View Full Version : conselho para oc
zyroseven
09-02-2004, 01:55
boas ppl; tenho um P4 a 2.53 ghz , uma Asus P4s8-x, e 2 x 512 ddr 266 mhz OEM. Agradecia k alguem me dissesse, aproximadamente claro, até onde isto pode chegar pra saber se vale apena gastar $$ em material de arrefecimento ou se é melhor tar quieto. E já agora, k material aconselham.
:) Ps: ( não me apetecia mesmo nada ($$) ter k comprar nova mobo ou memoria :( )
http://zyroseven.no.sapo.pt/cpu-z1.JPG
O CPU é p4 2.53b ou c?
Se nao souberes vai há bios e vê quanto e que tens de FSB, se tiveres 133 Mhz é um p4 2.53b
Se tiveres 200Mhz é p4 2.53c
Se for c em principio tem bom OC, mas nada como veres...
Instala o speedfan e ve as temperaturas do CPU e diz qualquer coisa ;)
Vê as temperaturas em IDLE e em FULL, para veres em full instala o prime 95 e deixa a correr durante um bocado e vai vendo as temperaturas. Se chegar a 45 para, nao vale a pena arriscar. Nesse caso compra um sistema de refrigeranção, por exemplo um Zalman 7000 AlCU OEM (é o que eu uso e estou muito satisfeito)
Diz ai qualquer coisa para poder-mos avançar par ao próximo passo ;)
Esquece as cenas do p4c ou b porque pelo fsb ja vi que era b
Falta de atenção minha...
Vê só isso das temperaturas, mas tens grande possibilidade de ficar limitado pelas memorias... tens de jogar com o divisor mas eu também nao percebo muito disso...
Bem, é um pouco complicado pk eu só tenho experiencia do meu 2.4c, mas é assim, essas memórias limitam-te um pouco, se elas começarem a dar de si, alteras o divisor, o resto é mesmo ires fazendo overclock aos poucos e testares a temperatura (Vês a temp no Mbm5 e testas com prime95 ou toast) aos poucos e poucos vês até que ponto ele é estavel.
ja agora.. que cooling tens no cpu??
e que temps tens??
cumps!
MadOnion
09-02-2004, 14:08
Originally posted by luka
O CPU é p4 2.53b ou c?
Se nao souberes vai há bios e vê quanto e que tens de FSB, se tiveres 133 Mhz é um p4 2.53b
Se tiveres 200Mhz é p4 2.53c
Se for c em principio tem bom OC, mas nada como veres...
Instala o speedfan e ve as temperaturas do CPU e diz qualquer coisa ;)
Vê as temperaturas em IDLE e em FULL, para veres em full instala o prime 95 e deixa a correr durante um bocado e vai vendo as temperaturas. Se chegar a 45 para, nao vale a pena arriscar. Nesse caso compra um sistema de refrigeranção, por exemplo um Zalman 7000 AlCU OEM (é o que eu uso e estou muito satisfeito)
Diz ai qualquer coisa para poder-mos avançar par ao próximo passo ;)
luka só um offtopic... n existe 2.5c, é so as pares a partir do 2.4 até 3.4...
cumps mad
zyroseven
09-02-2004, 15:16
obrigado por responderem ppl :thumbsup:
com o cooler de origem tenho estas temperaturas
com isto a 2.53 ghz; fsb a 133 mhz
http://zyroseven.no.sapo.pt/temperaturas_idle%402500.JPG
http://zyroseven.no.sapo.pt/temperaturas_full%402500.JPG
com isto a 2.53 ghz; fsb a 133 mhz
lá pó fim do mês a ver se compro um zalman AlCu, duas fans akasa (só tenho uma fan na case) e um coolermaster Aerogate II. o k acham? o k me chateia são mesmo as memorias não serem ddr 333 mhz :(
Já pus isto a 2.7 ghz, com temperaturas semelhantes, mas voltei a por a 2.5, o meu objectivo se comprar o novo material de arrefecimento são os 3.0/3.1 :)
e temperaturas em full load??
cumps!
Ja metias era legenda no speed fan ;) Tens la montes de temperaturas...
como eu dissete no irc, axo se essas temps sao em full lad tens um cooler bom, se for assim compra antes uma asus p4p800...
se nao kiseres gastar money... com essas temps em full podes por o cpu a 3GHz... mas nao me parece k essas temps sejam em full.. pelo menos 100%
cumps!
MadOnion
09-02-2004, 16:14
32ºcpu
25ºboard
pelo menos é a minha leitura atravez da imagem ke ele postou... mas não conheço o prog...
cumps mad
Hum.. se ele tem uma asus que instale o asus prob ;)
É mais facil de ver as temperaturas. Eu no meu speed fan tenho legendas.
Bem, proximo passo mudar o fsb, mete fsb a 145 e testa a estabilidade e temperaturas do sistema ;)
zyroseven
09-02-2004, 17:21
já rectfikei o post, akelas temperaturas realmente eram mto baixas para full load. vou esperar até comprar o novo material pa ver até onde isto vai. surgiu-me agora a possibilidade de vender as minhas memorias (2 x 512 ddr 266mhz pc 2100 OEM) por 110 Euros. com este $$ e mais um pco pelo k vejo da pa comprar um dimm de 512 mb OCZ DDR PC-2700 Rev 3.2 (CL 2-2-2-5 1T). axam k vale a pena? cumps
P4rthen0n
09-02-2004, 17:36
Instala o MBM5 k alem de te dar as temps ainda te da mais dados relacionados com as mesmas e sofre outras coisas mais. ;)
MadOnion
09-02-2004, 18:06
Originally posted by zyroseven
já rectfikei o post, akelas temperaturas realmente eram mto baixas para full load. vou esperar até comprar o novo material pa ver até onde isto vai. surgiu-me agora a possibilidade de vender as minhas memorias (2 x 512 ddr 266mhz pc 2100 OEM) por 110 Euros. com este $$ e mais um pco pelo k vejo da pa comprar um dimm de 512 mb OCZ DDR PC-2700 Rev 3.2 (CL 2-2-2-5 1T). axam k vale a pena? cumps
vale sempre a pena... pois o limite ja não vão ser as mems( se é ke são das mems) e ainda tens á disposição varios divisores e timings...
aconcelho.te a comprares um kit de 2x256 e não 1 dimm de 512... enfim isto é já para ficares com mems quando comprares uma board com dual ddr...
por agora quando kiseres ir fazer overclock... baixa o divisor das mems(1:1, 5:4, 3:2), usa o 5:4 e começas a aumentar o fsb com vcore default de maneira e veres o limite do cpu nas mesmas condições... quando veres que o cpu tá instavel... reduzes um bocado... e aí começas a jogar com os divisores e os timinigs de maneira a manteres a performance...
KEEP TUNNED...
cumps mad
Ja agora... com essa fonte nao vais muito longe.. estas com valores muito baixos na linha dos +12v... devia andar por 11.9 e 12.2 +/-
(digo eu :dream: )
Quanto as memorias faz o que o MadOnion te diz e compra 2x256 :)
Se conseguires arranjar algumas bh5 em segunda mão ainda melhor (porque novas já é muito raro arranjar)
Quanto as temperaturas a temp1 (logo a primeira) deve ser a do CPU...
Com essa temperatura é arriscado fazer OC... compra um cooler novo, vai pedindo opiniões ;)
Originally posted by MadOnion
vale sempre a pena... pois o limite ja não vão ser as mems( se é ke são das mems) e ainda tens á disposição varios divisores e timings...
aconcelho.te a comprares um kit de 2x256 e não 1 dimm de 512... enfim isto é já para ficares com mems quando comprares uma board com dual ddr...
por agora quando kiseres ir fazer overclock... baixa o divisor das mems(1:1, 5:4, 3:2), usa o 5:4 e começas a aumentar o fsb com vcore default de maneira e veres o limite do cpu nas mesmas condições... quando veres que o cpu tá instavel... reduzes um bocado... e aí começas a jogar com os divisores e os timinigs de maneira a manteres a performance...
KEEP TUNNED...
cumps mad
ele diz k nao esta a pensar em mudar de board... logo eu penso que akelas OCZ(1x512 ou 2x256 se forem +- o mesmo preço) sao boas para akela board... e tem mt bons timmings 2-2-2-6 :P
cumps!
zyroseven
09-02-2004, 20:42
obrigado pelas dicas k me têm dado :thumbsup: vou ter k desaparecer do mapa por uns dias (exames da faculdade ) depois lá pó fim do mês compro o material e faço oc a isto e posto aki os resultados :cool:
VoRtaN_MaDgE
21-02-2004, 20:06
Não me lembro kuais os divisores k essa board tem nas mem's mas mete as mem's o mais "lentas" possiveis para começares a brincar com o cpu...kdn der mais dás nas voltagens tens os timmings tb para ver...aí está a piada do overclock...sempre a brincar se aprende...:D
Cumps
Vortan