PDA

View Full Version : [Duvida] Provedores Internet

plancton72
06-03-2005, 14:45
Peço desculpa pelo meu portugues...e vou explicar a minha duvida...
Vivo em Portugal ha 2 anos e meio, e desde o primeiro dia em que passei a morar numa casa em condiçoes, surgiu o problema de escolher um provedor para ter acesso a internet...No começo assinei um contrato de internet por cabo com a TVTel, empresa do Porto....primeira "chulice" (nao sei se a palavra esta certa... :scared: ): para ter internet devia assinar para ter Televisao por cabo, o que nao me interessava minimamente...acabei por aceitar porque o outro serviço da NetCabo era mais caro e tinha limites de download, o que a TVtel nao tinha...Depois um ano e meio comprei casa em Matosinhos, numa zona onde o serviço por cabo da TVtel nao chega (no entanto desapareceu a opçao sem limites de download, mas apareceram outras como a "JETSONIC 1,5 Mbit/s 10Gb" e a "JETSONIC 2 Mbit/s 30Gb" com preços de 24,50€ e 34,50€, bastante vantajosas em termos de velocidade e capacidade de download...ter que assinar pelo pacote de televisao compensa o facto de nao ter que pagar pela mensalidade do telefone fixo)...mas enfim nao tinha possibilidade de ir para a TVtel...
Entao, tinha 2opçoes...assinar um contrato TVCabo/NetcCabo ou meter um telefone fixo em casa para ter uma linha ADSL... o preço total é mais ou menos o mesmo, mas tendo em conta que o pacote TV continua a nao me interessar (montei 2 parabolicas no terraço do predio e apanho tudo o que me interessa apanhar e mais :cool: ) resolvi ir para ADSL com a Sapo...
A treta deste serviço (que é a mesma da NetCabo) como todos voces sabem é o limite de download...eu nem usava muito o P2P, enquanto na Italia descarregava tudo o descarregavel (agradeço o amigo que me deu o site do bowlfish)...o problema é que jogar online, ou simplesmente fazer videoconferencias com os meus pais que vivem na Italia, as vezes acaba para fazer me ultrapassar o limite...e tenho que pagar muito caro uma porcaria de alguns MB a mais
Agora pergunto eu....Portugal nao me parece ser um pais de "chulos"...pelo menos na Italia ha muito mais! ;)... e, acho eu, que oferecer um serviço internet decente nao seja um desafio tecnologico impossivel...para dar um exemplo, na Italia com 30€ por mes uma pessoa pode escolher entre 5/6 provedores nacionais e ter uma linha de 1 ou 2 MBit/s sem limite nenhum de tempo ou de download...em paises mais civilizados como a França os preços sao quase a metade... è possivel que aqui nao tenha nenhum provedor a fazer uma concorrencia seria á PT??????????????????????????????????????
Ouvi falar da ONI...tem vantagens??? a qualidade do serviço é boa?
Ha outros provedores que vale a pena considerar? aTele2 ainda nao me parece ter internet...
Ha um site onde poder fazer comparaçoes entres os varios serviços?
Em Abril vou poder acabar com Sapo e PT...o que voces aconselham?
Obrigado pela atençao

PS: apesar desta porcaria da Internet adoro o vosso Pais! ;)

MAXLD
06-03-2005, 15:15
Boas, acho que a TELE 2 também já é ISP. Agora velocidades e preços, não sei dizer.

O que estamos a assistir aqui no país em relação a preços não há muito a fazer. Se todos os ISP's tiverem preços altos pra velocidades baixas, que é o que se verifica, não há muito por onde fugir. Enquanto não houver um com euros suficientes para suportar altas velocidades a preços baixos não vamos "passar da sepa torta". Entretanto vamos vendo as carteiras sendo "sugadas" por eles. O pessoal ficar sem net é coisa que nem passa pela cabeça de ninguém, sendo assim não temos meios de combater os ISP's.

Entretanto o que me parece que acontece em Portugal as pessoas não se decidem pelo ISP pelo factor normal que é: o ser uns centimos mais barato que o outro, mas sim a qualidade de serviço e assistência técnica que se diz por aí, infelizmente porque todos os ISP's deveriam assegurar boa qualidade acima de tudo. Eu pessoalmente fui por essas razões:
- Sapo ADSL muita gente comenta do serviço técnico e mais não sei o quê. Na minha opinião o que eles querem é ter mais clientes e o resto que se lixe.
- Netcabo muita gente comenta as velocidades reais que são mais baixas que o previsto e dão alguns problemas de ligação.

Sendo assim juntei o útil ao agradável e juntei os serviços de telefone e net ao serviço de TV por Cabo da Cabovisão. Até agora não me tenho queixado e fica também mais barato que ter um telefone da PT e ADSL.

Outra situação é a velocidade típica usada pelos portugueses. Há muita gente que ainda se contenta com os 128K enquanto que 1M muita gente não quer por causa do preço. Ora vendo a situação económica do país...os clientes não podem pagar velocidades mais alevadas, os ISP's também não lhes convém estar a disponibilizar mais velocidade para o mesmo preço porque aí quem tem prejuízo são eles, portanto fica tudo na mesma.

Situação cómica: quando se faz um download no fileshack o limite de download está limitado a 200K/s, e aparece sempre uma mensagem a fazer publicidade para pagarem uma mensalidade para sacarem a velocidades ainda mais superiores.
Vejam agora a velocidade que normalmente se usa em portugal...30K, 50K...
Enquanto uns sacam no estrangeiro a mais de 200K, nós nem sequer a 100K nos podemos dar ao luxo de sacar. :doido:

Enfim, este país é assim. :doente:

plancton72
06-03-2005, 17:47
percebo a questao...o que acho muito estranho é esta historia do limite de download....
isto é pra mim a maior porcaria da Net em Portugal... Nem sei se ha outros paises onde isso acontece....
nao me importava de ter uma linha mais lenta se nao tivesse que receber os avisos do tipo "o limite de X Gb foi atingido..."
:arrrg:

MAXLD
06-03-2005, 19:00
percebo a questao...o que acho muito estranho é esta historia do limite de download....
isto é pra mim a maior porcaria da Net em Portugal... Nem sei se ha outros paises onde isso acontece....
nao me importava de ter uma linha mais lenta se nao tivesse que receber os avisos do tipo "o limite de X Gb foi atingido..."
:arrrg:

Os limites tanto de downloads como de uploads são mais maneiras de retirar mais lucros dos clientes. Ao passar o limite, cada 100MB a mais custam uns 1.75 euros. Ora a pessoa começa a reagir da maneira que eles querem: começa a pensar em adquirir o serviço imediatamente acima (+ euros, para os ISP's) porque acha que o limite actual é pouco para as suas supostas necessidades.
Ora já sabemos que salvo raras execpções não são bem necessidades mas sim caprichos... a vontade de sacar mais e mais demos, musicas mp3, cópias de jogos, dvd's... :p O teu caso no entanto é um pouco diferente...foge à regra.

plancton72
06-03-2005, 19:52
bom....sacar coisas da net nao me parece capricho... :teeth: é uma das possibilidades que a net oferece, e em termos de custos isso nao prejudica nada o ISP, mas sim como voce disse, é uma maneira muito basica de retirar mais lucros dos clientes...

Luka
06-03-2005, 22:17
O problema é que os ISPs em portugal estao todos muito proximos uns dos outros.. Ninguém esta a sair prejudicado pelo sucesso do outro.

É como se tivessem um pacto, um acordo.. Tu nao desces os preços, eu também nao desço.. Se tu sobes a velocidade eu também subo... Andam assim..
Nenhum ISP quer melhorar o serviço e baixar o preço, pura e simplesmente porque nao lhes importa e sabem que se nao o fizerem os outros ISPs também nao o fazem..

plancton72
06-03-2005, 23:27
O problema é que os ISPs em portugal estao todos muito proximos uns dos outros.. Ninguém esta a sair prejudicado pelo sucesso do outro.

É como se tivessem um pacto, um acordo.. Tu nao desces os preços, eu também nao desço.. Se tu sobes a velocidade eu também subo... Andam assim..
Nenhum ISP quer melhorar o serviço e baixar o preço, pura e simplesmente porque nao lhes importa e sabem que se nao o fizerem os outros ISPs também nao o fazem..

Pois.... :scared: :triste:

plancton72
11-03-2005, 02:55
acabo de ver agora a pagina do CLIX...velocidade melhor, mais GB de download, preços menores (e tb nao tem mensalidade fixa do telefone! e eu recebo contas do telefone tipo 15€ assintaura mensal - 5€ de chamadas....)
acho que vou pra o CLIX!
mas tenho uma pergunta a fazer a quem joga online...alguem com CLIX teve problemas de pings altos com os servidores USA/Europa???
obrigado

acabei de aderir a opçao 2mega :) sao 10Gb totais por mes...e enfim...vou poupar quase 30€/mes!

Pedop
11-03-2005, 13:30
Ma minha opinião o melhor q anda por aí agora é mesmo a Clix que tem velocidades até 8Mbits e ñ sé paga a assinatura de telefone á Pt!
Mas pelo q eu sei a Sapo tb está para lançar ADSL a 4 e 8 Mbits já estáo em fase de testes finais pq um colega meu foi abrangido para esse teste e já tem ADSL a 4Mbits da Sapo ainda ñ se sabe é se vai ser mais barato do q o serviço da CLix!
A ver vamos!
;)

plancton72
11-03-2005, 21:26
o que é bom da clix é mesmo nao pagar a mensalidade do telefone! isso nunca vai acontecer com Sapo/PT...eu pra mim ja decidi! ;)