View Full Version : Opinião p/disco e CPU
Que disco de 1TB e CPU aconselham para uma máquina de downloads e media center?
O disco convém algo rápido e silencioso, o CPU algo fresco e não muito fraco mas também que não seja nenhuma bomba, é para combinar com uma P5Q-EM.
O media center é mais para filmes e séries, jogar lá alguma coisa deve ser muito raro.
Helder Godinho
12-01-2009, 14:12
Depende do que queiras gastar, mas para CPU apostava num Intel Core 2 Duo E8200 de 2.66Ghz FSB 1333Mhz 6MB L2 Cache e um processo de fábrico de 45nm o que o pode tornar mais fresco em relação aos de 65nm, ou mais barato, o E7200 a 2.53Ghz FSB 1066Mhz 3MB L2 Cache de 45nm, o que tambem servirá na perfeição para o que pretendes.
Em relação ao disco aconselhava-te a usares 2X500GB para uma maior segurança de dados mas se pretendes o de 1TB tens Samsung 1TB SATAII 32MB Spinpoint F1 bom e barato.
Cumps :thumbsup:
Mascaras
12-01-2009, 17:17
Boas
como ja referiram , disco tens o samsung F1 1TB que sao porreiros !
CPU para media center aposta num Intel C2D Low cost >> E2000 , E7000 ou E8000 séries (mais barato para o mais caro) !
Por acaso tambem montei ontem um Media com um C2D E2200
cumps
Sou gajo de apostar nesse F1 e num E7300, vamos ver então.
Para quem tiver um E4300 não ficará a ganhar muito se optar por um E2200, certo?
Sinceramente para HTPC comprava um cpu usado.
Quanto aos discos tenho dois samsung F1 de TB, os discos são muito porreiros quando não estão muito cheios, quando começam a ficar praí ainda com 100gb disponiveis, começam a fazer mais barulho e as transferencias caem brutalmente, quanto às outras marcas não experimentei, mas secalhar não vale a pena dar a diferença de preço, ainda mais isso é para storage.
Eu tenho um E4300 e disco um Seagate de 500Gb e acho que vou ficar quietinho, porque isto pouco irá render se vender e o outro material tá bem puxadinho!
Depois mais tarde logo se vê...
Agora em relação à memória é que não sei, estou com 2Gb, mas penso que também deve servir para o efeito.
euonline
13-01-2009, 10:52
Boas,
Se quiseres um disco que é supersilencioso, não produz quaisquer vibrações, fresco e ainda por cima economico:
http://www.wdc.com/en/products/products.asp?driveid=336
Tenho um destes e posso dizer-te que é excelente.
Cumps
Helder Godinho
13-01-2009, 12:02
Eu tenho um E4300 e disco um Seagate de 500Gb e acho que vou ficar quietinho, porque isto pouco irá render se vender e o outro material tá bem puxadinho!
Depois mais tarde logo se vê...
Agora em relação à memória é que não sei, estou com 2Gb, mas penso que também deve servir para o efeito.
Na minha opinião acho que o melhor que tens a fazer é ficares apenas com o que tens, porque serve perfeitamente para aquilo a que se destina, mais tarde se quiseres acrescentas outro HD de 500GB e fica perfeito...
Yep, vou mesmo continuar com o material que tenho, depois logo vejo se for preciso alterar alguma coisa.
Agora precisava era de por o CPU com OC outra vez, senão assim normal parece-me que se engasga só no Win, o problema é que já não me lembro dos settings que tinha na outra board, nem tão pouco no que devo mexer. :p
Já tinha as duas máquinas com OC ao tempo sem lhe mexer...
Yep, vou mesmo continuar com o material que tenho, depois logo vejo se for preciso alterar alguma coisa.
Agora precisava era de por o CPU com OC outra vez, senão assim normal parece-me que se engasga só no Win, o problema é que já não me lembro dos settings que tinha na outra board, nem tão pouco no que devo mexer. :p
Já tinha as duas máquinas com OC ao tempo sem lhe mexer...
Para HTPC faço o maximo que permite sem mexer em voltagens.
Eu só me lembro que o tinha a 3.00GHz, se não estava assim sem mexer em voltagens, estava perto...
A ver se logo consigo voltar a fazer OC naquilo...
Outra coisa, nesta máquina tenho uma fonte EuroTech Silent 400W, que já li por diversas vezes que não valem nada, mas esta já tem uns bons anos e ainda não sei queixou, meti-lhe uma fan para ficar silenciosa e tem rolado, agora com a nova board (P5Q-EM) é que estou com algum receio, será que continua a rolar na boa?
A caixa que estou a usar é um Asus TM-951 (http://www.pcdiga.com/pcdiga/Produto.asp?Familia=Hardware&Artigo=3403) e numa altura ainda tentei lá meter uma Be-Quiet 530W, mas não cabia lá...
Vou ter mesmo de mudar o disco, tenho um de 500GB mas aquilo está mesmo cheio e agora com os filmes 720p ainda vai ser pior.
Não quero por 2 devido ao espaço, etc, por isso vou substituir por um de 1TB.
Ainda aconselham o F1 ou haverá algo melhor? Quero algo silencioso e rápido.
Acabei por comprar um WD 1TB EADS (Green). :thumbsup:
Nos vossos sistemas p/media center quanto costumam deixar de espaço para a partição do SO?
Estou a usar WinXP SP3, não sei se convém uma partição grandinha ou não, uso ai uns 10GB, mas não sei se convém deixar um certo espaço livre para processamento ou isso...
Pronunciem-se! :D
O ideal era arranjares um disco pequeno só para o SO, nem que seja usado, isto se tiveres espaço.
Porque se isso for para fazer downloads e SO ao mesmo tempo com filmes a 4gb quando fores para descomprimir ou mesmo só com downloads e estares a ver um mkv pode atrofiar.
Eu comprei um samsung de 250gb na altura para o htpc, até foi numa loja aqui do lado, não estava a gostar da ideia de partições e fui buscar um quando montei o htpc.
Então sugeres um de 250GB para SO e downloads, por exemplo e depois um de 1TB para storage, por exemplo?
Tudo sem partições?
Pretender
24-04-2009, 22:52
Arranja um disco de marca qualquer que seja single plate. Vai ficar o sistema o mais rápido possível.
Por exemplo os de 250gb ou 500gb single plate WD ou Seagate ou os Samsung 320gb.
Para storage o máximo de tamanho que conseguires comprar :P
Só com um disco, isso vai fragmentar muito.
Quanto as partições, no de storage só fazia uma e no de 250 fazia duas. Uma para o OS, que para o uso deve chegar uns 60gb e o resto dava para storage (de ficheiros menos utilizados/partilhados) :D
Acho que vou colocar um Seagate 250GB 7200.10 que aqui tenho como disco principal, uma partição de 50GB para o SO e depois outra partição com o espaço restante que será para onde faço as descargas, depois um WD 1TB EADS como storage onde colocarei tudo já devidamente organizado.
Que vos parece?
Eu não fazia nada do de SO, e fazia downloads para o outro, vais ver que isso começa atrofiar, então se for torrents...
Arranja lá um espaço no outro, para os downloads e deixa o do SO em paz, mete lá musica, fotos etc que foi o que eu fiz no do SO, os downloads vou passando para os de TB conforme for adicionando discos.
Cada vez menos, vejo necessidade de fazer partições nos discos, não tenho uma unica partição nos meus pc's e com o portatil são 3 e mais de 5TB.
Hoje ia para passar material de um disco para o outro quando reparo que o disco de armazenamento não aparece lá, fui às ferramentas administrativas à secção dos discos e também nada...
Será que pifou? :arrrg: :mad:
Hoje ia para passar material de um disco para o outro quando reparo que o disco de armazenamento não aparece lá, fui às ferramentas administrativas à secção dos discos e também nada...
Será que pifou? :arrrg: :mad:
Tenta ligar o gajo por usb se tiveres algum adaptador, se não der nada já sabes soft de recuperação tipo get data back.
Só hoje é que tive tempo para testar o gajo...
Liguei por USB no portátil e rolava bem, troquei o cabo SATA na board mas continuava na mesma, depois lembrei-me de trocar a posição do cabo de alimentação e já deu, deve ser a fonte que está a pifar...
Eu tinha uma ficha dupla, numa ponta ligava o gravador na outra o disco e rolava bem, de um momento para o outro é que atrofiou e só dá energia para um.
O problema é que naquela caixa não cabe uma fonte qualquer, vou ter de ver com cuidado.
Neste momento tem uma EuroTech Silent 400W, na altura que tinha uma Be-Quiet 530W ainda a tentei meter lá, mas não cabia. A caixa é uma Asus TM-951 (http://www.pcdiga.com/pcdiga/Produto.asp?Familia=Hardware&Artigo=3403).
Liguei um medidor de consumo de energia eléctrica na ficha do meu HTPC e deixei um tempo em idle e aquilo não passou dos 76W, agora meti um filme a rolar e 2 ou 3 ficheiros .rar a descomprimir e aquilo foi até aos 97W.
Será que o HTPC consome assim tão pouco?
Liguei um medidor de consumo de energia eléctrica na ficha do meu HTPC e deixei um tempo em idle e aquilo não passou dos 76W, agora meti um filme a rolar e 2 ou 3 ficheiros .rar a descomprimir e aquilo foi até aos 97W.
Será que o HTPC consome assim tão pouco?
Yep, o que faz os consumos de um PC disparar são os cpus com OC e gráficas potentes.
O meu htpc em iddle cpu a 3ghz com o hardware que sabes anda nos consumos do teu em Load, mas o PC de jogos em iddle anda nos 350w :)
Pretender
03-11-2009, 00:28
Memphis que HW tens? principalmente o cpu e gráfica.
Se tens o speedstep e c1 activos e essas coisas.
Tenho que arranjar um medidor de consumo :P
Memphis que HW tens? principalmente o cpu e gráfica.
Se tens o speedstep e c1 activos e essas coisas.
Tenho que arranjar um medidor de consumo :P
CPU tinha um E4300 e gráfica onboard de uma Asus P5Q-EM.
Agora troquei a fonte por uma Cosair 520W Modular e estou à procura de um novo CPU, um pouco melhor e mais fresco (se possível).