PDA

View Full Version : Board teimosa

Wheelman [PT]
12-03-2004, 13:35
EDIT:

Após varias tentativas consegui por as mems a 2-2-2-5 200mhz. Board e mems estão a funcionar a 100% até ao momento e cpu gosta de oc. Se continuarem a ler talvez tirem alguma duvida, eu tirei montes. Thanks ao ppl que ajudou. :thumbsup:
---------

É o seguinte, tenho um par de mems OCZ 3200 Ldt Edition BH6 2-2-2-7 e uma board Asus K8V DLX. Quando recebi a board tirei-lhe a pilha e mudei o jumper para resetar a Bios (burro de merd@!!!!!)

Acontece que não consigo ter as mems a 200mhz a 2-2-2-7 definindo os settings na Bios. Mas consigo o seguinte.

Como está na Bios na parte da configuração das mems:

1ª Tentativa
Memclock Mode - Limit
Memclock to CPU - 1:1 DDR 200
TRC - 12 CLK
TRFC - AUTO
TRCD - 2 CLK
TWR - AUTO
TRWT - AUTO
TRAS - 5 CLK
TRP - 2 CLK
DDR Clock Delay - AUTO

cpuz:
http://wheelman.no.sapo.pt/CPUZ/cpuz%20100mhz.jpg

2ª Tentativa
Memclock Mode - Limit
Memclock to CPU - 4:3 DDR 266
TRC - 12 CLK
TRFC - AUTO
TRCD - 2 CLK
TWR - AUTO
TRWT - AUTO
TRAS - 5 CLK
TRP - 2 CLK
DDR Clock Delay - AUTO

cpuz:
http://wheelman.no.sapo.pt/CPUZ/cpuz%20133mhz.jpg

3ª Tentativa
Memclock Mode - Limit
Memclock to CPU - 5:3 DDR 333
TRC - 12 CLK
TRFC - AUTO
TRCD - 2 CLK
TWR - AUTO
TRWT - AUTO
TRAS - 5 CLK
TRP - 2 CLK
DDR Clock Delay - AUTO

cpuz:
http://wheelman.no.sapo.pt/CPUZ/cpuz%20333mhz.jpg

4ª Tentativa
Memclock Mode - Limit
Memclock to CPU - 2:1 DDR 400
TRC - 12 CLK
TRFC - AUTO
TRCD - 2 CLK
TWR - AUTO
TRWT - AUTO
TRAS - 5 CLK
TRP - 2 CLK
DDR Clock Delay - AUTO

Não entra no Windows

Existe mais uma opção mas não tentei porque não me parece que seja standard, porque não tem nenhuma referencia à velocidade só aparece isto 3:2. Achei melhor não mexer.

Também não mexi em algumas coisas que não sei o que são, por isso deixei em auto. Andei a tentar estes settings sempre com o cpu nos valores auto.

Depois tentei um bocado de OC e o maximo estavel que consegui com o stock cooler foi 2300mhz no meu A64 3000+/Asus K8V/Ati 9800Pro. Consegui fazer o superpi em 40secs e o aquamark e 3dmark passaram na maior, mas com as mems abaixo dos 200mhz, nem sei que numero foi. Tentei puxar mais um coche, com o clockgen meti a 2333mhz e tentei o 3dmark, enguiçou no cpu test1, reboot, e fiz 39secs no pipi.

Falta-me arranjar tempo para abrir a caixa e limpar a Bios de novo e ver o que acontece, já que talvez fazendo isso, isto vá ao lugar, foi assim que me foi dito. Cá não percebo corno disto.
Tou bastante conte com o comput@dor mas é pena isto das mems não estarem a atinar com a board... :confused:
Este cpu deve fazer OC como um louco é só lhe dar fsb pra baixo e ele aceita tudo. É dos verdes e tem ligações politicas com a CDU.:teeth: Não reparei no step(?) mas é como o do Lasac. :thumbsup:

Mais alguém tem mais ideias?:( As mems são boas pa caneco, pena a board não kerer colaborar.:cry:

MadOnion
12-03-2004, 13:55
n li o teu post todo... mas faz um novo clear á bios... e mete uma bios recente.... se é que já não fizeste isso...

cumps mad

Blaster
12-03-2004, 13:58
pah... se no CPUz já detecta as OCZ PC3200 tens que por tudo em AUTO que ele detecta os timings e velocidade pelo spd.

Wheelman [PT]
12-03-2004, 22:09
Originally posted by Blaster
pah... se no CPUz já detecta as OCZ PC3200 tens que por tudo em AUTO que ele detecta os timings e velocidade pelo spd.

Não é bem assim. Depois deu ter andado a mexer no clockgen e ter posto isto a 2333mhz, ele bloqueou. Depois reiniciei e fui ver o cpuz e de repente apareceu o nome das memorias. De repente, não sei como foi akilo.

Como já me aparecia o nome delas fui mexendo na Bios só na parte da cena da velocidade das mems, meti tudo em auto e fui tentando e tirando pics do cpuz deu isto:

Tudo mesmo em Auto
http://wheelman.no.sapo.pt/CPUZ/tudoemauto.jpg

Daqui para baixo mexi no Limit no coiso da velocidade das mems, tudo o resto está em Auto.

http://wheelman.no.sapo.pt/CPUZ/limit1.jpg

http://wheelman.no.sapo.pt/CPUZ/limit2.jpg

http://wheelman.no.sapo.pt/CPUZ/limit3.jpg

http://wheelman.no.sapo.pt/CPUZ/limit4.jpg

A ultima pic está quase lá, mas os timmings precisam de ser afinados, depois mexo neles a ver se o windoze aguenta.
Agora se mexer no fsb as mems vão aumentar um bom bocado de 200 até não sei onde. Tou com receio de fritar as mems com a experiencia.:doido:

P4rthen0n
12-03-2004, 22:21
Se nao fizeste nenhum vmod ah placa (mais concretamente, vdimm mod), entao essas mems nao fritam.

Por exemplo, eh mais k seguro 2,9v nas mems com os dissipadores de origem :)

Wheelman [PT]
12-03-2004, 22:57
Originally posted by P4rthen0n
Se nao fizeste nenhum vmod ah placa (mais concretamente, vdimm mod), entao essas mems nao fritam.

Por exemplo, eh mais k seguro 2,9v nas mems com os dissipadores de origem :)

Não tem mod nenhum, não sei fazer.:trauma: Tambem não é coisa em que me keira meter.:nervoso: A board só dá até 2,8v pras mems, se não me engano, por isso talvez não haja problema em puxar mais por isto. Até 2300mhz ele vai na maior e as temps ficam-se pelos 47ºc, é o que me aparece no Asus Probe. Tou com stock cooler.

Blaster
13-03-2004, 02:16
eu tinha probs quando colocava 2-2-2-5 com as mushkins nessa board. Usava sempre 2-2-2-6

EstilhaS
13-03-2004, 17:11
Tenho umas mems iguais e tive q por isso em auto e depois ir puxando aos poucos dos valores standard até onde queria, consegui puxar 200mhz a 2-2-2-5 mas foram muitas tentativas, mas tambem a board é diferente... =\

Wheelman [PT]
14-03-2004, 02:19
Acho estranho ser tão chato achar uns settings que funcionem mais ou menos, quando elas são feitas para funcionar à velocidade de 200mhz 2-2-2-7. Para as ter a 200mhztive de metar na bios a ddr400 e tudo resto em auto e são reconhecidas pelo cpuz. Mas os timmings são de 2-3-3-6, vou mexer mais um bocado nisto e ver o que dá. Vou fazer reset à bios e tentar de novo, mas como deixo o pc sempre ligado a fazer umas cenas que preciso...
Talvez estas mems sejam mesmo tramadas de afinar, vou continuar a tentar.

MadOnion
14-03-2004, 12:41
mete uma bios mais recente... e alguns desses settings desaparecerão....

cumps

Blaster
14-03-2004, 17:43
ele já tem o ultimo update (1005) da bios.

later

Wheelman [PT]
14-03-2004, 21:29
Depois de muito mexer, sempre consigo 2-2-2-5 e passa o PI sem problemas. Se fizer OC é que a coisa fica instavel a partir dos 215mhz de fsb com estes timings, o PI não gosta disso, as temps não aumentam grande coisa em idle e o maximo que vi as temps foi de 50ºC com o toast por 10 minutos. Se baixar o TRAS para 6 consigo mais mhz mas topa nos 220 de fsb, com o TRAS a 7 vai até 225 de fsb, sempre passando o PI. Em resumo, já tou a apanhar o jeito disto, o que é preciso é achar a config melhor para a board e as mems.
Notei que sempe que baixo o TRAS ganho um segundo no PI, enfim mais ou menos, não é assim tão linear. Mas de 48s com tudo em defaulta para 40s com isto mais artilhado já acho que tem uma diferença porreira. Uma vez consegui 39s, mas nem me lembro que config usei.

P4rthen0n
14-03-2004, 22:22
Esses 8/9 segundos no superpi foram todos apenas a mexer nos timmings das memorias?

Wheelman [PT]
15-03-2004, 01:07
Não, isso é que era bom! Mexi tantas vezes nos settings que já não tenho certeza que settings foram. Mas foi sempre com OC acho que foi com fsb a 225 e os timmings a 2-2-2-6. Depois confirmo melhor isso, mas quanto mais fsb menos TRAS e mais problemas em carregar os windows, o PI não estava a gostar das mems a mais de 225 com timmings agressivos. Se por ex, meto as mems a 2-3-3-6 e consigo mais fsb, 230 maximo, e nem tenho problemas tanto no carregar do windows como no PI, mas perco segundos no PI.

O 3dmark não gosta muito da combinação de timmings agressivos e fsb a mais de 220, bloqueia e/ou reinicia o pc, o aquamark engole quase tudo o que lhe mande, deve ser menos exigente...

Mexer nos volts das mems nã otem influencia no resultado, são mesmo o TRAS e o fsb que mandam mais na estabilidade do sistema O registry já se passou dos carretos umas vezes, já fez recuperaç
ao automatica 2x, isso aconteceu quando tunha o fsb a mais de 215, uso um disco ide. Penso que seja do fsb+timmings agreesivos, já que se baixar os timmings ele passa tudo. Talvez seja a falta de agp e pci lock que faça isso.