PDA

View Full Version : SLI para ficar ???

VoRtaN_MaDgE
26-01-2005, 13:54
É isso mesmo...acham k o SLI terá chegado para ficar?

Uns dirão k sim outros k não...

Será k kd se conseguir fazer numa placa o k duas em SLI farão este mesmo continuará no mercado???

Cada x mais os avanços tecnológicos aumentam, com o aparecimento de novas tecnologias, novos processos de fabrico, "dual core" no horizonte, chips de 512 gddr3 da samsung para equiparem novas gráficas enfim poderia aqui mencionar muito mais...

Neste momento para gamers é o supra sumo e para a maiora dos benchmarks k usem poder gráfico também mas até kuando???

Fica aki a questão para debater.

Abraço! :thumbsup:

Idiroft
26-01-2005, 16:33
sli é para os gajos ricos e malukinhos por benchs... para jogos não se nota muito a diferença entre uma 6800GT/U ou duas.

sli é mais marketing do que outra coisa

btw, o que é que acham do meu avatar? :D

oldmaxx
26-01-2005, 17:47
na minha opinião irá ficar o sistema, pois a nível de custos acho k a porta SLI num é muito cara, o chipset no caso do nforce4 é particamente igual, dá sempre akela possibilidade de pôr 2, a eficácia é notável e segue um pouco akele ditado que 2 cabeças funcionam melhor que uma, a nível de haver placas com melhor performance que as actuais duas, num duvido, mas será que ao juntar duas placas dessas num será melhor também?

Asrafil
26-01-2005, 18:21
Quanto á questão de que nos jogos 2 gráficas em SLI não fazem muita diferença, isso é totalmente errado, exceptuando alguns casos de jogos em que o SLI não funca de todo, logo não há diferença. Agora experimenta jogar DOOM 3 ( jogo da treta BTW mas isso são gostos ) com duas 6800GT @ ULTRA e depois diz-me que não há diferença!!!!!

Lasac
26-01-2005, 20:17
sli é para os gajos ricos e malukinhos por benchs... para jogos não se nota muito a diferença entre uma 6800GT/U ou duas.

Porque ainda não temos CPU no mercado para acompanhá-las.

Experimenta ver os resultados de duas 6600GT e tira as conclusões!

Em alguns jogos são mais rápidas doque uma 6800U. (E são mais baratas!) :thumbsup:

BTW se fizerem uma melhor que duas 6800U, metem-se duas dessas em SLi.

Portanto acho que isto vai continuar durante bastante tempo, a não ser que o povo não dê lucro, e aí eles inventam outra coisa para mamar os €'s :P

Beat_Slayer
26-01-2005, 20:30
Acho que veio para ficar, mas não por mt tempo! É só até eles fazerem gráficas dual core (massivamente), e talvêz fique mais barato e venda mais do que ter uma tecnologia que nem é para todos os chipsets IMO!

Anyway... o mercado é que o ditará, penso eu de que! :teeth:

@Lasac
Happy to see you around again! :thumbsup:

Lasac
26-01-2005, 21:34
Acho que veio para ficar, mas não por mt tempo! É só até eles fazerem gráficas dual core (massivamente), e talvêz fique mais barato e venda mais do que ter uma tecnologia que nem é para todos os chipsets IMO!

Anyway... o mercado é que o ditará, penso eu de que! :teeth:

@Lasac
Happy to see you around again! :thumbsup:

Tens razão no que dizes, mas sinceramente acho que rende mais para eles venderem 2 gráficas doque uma com dual core.

Tipo se fizerem uma dualcore penso eu que não deve passar dos 600€, enquanto que duas 6800U rendem muito mais que isso!

É o marketing a trabalhar!

Até agora normalmente era uma placa por utilizador, agora arranjaram maneira de vender duas a cada.

Eu perferia uma dualcore doque SLi, mas acho que o SLi foi uma jogada para ganhar dinheiro.

Basta ler as novidades: nVidia pretende cobrar uma taxa por cada pc vendido com sistema SLi

É anedótico!

Para quem não sabe disto, pode ler aqui: http://www.theinquirer.net/?article=20863

A não ser (tal como tu e eu dizemos) que o SLi renda pouco ou quase nada.

Quanto á questão do SLi só estar disponível para A64 é fácil. Se um Fx55 não acompanha duas 6800U, seria anedótico usálas num P4.

A intel não se mexe. Ganham o pãozinho graças aos intelfanboys. Quando começar a dar muito prejuízo eles mexem-se de certeza.

É triste, mas é assim.

BTW, thanks. Vou tentar estar mais activo. :thumbsup:

NPinho
26-01-2005, 21:45
tao ai a falar em Dual Core ou SLI...

Era mas é Dual Corre em SLI :p, isso e CPUs Dual core para acompanhar melhor... :D

Sonas
27-01-2005, 00:06
tao mas a nvidia nao vai lancar ou ja lancou as novas placas com 512 de memoria?? sera ke ai deopis o SLI nao se fara notar?? :O axo ke o sli sera mais uma base para o mercado em termos de hardware grafico crescer;)

pois 2x kk placa e' sempre melhor ke apenas uma :) disso ninguem duvida :)

shaca
27-01-2005, 10:46
todas as opinioes sao validas pk isto ainda é td mto recente...ttodas estas novas tecs sao mto verdes ainda...

Quanto á questão de que nos jogos 2 gráficas em SLI não fazem muita diferença, isso é totalmente errado, exceptuando alguns casos de jogos em que o SLI não funca de todo, logo não há diferença. Agora experimenta jogar DOOM 3 ( jogo da treta BTW mas isso são gostos ) com duas 6800GT @ ULTRA e depois diz-me que não há diferença!!!!!

axo k aki es tu k tas errado pk garanto t k faças a makina k fizeres poes ao pe da minha e nao notas diferenca seja em doom 3 seja la no k for...jogares kom 60 fps, 120fps ou 400fps n notas rigorosament nenhuma diferenca na fluidez d jogo...

Asrafil
27-01-2005, 12:12
todas as opinioes sao validas pk isto ainda é td mto recente...ttodas estas novas tecs sao mto verdes ainda...

axo k aki es tu k tas errado pk garanto t k faças a makina k fizeres poes ao pe da minha e nao notas diferenca seja em doom 3 seja la no k for...jogares kom 60 fps, 120fps ou 400fps n notas rigorosament nenhuma diferenca na fluidez d jogo...

Sim, em parte tens razão, 60-70 FPS ou 150-200 FPS, a dif é pouca ou nenhuma. A vantagem do SLI é poderes puxar sim pela QUALIDADE gráfica. Experimenta tu correr na tua máquina DOOM3 a 1600x1200 com 16xAF e 8x AA e poe ao lado da minha com FX55 e 2x 6800GT@ULTRA e depois vê a diferença!!!!!

marsupillami
27-01-2005, 12:50
Eu acho que o SLI ainda vai dar muito que falar. Estamos a ver a Nvidia com um chipset para SLI que só permite placas Nvidia. Vamos ver um chipset ATI com SLi que só permite SLI em placas ATI. Agora a questão é.... e a Intel, VIA, Sis? Parece que não mas estas ainda são empresas com muita influência neste campo, e axo que dependendo da decisão destas, o SLI vai ou não continuar. Vendo o que a Nvidia tá a fazer, ao distribuir o nF4 SLI para apenas algumas empresas, e deixando umas de lado, mesmo bloqueando a sua evolução neste campo, axo que se antevêm muitas chatices que poderão levar à morte do SLI.

Agora uma coisa é certa... duas placas em SLI quase alcançam o dobro da performance dessa placa.... e dizerem que isso n vale a pena... então n vale? E tal como foi dito, basta meter um AA mais pesado e o AF a 16x, que vê-se logo que mesmo duas placas em SLI, num jogo como o Doom 3 ou HL2 ainda n o aguentam completamente fluído.....

shaca
27-01-2005, 13:00
é msm k esa resolusao k eu jogo e axo k mais fluido e kom mais kualidade é dificil :D ...
mas pods ka trazer o teu pc p testarmos iso
http://www.aaoportugal.com/aaopt/images/smiles/mega-smiley.gif

GinTonic
27-01-2005, 16:36
Para já, não compensa tendo em conta o preço a que estes produtos estão. Em termos de performance, bom... em termos de perfomance, a história já é outra :D Eu próprio queria uma, mas os euritos fazem falta pa outras coisas ;) Contudo, ainda bem que estamos em constante evolução, senão por esta altura ainda estávamos na época do spectrum, lol :teeth:

Como o Marsupillami disse e bem, SLI ainda vai dar muito que falar. Vão aparecer aí muitas novidades, entre elas, as (novíssimas) boards com chipset ATI, pelo menos, já temos samples e acreditem são umas bombas :) As DFI's tb tão quase aí e são o que são :) Temos de aguardar para ver o que estas belas motherboards nos reservam. Mas do que sei, vai valer a pena esperar, é isso que posso referir :teeth:

Cump's

MadOnion
27-01-2005, 17:03
Marketing, estratégia de venda e bem empregada diga-se de passagem, no entanto é um luxo que muita gente não pode suportar.

É a minha opinião http://www.toto-multimedia.com/forosuse/images/smilies/eek.gif

joselord
27-01-2005, 22:52
Eu acho que vale a pena só pelos primeiros testes... 21261 3DMarks

http://service.futuremark.com/compare?2k3=3635735

VoRtaN_MaDgE
28-01-2005, 00:34
Eu acho que vale a pena só pelos primeiros testes... 21261 3DMarks

http://service.futuremark.com/compare?2k3=3635735

Project Comparison
The project id is not valid - it is possible that this project has not been published. Please check the URL.

joselord
28-01-2005, 00:43
Sory estava em testes..... Já dá!!

cumps

P4rthen0n
28-01-2005, 00:44
Para mim o SLI nao rende minimamente. Enquanto se conseguir uma performance muito acima da media com apenas uma placa grafica, nao ha necessidade de estar a comprar 2. SLI serve apenas para propagar a marca em si, ou seja, tops de benchs conhecidos como o 3Dmark. ;)

joselord
28-01-2005, 00:57
Eu não comprei só para andar em benchs apesar de gostar de fazer benchs..
Mas em certos jogos com tudo no maximo aí sim dá gozo... ;)

DoberMan
28-01-2005, 02:02
Na minha opinião penso o seguinte do SLI.

Vamos imaginar que na altura da 9800Pro já havia SLI.

Eu comprei uma 9800Pro que na altura me custou 400€.

E que hoje pensava, uma gráfica melhor dava jeito, ou mais fps nos jogos dava jeito, ou mais definição e melhor qualidade também era bom.

Tinha 2 hipoteses:

1ª --> Vender a 9800Pro por cerca de 1/4 do preço que paguei e comprar uma superior, vamos supor do mesmo valor. Ou seja teria que gastar 300€.

2ª --> Comprar outra 9800Pro para fazer SLI, por 100€, e teria perto ou mais rendimento que uma só de 400€.

Resumindo, se tivesse SLI neste momento para a 9800Pro, estaria a poupar 200€.

Conclusão, penso que o SLI veio para ficar e vai beneficiar o consumidor.

NPinho
28-01-2005, 14:20
Sory estava em testes..... Já dá!!

cumps

faz com drivers FM aproved, para ires para o Hall Of Fame, aproveita, que os resultados ainda nao sao mt altos :p

joselord
29-01-2005, 00:58
Bem aqui ficam alguns testes em SLi:

3DMark05 Score 9857:
http://service.futuremark.com/compare?3dm05=528526

21878 3DMarks03:
http://service.futuremark.com/compare?2k3=3640888

27159 3DMarks01:
http://service.futuremark.com/compare?2k1=8394679

Aquamark3:
http://arc.aquamark3.com/arc/arc_view.php?run=17274442

Com drivers FM aproved ;)

MadOnion
29-01-2005, 13:29
Parabéns pelos scores, principalmente no 03 e 05, deu para ficar pelo menos no TOP10.

É de aproveitar, pois ainda há muita gente sem SLI e Nforce4, aproveita e tenta aumentar os scores :thumbsup:

Cumps

joselord
29-01-2005, 14:13
Não está facil de aumentar os drivers contam muito e não me parecem mesmo nada optimizados para SLi.
As graficas estão com stock cooler e aquecem mesmo muito.....
Depois existe um problema uma delas dá uns bons clocks mas a outra só me deixa ir até aos 410/1150, logo as duas juntas só vão até aí!!Quando levarem àgua logo vejo mas deve dar bem mais.
Gozo mesmo é jogar qualquer jogo com qualidade e todos os settings no maximo :)

Geek77
30-01-2005, 18:05
tao ai a falar em Dual Core ou SLI...

Era mas é Dual Corre em SLI :p, isso e CPUs Dual core para acompanhar melhor... :D

Era bom era... :babado:

Infelizmente graficas Dual-core como aquela Gigabyte sao impossiveis de ligar em SLI. A tecnologia esta incorparada na placa e nao ha maneira de ligar 3 SLIs, tas a ver? (Uma vez na placa, outra vez na outra, e oura vez entre elas)

Nem o conector traz.

É pena.

P.S. Se baixar MUITO o preço - ainda é uma compra para pensar duas vezes , mas o preço actual é mais que ridiculo.

FrancRap
30-01-2005, 23:56
Pois é tive a oportunidade ontem de me juntar ao meu primo e fazermos uns testes com 2 6600 GT leadtek. Acho q tivemos bons resultados.

http://img172.exs.cx/img172/2448/150773dmarls035fd.jpg

Este ainda dava mais, nao foi levado ao extremo, penso q daria pelo menos ate aos 16000

http://img172.exs.cx/img172/5953/aquamark3sli6ju.jpg

No aquamark penso q ficamos em quarto do mundo com 6600 GT, melhor só com os fx-55

http://img172.exs.cx/img172/2804/aquamark5sli8ze.jpg

Se pensarmos q os drivers ainda estao muito verdes, ainda dará mais um pouco de certeza.

No 3d mark 2001 faz se mais só com uma grafica do q com sli, msm assim bom resultado

http://img172.exs.cx/img172/359/3dmark2001oxy4hq.jpg

Com SLI fizemos 229xx

Cumprimentos a todos

MJRL
01-02-2005, 01:58
Penso que se poderá justificar para quem tenha monitor para grandes resoluções, que jogue sempre a 1600x1200 no minimo e use ainda filtros, mas mesmo assim não será em todos os jogos, porque como sabem alguns são dependentes do sistema. Para mim como já foi dito talvez preferisse um CPU dual Core o meu monitor não passa dos 1280x1024 (mas não troco devido a qualidade de imagem).
Duas 6600 tá mais que visto que não justificam devido ao preço da 6800GT, mesmo que em alguns testes sejam superiores quando se começa a puxar pelos filtros e aumentar as resoluções vê-se a 6800 Gt.
Penso que de futuro isto ainda irá dar melhor resultado devido a melhoramentos de drivers (aí talvez já valha a pena as 6600) e acho que foi uma excelente aposta da NVidia ao contrário do que o PR da ATI Richard Huddy disse em entrevista à OC-Zone.
http://www.oc-zone.com/modules.php?name=Articles&rop=conteudo&id=65
Quanto à pergunta do VortAn se houvesse uma vga capaz de fazer o que fazem 2 em SLI, o SLI se vendia é claro que acho que sim porque assim ficavas com o equivalente a 4 vga's em relação às que há agora, que todos sabemos que uma de topo basta. Mas concordo com quem opta pelo SLI é um hobby como outros, à outros onde ainda se gasta mais dinheiro, há bocado tive em casa de um maluco de um colega que tinha duas 6800GT's em SLI e 4 Raptors 74 G em raid 0 :doido:

Asrafil
01-02-2005, 11:04
Pois, no teu caso não pois juntaste a tua com a do teu primo só para investigar, mas há quem compre MESMO duas 6600GT para o SLI, o que é um péssimo investimento. UMA 6800GT tem sensivelmente a mesma performance que DUAS 6600GT, custa o mesmo e ainda se fica com um slot livre.
Quanto ao 3Dmark 2001 isso é perfeitamente normal pois isso é mais teste de processador que de gráfica e não tira partido do SLI.
Quanto ao SLI ser para :doido: , epá, é uma questão de opinião. Sem duvida que UMA 6800ULTRA dá conta do recado com práticamente qualquer jogo hoje no mercado, mas há alguns que se puxares pelo AA e AF, ela já começa a gaguejar. Dá sempre jeito tar preparado para o futuro!!!!

MJRL
01-02-2005, 18:49
Eu tava a chamar :doido: era dos 4 raptor em raid0 e não do SLI, a minha opinião acho que dá para todos compreenderem, não sou a favor nem contra, respeito ambas as opiniões dentro de certos fundamentos.

SimpLe-Kid
04-05-2005, 13:54
Na minha opinião penso o seguinte do SLI.

Vamos imaginar que na altura da 9800Pro já havia SLI.

Eu comprei uma 9800Pro que na altura me custou 400€.

E que hoje pensava, uma gráfica melhor dava jeito, ou mais fps nos jogos dava jeito, ou mais definição e melhor qualidade também era bom.

Tinha 2 hipoteses:

1ª --> Vender a 9800Pro por cerca de 1/4 do preço que paguei e comprar uma superior, vamos supor do mesmo valor. Ou seja teria que gastar 300€.

2ª --> Comprar outra 9800Pro para fazer SLI, por 100€, e teria perto ou mais rendimento que uma só de 400€.

Resumindo, se tivesse SLI neste momento para a 9800Pro, estaria a poupar 200€.

Conclusão, penso que o SLI veio para ficar e vai beneficiar o consumidor.

Concordo a 100%!!! O SLI não beneficia se as gráficas forem compradas ao mesmo tempo, mas sim se forem compradas com muitos meses de distância.
Por exemplo, qd as 6600Gt tiverem a €100 ou menos.
E pra já os drivers estão muito verdes, mas daki a uns tempos, com novos jogos e novos drivers vai tudo ser diferente... espero eu!

Fiquem bem...

Patuga
26-05-2005, 17:32
o sli acho que foi mais um balão de oxigénio para a nvida. pk eles não conseguiam mandar nada cá para fora em pouco tempo (os tais 6 meses de ciclo), por isso inventaram (não foi bem pk já existia desde os tempos da 3dfx) o sli.