200€, não tens muita margem de manobra para comprar o que necessitas, só se for em 2ªmao.
talves:
o que o mephis disse, mas trocas o disco por um de 500gb que ja fica dentro do preço
o user em questão, segundo percebi, quer um servidor, não um media center, daí o orçamento dele ser tão baixo, por 200€ montas um pc low-end que é mais que suficiente para isso. Não percebo o porquê de tanta discussão em torno do hdmi, server =/= mediacenter.
Asrock ConRoe1333-D667 R3.0 Sata2 42,00
LC Power Fonte 550W 38,00
Corsair 2GB Value Select PC5300 39,48
LG 20x DVD-RW GSA-H58N Preto Bulk 24,00
Intel Pentium E2180 62,00
Western Digital 500GB SATA II 64,90
PESO: 7,45Kg TOTAL: 270,38
o tamanho do disco é ao teu critério, se arranjares peças usadas podes conseguir chegar mais perto dos 200€, e se venderes a tua gráfica, que não precisas para um servidor, melhor!
Nós sabemos isso caro bigaro, apenas falei do HDMI no meu caso, porque na altura também só queria um server, mas depois como obtive uma TV com HDMI, podia ter fica um 2 em 1 (server/media center).
E já agora, a esse orçamento quase de certeza que ainda vai ter de acrescentar o preço de cooler, etc...
Por 200€ duvido muito que compre material novo de jeito para o que pretende, afinal de contas um server é para estar sempre ON, precisa de "bom" material e boas condições. :thumbsup:
Shuttle KPC por exemplo são 200$
Tem que contar sempre em comprar outro disco, penso que esses vêm com disco de 80GB, o que para um servidor como ele pretende acredito que seja muito pouco.
Brian O'Connor
13-07-2008, 01:06
Eu tenho um em casa para o mesmo efeito...
- Asus P5K-E VM
- Intel C2D E4300
- Teamgroup Elite PC2-5300 Dual Channel 2Gb
- Asus 9600Pro (podia usar a gráfica onboard, mas tinha esta aqui parada)
- HDD Seagate 500GB
- EuroTech 400W (fraquinha e velhinha, mas enquanto não estourar bem serve, já lá vão alguns anos, veio doutro PC)
Se fosse agora tinha comprado um disco Seagate 1TB SATA II 7200.11 (naquela altura ou não havia ou ainda estavam puxadinhos) e trocava a board por uma Asus P5E-VM HDMI, assim ligava à TV por HDMI, ficava um media center à maneira.
como é que meteste uma 9600 pro numa p5k? :doido:
X600, my mistake!
Engano-me muitas vezes porque também tive a 9600 e nunca me adaptei ao X em vez do numero. ;)