PDA

View Full Version : Prometeia Mach 2

Blaster
24-02-2004, 01:42
Ok, depois de vender algum material que tenho para aqui tou a pensar comprar uma Mach 2 para "brincar" com o meu m0 e A64.

Como pouco percebo de compressores, liquidos de refrigeração, etc... talvez vcs me possam dar umas dicas :teeth:

P4rthen0n
24-02-2004, 02:26
Na tem nada k saber, compra-se a mach2, o kit pro A64 e instalar conforme mandam as regras. :)

Vais ter eh k ter muito cuidado com a condensacao ;)

MadOnion
24-02-2004, 09:43
Originally posted by Blaster
Ok, depois de vender algum material que tenho para aqui tou a pensar comprar uma Mach 2 para "brincar" com o meu m0 e A64.

Como pouco percebo de compressores, liquidos de refrigeração, etc... talvez vcs me possam dar umas dicas :teeth:

boas... para te aventurares no mundo do phase change, não vai ser pêra doce para te adaptares a esse mundo...
a mach2 como sabes saiu depois da mach1 com algumas afinações na electrónica da mesma... a manga é mais flexivel e a sonda é um pouco mais sofisticada....

quanto à prometeia em si... deves ter em conta à condensação... com ela deve vir um rolo de seal string... que serve para isolar à volta do cooling head e por baixo da board... para evitar o contacto do ar com o frio que a prometeia faz(condensação)...

eu pessoalmente prefiro a mach1 pois, tem dado menos problema a trocar de gaz... embora as duas venham com um gaz mais fraco r134a é possivel mudar para r404a obtendo temps mais baixas no evaporador da mesma....
enfim... este são alguns pontos que precisas de saber...

agora quanto a reviews

TOMS HARDWARE HOW TO (http://www6.tomshardware.com/howto/20030610/)
Xtreme Systems review (http://www.xtremesystems.org/modules.php?op=modload&name=Seviews&file=index&req=showcontent&id=32)

lê ATÉ AO FIM para saberes +/- a quantas andas quando estiveres a montar a prometeia.

cumps mad :thumbsup:

CyberOps
24-02-2004, 12:55
xcelente:thumbsup:

Blaster
24-02-2004, 21:34
Já conhecia essa review Mad... gosto da musica do video LOL

Já agora pq mudar de gas quando ja se tem -30-40 graus??

Lasac
24-02-2004, 21:38
para se ter -50 ou -60 :D :thumbsup:

P4rthen0n
24-02-2004, 22:00
... e se perder a garantia :D

Agora a serio, Xtreme eh Xtreme, dai usarem dual cascades e tudo:thumbsup: sempre sao mais 40 celcius negativos k se atingem.:cool:

[_Silence_]
24-02-2004, 22:06
Originally posted by P4rthen0n
... e se perder a garantia :D

Agora a serio, Xtreme eh Xtreme, dai usarem dual cascades e tudo:thumbsup: sempre sao mais 40 celcius negativos k se atingem.:cool:

N é bem assim, se tiveres alg prob e tiveres r404a ou r507 na prommy podes smp voltar a meter r134a (o default) e n perdes a garantia.

P4rthen0n
24-02-2004, 22:20
Originally posted by [_Silence_]
N é bem assim, se tiveres alg prob e tiveres r404a ou r507 na prommy podes smp voltar a meter r134a (o default) e n perdes a garantia. Porque eles nao descobrem, porque se o compressao for ah vida com o outro gas eles nao trocam.

[_Silence_]
24-02-2004, 22:58
Originally posted by P4rthen0n
Porque eles nao descobrem, porque se o compressao for ah vida com o outro gas eles nao trocam.

O compressor da prommy suporta mt bem o r404a.

P4rthen0n
24-02-2004, 23:14
O compressor da prommy suporta mt bem o r404a. Pois suporta, mas nao eh o k vem de origem e por isso mesmo perdes a garantia por isso.

Quando se modda uma fonte :D tambem aguenta com os mods, mas perde-se a garantia. Se eles nao virem, eh na boa. Quem diz fontes diz tambem graficas, mobos...:)

MadOnion
25-02-2004, 10:12
quem faz mods a mobos... graficas etc... tem bom remedio... grabber ou fio enrolado, whatever...

quem faz mudanças de gazes na prometeia... vacuo no compressor e mete-se gaz default... já que o oleo usado no compressor para ambos os gazes axo que seja o mesmo...

Wheelman [PT]
25-02-2004, 10:57
Já agora... esses gases ardem? Tipo, se um gajo estiver a fumar e houver uma fuga, não tou a falar de traques :P , podes haver churrasco?

MadOnion
25-02-2004, 12:43
é possivel...
[_silence_] dá aí uma ajuda

[_Silence_]
25-02-2004, 14:40
Originally posted by MadOnion
é possivel...
[_silence_] dá aí uma ajuda

N sei se os gases r404a, r134a e r507 (os mais usados nas prommies) são inflamáveis, mas mm k sejam é kuase impossivel uma prommy ter uma fuga tão grande k arrebente se tiveres a fumar ou assim.

ojdr2001
25-02-2004, 15:36
Em princípio esses gases não são inflamáveis. Além disso a quantidade total de gás no circuito de uma prometeia é mínimo.

Não há qualquer perigo e fugas são muito raras.

Craveiro
25-02-2004, 19:21
Qual é o preço de um bicho desses?

P4rthen0n
25-02-2004, 19:25
+750e :dream:

BonJouR
04-03-2004, 17:59
N é bem assim, se tiveres alg prob e tiveres r404a ou r507 na prommy podes smp voltar a meter r134a (o default) e n perdes a garantia.

Não se perderia a garantia ... se não se tivesse de fazer a soldadura da válvula de recarga, que a prometeia não trás exactamente para se salvaguardarem nos casos de mudança de gases. Como para mudar o gás é necessário soldar essa válvula, a garantia vai automáticamente ao ar. Além de que normalmente tambem se aumenta o tamanho do capilar, que é mais lenha para a fogueira :)

Continuando, os gases usados na Prometeia (R134A e R404A) não são nem inflamáveis nem tóxicos. TORNAM-SE tóxicos quando queimados, pelo que é má ideia abrir a válvula do gás e apontar um maçarico para lá ;)

Cumps!

Blaster
04-03-2004, 19:10
Chegou hoje a prommy, com a ajuda do Dima :D thx m8 !!

So a liguei pois não tenho tempo hoje e amanha, deu -61 graus.. yuppyyy

No fim-de-semana ligo-a ao m0 para testar a sério... Quanto é que conseguirei dar ?? Alguma aposta?

Dima: Quando chega a AN50R?

BonJouR
04-03-2004, 20:09
-61 ? Não te enganate em nenhum numero? :)

Cumps.

MadOnion
04-03-2004, 21:16
boa sorte com isso blaster...
o M0 tem de dar 300 de fsb a 1.85v

faz lá um esforçozinho e mostra resultados ao pessoal...

Blaster
04-03-2004, 22:54
não resisti a testar...

faz 300FSB a vcore 1,75 na bios estavel para o super pi e sandra... mas o vcore fica mto instavel (1,904 ~ 1,778 lido no CPU-z )

a 4200Mhz com mems 5:4 faz o super pi em 34secs :)

a FSB290 , 9800xt a 450/400 - 3DMark2001 = 22877

Later

PS- só estou a espera da AN50R para a meter no A64 :D

Lasac
04-03-2004, 23:42
Excelente!

Estás-me a meter "água na boca" para ter o meu chiller pronto! :cry:

Muahah...

Vou tentar chatear o gajo ao máximo a ver se ele vem cá nos próximos dias senao morro! :mad:

Btw, não te eskeças k para o A64 tens de comprar o cpu kit da nventiv pk é diferente!

Vai dando noticias! :thumbsup:

Blaster
05-03-2004, 00:00
Originally posted by Lasac
Excelente!

Estás-me a meter "água na boca" para ter o meu chiller pronto! :cry:

Muahah...

Vou tentar chatear o gajo ao máximo a ver se ele vem cá nos próximos dias senao morro! :mad:

Btw, não te eskeças k para o A64 tens de comprar o cpu kit da nventiv pk é diferente!

Vai dando noticias! :thumbsup:

O CPU kit do A64 já aqui esta em cima da minha mesa :thumbsup:

... depois combinamos e metemos um dos phase change no GPU e fazemos um score decente para a PCDiga Muahahaha

Dima
05-03-2004, 01:48
P4 2.8 (m0) @ 3.65 Air Colled(Swiftech MCX4000 + Tornado 80mm)
Tens que trocar o sig:bounce: :bounce: :bounce:

Blaster
05-03-2004, 01:51
pois tenho que fazer uma sig nova...

mas vou esperar até pôr a prommy no A64 que é onde vai ficar definitivamente. :D

agora estou só a brincar com isto hehehehe, amanha coloco pics

_zZz_
05-03-2004, 10:31
o problema da mach 2.é relatar as temperaturas um pouco mal...existe um artigo na xtremsystems a relatar isso...
mas nao deixa de ser o melhor sistema de phase-change pronto a usar...e ate "barato",se pensarmos no objectivo alcancado..
tens um poder de cpu que so ira estar dispoonivel ao publico alguns meses depois..

_zZz_

[_Silence_]
05-03-2004, 20:12
Vá agora toca a transformar isso numa prommy à homem e mete-lhe r404a!:D

MadOnion
05-03-2004, 20:15
modar uma mach2 deve meter medo...
n sei falo por mim...

mas que é bom... lá isso é de certeza... mas soldar valvulas... mexer em tubos capilares... fazer vacuos...
parece que aprendi muito com o guia do drak

jazus

[_Silence_]
05-03-2004, 20:47
modar uma mach2 deve meter medo...
n sei falo por mim...

mas que é bom... lá isso é de certeza... mas soldar valvulas... mexer em tubos capilares... fazer vacuos...
parece que aprendi muito com o guia do drak

jazus

Poix, kem n sabe fazer n faça (eu próprio n sei) mas se tiver alg k saiba é logo, vale mt apena.

BonJouR
06-03-2004, 00:58
Tu que o digas ;) hehehehe

Para terem uma ideia, uma promy (seja a Mach I ou Mach II) com o gás default, R134A, em carga e para vcores pouco agressivos fica-se nos -30º (reais) no evaporador. A minha, com vcores puxados chegou a bater nos -20º.

Com R404A e o capilar alterado, neste momento estou com -50º no evaporador, a vcore 1.6v, e a 1.85v corro o PCMark a -47º :)

Cumps.

eLias
06-03-2004, 01:43
isso tudo apenas para grandes scores no pcmark 3dmark etc etc ... se isso ainda desse premios (?!) assim .. fico-me pelo water cooling :)

[_Silence_]
06-03-2004, 12:12
Originally posted by eLias
isso tudo apenas para grandes scores no pcmark 3dmark etc etc ... se isso ainda desse premios (?!) assim .. fico-me pelo water cooling :)

N dá prémios??
Inda esta semana fikei apurado para um concurso por causa de fikar em 1º lugar Mundial na categoria 9600Series de 3DMark2001 e ganhei uma 9800PRO........(thks Dima, inda n tinha agradecido =) )

Bonhour eu k o diga né? Prommy modada pelo |RickY| é outra coisa..... :D:D:D e o chiller tb tá 5* =)

Cumps,
[_Silence_]

BonJouR
06-03-2004, 12:38
Originally posted by eLias

Por essa ordem de ideias, porqué que não usas os stock coolers? :) O WC tambem não dá prémios :P

BonJouR
06-03-2004, 12:41
Bonhour eu k o diga né? Prommy modada pelo |RickY| é outra coisa..... :D:D:D e o chiller tb tá 5* =)

A tua promy ficou mesmo no ponto. Não nos deu muito trabalho :D

O chiller já nos deu mais dores de cabeças, houve uns contratempos pelo meio. Houve uma situação engraçada, tinhamos tirado o gás todo e iamos fazer vácuo, a valvula de recarga tava aberta e de repente o chiller começa a cuspir uma nhanha (parecia mesmo nhanha :P). Lá tivemos de substituir o filtro, e dar um jeitinho na coisa, mas parece que tambem ficou como deve ser :)

Têm de comprar um anti-congelante a sério para verem o verdadeiro potencial do bicho :D

Cumps!

MadOnion
06-03-2004, 12:43
mas então como ficou a tua prommy silence?
sem cargas... quando calibraram qual foi o max?

BonJouR
06-03-2004, 12:50
Não é possivel ver .. Apartir dos -55º aparece 'Er0' no display, temperatura que é atingida com relativa velocidade. Suponho que se esteja a atirar para os -60º ou coisa do genero.

[_Silence_]
06-03-2004, 13:01
Originally posted by BonJouR
Não é possivel ver .. Apartir dos -55º aparece 'Er0' no display, temperatura que é atingida com relativa velocidade. Suponho que se esteja a atirar para os -60º ou coisa do genero.

A minha pós -60? Nepes, em IDLE tá a -51 e full -47 com 1.8v de vcore (os A64 akecem mais k P4)

BonJouR
06-03-2004, 13:06
Lê:

mas então como ficou a tua prommy silence?
sem cargas... quando calibraram qual foi o max?

:P

[_Silence_]
06-03-2004, 13:15
Lê:

:P

Ahh poix, isso n vi :P

BonJouR
06-03-2004, 13:23
Ainda tás a dormir .. é normal, ainda é de madrugada :teeth: :teeth: :teeth: :lol:

|-joker-|
06-03-2004, 13:39
Tenho uma questão pessoal do extreme cooling .
Qual é a primeira coisa que um tipo pode fazer para se iniciar no extreme ??
E só mais uma coisa as prommys podem ser usadas 24/7 ??
Uma coisa que sempre tive duvida.
Porque o sistema base dakilo é tipo arca frigorifica não é , mas sempre ligada .

BonJouR
06-03-2004, 13:58
Na minha opinião, o passo mais básico para 'extreme cooling' (não phase-change), será uma combinação WC + Peltier. Algo perigoso, mas com resultados aceitaveis.

Depois disso virão os chillers e depois disso os direct die (prometeias e afins).

Eu uso a minha promy 24/7 desde que a tenho, sem qualquer problema. O sistema base é como tu disseste, um motor de frigorifico ou arca congeladora, adapatado para usar com um CPU.

Cumps.

MadOnion
06-03-2004, 15:01
yah a minha pergunta foi sem cargas...

tknz bonjour...

[_silence_] wake up man... e quero os 26.5k hoje à tarde antes da hora do jantar... :D

cumps mad

|-joker-|
10-03-2004, 09:56
Na minha opinião, o passo mais básico para 'extreme cooling' (não phase-change), será uma combinação WC + Peltier. Algo perigoso, mas com resultados aceitaveis.

Depois disso virão os chillers e depois disso os direct die (prometeias e afins).

Eu uso a minha promy 24/7 desde que a tenho, sem qualquer problema. O sistema base é como tu disseste, um motor de frigorifico ou arca congeladora, adapatado para usar com um CPU.

Cumps.

Podes me dar uma ideia do que foi preciso comprares e depois fazeres para montar um brinkedo desses .
Que se for possivel ainda me aventuro.

BonJouR
11-03-2004, 13:50
Quais?

MadOnion
11-03-2004, 18:36
WC+Peltier... é um sistema de watercooling normal mas tem um peltier "ensanduichado" entre uma coldplate(bocado de cobre) e o bloco... de modo a ter temps mais baixas... esta opção é boa quando o sistema de watercooling consegue temps board... um peltier é alimentado pela linha dos 12v logo por vezes necessita de uma fonte dedicada...

WaterChiller... sistema semelhante a um watercooling... mas desta feita é um sistema tipo "frigorifico" que arrefece a agua...
necessitas de um compressor, condensador, evaporador(para arrefecer a agua), tubo capilar, manga flexivel....entre outros...

direct-die... sistema igual às prometeias ou vapochiller... mas desta vez... o evaporador vai directo para o cpu... o que não acontece nos waterchiller... onde o evaporador arrefece a agua...

se quizeres mais detalhes o bonjour|ricky poderão te fornecer mais opiniões...

cumps mad

|-joker-|
11-03-2004, 22:11
Sim gostava mm era de ter um brinkedo tipo o do Ricky ou o do BonJouR , gostava de saber uma lista das coisas .
Tipo .
Compressor ( isto eu sei que é preciso )
capilar
etc.

MadOnion
11-03-2004, 22:36
Pequena Lista... alguém que depois complete:
Compressor
Condensador
Tubo capilar(dependendo do gaz e das pressões que vai levar)
Manga fléxivel
Tubo de cobre
Matéria-prima para fazer o evaporador
Freon...
Reservatório isolado
Bomba, blocos, anti congelante... etc etc...
axo que é basicamente isto

se faltar agora... acrescentem

Lasac
11-03-2004, 23:03
Pequena Lista... alguém que depois complete:
Compressor
Condensador
Tubo capilar(dependendo do gaz e das pressões que vai levar)
Manga fléxivel
Tubo de cobre
Matéria-prima para fazer o evaporador
Freon...
Reservatório isolado
Bomba, blocos, anti congelante... etc etc...
axo que é basicamente isto

se faltar agora... acrescentem

Acrecento só o dryer! :thumbsup:

|-joker-|
11-03-2004, 23:22
Alguem por ai tem uma prommy a funcionar que possa tirar umas fotos para eu ver ??
Não quero as fotos todas lindas das que se vendem .
Queria mm era um video ou assim de uma a trabalhar para ver o barulho etc .

Raptor
11-03-2004, 23:34
O barulho é significativo, mas é uma questão de regulares no software, se queres silencio ou performance.

As fans que estão incluidas no condensador e na saida de ar da Mach2 são duas Sunon que a 12v são bastante ruidosas.

É uma questão de imaginares 2 fans de 120mm a trabalhar a 12v... o ruido do compressor é mínimo quando as fans estão a 12v.

Uma coisa que devem ter em conta, os valores apresentados pelo sensor das Prometeia Mach2 são ridiculos. Na realidade encontram-se cerca de 20ºc a menos da temperatura real, ou seja, se indicar -60ºc, na realidade é -40ºc.

|RickY|
12-03-2004, 23:05
march2 = march1 com erro :D

Raptor
13-03-2004, 11:49
Se fosse só isso... :dream:

Pior qualidade de construção, etc...

Mas em principio devo de comprar uma das novas Mach2 ST para meter R404a! :)

[_Silence_]
13-03-2004, 12:08
Originally posted by Raptor
Se fosse só isso... :dream:

Pior qualidade de construção, etc...

Mas em principio devo de comprar uma das novas Mach2 ST para meter R404a! :)

W00T o Raptor vai voltar aos benchs!!!
O ppl sabia k n ias resistir, só faltava saber era kuando voltavas!:D :D

Kain
13-03-2004, 12:23
Para quando as ST??

so uma pergunta: se a ST e tipo a versao mais leve da prommy sem lcd sem usb etc... como e que ela arranca?

[_Silence_]
13-03-2004, 12:47
Originally posted by Kain
Para quando as ST??

so uma pergunta: se a ST e tipo a versao mais leve da prommy sem lcd sem usb etc... como e que ela arranca?

Manualmente? As Mach I já há mt tempo k temos de ser nós a fazelas arrancar pk ja n são compativeis com as board actuais de P4 e A64. Ou secalhar tem um sensor de temp para arrancar a uma certa temp como as Mach II normais.

Raptor
13-03-2004, 14:45
Continuam a ter um sistema que permite que quando a temperatura de arranque default de -33ºC, existe o "disparo" para que a motherboard ligue.

Nada que não se possa fazer manualmente! :)

Agora a questão é, se volto a brincar com Kryotechs ou uma Mach2 ST com R404a? Se calhar é melhor a Mach2 por causa do evaporador e cpu kit... O preço para mim até nem vai ficar mt mauzinho! ;)

Kain
14-03-2004, 22:10
lucky bastard:teeth:

aiaiaiaiaaiai la vou ter q arranjar uma destas!!!! a quanto e q fika mesmo po publico??

VoRtaN_MaDgE
16-03-2004, 04:00
Back on a **** da malukeira dos marks Raptor LOL !!!

Raptor
16-03-2004, 11:36
Digamos que já começo a ter saudades! :D

Ozuka
19-03-2004, 23:11
No socket, e para aqueles que têm uma promy, meteram vaselina? Pk é assim, tive a ver um forum e encontrei isto (http://www.phase-change.com/phpBB2/viewtopic.php?t=619) numa das pics o gajo encheu a cena dos pins com artic ceramique (julgo que seja artic ceramique), a minha pergunta é, a artic não endurece passado algum tempo? Ou seja, quando tirei o waterblock do cpu que tinha sido aplicado artic ceramique foi bastante dificil visto que esta parecia ter endurecido, mas la consegui tira-lo sem danificar nada, agora imaginem se isto acontece com os pins de um cpu? A malta que tem promy, bastou meter o cpu kit, isolar bem com o seal string e por a promy a andar, ou existe mais algum cuidado a ter que não seja mencionado no livro de instruções? Desde já agradeço a vossa ajuda antes que lixe a minha mobo :sisto (http://www.phase-change.com/phpBB2/viewtopic.php?t=619)

Raptor
19-03-2004, 23:59
Esquece isso.

A unica coisa que eu costumo fazer é usar um bocado de Neoprene no burado do Socket, para evitar qq coisinha.

Mas tipo, o CPU Kit já de si isola aquela área toda do exterior, logo não há problema porque ali não se cria condensação nenhuma.

Se usasses algo que colocasse o cpu a temps -70ºc ainda compreenderia, mas para uma Prometeia normal, é indiferente! :)

Seal String no CPU Kit é o suficiente para uma máquina trabalhar 24/7.

ojdr2001
20-03-2004, 00:18
Esquece a vaselina. Faz como o Rap disse.

Blaster
20-03-2004, 01:02
dás melhor uso à vaselina noutras situações ;)

Luka
20-03-2004, 01:47
Originally posted by Blaster
dás melhor uso à vaselina noutras situações ;)

LOL! :D

Ozuka
20-03-2004, 20:38
Já agora em que tipo de lojas posso encontrar neoprene? Lojas de desporto? Não faço a minima ideia.
Obrigadão ai pelo feedback Raptor ;)

Raptor
20-03-2004, 22:08
Neoprene poderá ser encontrado em qualquer casa de frio.

Se fores de Lisboa posso-te recomendar algumas.

Kain
20-03-2004, 22:18
ja agora apcdiga vai ter a venda as ST??

Raptor
20-03-2004, 22:45
É uma questão de chegarem! :)

É caso para se dizer, "Elas Andem Aí... são 3 e Andem aos Pares!" :D

Erbium
20-03-2004, 23:55
Raptor podes sempre dizer as lojas, pode dar jeito ;)

Raptor
21-03-2004, 00:06
Epá, não sei o nome ao certo, mas é lá aonde costumo ir sempre.

Fica em Campolide, ao pé da casa de frangos de Campolide, na rua do Minipreço, mesmo em frente À paragem do 42.

São malta porreira, e baratos! :) Têm de tudo. Nada de se babarem a olhar para a montra! :D

Ozuka
21-03-2004, 00:14
Na sou de Lisboa mas obrigado pela dica ;)

Erbium
21-03-2004, 01:29
Pois, obrigado pode 1 dia fazer jeito:D ;)

|-joker-|
27-05-2004, 17:33
Boas pessoal das prommys .
Venho por este meio pedir vos um pekenino favor .
Será que era muito trabalho alguem que tiver uma mákina digital filmar um bocadinho de uma prommy a trabalhar para ver como é o barulho que ela faz ??
Gostava de saber isso porque para junho / julho estou a pensar comprar uma para mim .
Se não fosse muito trabalho .
Obrigado desde já a todos os prommy donos que me ajudarem .

NPinho
27-05-2004, 18:11
Originally posted by |-joker-|
Boas pessoal das prommys .
Venho por este meio pedir vos um pekenino favor .
Será que era muito trabalho alguem que tiver uma mákina digital filmar um bocadinho de uma prommy a trabalhar para ver como é o barulho que ela faz ??
Gostava de saber isso porque para junho / julho estou a pensar comprar uma para mim .
Se não fosse muito trabalho .
Obrigado desde já a todos os prommy donos que me ajudarem .

penso que seja +- o barulho de um frigorico a trabalhar, vai para a beira de um e escuta e ve se é ou nao...

cumps!

|-joker-|
27-05-2004, 19:48
Mas eu nunca ouvi nenhuma.
Será mm o barulho igual ??
O compressor dos frigorificos nao estao sempre a trabalhar , os das prommys estão ??
Por isso é que pedi um videozito , mas se for muito incomodo desculpem .

NPinho
27-05-2004, 19:49
Mas eu nunca ouvi nenhuma.
Será mm o barulho igual ??
O compressor dos frigorificos nao estao sempre a trabalhar , os das prommys estão ??
Por isso é que pedi um videozito , mas se for muito incomodo desculpem .

LOLOL.. tens de ouvir o frigorifico quando ele esta a trabalhar.... nas prommy eles workam smp...

cumps!

|-joker-|
27-05-2004, 19:53
Pronto Xima eu sento me ao lado do frigorifico e espero que o compressor funcione .
Mas se alguem souber da existencia de um video do género do que falei que me diga please .

Cumps:D :D :D

NPinho
27-05-2004, 19:55
Pronto Xima eu sento me ao lado do frigorifico e espero que o compressor funcione ...

axo que nao precisas de esperar SE o frigorifico nao tiver com potencia no maximo, caso nao esteja, metes o power no max e acho que o motor liga...

cumps!

|-joker-|
27-05-2004, 19:57
Boa ideia Xima vou fazer isso agora .

:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

BonJouR
27-05-2004, 20:53
Boas :)

O compressor da promy é bastante silencioso quando comparado com a maioria dos compressores de frigorifico. Ouve-se, mas não é um ruido por aí alem. Eu pelo menos não acho :P

Se achares o barulho de um frigorifico 'confortável' para o teu ouvido, certamente que ainda acharás mais o barulho do compressor de uma promy :)

Cumps.

|-joker-|
27-05-2004, 22:18
Obrigadao pelo esclarecimento BonJour .
Estive a ver o video que o Toms fez de montar a Mach 2 e realmente nao se chega a ouvir a prommy .
Mas se vocês dizem que nao é nada de mais acredito .
Também porque nao iria ser para estar ligada 24/7 .

Cumps

Não resisti a este smilie

http://ricardosimoes.no.sapo.pt/animal.gif

Dará para adicionar aos que estão já cá ?

|KoRn|
30-05-2004, 16:10
Obrigadao pelo esclarecimento BonJour .
Estive a ver o video que o Toms fez de montar a Mach 2 e realmente nao se chega a ouvir a prommy .
Mas se vocês dizem que nao é nada de mais acredito .
Também porque nao iria ser para estar ligada 24/7 .

Cumps

Não resisti a este smilie

http://ricardosimoes.no.sapo.pt/animal.gif

Dará para adicionar aos que estão já cá ?

A minha prommy (Mach1) não é propriamente silenciosa devido a 2 ventoinhas de 120mm da sunon, mas mesmo assim é um barulho aceitavel.
Quanto a 24/7, já tive a minha uns bons tempos, mas depois chegou a factura da electricidade:doido: :doido: :doido: :doente: :confused:

1st Post :D

eLias
30-05-2004, 16:56
gasta assim tanto uma mach 2 ?! é possivel notar uma diferença assim tao visivel na conta de energia ?!!? :doido:

|-joker-|
30-05-2004, 17:40
Pelo o que me percebi disto tudo a prommy tem um motor de um frigorifico, mas sempre ligado .
Ou seja o consumo deve se notar bem .
Bem man mas isso poderei te dizer melhor daki a um mes +/- porque ja arranjei Avotrocinio para comprar uma .
Pergunta ao Bonjour que ele pode te responder mais rapido .

TosteX
30-05-2004, 17:41
Também fiquei curioso, quanto pagaste?

P4rthen0n
30-05-2004, 17:49
Tinha a ideia k teem um regulador pra desligar se atingir X temperatura.

|KoRn|
30-05-2004, 18:13
Gasta sim senhor.

O motor da prommy ta sempre ligado, nunca desliga, assim como as ventoinhas, se bem que depois do arranque ficam a funcionar a uma velocidade menor = menos barulho, um dia destes ainda as troco, o problema é o CFM,para meter uma fan de menor rendimento:X

Ou voces tem poder €€€ para manter uma prommy sempre ligada ou então é a minha que anda a gastar muito.... é tb devido a este facto que montei uma segunda maquina so para sakanço/servidor sem prommy pq senão ai meu deus...

Lembro me que os meus pais pagaram mais de 30 contos de luz, quando o normal era 10 e nao foi um mes inteiro, adquiri a prommy durante o mes

Nunca mais a tive 24/7 muito tempo seguido

|KoRn| Out

P4rthen0n
30-05-2004, 20:46
Mas isso eh um completo abuso. Ok, ja sabia k a prometeia gastava bastante mas nunca algo desse genero e tambem pensava k se podia definir uma temp pra prom se voltar a ligar em vez de estar sempre ligada.

BIGBOY
30-05-2004, 21:21
pois motor de frigorifico sempre ligado da em altas contas :confused: :confused: ...

offtopic:
korn foste tu que vieste durante a semana a uma loja a beira da uminho em braga pedir preços de tft19" ? queria-te perguntar umas cenas que nao tem nada haver com isso...

msn --> mgbabalmeida@hotmail.com se puderes adiciona-me sff

cumps
[]

|KoRn|
30-05-2004, 23:27
fui sim senhor eu :D

ando com ideias de quando começarem as ferias moddar a maquina principal, ou meter lhe monitorees mais fixes ou fazer uma caixa em aluminio para a prom + pc.

Vai ficar barata vai vai .:doido: :doido: :doido: :doido:

Ze-dos-Trukes
31-05-2004, 12:39
Originally posted by |KoRn|
fui sim senhor eu :D

ando com ideias de quando começarem as ferias moddar a maquina principal, ou meter lhe monitorees mais fixes ou fazer uma caixa em aluminio para a prom + pc.

Vai ficar barata vai vai .:doido: :doido: :doido: :doido:
Ficaremos á espera amigo ;)
É sempre bom olhar os teus projectos! :thumbsup:

|KoRn|
06-06-2004, 00:11
E bem, faliu a nventiv..... bye bye prometeias.....

|-joker-|
06-06-2004, 10:38
Originally posted by |KoRn|
E bem, faliu a nventiv..... bye bye prometeias.....

Então agora se quiserer mos uma mach 2 st como fazemos? ??
Não faze mos ??
Esta noticia foi confirmada ???

MadOnion
06-06-2004, 11:53
A notícia foi confirmada pela propria nventiv.

Ainda assim se quizeres comprar prometeias, podes adquiri-las nas lojas, só que a garantia dada pelo fabricante é que escassa.
A parte de mecanica ainda por ser resolvida por algum tecnico de frio, mas agora a parte electrica, a que só a nventiv tem direito, será um bocado dificil.

Não é pela nventiv ter falido, que eu não irei ter uma prometeia :P eheh

cumps mad

Blaster
06-06-2004, 13:11
os unicos RMAs que a nventiv tinha eram devido à ligação USB das mach 2. A parte mecanica dá tantos problemas como um frigorifico, para quem não saiba os principios do sistema são exactamente os mesmos.

por mim, dispenso bem a ligação USB. heheh ainda consome alguns Mhzs LOL

|-joker-|
06-06-2004, 13:21
Entao ainda posso ter uma st como queria .
Mas e depois os adaptadores dos sockets ??
Como vamos arranjar isso ??
Não vou ficar com uma prommy parada porque nao tenho adaptador :X :X :X :X

MadOnion
06-06-2004, 14:20
CPu kits, é facil de fazer, ou se faz com acrilico, parafusos e tal, ou se faz como o raptor tinha na antiga kryotech dele, neoprene, acrilico, roscas etc etc.

Não é porque a nventiv faliu que não irei comprar uma prommy como já referi acima.

Blaster, parte mecanica, temos o |ricky| ehehe :P
Parte electronica, olha sa lixe, vai como nas mach1, arranque manual atravez de outra fonte, é ou não é verdade ojdr, silence e |ricky|???

cumps mad

|-joker-|
06-06-2004, 14:38
Pois tb gostava de ter uma mas com os cpu kits da marca e testados porque uma coisa homemade por mim nao teria muita certeza que o material nao berrava num instante a nao ser que tenho uma ajuda do pessoal Pró mas tb é chato andar sempre a chatear .
Pelos menos eu nao gosto .
Tenho de ver as Vapochill

Raptor
06-06-2004, 16:39
Se a electronica falhar, é facilimo criar um sistema novo para as proms! :)

Deixa é de ser tão complexo, mas é obvio que trabalha, mas manualmente! :)

P4rthen0n
06-06-2004, 20:20
Eu tambem a ver se vejo se surge algum negocio agradavel. :)

Tou como o Madonion, nao eh por a Nventiv tira ido ah vida k eu nao compro uma Prom. :D

Madril
07-06-2004, 14:58
Mine comming :D MUAHAHAHAHAH

Radeon Force
16-06-2005, 12:11
Vou ter uma Mach 2ST que ja vem modada pelo o Ricky, mas agora estao-me a assustar com as contas de luz, faço intençoes de tar com o pc ligado durante 6/8 horas media por dia, sera que vou ter grandes contas de luz?? Fazia intençoes de gastar para ai mais 15€ por mes na conta da luz :D

quem tem prometeias que coloque aqui o mais que tem no final do mes e as horas de usa que tem.

Já agora faz algum mal sempre que desligar o pc tirar a ficha de alimentaçao da mach 2 da electricidade ou quanto o pc esta desligado ela nao gasta nada?

BonJouR
16-06-2005, 13:41
Com o pc desligado, a unica coisa que a Mach 2 gasta são os leds de diagnóstico que tem na parte de trás, o que é perto de nada :)

Radeon Force
16-06-2005, 13:55
Com o pc desligado, a unica coisa que a Mach 2 gasta são os leds de diagnóstico que tem na parte de trás, o que é perto de nada :)

Boas amigo bonjour, sabes em mediao preço em euros a mais k se pode ter por usar o pc com a mach 2 ligada em media 8 horas por dia??

Já perguntei a tanta gente mas ninguem me consegue responder ao certo :confused: :cry: .

eu nao queira pagar mais do k 15/20 euros por mes a mais por causa da mach2.

Alguem que me ajude please :D

Madril
16-06-2005, 14:10
Eu na sei quanto é ... mas na deve ser assim tanto pk os cotas na se keixam :D

Radeon Force
16-06-2005, 14:20
Eu na sei quanto é ... mas na deve ser assim tanto pk os cotas na se keixam :D

Mas aqui em casa queixam-se :D , mas Madril tens isso ligado em media quantas horas por dia?? Se pudesses comparar nos recibos o antes da prommy e ja com a prommy para ver +/- a diferença agradecia :D

Madril
16-06-2005, 17:33
A prommy já cá tá ah 1 ano ... e na sei dos recibos :D

Mas os meus pais queixavam-se de certeza :D

MJRL
16-06-2005, 18:31
Sou eu que pago as contas e tb não notei nada de especial.

BonJouR
16-06-2005, 21:28
Eu uso a minha sempre 24/7, mas não te sei quantificar em euros quanto é que isso dá. Deve gastar um pouco mais que um frigorífico ou arca congeladora.

Radeon Force
17-06-2005, 01:25
Sou eu que pago as contas e tb não notei nada de especial.

Boas mas esse nada de especial é mais ou menos quanto mais 10€ por exemplo no final do mes? :D

MJRL
17-06-2005, 11:55
Nem tanto ainda mais para o uso que vais dar.

Radeon Force
17-06-2005, 12:05
Nem tanto ainda mais para o uso que vais dar.

:D :D Assim estou mais aliviado pk vi pessoal com 100€ a mais na conta da luz com o pc ligado 24 horas por dia.

Eu que só faço inteçoes de ter para ai 8 horas por dia se tanto as vezes menos outras vezes mais mas pk é k essas pessoas tiveram contas tao altas de 100€ se me dizem que nem 15 euros vou gastar a mais na conta de luz no final do mes?

Agora uma pergunta a mach 2 que vou ter é a do maneshu que disse que o ricky fez la um mod que se a prommy estiver ligada a corrente começa logo a funcionar ou seja nao terei que esperar ate chegar a uma temperatura adequada para arrancar, mas a minha questao é a seguinte como nao quero akilo sempre a funcionar posso desligar sempre que desligo o pc a mach 2 da tomada de luz e so ligar sempre que ligo o pc??
Nao sei se ao fazer isso poderei danificar algo??
O maneshu tb me disse que o ricky disse-lhe que akilo é facil de colocar como vem de origem mas alguem sabe o que fazer para colocar de origem?? O ricky nao anda mt na net e raramente o consigo apanhar :cry:

|-joker-|
17-06-2005, 12:13
É assim , pelo menos a minha mach2 e assim tem 2 fios , um para tu ligares ao botao de on e outro para ligar na board .
Quando ligas o pc no botao da frontal da caixa, ele vai te ligar a prommy e quando esta sonhar que ta com a temperatura indicada vai te mandar o sinal pra ligar o computador .
Simples como isso , tens ainda uma molex que tens de ligar a algo na fonte , que caso ligues a o pc com uma chave de fendas como eu a prommy liga se automaticamente .
Resumindo isso e facil de ligar :)

Agora vais ficar todo borrado de seal string :D

Radeon Force
17-06-2005, 12:24
Isso é a maneira tradicional de ela se ligar nao é??
Mas o que o Maneshu me disse é que basta ele estar ligada á corrente que começa logo a bombar bastando depois carregar no on para o pc arrancar logo(pelo o menos foi o que me apercebi), ou seja se ela esta ligada á corrente gasta tanto como se tivesse com o pc ligado com ela a funcionar mesmo estando ela desligada dai eu perguntar se faz mal eu estar sempre a ligar a desligar da tomada.

Isso de ligar a uma molex é importante ou posso nao ligar a nenhuma molex??
Pk é k ligas isso com uma chave de fendas??Nao basta carregares no power k isso se liga??

Pk é que vou ficar borrado com o seal string? :D :D :D :D :D :D :D

Beat_Slayer
17-06-2005, 13:07
Se liga com a chave de fendas é porque a board está em "test bed", ou seja, toda descascada como o meu DX de momento!

Radeon Force
17-06-2005, 13:27
:) , vamos ver se nao vou dificuldades com a montagem disto, sempre deve ser mais facil que montar um sistema de wc :D .

Entao vamos ver:

A mach 2 tras 2 fios um em k o power switch do botao on/off vai ligar a um dos fios da mach 2 e outro que sai da mach 2 que vai ligar ao power switch da board.

A ligaçao á molex é opcional ou nem por isso??

Desculpem ser chato mas nunca vi nenhuma prometeia a funcionar e nao sei bem ainda em pola a funcionar sem me chatear :D

MJRL
17-06-2005, 15:55
:) , vamos ver se nao vou dificuldades com a montagem disto, sempre deve ser mais facil que montar um sistema de wc :D .

Entao vamos ver:

A mach 2 tras 2 fios um em k o power switch do botao on/off vai ligar a um dos fios da mach 2 e outro que sai da mach 2 que vai ligar ao power switch da board.

A ligaçao á molex é opcional ou nem por isso??

Desculpem ser chato mas nunca vi nenhuma prometeia a funcionar e nao sei bem ainda em pola a funcionar sem me chatear :D
O google é amigo :thumbsup:
http://www.crazypc.com/support/nventiv/MACHI.pdf

Madril
17-06-2005, 16:59
Isso é da Mach1 ... a mach2 pelo k sei é diferente

MJRL
17-06-2005, 17:54
Isso é da Mach1 ... a mach2 pelo k sei é diferente
Não seja por causa disso... não sei se a que ele vai comprar é 1 ou 2

http://www.crazypc.com/support/nventiv/nVENTIV.htm

Madril
17-06-2005, 18:14
Pelo que entendi era a 2ST :P

Radeon Force
18-06-2005, 11:45
É uma Mach 2ST, mas ambas as maneiras de se montar sao quase identicas :D , obrigado pessoal se algo correr mal eu apareço mais uma vez aqui neste topico :D :D :D

Radeon Force
20-07-2005, 14:32
Bem amanha vou montar a prommy ja ca tenho o kit graças ao Dima babe :D , agora uma pequena duvida ou duas lolo.

Alguem tem ai algumas pics de como isolar bem o sistema ou seja colocar o seal string de uma maneira que nao haja condesnsaçao, ou como colocar bem?? Se possivel para A64 :D

Agora a outra questao é saber se o heating pad é assim tao importante que tenha que ser montado ou posso passar bem sem ele.

Madril
20-07-2005, 15:18
Mete o Heating pad se for o kit de A64. E segue ah risca as instruções do kit.
A primeira vez faz isso com mta calma e mta paciencia, pk na é do todo facil. Depois vais-te habituando, a primeira vez é a que custa mais :D

MJRL
20-07-2005, 15:42
Nas promy penso que seja aconselhado montar os aquecedores, na vapo não montei nada disso ainda lá tenho os 2 por estrear. :D

Blaster
05-01-2006, 02:36
e passado quase 2 anos já não preciso de comprar pois faço-as eu com a preciosa ajuda do Zascasa

como o tempo passa.... ainda me ri um bocado a ler o inicio da thread lol :)

dutchman.pt
05-01-2006, 06:13
e passado quase 2 anos já não preciso de comprar pois faço-as eu com a preciosa ajuda do Zascasa

como o tempo passa.... ainda me ri um bocado a ler o inicio da thread lol :)

Se não for indiscrição, será que poderias dizer quanto gastaste ao todo na Prometeia que fabricaste?
Vi na outra thread que colocaste no Modding que agradeces à Frio Valadares.
Foram eles que montaram o projecto que idealizaste?

Blaster
05-01-2006, 23:36
Se não for indiscrição, será que poderias dizer quanto gastaste ao todo na Prometeia que fabricaste?
Vi na outra thread que colocaste no Modding que agradeces à Frio Valadares.
Foram eles que montaram o projecto que idealizaste?

O dinheiro que se gasta a construir 1 sistema é relativo dependendo da performance, fiabilidade, estetica, etc

mas o que custa mais em todo o processo são as ferramentas para os construir. Alguns exemplos, por termometro calibrado da fluke dás uns 350€, pelos manometros para meter gás dás uns 150€, fundamental para soldar maçarico de oxi-acetileno nem fazes ideia lol, garrafas de gás r404 por exemplo a media anda a volta de 200 € por uma garrafa de 10kgs (é dificil encontrar quem venda menos qtdd sem ser gás "martelado"), etc etc etc

Ou seja até pode ficar relativamente barato fazer uma prommy, o problema é ter todas as ferramentas a mão.

Depois vem a parte tecnica, saber soldar, usar convenientemente os manometros, saber as pressões dos diferentes gases, bom, mil e uma coisas que só se aprende com a experiencia e com alguma pericia e gosto pela refrigeração e trabalhos manuais...

A Frio Valadares é a empresa dos ZAScasa que foi quem me desenvolveu o "bichinho" do frio que vinha das prommys. Obviamente que o frio é o trabalho dele, eu tenho um stressante emprego, e como hobbie tenho os computas e cada vez os sistemas de frio. Os dois colaboramos a idealizar os projectos para refrigeração de computadores...

...finalmente tou a dar algum uso ao curso de Engº Mecanica LOL

dutchman.pt
05-01-2006, 23:53
Eu estava era a falar dos preços em que ficou o material todo para utilização final junto, não os custos do seu desenvolvimento/produção pois teoricamente maioria, senão todas, as empresas de frio têm que ter esse tipo de material.
Claro que ao material há que juntar a questão da mão de obra.

Blaster
06-01-2006, 00:25
Eu estava era a falar dos preços em que ficou o material todo para utilização final junto, não os custos do seu desenvolvimento/produção pois teoricamente maioria, senão todas, as empresas de frio têm que ter esse tipo de material.
Claro que ao material há que juntar a questão da mão de obra.

Em breve um prototipo vai estar na PCDiga...

... preços vais ter de falar com Dima :thumbsup:

dutchman.pt
06-01-2006, 00:57
Em breve um prototipo vai estar na PCDiga...

... preços vais ter de falar com Dima :thumbsup:

Ah ok, estava a tentar saber em quanto ficaria um projecto desses mas visto que isso será algo que vai ser vendido na PCDiga deixa estar.
Pesava que fosse só teu.

Dima, se quiseres fazer a simpatia de dizer agradecia (PM se tiver que ser).

schmusli
25-02-2006, 12:04
Em dois anos ganhaste muita prática e experiência, tás um pro!:thumbsup:

Parabéns

Blaster
28-02-2006, 01:54
Em dois anos ganhaste muita prática e experiência, tás um pro!:thumbsup:

ya quem diria que ate ja faço evaps com bom aspecto :D

http://helderfonseca.planetaclix.pt/evaprev2.jpg

Sway
04-03-2006, 03:50
boa pinta sim Sr!:cool: