View Full Version : Barracuda 1.5TB @ Hack to WD Velociraptor
Ora para quem quiser tranformar um disco para ficar com performace semelhante ao Velociraptor... não sei se nalguns casos pode ultrapassar... pois nao testei...
Ao que parece temos que sacrificar o espaço do disco e obriga-se o disco a usar apenas as partes interiores dos pratos, o que aumenta a performace... :D
De relembrar que da para todos os discos.. :D
Modifying the Seagate 1.5TB Hard Drive: Unleash the Hidden Performance Within (http://www.techwarelabs.com/seagate_1-5tb-mod/)
ATENÇÃO: Utilizar este processo por vossa própria conta e risco...
:thumbsup:
ChesterLP
17-07-2009, 12:22
Usando as partes exteriores queres tu dizer... A velocidade de rotação será a mesma, mas a quantidade de dados lidos por rotação será maior nas bordas do disco.
Realmente é uma excelente ideia, e funcionará em qualquer disco desde que mantenham as proporções correctas, ou seja, se apenas usarem 20% do disco irão ter resultados parecidos (partindo do princípio que os discos de 7200rpms têm a mesma performance).
JoaoRamalho
17-07-2009, 13:04
Usando as partes exteriores queres tu dizer... A velocidade de rotação será a mesma, mas a quantidade de dados lidos por rotação será maior nas bordas do disco.
Realmente é uma excelente ideia, e funcionará em qualquer disco desde que mantenham as proporções correctas, ou seja, se apenas usarem 20% do disco irão ter resultados parecidos (partindo do princípio que os discos de 7200rpms têm a mesma performance).
exacto, a velocidade angular será igual, mas a velocidade linear (ou seja, o modulo) vai ser maior nas bordas do disco.
segundo os benchs, o ganho é brutal, mas também passaram de 1,5T para 300G :X
cumps
Parece perigoso. :teeth:
Perigoso porque?
ChesterLP
17-07-2009, 17:25
Parece perigoso. :teeth:
A única coisa que tu fazes é não permitir a escrita no início do disco, não é propriamente perigoso...
Peterboss
17-07-2009, 18:14
lol a macaquisse que foram fazer..realmente é interessante..
tem a sua logica e visto que nao modifica nenhuma caracterista fisica do disco penso que nao seja tao arriscado quanto parece..mas pronto só mesmo experimentando..
ChesterLP
17-07-2009, 18:23
Lembrei-me agora que este tweak também é utilizável com RAID0. Alternativa viável: Dois discos de 500Gb @ 100Gb cada um (20%) = 200Gb. Performance soberba com 90 euros. :p
Caso me dê na cabeça de fazer isto posto aqui resultados. Sponsors, anyone? :teeth:
Nunca vão é ter as 10k rpm dos velociraptor, por isso tenho algumas duvidas que seja semelhante quanto mais ultrapassar, só no tempo de acesso bye bye...
satanicoo
18-07-2009, 23:38
Também podem é fazer uma partição de 300 gb e outra de 1200gb.
Terão a performance aí especificada mais o storage. Não podem é estar a aceder à partição de 1200gb senão obviamente ambas as partições vão ficar lentas.
Imaginem, copiam 1000gb de pron para a partição grande, e não mexem mais.
Depois vão correr um jogo que está instalado na de 300gb, como está na periferia do disco obtém loadings rápidos :)
kamikaz3
24-07-2009, 16:02
E so apanhar a proxima folga e os meus dois segate 7200.12 vao experimentar isto ;)
Como é que se consegue só utilizar o parte interior do disco??
Com software?
então e testar esta mesma teoria num velociraptor propriamente dito???
quais os ganhos??? ssd??
ChesterLP
04-08-2009, 11:28
então e testar esta mesma teoria num velociraptor propriamente dito???
quais os ganhos??? ssd??
Num velociraptor seria praticamente inútil porque ficarias com um disco de apenas 60Gb.
No decorrer do thread ainda pensei que iria encontrar uns testes a sério :)
X-Ecuter
11-08-2009, 17:18
Quem comprou estes discos certamente o fez por questões de espaço... Mas tb gostava de ver uns testes à maneira... tenho 3 7200.11 500gb, comprava um 4º e talvez ficasse rapidito em raid0 com 400gb...
joaoreis00
11-08-2009, 19:19
bahhh... tendo em conta a capacidade com q se vai ficar o fim nao justifica os meios...
é preferivel RAID0 de 2 ou 4 discos...
JoaoRamalho
11-08-2009, 20:19
Como é que se consegue só utilizar o parte interior do disco??
Com software?
que tal ler o primeiro post?
Interessante. Será que isso também dá nos meus dois Samsung Spinpoint F3 500gb? Pergunto isto porque na review eles usam o software da Seagate.
Corrijam-me se estiver errado: quanto mais espaço sacrificarmos ao disco, melhor será a performance? Num Raid 0 qual será o tamanho sacrificado ideal?