PDA

View Full Version : Acrilico: Como corta-lo

BluePower
20-09-2004, 02:21
Estou a pensar fazer mais um "buraci" na minha tampa de acrilico para uma ventoinha de 80mm. Como me o aconselham a fazer e com que?

kdcmar
20-09-2004, 13:13
Aconselho a que o fassas com a dremel ou algo do genero, com o tico-tico o risco e enorme :S, em virtude da trepidação.
Antes de fazeres o corte, coloca mesmo daquela fita-cola de pintura (aquela branca que parece de papel) na zona que vais cortar, para que o acrilico não estale. ;)

Bons modds :D

BluePower
20-09-2004, 13:26
Obrigado. Ja vou experimentar.

BluePower
20-09-2004, 15:37
Olha não tenho um dremel. E se fizer varios buracos com uma broca em vez de um so. Será que é aconselhavel ou não?
Obrigado e um abraço.

Beat_Slayer
20-09-2004, 19:08
Olha não tenho um dremel. E se fizer varios buracos com uma broca em vez de um so. Será que é aconselhavel ou não?
Obrigado e um abraço.

Para ficar fixe têm que ficar bem certinhos! Podes sempre experimentar e se não curtires, desbastas com a dremel depois! :D

kdcmar
20-09-2004, 19:57
Para ficar fixe têm que ficar bem certinhos! Podes sempre experimentar e se não curtires, desbastas com a dremel depois! :D

Ele não tem dremel :p
Experimenta comprar um acessorio com lixa para o berbequim e acertas com ele e no fim um pouco de lixa fina ;)

M@ster
11-10-2004, 13:33
O melhor para fazer esse furo é mesmo uma broca craneana,(encontras no AKI) mas se não tiveres ou não quiseres comprar a melhor solução é mesmo marcares o furo e com um berbequim furares e depois com uma lima de meia cana nova acertares o furo.

Espero q tenha ajudado.

satanicoo
13-10-2004, 04:40
Se o acrílico vier com aquela película plástica dos lados, podes utilizar o tico-tico relativamente à vontade, eu cortei um buraco para fan de 120mm num acrílico com 5 mm, não ouve nem acidentes com riscos nem problemas de percurso.

kromo
13-10-2004, 18:18
ainda o outro dia fiz um buraco no acrilico..
usei, mas isso tem talvez um contra que é o tamanho, aquelas serras circulares que se encaixam no berbequim.
Não sei se o maximo de diametro é de 60 cm ou havera maior.
se houver melhor.
lentamentem quase que deixar que a força da grvidade corte o acrilico vais furando.

Vortex
26-03-2005, 12:26
Yup... faz com uma dremmel. Tal como disseram o tico-tico é mais manhoso. :thumbsup:

Mascara
14-04-2005, 12:21
para cortar acrilico qq ferramente serve podes fazer furos com uma boca e depois usas uma lima redonda para ficar o circulo porreiro , se usares uma serra craneana tb serve apesar de ser mais dificil , tens é que ter paciençia senão qq movimento mais brusco ou uma pancada mais forte e partes o acrilico , caso fique riscado podes usar cera do carro para tirar os riscos, tira na boa

Face
15-04-2005, 00:46
Apenas uma dica: quem tiver berbequim com regulador (electrónico) de velocidade, coloque o mesmo em baixa rotação e com a serra craneana corta acrílico de qualquer espessura na maior.

Quem não tiver berbequim com reg. velocidade, pode utilizar à mesma a craneana mas tem de ter mais cuidado e fazer com que a serra comece a cortar de forma a que os dentes caiam ao mesmo tempo na superfície do acrílico, ou seja, completamente na horizontal.

Depois é só polir o rebordo interno com lixa de água fina (a seco) e dar acabamento com solarine (produto para limpar metais).