PDA

View Full Version : Novo (provável) sistema de vendas/RMA's

GinTonic
19-01-2005, 16:41
Viva!

Pessoal, vamos por este meio pedir a vossa opinião para a implementação de um novo sistema relativamente às vendas e consequentes RMA’s. Passamos a explicar, imaginemos que por exemplo, vocês compravam um determinado produto de hardware por “x” preço e esse produto avariava. Como todos os fornecedores demoram a algum tempo a efectuar a troca de produtos, e obviamente que estamos dependentes deles, é compreensível que nós também demoremos algum tempo a efectuar essa troca. Com este novo sistema, pretendemos que os nossos clientes, pagando uma percentagem sobre este produto, nomeadamente 3%, teriam, ao aceitar esta opção no acto de compra, troca imediata, dentro de três meses (a contar da data de compra do produto) ou nota de crédito (reembolso) no valor actual do produto. Presentemente, não podemos efectuar trocas imediatas em todos os rma’s porque estas trocas, como devem compreender, têm custos elevadíssimos para a empresa :(. Iremos tentar com esta medida satisfazer ainda mais os nossos clientes no que diz respeito a RMA’s para que não permaneçam tanto tempo à espera!!

Esperamos um feedback vosso para possível implementação deste sistema,

Cumprimentos,

PCDig@

EDIT: Mal-entendido já tá corrigido!

Dima
19-01-2005, 16:55
Após várias ideias, surgiu-nos esta que nos parece ser a mais justa :). Nós estamos sempre a pensar em como inovar o serviço para que os nossos clientes nunca fiquem tanto à espera em caso de avaria. Como foi dito pelo GinTonic, as trocas directas ou imediatas têm custos elevados para a empresa e não podemos arcar com todas estas despesas :(. Determinados produtos, como por exemplo, 9800 pro, têm uma percentagem de RMA em 35%. Eventualmente, podemos trocar 10 , mas todas é financeiramente impossível!! E seguem assim o processo normal de RMA. Se aceitarem esta opção, poderemos compensar uma parte das despesas com RMA's directos.

Assim, em caso de avaria, podemos garantir que em 3 dias efectuamos nota de crédito (em caso de ruptura de stock) ou enviamos novo produto.

Esperamos uma resposta da vossa parte,

Cump's

Dima

Madril
19-01-2005, 17:05
só uma coisa ... dima, no teu post a parece 3 dias e no do GinTonic aparece 3 meses ... na sei se é efeito do gin ou se é erro teu :P

Luka
19-01-2005, 17:13
só uma coisa ... dima, no teu post a parece 3 dias e no do GinTonic aparece 3 meses ... na sei se é efeito do gin ou se é erro teu :P

Ja tentei comunicar isso a um empregado da loja. Ja alguém vem corrigir. :)

CHKA
19-01-2005, 17:17
Deve ser 3 meses pq 3 dias é um prazo mt curto... I guess :rolleyes:

Mas a medida é boa.

Cumps

Madril
19-01-2005, 17:27
Pelo contexto parece 3 dias CHKA :P

CHKA
19-01-2005, 17:34
Realmente tem mais sentido serem três dias e não três meses... :X

Cumps

Dima
19-01-2005, 17:39
3 dias é o tempo máximo para o processamento do RMA, 3 meses é o tempo válido para este serviço desde a data de compra.

GinTonic
19-01-2005, 17:49
Este serviço será um serviço opcional/adicional. Isto significa que se um cliente quiser pagar o mesmo sem este tipo de serviço, poderá fazê-lo sem qualquer tipo de problema :) No entanto, esta é uma forma de podermos assegurar um melhor atendimento e solucionamento a nível de rma's. Tudo será como está agora, somente haverá mais uma opção no acto de compra, seja online, ou na loja.

Cump's

EDIT: Peço desculpa pela "gaffe".

Dima
19-01-2005, 17:52
Gostaríamos de saber se realmente estão interessados neste sistema ou não, porque para nós, isso n traz lucro. Para nós, o procedimento normal de rma é melhor mas apenas queremos inovar no serviço aos nossos clientes.

Cump's

Beat_Slayer
19-01-2005, 19:58
Podes dar essa opção ao cliente, em algumas situações fará jeito, noutras todos os euros contam! É bom serviço na medida em que se quiserem usam, se não quiserem podem optar pela maneira normal! :thumbsup:

Por exemplo para o monitor que comprarei para o mês que vem, no meu caso não optava pois tenho substituto e não me importava de esperar pelo outro, agora se não tivesse outro certamente optaria por ela, não ficava sem monitor até 3 meses!

dutchman.pt
19-01-2005, 20:05
Gostaríamos de saber se realmente estão interessados neste sistema ou não, porque para nós, isso n traz lucro. Para nós, o procedimento normal de rma é melhor mas apenas queremos inovar no serviço aos nossos clientes.

Cump's
A meu ver é um serviço que vale bastante a pena.
Um custo adicional de 3% num determinado produto é uma diferença irrisória para as facilidades que esse vosso novo sistema cria.
Vale bem a pena se não trouxer qualquer tipo de incoveniente para o funcionamento da loja.
Excelente ideia.:thumbsup:

joselord
19-01-2005, 20:11
Podes dar essa opção ao cliente, em algumas situações fará jeito, noutras todos os euros contam! É bom serviço na medida em que se quiserem usam, se não quiserem podem optar pela maneira normal

Penso o mesmo, é um serviço muito bom sem dúvida.
3% em 500€ já é qualquer coisa, mas se ficar parado
1 ou 2 meses para RMA :X

Mas acho que deveria haver as duas opções!!

:thumbsup:

Pedop
19-01-2005, 20:12
Eu já vi emplementado esse sistema noutras lojas e penso que é uma boa opção para quem ñ pode estar á espera do RMA!
Por mim é uma boa ideia. :thumbsup:

Luka
19-01-2005, 20:28
Penso o mesmo, é um serviço muito bom sem dúvida.
3% em 500€ já é qualquer coisa, mas se ficar parado
1 ou 2 meses para RMA :X

Mas acho que deveria haver as duas opções!!

:thumbsup:

3% de 500 euros sao 15 euros.

Pode-te poupar muitos problemas que em muitos casos podem ser financeiramente superiores a esses 15 euros :)

Por exemplo, comprar umas memorias de 100 euros. Com este sistema pagas mais 3 euros (o que sao 3 euros?) e poder poupar imensas chatisses ja que memorias sao um produto que muitas vezes vai para rma.
O mesmo se passa com motherboards :)

Sendo este sistema opcional cada user tem a liberdade de decidir se lhe vale a pena ou nao. Acho que é uma boa opção :)

joselord
19-01-2005, 20:42
Luka era isso mesmo que eu estava a dizer, concordo plenamente!!

scratch
19-01-2005, 21:18
É uma boa iniciativa, embora ache que não a irei usar ;)

CHKA
19-01-2005, 21:29
Concordo c/ o Beat_Slayer, para os casos é mt bom, para outros a pessoa pode ter como se remediar...

APROVO :pensar:

severino
19-01-2005, 22:02
Tb concordo que devia haver as duas opçoes..Mas lá que é uma boa iniciativa, é:) :cool:

GinTonic
19-01-2005, 22:23
Tb concordo que devia haver as duas opçoes..Mas lá que é uma boa iniciativa, é:) :cool:

Sim, concerteza que vai haver duas opções:

1) Produto sem opção de RMA Express
2) Produto com opção de RMA Express

Sendo a este último atribuída uma taxa sobre o valor do produto ;)

Cump's

joselord
19-01-2005, 22:43
Concordo plenamente :)

|Fly_Boy|
19-01-2005, 23:06
Estou 100% de acordo. :)

Sonas
19-01-2005, 23:09
PPL ate ke enfim xegam a uma proposta ke agrada cliente e vendedor :) assim escusam de ouvir (muita das x's sem razao) os clientes a mandar vir pois demora muito tempo na RMA...

por mim tem o meu apoio a 100% e se kiseres fazer ja isso com o produto ke vou mandar vir em breve... nao me importo de ser o 1 a faze-lo ;)

100% de acordo :D

GinTonic
19-01-2005, 23:12
Ora...

Ainda bem que "vocêzes" ;) estão de acordo com esta nossa nova política. De facto, cada vez são mais os RMA's e deste modo tentaremos solucionar as coisas da melhor forma. Relembro que quaisquer valores/taxas poderão ainda ser discutidos.

Cump's

killer
20-01-2005, 11:09
Também concordo com a proposta e se vier a andar para a frente vou optar por ela visto que o preço a pagar é insignificante.
Tal como foi dito o que são +15€ num produto que custa 500€ por exemplo.

Boa iniciativa! :thumbsup:

Killer.

Escrapela
20-01-2005, 17:03
Ora ai está uma boa ideia....Axo k so tem a ganhar com isso...tanto voçes como nós.. :D

Rudzer
20-01-2005, 17:33
Também concordo com a proposta e se vier a andar para a frente vou optar por ela visto que o preço a pagar é insignificante.
Tal como foi dito o que são +15€ num produto que custa 500€ por exemplo.

Boa iniciativa! :thumbsup:

Killer.

o suficiente para alguem ir comprar noutra das suas lojas favoritas a mesma placa..

Eu pessoalmente acho que deve ser dada prioridade ao processo de RMA "normal"...alem de que adicionar a tal taxa vai gerar confusão q.b.

P4rthen0n
20-01-2005, 18:32
O preco nem eh o mais importante. Por exemplo, se eu tivesse tido esta oportunidade quando comprei a Abit NF7-S numa loja da concorrencia, certamente k nao tinha estado ah espera dela uma media de 3 semanas de cada vez k ela da o berro. A do momento ja vai mesmo para 1 mes e o pior eke eu ja a tinha vendido a outra pessoa. Este servico vale MUITO a pena. :)

dutchman.pt
20-01-2005, 18:34
o suficiente para alguem ir comprar noutra das suas lojas favoritas a mesma placa..
A diferença de preço devido ao "RMA especial" é um adicional.
É como aquelas extensões de garantia que algumas marcas têm.
Óbvio que quem não quiser "RMA especial" não vai pagar por ele. :)

NPinho
20-01-2005, 19:40
estão á espera da minha opiniao para avançarem né?

Pois entao força, concordo plenamente.

Um exemplo:

Por Ex, o Luka comprou uma XFX 6600GT que na altura era 220€, ela agora esta a 199€, cerca de 20€ que desvalorizou em 1 mes, agora, e se a placa avariase quando o Luka queria vendela? se fosse por RMA Express (tinha custado 226,6€ em vez de 220€) nao teria de esperar 1 ou 2, ou ate mesmo 3 meses e teria poupado a desvalozizaçao da placa destes meses ;) poix a placa daqui a 3 meses deve valer pelo menos, menos 20€, fazendo contas, 20€ - 6,6€ = 13,4€ que tinha +- poupado a casta do RMA express

Espero que tenha percebido ;)

cumps!

Beat_Slayer
20-01-2005, 19:53
Não tinha visto a coisa nessa perspectiva XiMa!
Está bem pensado! :thumbsup:

Rudzer
20-01-2005, 20:37
A diferença de preço devido ao "RMA especial" é um adicional.
É como aquelas extensões de garantia que algumas marcas têm.
Óbvio que quem não quiser "RMA especial" não vai pagar por ele. :)

Ora ai é que está, devemos ter o RMA "especial" nas condições normais sem custos adicionais.

Luka
20-01-2005, 20:44
Ora ai é que está, devemos ter o RMA "especial" nas condições normais sem custos adicionais.

Ja foi explicado que a loja nao pode nem consegue suportar esses custos.

GinTonic
21-01-2005, 02:54
Infelizmente, é verdade :(

Cump's

Dima
21-01-2005, 03:15

Sim isso era perfeito, só que de momento isso não é possivel. Nós podemos trocar 10 placas gráficas ou 10 kits de memória sem qq tipo de problema (e fazemo-lo sempre quando temos em stock e quando temos possibilidade para tal). Por vezes o GinTonic chega a receber 5/6 9800 Pro's por dia, e obviamente isso já fica financeiramente impossível. Por exemplo, cada gráfica em caso de troca imediata tem custos normais de RMAs (portes etc.) porém, além disso, tem tb despesas de desvalorização (q podem atingir 20% do valor do produto), despesas financeiras (i.e.custo de capital para comprar os produtos para fazer trocas imediatas) e risco de ter RMA rejeitado (quando o produto foi danificado pelo cliente).

Cump's

Dima

dutchman.pt
21-01-2005, 11:04
Sim isso era perfeito, só que de momento isso não é possivel. Nós podemos trocar 10 placas gráficas ou 10 kits de memória sem qq tipo de problema (e fazemo-lo sempre quando temos em stock e quando temos possibilidade para tal). Por vezes o GinTonic chega a receber 5/6 9800 Pro's por dia, e obviamente isso já fica financeiramente impossível. Por exemplo, cada gráfica em caso de troca imediata tem custos normais de RMAs (portes etc.) porém, além disso, tem tb despesas de desvalorização (q podem atingir 20% do valor do produto), despesas financeiras (i.e.custo de capital para comprar os produtos para fazer trocas imediatas) e risco de ter RMA rejeitado (quando o produto foi danificado pelo cliente).

Cump's

DimaPois, isso é mais que compreensivel. :)
Para RMA's imediatos é preciso ter o produto prontamente em stock o que causa por si só já alguns encargos sem contar com os outros "problemas" todos.
Em relação ao RMA's rejeitados por produto danificado pelo cliente é mais que complicado para a loja, mas como é que isso acontece?
Não existe alguém que faça a verificação do material para RMA?
Tipo se tem mods e etc ?

Já disse e volto a dizer, acho este sistema novo bastante bom.
3% é uma ninharia quando se vê os problemas que o hardware pode ter hoje em dia e a falta que fazem.

Cumprimentos

Madril
21-01-2005, 13:15
Mas quem faz mods devia ter a decencia de não mandar os productos para RMA's se foi o proprio que o estragou com o mod ... mas pronto ... como toda a gente ker ficar a ganhar com a desgraça dos outros ...

dutchman.pt
21-01-2005, 13:36
Mas quem faz mods devia ter a decencia de não mandar os productos para RMA's se foi o proprio que o estragou com o mod ... mas pronto ... como toda a gente ker ficar a ganhar com a desgraça dos outros ...Pois, infelizmente é assim.
As lojas tem que se salvaguardar porque senão... :/

GinTonic
21-01-2005, 14:04
Sim, concerteza que testamos cada componente que aqui entra. Além disso, com o volume crescente de RMA's, não temos tempo para testar cada componente ao mais ínfimo pormenor, senão precisávamos de um dia inteiro, LOL ;) Por outro, tentamos ao máximo facilitar a vida dos clientes mm com os RMA's que sabemos que podemos recusar e não o fazemos, daí, o risco de rejeição do RMA por parte do fornecedor ;)

Cump's

Rudzer
21-01-2005, 14:12
Mas quem faz mods devia ter a decencia de não mandar os productos para RMA's se foi o proprio que o estragou com o mod ... mas pronto ... como toda a gente ker ficar a ganhar com a desgraça dos outros ...

dás um pulo ao XS e o que mais ves é "pros" todos contentes pk mandaram material que lixaram....é so craques... :rolleyes:

MJRL
21-01-2005, 18:37
Nesse caso dos mod's ou de outra coisa excessiva, acho que o bom senso deve imperar, tipo dizer à loja o que se passou, a loja não se responsabilizar e tentar o rma no fabricante, ficando os encargos por conta do cliente.
Mas como tudo é preciso ter bom senso.

|-joker-|
21-01-2005, 19:32
dás um pulo ao XS e o que mais ves é "pros" todos contentes pk mandaram material que lixaram....é so craques... :rolleyes:

Na minha maneira de ver tem de existir uma consciencia por parte do comprador , se a loja se esforça em baixar os preços para que seja mais acessível para as pessoas comprarem e aspirarem ter certa peça , tb tem de existir uma certa consciencia a pensar que , se fui eu que estraguei que culpa tem a loja disso , nao sao as lojas que tem de arcar com a despesa de coisas que correm mal da parte dos clientes , mas cada faz o que quer e tem as atitudes que quer .
Como diz o meu Pai , as atitudes ficam com quem as pratica , e este e um caso folgorante disso , Consciencia é precisa .

E sobre o serviço de Rma , axo que sim de facto e um bem acrescido por isso deve ser pago , e como serviço extraordinário e apenas para o bem do cliente deve ser este mesmo que arca com as suas despesas , porque a loja mandar a board para rma e demorar 2 meses nao é a loja que tem problemas e sim quem tem a board e está a arder com ela por isso digo que e muiiiitoo importante este género de serviços .

Força com isso

JAFoNEXUS
21-01-2005, 21:23
Concordo perfeitamente com esta taxa de 3% sobre o produto em questão para o RMA Express, embora acho que o cliente deva ter o direito de escolher se quer ou não :thumbsup:

GinTonic
21-01-2005, 22:07
Concordo perfeitamente com esta taxa de 3% sobre o produto em questão para o RMA Express, embora acho que o cliente deva ter o direito de escolher se quer ou não :thumbsup:

Obviamente e volto a repetir que este serviço será OPCIONAL!!

Cump's