View Full Version : Cooler para xfx 6800 GT
CORRENTES
30-01-2005, 17:07
Pessoal tenho que mudar aqui o cooler a grafica xfx 6800 GT que isto é um barulho desgraçado. O que aconcelham?
Zalman VF700-Cu
ou
ARCTIC COOLING NV SILENCER 5
E digam la o que axam deste controlador de ventoinhas
ZALMAN ZM-MFC1
Ja agora digam la um programa para ver temperaturas sem ser o MbM.
NattVind
31-01-2005, 00:30
o Zalman ;)
Pessoal tenho que mudar aqui o cooler a grafica xfx 6800 GT que isto é um barulho desgraçado. O que aconcelham?
Zalman VF700-Cu
ou
ARCTIC COOLING NV SILENCER 5
E digam la o que axam deste controlador de ventoinhas
ZALMAN ZM-MFC1
Ja agora digam la um programa para ver temperaturas sem ser o MbM.
Respondendo às tuas questões:
Como cooler para gráfica, os NV Silecncer são bem melhores. Não só são mais elaborados, como o facto de extrairem directamente o ar quente para fora da caixa é uma grande vantagem!!!
Como controlzador, o ZALMAN ZM-MFC1 é excelente... muito bom e muito bonito. Tenho um e sei do que falo! ;)
Para veres as temps, podes por exemplo utilizar um programa chamado speedfan. ;)
SimpLe-Kid
03-05-2005, 18:57
Em performance os Zalman são melhores! Mas o NV tirar o ar quente pra fora da caixa!
O NV silencer na 6800GT é superior dito por uma pessoa que experimentou os 2, não estou a falar por mim.
O NV silencer na 6800GT é superior dito por uma pessoa que experimentou os 2, não estou a falar por mim.
mesmo que tenham performances na gráfica identidas, o AC VGA é melhor, dei o ar quentinho da 6800 para fora...
cump!
Montei o AC Silencer 5 na minha PNY Verto, e tenho de dizer que, depois da performance do VGA Silencer R3 na minha Radeon 9800Pro, tou um bocado desiludido no que toca ao arrefecimento...
Parece que arrefece menos do que o stock cooler. Ok, faz muito, MUITO menos barulho e puxa o ar quente para fora (o stock cooler na minha caixa mandava o ar quente para os discos :mad: ), e é por isso que o deixo na placa. Mas sinceramente, em termos de cooling estava à espera de muito melhor...
Enfim, questão de gostos. O ar quente fora da caixa é uma grande vantagem que mais nenhum cooler oferece...
cumps
Montei 2 NV 5 Rev2 em duas XFX 6800GT e posso dizer que superam mesmo o Zalman.
As grandes vantagens são realmente o cooler das memórias, e que no Zalman são feitos pelos ramskins (aquecem +) e o facto de mandar o ar quente pra fora da caixa.
Após testar o Zalman, em idle a temp era superior em relação ao NV5 Rev2 (+/- 9 graus), mas em load e que notei a maior diferença. Em jogos tipo COD, CODUO, CS, CZ, MOHAA e as Expanções, etc, com o NV5 Rev2 subia apenas 3 graus na temperatura. Em jogos como o HL2 com tudo no máximo nas opções de video, a temp subia 11 graus mas nem sequer chegava aos 60ºc, enquanto que o Zalman subia cerca de 15º elevando assim a temp da grafica para um valor quanto a mim "consideravelmente alta" e a temp dentro da caixa disparava tb aquecendo todos os outros componentes de hardware. Tb se pode verificar que com o NV5 Rev2 em Load, a quantidade de ar expelido por tras da caixa é muito maior e bem mais quente que em idle. Em idle quase nem se nota o fluxo de ar, parecendo apenas uma "brisa" de ar fresco, devido ao controlador automatico efectuado pela grafica XFX, reduzindo ou aumentando as RPM's conforme necessario.
Resumindo:
Em idle com uma temperatura ambiente inicial dentro da caixa de +/- 37ºc:
Zalman ---------- 56/57º
AC NV5 Rev2----- 47/48º
Em Load com COD, CS, etc:
Zalman-----------61/62
AC NV5 Rev2-----50/51º
Em Load com HL2:após 1 hora seguida de jogo.
Zalman-----------71/72º
AC NV5 Rev2-----58/59º
Como podem ver....existe grande diferença devido ao facto do ar quente ser expelido pra fora da caixa, mantendo a temp dentro da caixa relativamente fresca. Logo, ao ir buscar ar para arrefecer o GPU da grafica, fa-lo com ar mais frio do que no Zalman.
Possuo uma caixa Thermaltake Armor com as ventoinhas de origem, e um cooler no CPU da Zalman o CNPS7700-Cu (120). Chamo ainda a atenção para o facto de ter 3 discos sata, um dos quais aquece um pouco o ar que circula dentro da caixa (1 WD Raptor 74GB), e uma fonte alimentação OCZ ModStream Power Supply 520W.
Cumps :thumbsup:
SimpLe-Kid
13-06-2005, 12:03
Aí está!!! Isto tira todas as dúvidas... Mas também já vi reviews ao contrário, em que o Zalman bate o NV!!!
Fiquem bem...
10º de diferença para o AC? algo está mal aí, se ainda fosse ao contrário...
o Zalman tem melhor contrução do que o AC na minha opiniao, penso que o facto do AC enviar o ar quente para fora afecte assim tanto.. mas como n tenho nenhum n posso falar muito...
gostava de ver uma review com ambos testados fora da caixa... :D
MadOnion
13-06-2005, 14:09
Eu por acaso acredito, a nivel de construção o zalman não é "TÃO" melhor que o AC.
O facto é que estas gráficas aquecem muito, e qto menos ar quente dentro da caixa melhor, faz com que o ar em volta da placa seja mais fresco, daí a temp ser mais baixa, não só pelo facto do cooler expelir o ar quente.
Exactamente MadOnion!! Só o facto do ar dentro da caixa estar uma temp mais baixa devido ao mesmo ser expelido para fora no NV5, ganhas uma enorme baixa nas temps do GPU das graficas.
Xima, imagina estares dentro de uma sauna e estares com uma ventoinha ao teu lado...eheheheh certamente não te resfrescas muito pois não????? :mad: Nem vai cretamente baixar a temperatura dentro dessa sauna pq o ar que circula é o ar quente que estas a respirar dentro da "estufa" e que sera aproximadamente sp o mesmo senão cada x mais quante..lololol :D Ou então imagina estares fechado numa divisão com um aquecedor e ao lado uma ventoinha....tb penso que não seja solução para baixares a temp dessa divisão.
Cumps :thumbsup: