PDA

View Full Version : wc duvida comprar ou nao

brasas
07-08-2008, 19:16
Queria um sistema de arrefecimento para o meu pc, eu tenho um thermalteke betlee e queria uma coisa que deixa-se o meu processador 4500 mais fresco uma vez que estou a utilizar o oc de 10% .

por isso queria recorrer a um wc mais dos mais baratos tipo perto dos 100€ sera que vale a pena, trocar para wc.

os cores estao sempre perto dos 45º em utilizaçao normal do pc tipo internet e pouco mais e o processador a 42º

em load a 100% chega perto 60º

acham que o wc vai resolver o meu problema?

aqui vai o wc que estou a pensar em comprar

http://img501.imageshack.us/img501/2069/06082008001uu1.th.jpg (http://img501.imageshack.us/my.php?image=06082008001uu1.jpg)
ajunde-me

MR
07-08-2008, 19:18
Que cpu tens?Eu acho asneira comprar wc se nao for algo em condições, por isso aconselho-te um Thermalright Ultima 90I, Tuniq ou Thermalright True extreme 120.;)

ajunde-me???:D

brasas
07-08-2008, 19:36
tenho um core 2 duo 4500 tou a pensar num quadr core...

HellSing
07-08-2008, 21:18
Quando tiveres o Quad core pensa no WC em condições, ou então um Thermalright Ultra 120 Xtreme :thumbsup:

Patuga
07-08-2008, 22:16
não percebo pk é que o pessoal tem tanto medo do watercooling.
mesmo um watercooling de 100€ é melhor do que qq dissipador a ar... por isso não tenhas medo ;)

brasas
08-08-2008, 10:34
sera que me sabes dizer que temperaturas consegueria com um wc?

sera que a diferença é muito grande?

Dredtasse
11-08-2008, 11:35
boas amigo tenho um quad core por exemplo de inverno cerca de 15º o cpu nao esta com oc so para veres o poder da agua que compensa :thumbsup:

Fury
11-08-2008, 12:43
boas amigo tenho um quad core por exemplo de inverno cerca de 15º o cpu nao esta com oc so para veres o poder da agua que compensa :thumbsup:

A tua casa deve ser bem fresquinha no Inverno =O

ON TOPIC:

Watercooling é que é! XD

Sir Lancelot
12-08-2008, 23:41

Impossível!!!

A menos que tenhas a casa com 0ºC :atento:

Não podes ter um cpu abaixo da temperatura ambiente...aliás, te-lo à temperatura ambiente é COMPLETAMENTE impossível.

Um sistema de WC 100% implicava que à saída do radiador tivesses água à temperatura ambiente, ou seja, que o teu sistema de WC conseguia retirar a TOTALIDADE de calor que os componentes despejaram na água.

Portanto, imaginando um sistema 100% eficaz, terias a temperatura do cpu igual à temperatura ambiente. Isso é o melhor que conseguias com 50m (joking :D) de radiadores...dependendo do OC...porque terias que aumentar a quantidade de radiadores suficinentes para compensar o acréscimo de calor que metias no sistema :D

HastaSSSS :thumbsup:

M4TR4
13-08-2008, 00:26
o sir disse tudo muito bem sem duvida nenhuma 15 graus tens de ter uma temp ambiente muito baixa mesmo a rondar os 0 e isso mesmo assim e complicado. pq era preciso q os outros componentes nao gerassem calor... acredito nessa possibilidade com radiador na varanda em passivo de inverno como alguns users de paises nordicos fazem.

enfim wc compensa muito e como o patuga diz ate um simples kit de 100€ tem performance igual ou superior ao melhor sistema de aircooling.

HoT
13-08-2008, 07:49
talvez , em teoria , desse para se notar um ligeiro decrescimo na temperatura em relacao à temp. ambiente caso esse arrefecimento fosse feito por ventoinhas , que é o que acontece no normal conjunto do radiador acompanhado com ventoinhas e isto porque , por exemplo:
ao entrar numa sala de estar com ar quente , devido ao calor nesta altura do ano , com janelas abertas ou semi-abertas uma ventoinha de sala faz o ar circular o suficiente para se sentir uma grande diferença de temperatura entre o ar quente na sala e o ar frio em frente da ventoinha. Na pratica e neste caso no computador essa diferença simplesmente nao é perceptivel devido à tranfs. termica entre materiais , outros consumidores dentro do computador e outros factores que estou a ignorar.
Quanto à questao que se coloca acho que vale a pena meter o wc mas nao no teu dual core.agora se tiveres a pensar em eventualmente vires a trocar de cpu brevemente para um quad ou fazeres um oc maior vale a pena comprares um kit razoavel , 150\170€ e ja ficavas bem servido .na minha opinao , claro!

:thumbsup:

iWolF
21-10-2008, 14:19
bem, não sei porque, mas as temps do meu Q6600 stock, com cooler de origem, e massa térmica de origem, tem temperaturas mt baixas....

Em dias frescos chego a ter temperaturas entre os 10º e os 15º em idle... :S e entre 25º a 30º em load...

hoje por exemplo, estou com uma temperatura ambiente dentro de casa de 23ºc, e a temp do processador está nos 29ºc (lidos no sensor de temperatura que tenho na caixa), no Probe II, SpeedFan e no everest tb me indica os 29ºc..... (estou em idle)... a pouco estive a jogar Lineage II (uso o jogo com tudo ao máximo, jogo a 1600x1200, a temperatura ao fim de 1 hora de jogo estava estavel nos 38ºc....

Ainda assim, para o mês que vem, virá um Thermalright Ultra 120 eXtreme e massa térmica Zalman STG1 (ou SGT1 já nem sei :P ), para ver se faço um oversito para os bons 3.4 ou 3.5 Ghz....

(só não percebo por que raio a Board, está sempre mais quente que o CPU... já agora tenho uma diferença brutal entre a temperatura lida pelo sensor da board e pelo sensor da caixa... (isto na temperatura da board, pois do CPU bate certinho, e do HDD também bate certinho, pois este Seagate 7200.11 500Gb dificilmente passa dos 29ºc num dia mais quentinho, neste momento está com 25ºc)...

Brazzucko
22-10-2008, 16:06
Boas a todos:thumbsup:

Tenham em atenção uma coisa.

O que faz diminuir a temperatura não é apenas o ar a passar pelo radiador ou dissipador, mas sim a quantidade e mais importante ainda a velocidade com que o ar passa.

Com o sistema e ventoínhas é possível obterem-se temperaturas abaixo da temperatura ambiente, apenas e só pelo aumento da velocidade do ar.

Apenas com um conjunto de dissipadores (uns em sistema aberto e outros em fechado), e ventoínhas é possível obter temperaturas abaixo de 0 (era assim que se fazia gelo em 1800 e princípios de 1900), sistema este que ainda hoje é usado principalmente em minas, por serem muito mais baratas que os sistemas de ar condicionado, claro que isso não vêm ao caso, mas o que quero dizer é que não é de todo impossível obter a tal temperatura de 15º.

Na cadeira de Térmica e Acústica de Edifícios calculavamos essa relação (velocidade vs volume de ar), para assim determinar as temperaturas obtidas, não sei as expressões de côr, já fiz a cadeira a 3 anos, mas vou consultar os meus apontamentos e as coloco aqui.

Na prática é possível construir um sistema air colling tão eficiente como o WC, mas com a "pequena" desvantagem de ocupar o espaço de duas caixas ATX :thumbsup:

No caso do WC, quanto mais ar, e principalmente quanto maior a velocidade do ar a passar pelo radiador (associado à velocidade de escoamento e ao caudal da bomba), é possível obter temperaturas muito baixas :thumbsup:

PS: Existem umas fórmulas que podem ser úteis para a determinação do caudal e velocidade de escoamento (em m3 das bombas de sistema WC).

Patuga
22-10-2008, 16:16
Bem... neste post metade é treta... a outra metade não disseste nada que ninguem não saiba já. ou seja, para se ter melhores temperaturas é preciso aumentar o fluxo de ar. que grande novidade.

Quanto à parte de teres temperaturas que conseguem temperaturas abaixo das ambiente SÓ com ventoinhas... isso é treta. Pura e simplesmente. uma ventoinha não arrefece o ar, apenas faz a movimentação do mesmo. A menos que sejas como alguem com quem já tive uma discussão que me disse o mesmo, só pk ele se metia à frente duma ventoinha de pé e se sentia mais fresco :teeth: (se calhar era pelo facto da temperatura ambiente ser abaixo da temperatura da pele dele... mas como é obvio ele não viu isso dessa maneira)

e se de facto fosse como dissesses... o ar condicionado nunca teria sido inventado, pk não era preciso... :rolleyes:

Brazzucko
22-10-2008, 17:27
Caro Patuga...

Onde é que eu escreví que:

1 - Com apenas e só com ventoínhas abaixa-se a temperatura do ar?
2 - Que é preciso aumentar o fluxo de ar?
3 - Que com ventoínhas obtem-se temperaturas abaixo da ambiente?

1 - Eu não disse que a ventoínha dininuia a temperatura do ar, mas sim que a velocidade com que o ar passa no radiador/dissipador fazia diminuir a temperatura do líquido contido no radiador ou a temperatura do dissipador, por aumentar a transferência térmica.

Logo maior velocidade, menores temperaturas, agora para teres um bom fluxo de ar (que toda a gente sabe), deverás colocar uma ventoínha a remover o ar que entra na caixa (através das ventoínhas do radiador), para fora da mesma.

2 - Eu não disse que era necessário melhora o fluxo de ar, mas sim a velocidade com que ele passa no radiador/dissipador, são dois conceitos distintos embora relacionados.

3 - Como bem lestes eu escreví que que:

"Apenas com um conjunto de dissipadores (uns em sistema aberto e outros em fechado), e ventoínhas é possível obter temperaturas abaixo de 0..."

Um sitema fechado implica que este está isolado (não está em contacto com o meio ambiente, em melhor português este meio fechado está isolado do exterior), a única ligação com o exterior é através de um dissipador (hermeticamente ligado ao sistema fechado).

Por sua vez uma ventoínha ligada ao dissipador externo, e uma ligada ao dissipador interno (não te esqueças que ele está isolado), irás obter temperaturas dentro do sistema fechado abaixo da temperatura exterior.

Claro que a temperatura no interior do sistema está depedente da temperatura exterior, mas em qualquer caso -> é sempre inferior <- a temperatura exterior.

Agora dentro do sistema interior colocas um dissipador fisicamente ligado ao processador por exemplo, mas ainda e sempre hermeticamente ligado ao sistema fechado com outra ventoínha ligada no interior do sistema fechado e voilá, terás temperaturas muito abaixo do que terias com o convenional sistema air cooling, porque (ATENÇÃO), -> dentro do sistema fechado <- irás ter temperaturas -> abaixo da temperatura ambiente <-.

Agora uma nota histórica:

O ar condicionado é um sistema compacto e muito eficaz, mas também muito caro (tanto na aquisição como na sua utilização).

Em muita minas é utilizado o sistem que descreví por ser económico, mas em minas muito profundas (como as da África do Sul que chegam aos 5Km de profundidade), não há volta a dar as temperaturas são muito altas, e um sistema como o descrito teria de ser enorme, muitíssimo maior e caro do que o ar condicionado.

O ar condicionado foi inventado em 1902 por Willis Carrier não para ter um ambiente mais fresco, mas sim mais seco (com baixas temperaturas obtem-se um meio mais seco), para asssim dar uma resposta direta a problemas específicos da industria.

Em 1920/30 começaram a surgir nos teatros, centros comerciais e hospitais desta ves sim para controlar as temperaturas.

Na altura os aparelhos mediam 6m de profundidade, 1,8m de largura, 2,1m de altura.

Stryk£R
22-10-2008, 17:33
O ar condicionado foi inventado em 1902 por Willis Carrier não para ter um ambiente mais fresco, mas sim mais seco (com baixas temperaturas obtem-se um meio mais seco), para asssim dar uma resposta direta a problemas específicos da industria.

Em 1920/30 começaram a surgir nos teatros, centros comerciais e hospitais desta ves sim para controlar as temperaturas.

Na altura os aparelhos mediam 6m de profundidade, 1,8m de largura, 2,1m de altura.

People! A aula de história começou :D

Patuga
22-10-2008, 18:10
Com o sistema e ventoínhas é possível obterem-se temperaturas abaixo da temperatura ambiente, apenas e só pelo aumento da velocidade do ar.
.

O que faz diminuir a temperatura não é apenas o ar a passar pelo radiador ou dissipador, mas sim a quantidade e mais importante ainda a velocidade com que o ar passa.
.

em dois quotes respondi às tuas três perguntas...
sem querer chamar burro a ninguem... Isto é o q???
chega-te ou queres mais??

A mim quer-me parecer que estás a falar dum sistema com peltier... mas se for esse o caso... podes arrumar as botas que isso aqui nem sequer foi falado... (mas de qq dos casos tb pode ser usado em conjunto com o watercooling que dá uma eficiencia ainda maior...)

MAS... tu é que vens falar em mais não sei o quê... o que aqui estava a ser discutido é a temperatura do cpu arrefecido com watercooling. neste caso o facto da temperatura ser de 15ºC. como alguem referiu e bem... para que isso fosse possivel, a temperatura ambiente teria que ser bem abaixo disso. por vários factores.

1º o radiador nunca consegue meter a agua à temperatura ambiente (uma questão de eficiencia, como é obvio)

2º o bloco de agua tb nunca consegue deixar o cpu à temperatura ambiente (mais uma vez devido à eficiencia)

para isso ser possivel a temperatura ambiente precisaria de ser uns 5~7ºC talvez.

era disto que se estava a falar... e não de caixas e mais caixotes, nem minas nem teatros nem o que mais. essa informação podes guardar para os teus exames de faculdade, pk a mim não me ensinam nada que eu não saiba já. ou me interessam de todo...

mas obrigado por partilhares essa informação com o resto da mata ;)

gUzE
22-10-2008, 19:03
e se por acaso um sistema de aircooling igualasse as temps de water-cooling, era á custa de um ruido imenso.

Brazzucko
23-10-2008, 11:46
Caro Patuga....

Antes de mais peço desculpa, não tou a discutir contigo apenas a expor uma idéia, que pode não ter sido bem clarificada, afinal a minha intenção não é discutir e provocar desavenças apenas e só partilhar idéias e informação :thubsup:

As frases em quote não estão claras como deveriam de estar (os posts foram escritos à pressa), por isso volto a perdir desculpa.

Estou completamente de acordo com o que dizes, ventoínhas por sí só não abaixam a temperatura.

O radiador nunca consegue meter a agua à temperatura ambiente e o bloco de agua também nunca consegue deixar o cpu à temperatura ambiente (questões de rendimento).

Nunca quis intensionalmente por isso em causa.

Relativamente à questão que eu queria expor da temperatura, tema na qual foquei os meu post, era de como fazer de forma barata um auxiliar ao sitema WC ou AC para melhorar o rendimento dos mesmos, e não subsitituílos ou melhorar-los

Tentarei explicar de forma clara o que quiz dizer.

Já todos vimos imagens de pessoas que ligam o seus aparelhos de ar condicionado diretamente às entradas de ar do pc, ou diretamente sobre a mother board.

O sistema descrito, e que tentei descrever é de como com uma caixa de esferovite, placas de alumínio ou cobre e no mínimo 7 ventoínhas colocadas estrategicamente se pode obter ar mais fresco (este sistema é possível e já têm provas dadas), e desta forma utiliza-lo para aumentar o rendimento do sitema WC ou AC, tal como as pessoas com um ar codicionado fazem.

Claro e obviamente que o desempenho não será o mesmo.

Assim pretendia dizer que seria plausível obter a tal temperatura de 15º gastando cerca de 50€ para construir a dita "caixa":thumbsup:

Apenas quis partilhar a informação de que tal "caixa" existe, que é facil de construir :thumbsup:

luigi
09-06-2009, 03:30
Caro Patuga....

Antes de mais peço desculpa, não tou a discutir contigo apenas a expor uma idéia, que pode não ter sido bem clarificada, afinal a minha intenção não é discutir e provocar desavenças apenas e só partilhar idéias e informação :thubsup:

As frases em quote não estão claras como deveriam de estar (os posts foram escritos à pressa), por isso volto a perdir desculpa.

Estou completamente de acordo com o que dizes, ventoínhas por sí só não abaixam a temperatura.

O radiador nunca consegue meter a agua à temperatura ambiente e o bloco de agua também nunca consegue deixar o cpu à temperatura ambiente (questões de rendimento).

Nunca quis intensionalmente por isso em causa.

Relativamente à questão que eu queria expor da temperatura, tema na qual foquei os meu post, era de como fazer de forma barata um auxiliar ao sitema WC ou AC para melhorar o rendimento dos mesmos, e não subsitituílos ou melhorar-los

Tentarei explicar de forma clara o que quiz dizer.

Já todos vimos imagens de pessoas que ligam o seus aparelhos de ar condicionado diretamente às entradas de ar do pc, ou diretamente sobre a mother board.

O sistema descrito, e que tentei descrever é de como com uma caixa de esferovite, placas de alumínio ou cobre e no mínimo 7 ventoínhas colocadas estrategicamente se pode obter ar mais fresco (este sistema é possível e já têm provas dadas), e desta forma utiliza-lo para aumentar o rendimento do sitema WC ou AC, tal como as pessoas com um ar codicionado fazem.

Claro e obviamente que o desempenho não será o mesmo.

Assim pretendia dizer que seria plausível obter a tal temperatura de 15º gastando cerca de 50€ para construir a dita "caixa":thumbsup:

Apenas quis partilhar a informação de que tal "caixa" existe, que é facil de construir :thumbsup:

tanta conversa para que, agarras no pc ou no que seija constróis um termo gigantesco,isolas as faces com gelo seco,crias outro termo mais pequeno para meteres a caixa,metes tudo dentro do primeiro termo onde tens o gelo seco e ficas com o pc gelado como as coisas geladas,sistema isolado não existe mas e o mais próximo deles:D:D:D:D:D:D

o que se ta a passar aqui e uma discussão de termodinamica,a qual recomendo vivamente a este user ir estudar ou passar vista de olhos num livro muito bom acerca do assunto que e "the princeples of thermodynamics" 5 edição e excelente...

quanto ao assunto propriamente dito; as ventoinhas pro si só não baixam a temperatura,criam e baixas de altas de pressão para o ar se deslocar por estas,que to a dizer também e um elemento chave da termodinamica, para com isto existirem trocas de calor ou matéria no caso das condutas de óleo ou então nas simples maquinas de injecção de plástico, trocas de calor nos radiadores que e o caso onde se aplica esta questão...

o porque de ventoinhas nos radiadores? se ja repararam todo o que e radiador e esta perante temperatuaras altas ou simplesmente acima da ambiente tem uma ou mais ventoinhas,como carros,ar condicionado, pc maquinas de rectro-escavaçao,etc, as ventoinha ao gira cria uma diferença de pressão, através dessa diferença de pressão conseguimos obter a velocidade a que o ar se desloca ou ate caudais,se o liquido que esta no radiador esta mais quente que temperatura ambiente o ar ao passar pelo radiador arrefece, sendo impossível ele arrefecer ate a temperatura ambiente,por isso quando olham para o ponteiro de temperatura do vosso carro vem sempre uma temperatura acima da ambiente(normalmente entre 80º a 90º) e tem la o radiador a arrefecer a agua que passa no sistema com um caudal bastante grande devido a velocidade a que vao...ora pensemos se um radiador que em pelo menos 5x o tamanho de um radiador de pc a uma velocidade considerável nunca arrefece a agua a temperatura ambiente como um de um pc arrefeceria???...agora que me digam que põem o radiador dentro de uma arca frigorífico ou dentro de quer que seja que tenha uma temperatura abaixo do normal ai sim tudo bem agora pro e simplemente a ar nao e possível....

visitem a tyco em Évora convido eu para verem que não e possível...

com este post não quero chamar nada a ninguém nem ofender ninguém..por e simplesmente esclarecer duvidas

o sistema de ventilação nas minas e com turbinas de ar pois a mistura gasosa que existe no fundo da mina e rarefeita em oxigénio, custando a respirar, sendo também mais quente devido a profundidade e pressão imposta pelo nosso querido planeta,as turbinas de ar não arrefecem simplesmente levam oxigénio aos pontos críticos da mina para as pessoas respirarem,e acreditem que e difícil porque eu ja experimentei

ponho eu uma questão

quando tão a jogar a bolar ou a fazer qualquer tipo de esforço porque não se deve beber agua muito fria???(razoes térmicas somente)

Fantik
09-06-2009, 05:51
Desculpem estar a meter-me nisto mas, eu tive um q6600 GO com um TR 120 XTR com uma S-Flex 1600RPM numa caixa Antec P182 e em IDLE sem OC tinha temperaturas inferiores à ambiente tinha cerca de 17º 18º quando a ambiente rondava os 19º agora se algo estava errado nao sei mas era isso que mostrava os medidores de temperatura embora eu concorde que isto pareça ou seja impossivel. Apenas estou a relatar um facto.

100Stress™
09-06-2009, 15:35
:teeth:Boas!

:offtopic:

Brazzucko

És Engenheiro mecânico??

Um abraço!:thumbsup:

Theoryas
10-06-2009, 23:47
l0l:thumbsup:

M16uel
08-07-2009, 15:44
eihhh!
Já vi que temos aqui professores! :D
Tenho que ter umas aulinhas com eles pa perceber mais desta treta :thumbsup:

António^
09-09-2009, 19:17
eu acho watercooling muito bonito..alias se n fosse fixe nao o teria posto e nao teria o meu procc a 4.5...mas , nao sei se é só comigo...mas pralem de ter gasto 240 E no sistema ...na semana passada aconteceu.me um desastre ( cabos dilatados = derrame ) ou seja.. Board + mems + grafica = tudo co Ca****o xD se calhar ja estou a pensar tirar o sistema ou entao olha...vou rezar:venerar: OOHH WATeRCOOLINg

Dr.No.pt
09-09-2009, 22:04
eu acho watercooling muito bonito..alias se n fosse fixe nao o teria posto e nao teria o meu procc a 4.5...mas , nao sei se é só comigo...mas pralem de ter gasto 240 E no sistema ...na semana passada aconteceu.me um desastre ( cabos dilatados = derrame ) ou seja.. Board + mems + grafica = tudo co Ca****o xD se calhar ja estou a pensar tirar o sistema ou entao olha...vou rezar:venerar: OOHH WATeRCOOLINg

António, que braçadeiras usas-te ?
Foste tu a fazer a montagem ? Foi o primeiro watercooling que montas-te ?

À uns anos valentes que uso watercooling e nunca tive problema nenhum.

Fury
09-09-2009, 22:18

Já pensaste em usar liquido anti-corrosivo? Dou-te o exemplo de Feser One!

Se estavas a usar Feser, basta secares os componentes com um secador (por exemplo), e ficam a trabalhar normalmente!

MJRL
10-09-2009, 01:31

Isso nos dias de hoje já não pode acontecer.

9wdQmfcNkgw

loacker
09-10-2009, 07:53
Eu so digo,sigam os conselhos do patuga!:venerar:

tedyff
22-10-2009, 13:05
Pois a experiência tambem conta, e nisso o Patuga tem alguma. Nem sempre o teorico funciona bem na práctica, mas uma coisa e certa depois de exprimentar WC não vão querer outra coisa. :D!