PDA

View Full Version : Guia engraçado para soldar a sério

Wheelman [PT]
04-03-2004, 02:27
Para ser um bom overclocker é preciso saber soldar, para saber soldar é preciso ter algumas noções básicas. É isso que este guia, muito para o simples, vai tratar.
Está em inglês, mas como tem muitas imagens é muito fácil de perceber.

Antes de continuarem a ler tenham bem presente o seguinte:

Qualquer alteração ao hardware, não prevista pelo fabricante, invalída a garantia do mesmo. Façam por vossa conta e risco!

MADSHRIMPS.BE (http://www.madshrimps.be/?action=gethowto&howtoID=47)

Lasac
04-03-2004, 12:14
O gajo é um arroaçeiro a soldar lol

1º A Pasta mete-se no bico do ferro (mesmo na pontinha) e não nos componentes! :eek:

2º Meter um pot agarrado a um condensador sem isolar a 3º pata (ou até mesmo cortar como eu faço) :atento:

3º Ainda sobre o pot; nakele local,para quem tem placas graficas recentes (grandes) os dissipadores das memórias ou até mesmo as FX k ocupam 2 slots, o pot está a estorvar! :dream:

Tanto sitio para meter o pot e foi logo meter ali! :p

Kuanto á perna da massa, podia muito bem ter comprado um terminal para meter lá (como eu uso)

nem chega a 1€ um saco xeio deles! :thumbsup:

MadOnion
04-03-2004, 12:34
Originally posted by Lasac
O gajo é um arroaçeiro a soldar lol

1º A Pasta mete-se no bico do ferro (mesmo na pontinha) e não nos componentes! :eek:

2º Meter um pot agarrado a um condensador sem isolar a 3º pata (ou até mesmo cortar como eu faço) :atento:

3º Ainda sobre o pot; nakele local,para quem tem placas graficas recentes (grandes) os dissipadores das memórias ou até mesmo as FX k ocupam 2 slots, o pot está a estorvar! :dream:

Tanto sitio para meter o pot e foi logo meter ali! :p

Kuanto á perna da massa, podia muito bem ter comprado um terminal para meter lá (como eu uso)

nem chega a 1€ um saco xeio deles! :thumbsup:

então agora é a tua vez de fazeres um guia passo a passo...
mas agora desta vez... de como enganar os engenheiros de rma... para disfarçar a solda:D ... share whit us

Wheelman [PT]
04-03-2004, 21:13
Como o guia não é coisa que preste, pelas opiniões que foram dadas, o melhor é apagar a thread ou no seu lugar meter um guia melhor. Assim evitam-se confusões e hardware pifado.

No entanto, este guia não era com a intensão de mostrar como se faz um mod á board, mas sim mostrar como soldar.

O ideal era mesmo um tuga fazer um guia e postar cá no forum, porque não temos nada de jeito a falar destas coisas, nem de outras. Por isso fui catar algumas coisas para meter cá, mas ao que parece ninguém está muito interessado em colaborar, senão já haviam temas deste género mais trabalhados.

Cheers.

Lasac
04-03-2004, 23:09
Originally posted by Wheelman [PT]
Como o guia não é coisa que preste, pelas opiniões que foram dadas, o melhor é apagar a thread ou no seu lugar meter um guia melhor. Assim evitam-se confusões e hardware pifado.

No entanto, este guia não era com a intensão de mostrar como se faz um mod á board, mas sim mostrar como soldar.

O ideal era mesmo um tuga fazer um guia e postar cá no forum, porque não temos nada de jeito a falar destas coisas, nem de outras. Por isso fui catar algumas coisas para meter cá, mas ao que parece ninguém está muito interessado em colaborar, senão já haviam temas deste género mais trabalhados.

Cheers.

Slow down dude!

Apenas kis alertar das cenas k tao mal feitas, de resto está impecável! (as soldagens até estao boas!) :thumbsup:

Originally posted by MadOnion
então agora é a tua vez de fazeres um guia passo a passo...
mas agora desta vez... de como enganar os engenheiros de rma... para disfarçar a solda:D ... share whit us

basicamente tens de ter akela pasta para a solda fikar igual á k vem de origem, e um ferro de soldar muito bom k não akeça muito para não dar nas vistas, e um "xupa-soldas" para retirar a solda dos vmods! ;)

Pá para kem não tá muito dentro do assunto o melhor é nem inventar!

Tipo se virem o droop mod da p4c800 ou até mesmo o vmem das K8N e Abit NF7-s etc, para disfarçar akilo é muito difícil e reker muitos cuidados!

Tipo o fio solda-se a uma resistência SMD e para retirar o excesso de solda temos de recorrer ao "xupa-soldas"!

Se não for bem usado, com ferramentas apropriadas e com muito jeito, simplesmente akilo "suga" a resistência e nunca mais a vêm!

Ou se forem sortudos nesse dia e conseguirem axar a resistência (só mesmo com 1 milagre) como soldam?

Eu tenho ferro de soldar a ar kente e resolvo sempre o assunto fácilmente!

Dessoldo com esse ferro a resistencia SMD e limpo as soldas com o "xupa-soldas", depois meto só um bocadinho de solda com a tal pasta no bico do ferro e com a ajuda de uma pinça própria de electrónica (pinça de pontas muito finas, de trabalhar com material SMD) meto a resistencia no sitio direitinha e akeço a solda/resistência com o ferro a ar kente até ficar tal e kual como estava! :)

Se tiverem dispostos a correr riscos destes e muito dinheiro para investir em material de electrónica, posso fazer um mini-guia!

Tipo isto foi o k o cota gastou á uns anitos (não muitos):

- Ferro soldar a ar kente: 100€
- Bico fininho de soldar a ar kente para material SMD (o ferro de soldar vem sem bicos): 25€
- Ferro de sodar pekeno com bico muito fino e k akeçe pouco (JBC Profissional): 50€
- Ferro de soldar Médio tb da JBC, para peças maiores k rekerem um pouco mais de calor: 45€
- Pasta de soldar: 5€
- Xupa-soldas: cerca de 5€
- Pinça da Facom fininha para material SMD - Profissional (anti-oxidante, anti-ácida e anti-magnética): 20€

Etc...

Para não falar em bicos k se estragam com a utilização (entre 5€ a 10€ para os ferros de soldar normais) e em solda, pasta (a pasta dura muito tempo!) e principalmente no gás k se usa!

É mesmo assim: Kem não tem ferramenta, é melhor nem inventar!

Isto para não falar em soldar a ar kente...
Se axam dificil soldar com um ferro normal k é facil, imaginem a ar kente k não podem tremer com o ferro nem com a pinça; e olhem k o ferro é mais pesado doke os ferros normais e tar lá uns minutos a akeçer a solda sem mexer é f*dido!

Se mexem um bocado a pinça, fika torto, ou se sem kerer largarem um bocado o material SMD, o ar kente trata de "sacudir" o material, tipo como se soprassem com força contra uma coisa minuscula! Perdem a resistência e para encontrar é melhor eskeçer!

Tb não podem tar lá muito tempo a tentar meter a resistencia direitinha, senão derretem a pasta e eles depois descobrem logo! :(

Portanto, ou metem akilo direito antes de mandar ar, e mantêm direito duranto o processo todo, ou nem vale a pena o trabalho!

Como tal acho melhor não fazer nenhum guia sobre "camuflagem da solda", pois vocês não iam tirar partido dele e ainda iam era estragar mais o material onde estavam a mexer! :doente:

Usem lá os grabbers ou então tentem não akeçer muito a solda para nao derreter a pasta!

Se repararem ao akeçer muito a solda, esta larga uma gordura amarelada... isso é a pasta! :thumbsup:

Desculpem lá o enorme post, mas achei bem explicar tudo duma vez! :thumbsup:

Wheelman [PT]
05-03-2004, 00:00
Bom, com este ultimo post sempre se fica a perceber melhor como são as coisas. É deste tipo de explicações que queria ver aqui. com este tipo de brincadeiras não se pode estar com meias palavras.
Aquele meu post acima não foi um post acido ou corrosivo, foi apenas um post sem smiles. Explicando bem as coisas chegamos lá, postas de pescada é que não.
:gozar:

VoRtaN_MaDgE
05-03-2004, 21:44
Ferro d soldar da jbc e solda por estes lados...
E xega para o k kero e preciso:)

|RickY|
09-03-2004, 21:23
ferro dos 1.5E here!