View Full Version : Mega upgrade
Wheelman [PT]
25-02-2004, 08:28
Olá, sou muito noob nestas cenas e nos proximos dias vou receber o meu mega upgrade. Gostaria de saber o que acham do material, o que mudavam e se possivel, também saber se isto overclocka e até que ponto.
O meu sistema actual é o da sig e está já a me dar problemas por isso tenho mesmo de mudar de maquina.
Escolhi o seguinte:
CPU:
AMD Athlon 64bits 3000+ INBOX
Board
Asus K8V Deluxe
Memoria:
Mushkin 512MB PC3200 Special 2-2-2 BH6
Placa Gráfica:
Club-3D ATI Radeon 9800Pro 128MB
Caixa:
Caixa Workstation Dark CHIEFTEC 340w USB DX-01B-DU
Drive:
Samsung Floppy Preta
Ventoinhas:
3X Noiseblocker Fan S2 80mm Retail
--------------------------------------------
O que falta aqui são as drives, vou meter uma IBM Deskstar 120GB e Sony CDRW qualquer treta, que já cá tenho.
Para uso diario tudo em default acho fico bem, aliás não pretendo fazer grandes overclocks nisto. Para começar não sei como e depois quero que isto dure uns tempos.
Digam coisas!:thumbsup:
MadOnion
25-02-2004, 09:36
para um sistema em default a escolha de componentes que tu escolhes-te é interessante... o ponto menos bom disso tudo é a board... mas como tu dizes que não és grande amante de overclock então escolheste a board ideal...
tens aí um bundle de fazer inveja vai em frente :thumbsup:
cumps mad
Wheelman [PT]
25-02-2004, 10:16
Obrigado pela opinião.:thumbsup:
Já agora que board me sugerias se fosse puxar mais pelo cpu? A Gigabyte? Para fazer alguma coisa decente ia precisar de um cooler melhor que o que vem, uma Zalman 7000 Cu ou alcu era suficiente? Isto podia chegar até onde? 2200/2300?
MadOnion
25-02-2004, 10:18
até 2300/2400 julgo que não haja problemas com o agp da board.
eu recomendo sempre a ASUS... mas se temes pelo agp... A shuttle AN50R(ainda indisponivel) ou GIGABYTE K8N são a melhor opção para o agp locked...
usas discos sata? ou alguma controladora pci?
cumps mad
Wheelman [PT]
25-02-2004, 10:33
Não uso discos sata nem controladora pci, o disco é ata100 e nem placa de som se vou meter, pelo menos por enquanto. Se meter vai ser uma audigy do piolho, sem grandes luzes.
Ainda não fiz a encomenda, mas está para hoje ou amanhã, o mais tardar. Enfim queria umas ideias para ter isto um bocado future proof, já que tão cedo não vou comprar outro pc.
Cumps
se usares disco sata dificilmente consegues passar dos 2250mhz , com disco ide o meu numa board igual a essa da 2400mhz em vcore default e com cooler da amd ( muito bom por sinal ).
compra uma antec porque nao traz fonte e mete uma fonte mais potente e silenciosa , be-quiet para luxo ou eurotech 460w c/ fan120mm para baixo custo e baixo ruido.
cumps []
Wheelman [PT]
25-02-2004, 11:14
Bom, eu andei a procurar aqui na loja e não encontro essa caixa e fonte. Parece que não há, que se lixe, eu gosto desta caixa. Só se mudasse para outra que exista cá e metesse uma fonte OEM de 450W que vi por ali, até poupava algum, que é sempre bom.
Uma caixa que gostei bastante é a Coolermaster CAC-T01-UWC, se essa fonte OEM fosse razoavel e não fosse muito barulhenta acho que era por aí que ia.
Não quero andar a saltar de loja em loja só por causa de um componente quando já tenho tudo o resto ali à mão de semear.
Se alguem poder dar uma ajudinha fico agradecido.
Cumps.
|-joker-|
25-02-2004, 12:10
Man gosto bastante das peças que escolhes te mas como sou intel dependente provávelmente escolhia um M0 , embora não saiba se o Dima ainda tem algum .
M0 rulam muito .
Mas tu é que sabes se preferes Amd.
[_Silence_]
25-02-2004, 12:23
Originally posted by |-joker-|
Man gosto bastante das peças que escolhes te mas como sou intel dependente provávelmente escolhia um M0 , embora não saiba se o Dima ainda tem algum .
M0 rulam muito .
Mas tu é que sabes se preferes Amd.
O A64 bate no m0 até dizer xega:D
|-joker-|
25-02-2004, 12:44
ok ok ok
Não digo que não mas prefiro Intel até porque nunca tive o prazer de experimentar um A 64 e os Amd que experimentei nao me disseram nada de especial.
Daí o meu post .
MadOnion
25-02-2004, 12:56
ok ok ok
Não digo que não mas prefiro Intel até porque nunca tive o prazer de experimentar um A 64 e os Amd que experimentei nao me disseram nada de especial.
Daí o meu post .
quando tiveres o prazer de exprimentar amd vais ver que é melhor que intel... até pk mexer em amd dá mais pica... pk tens de perceber mto bem no que estás a mexer...
agora intel FSB FSB FSB e não sais dali... :arrrg:
cumps
|-joker-|
25-02-2004, 13:03
Aceito perfeitamente as vossas opiniões e era com agrado que dizia que ia ter um amd para experimentar.
Mas como não tenho nenhum conheçido que tenha nenhum AMD .
Fico me só por ver os oc´s na net e imagens de cpuz´s e afins.
Uma questão .
Luta :
P4 EE Vs. A64 quem ganhará ???
MadOnion
25-02-2004, 14:15
Aceito perfeitamente as vossas opiniões e era com agrado que dizia que ia ter um amd para experimentar.
Mas como não tenho nenhum conheçido que tenha nenhum AMD .
Fico me só por ver os oc´s na net e imagens de cpuz´s e afins.
Uma questão .
Luta :
P4 EE Vs. A64 quem ganhará ???
A64 :thumbsup: e sabes pk? pk custa 1/4 que custa o EE :bounce:
cumps mad
Não façam desta thread uma luta intel vs AMD pleaseeee........ :venerar:
Wheelman: Ficas com um sistema de fazer inveja! Muito bom!
Agora era so mesmo a questão da board... ASUS ou uma Gigabyte K8N :thumbsup:
CyberOps
25-02-2004, 14:36
ja agora kual a melhor board pa a64????
[_Silence_]
25-02-2004, 14:39
Originally posted by CyberOps
Para OC a AR/Água ou para Default: Asus K8V
Para grandes OC's: Shuttle AN50R
Wheelman [PT]
25-02-2004, 18:46
Bom, como parece que até não escolhi mal as coisas... Vou então passar á fase de gastar o carcanhol.
Obrigado todos pela participação.:thumbsup:
Lasac diz Gigabyte:bounce:
P4rthen0n
25-02-2004, 20:51
Pra mim eh a Gigabyte K8N PRO ate porque nao curto marcas menores como a Shuttle e afins. Eh sempre o mesmo no inicio, sao as melhores e depois comeca-se a ver k afinal as das grandes marcas eh k imperam. ;)
Wheelman [PT], aposta BEM numa fonte, nao te vas por OEM ou marcas estranhas. :) De resto tas com tudo bem escolhido e so trocava mesmo a board para a k indikei acima e as ventoinhas, escolhe as S3 ou S4 :thumbsup:
ps: A64 all the way :bounce:
Seria mais justo por o FX51 contra o P4 EE, mas nem eh preciso, o A64 xega pra dar banhada :D:D
se o nforce3 250 não vem depressa compro uma shutlle....
as mobos estão a demorar pa caraças :(
Wheelman [PT]
25-02-2004, 21:50
A pedido de várias familias vou mudar a board para a Gigabyte K8N PRO e as fans para umas S4. Espero que isto não fique muito ruidoso porque isto fica ligado 24/7 no quarto de dormir. Depois quando me faltar potência para jogar faço um OC levezito e pronto.
Brigados ppl.
edit:
Não vi a Gigabyte K8N PRO disponivel, vai a Asus.
P4rthen0n
25-02-2004, 22:24
Nao ta disponivel?? :trauma:
Quanto as fans aviso-te ja para nao ligares nenhuma directamente ah board pois corres o risco de pifares um conector de fan's. A diferenca da S4 para a S3 eh apenas ter o regulador de rpm's.
Wheelman [PT]
26-02-2004, 00:21
Afinal sempre consegui uma Gigabyte, falei com o Dima e pronto.
A minha caixa actual não tem fans nenhumas e não sei onde ligar as ditas cujas. E a nova tá pra vir... Aquilo liga-se à fonte com algum adaptador? Como nunca tive, não tou mesmo a ver como é aquilo.
HELP!:eek:
P4rthen0n
26-02-2004, 01:30
Se comprares as S4 elas trazem uma molex k ligas a uma da fonte e da pra ligar la a fan. As S3 deve ser a mesma coisa mas nao sei porque nunca vi nenhuma.
Wheelman [PT]
26-02-2004, 02:40
Originally posted by P4rthen0n
Se comprares as S4 elas trazem uma molex k ligas a uma da fonte e da pra ligar la a fan. As S3 deve ser a mesma coisa mas nao sei porque nunca vi nenhuma.
Pedi as S4 quando chegar logo vejo o que fazer. As coisas devem chegar no principio da semana que vem e aí já tiro as dúvidas todas. Se for o caso de não dar deve haver por aí algum adaptador para molex que resolva isso, penso eu....:pensar:
MadOnion
27-02-2004, 14:20
as fan's regra geral trazem sempre um conector molex... ou então vêm com o default para ligar à board... mas as fan's n podem ter mais que 3watt's... se tiver dentro disso podes ligar à vontade...
cumps mad
senao compras 1 hardcano 12 e ta feito :) para alem de ficares com 1 das bays lindissima :)
Atenção k o stock cooler da amd tem uma fan de 7mm e não de 8mm ;)
Cooler silencioso e bom: Zalman AlCu! :thumbsup:
Originally posted by CyberOps
Para ter o sistema em default ou com pouco oc a asus, para oc mais puxado a gigabyte:thumbsup:
Edit: Ando à que tempos à espera que saia uma board de jeito para oc, com o sis755. Mas por este andar...:(
Wheelman [PT]
02-03-2004, 22:55
Começo a achar que quem perde por não haver mais variedade de chipsets são mesmo os fabricantes dos mesmos, já que os A64 estão a vender bem. Os fabricantes de mobos também podem perder algum com isso por não darem ao consumidor mais alternativas. Gostava de ver a ALI e a SIS mais activas, na produção de chipsets, do que estão actualmente e estes a serem mais usados. Toda a gente ganhava com isso, principalmente o consumidor final.
Wheelman [PT]
11-03-2004, 06:26
Bom, a minha encomenda chegou e já tenho isto a funcionar. A lista de coisas que mandei buscar mudou um bocado, mas o essencial nem mudou por aí além. Em vez das mems Mushkin fiquei com umas OCZ 2x256 Limited Edition BH6 a board comprei em 2ª mão e foi a Asus K8V Deluxe. E como poupei algum com isso, meti um CDRW Samsung e aquilo é um espanto, um cd em 3m e 1/2, tou a gramar à brava o gravador!:thumbsup: Só de me lembrar que antes gravava a 10X dá pra rir e este até dá pra overburning, coisa que o outro detestava. Aqueles discos fanhosos Sky de 90 são papados na maior.
O meu pc da era da pedra era um P3 slot1, 512MB pc100, TNT2 Ultra, SBlive value e mais umas tralhas sem grande interesse. O salto em performance foi de tal maneira enorme que ainda me espanto ver quando clico num atalho qualquer e aquilo é como a diarreia, antes de um gajo sequer pensar, já se cagou, quer dizer abriu... hehe
Como vou ter isto 98% do tempo sem OC tou achando muita fixe, falta-me é afinar as mems para timmings melhores. Como não tou a perceber corno daquela BIOS não consigo melhor que o default, que são 166mhz a 2-3-3-6-12-16. Mas elas são capazes de fazerem 200mhz a 2-2-2-5 na maior, eu é que não tou mesmo a ver como. Outro senão é o stock cooler, na Bios tenho temps de 42ºC ide e depois de correr o Aquamark tenho ~53ºC, acho que é muito para um CPU sem OC nenhum. Vou ter comprar um cooler como deve ser e mais silencioso. Acho que tenho isto bem arejado, são 3 noiseblocker s4, uma a mandar pa dentro e duas a tirar e sinto o vento que aquilo faz.
A chatice pior de ligar são os bostas dos fios dos leds da caixa, chiça, aquilo mete nojo. Já inventavam uma treta do tipo atx com as ligações todas numa peça só! Depois de 5 anos sem mexer em fiozinhos do piolho... aquilo podia ser mais bem feito.
Ya, tou contente com o bicho novo, depois de meter um cooler decente e meter as mems na linha fico com isto como kero.:bounce: :teeth:
Neste link (http://www.viperlair.com/reviews/cpu_mobo/asus/amd/via/k8v/p2.shtml) tem umas pics da bios da minha board se alguém perceber alguma coisa disto, agradecia que me dessem uma apitadela, eu não tou a ver como vou conseguir fazer alguma coisa de jeito naquilo. Será que há algum menu escondido?:(
Para acederes ao menu das mems tens que ir:
Advanced \ Cpu Configuration \ Memory configuration
... Estando aí certifica-te que está tudo em auto, pois devia reconhecer correctamente os timings. Se estiver em auto experimenta fazer um reset a Bios (desligando completamente da corrente a mboard e colocando o jumper correcto na posição 2 e 3) a ver se ela detecta correctamente os timings.
As temps lidas pela Bios não são as mais correctas, se não instalaste , instala o ASUS Probe que vem no CD da mboard. Ja agora, não de esqueças de instalar os drivers da VIA ( os ultimos de prefencia), os drivers da LAN, os drivers de USB 2.0, e os drivers do AMD 64.
Voltando as temps, mesmo lidas pela bios parecem um pouco altas, pode ser por 2 motivos:
- Default cooler instalado sem lapping e pasta termica mal posta
- Bios escolher um vcore demasiado alto para o necessario (as vezes acontece va-se lá saber porque.
Confirma lá no ASUS Probe qual é o Vcore.
Later
Wheelman [PT]
12-03-2004, 04:41
Originally posted by Blaster
Para acederes ao menu das mems tens que ir:
Advanced \ Cpu Configuration \ Memory configuration
... Estando aí certifica-te que está tudo em auto, pois devia reconhecer correctamente os timings. Se estiver em auto experimenta fazer um reset a Bios (desligando completamente da corrente a mboard e colocando o jumper correcto na posição 2 e 3) a ver se ela detecta correctamente os timings.
As temps lidas pela Bios não são as mais correctas, se não instalaste , instala o ASUS Probe que vem no CD da mboard. Ja agora, não de esqueças de instalar os drivers da VIA ( os ultimos de prefencia), os drivers da LAN, os drivers de USB 2.0, e os drivers do AMD 64.
Voltando as temps, mesmo lidas pela bios parecem um pouco altas, pode ser por 2 motivos:
- Default cooler instalado sem lapping e pasta termica mal posta
- Bios escolher um vcore demasiado alto para o necessario (as vezes acontece va-se lá saber porque.
Confirma lá no ASUS Probe qual é o Vcore.
Later
Depois da conversa que tivemos isto pode não servir de nada, mas cá vai.
Tenho tudo o que está relacionado com as mems e cpu em auto.
Vcore 1.486
Mems em default/auto same difference
Tenho uma porrada de cenas onboard desligadas, Lan, Sata, etc. Coisas que não uso.
Não instalei nada do que veio nos cd's saquei tudo do site da VIA e instalei, tanto para a board como para a grafica. Drivers do mais actual que encontrei.
Não sei do que será mas as temps desceram de ~43ºC para 37ºC, diz o Probe, em idle. Em load não tentei nada por falta de tempo.
Falta o grande pormenor de resetar a BIOS, vou fazer isso assim que tiver tempo.
Cumps.