View Full Version : desesperado a nível de temps
steelballzz
21-08-2005, 00:03
boas
recentemente adquiri um sistema de WC....
para arrefecer o caa2c.....pois a tornado estava a dar comigo em maluco :doido:
e para poder explorar o potencial do animal
comprei o seguinte
AQUACOMPUTER CUPLEX XT A64
NEXXXOS XTREME III 360
EHEIM 1046 300l/h
AQUACOMPUTER AQUAINJECT ACRILICO
3 fans de 58 cfm
hoje pela 3ª vez desmontei akilo e tornei a rever todo o circuito,a colocação da AS5,o aperto do bloco...sei lá estou sempre feito maluco a olhar para a caixa a ver onde é k pode estar mal e o k..
não encontro falhas
deixei a makina a 1,4v :doido: 260x10 a foldar coma linda temperatura de
48ºc :nervoso:
tenho um post de 15 dias e 6 páginas com o titulo WC desilusão noutro lado
lá tenho pics e várias tentativas de resolver o problema
não vou por o link por razões obvias :no:
agora...225 euros depois,quase 3 semanas com as temps sempre a subir....
3 desmontagens de sistema e board.....será k sou mesmo gnu :trauma:
foi-me apontado uma provável falha nos sensores
o sensor que tenho colado ao bloco o mais perto k consegui do socket não passa dos 30ºc
meti-lhe 1,6v 255x11 2805 e corri toast........aos 70ºc :mad: desligou-se
heeeeelp :doente:
Ze-dos-Trukes
21-08-2005, 00:26
Á primeira vista o k dá para pensar realmente, é k terias um mau encaixe no bloco... e mais uma coisa, é k a AS5 leva uns 2 ou 3 dias a baixar uns 2 ou 3 graus devido ao tempo de repouso..
Mas cá por mim, aconselho-te a tentares outro sistema de WC... se tiveres possibilidade experimenta outro bloco ou algo do genero, pk esses CPU's precisam mesmo de muito poder de dissipação!! :what:
Ca para mim colocavas era aí um sistema á macho! :teeth: com alto fluxo, grande poder de dissipação para poder por esse CPU fresquinho e poderes aumentar largamente o desempenho da maquina ;)
Soa a suspeito, mas olhado para estes Storms acabados de chegar n consigo indicar-te melhor escolha para o teu caso ;)
steelballzz
21-08-2005, 00:48
pois
mas como primeiro sistema cuidadosamente escolhido com ajuda especializada...aka a loja k me vendeu o kit....e toda a gente sabia k eu tinha um caa2c....foi por isso k comprei WC
agora tinha k vender á pressa as peças, de um sistema quase novo, perder bué guito e mudar tudo outra vez :mad:
tenho falado com algumas pessoas no messenger a kem tenho pedido ajuda :venerar: e toda a gente me diz que este sistema devia conseguir segurar um caa2c
epa...mesmo sem ser á macho :confused: um bloco dakeles com um rad 360 devia ter melhor desempenho do k 1,4v 48ºc full load :cry:
Ze-dos-Trukes
21-08-2005, 01:36
Cada sistema é um sistema...
Realmente á partida isso devia aguentar com esse cpu... de qualquer maneira.. só perguntando a quem tenha esse cpu e com um sistema parecido... se tem melhores temps ou nao...
Ou então, se tiveres possibilidades, testa tu com outro material de WC para tirares as tuas conclusoes ;)
:what:
Pessoal, eu estou mesmo a pensar adquirir um baíta de um sis.WC,
e com este post fiquei apreensivo...percebo pouco( ou nada :D ) de WC pra ajudar...
mas seria fixe descobrir o que é que se passa com o sis deste camarada...
...é que eu tenho um zalman 7000bCU e estou a foldar á dois dias seguidos e as temps são estas:
http://img366.imageshack.us/img366/3278/temps7wg.th.jpg (http://img366.imageshack.us/my.php?image=temps7wg.jpg)
ele diz que tem 48º com 1,4v a 260x10 - epá o 7000bCU aguenta o CAA2C a 51º com 1,48 a 265x10...
:atento: :atento: :atento: :atento: :atento:
pois... de facto algo está mal no reino da dinamarca....
esse bloco que tens é o topo de gama da AC. devia dar temps melhores...
eu tb cheguei a fazer temps mas tinha 1.75Vcore.
Ze-dos-Trukes
21-08-2005, 01:50
Aí é novamente outro caso.. conta tb as temps ambientes, as temps e air flow dentro da caixa... e... acima de tudo, cmo é k estão a ser medidas essas temps... pk cmo todos sabemos os sensores das boards são tudo menos precisos.. :no:
steelballzz
21-08-2005, 09:06
lol
entao vou confiar em k?
deixo akilo ir aos 70ºc....
"lol....devem ser os sensores.....se keimar mando para rma....." :doido:
quanto e testar outro bloco....pois ...não tenho peças a sobrar de WC
além de k como dizes e um bloco topo de gama :mad:
enfim.....
edit: tenho temp ambiente nunca superior a 27ºc.....2 fans á frente....uma atrás e 1 em cima
JoaoRamalho
21-08-2005, 12:46
n deve ser do airflow na caixa
n consegues testar isso com outro bloco??
steelballzz
21-08-2005, 13:09
:D
noto melhorias
cheguei á loja e tinha os 1,4v 2600 mhz e 44ºc :thumbsup:
subi para 2750mhz com 1,5 v......48ºc a foldar
vamos ver
com a previsão de uma das tardes mais quentes do ano :nervoso:
acho k não está mau
vou continuar em testes
não sei o k se passou
não mexi mais desde k escrevi o post....
estranhuuuuu
cumps
pode ser do tal fenomeno da pasta artic silver 5.
demora 2 dias até ficar no ponto e aquilo acaba por baixar logo um pouco a temp.
ah... como tás a aplicar a pasta térmica??? tás a meter uma camada estupidamente fina e tás a espalha-la com um cartão de MB, quase até se ver o heatspreader, certo??? se meteres mta para além de ficar tudo borrado tens o efeito contrário, a pasta vai servir d isolamento...
:D Grande invenção , o cartão MB...é realmente o melhor amigo da pasta termica :D
steelballzz
21-08-2005, 16:02
pois
eu uso cartões de visita...são maleáveis
vamos lá ver se é desta.....
cumps
steelballzz
22-08-2005, 15:49
bem....ainda está melhor :D
estou a 2805mhz....1,57 vcore....no foldanço
50ºc/52ºc :thumbsup:
acho k foi este forum k me fez melhorar o astral... :venerar:
andava mesmo aborrecido :nervoso: :mad:
por alguma razão isto resolveu melhorar.....com temps brutais lá fora.....
".......scratches head....."
o imageshack nao funca por isso não há pics
cumps
Ze-dos-Trukes
22-08-2005, 16:39
Pois...
por aí já podes ver que a AS5 leva mesmo algum tempo a ficar em condições!
:)
steelballzz
22-08-2005, 20:13
voltamos ao mesmo
tive k baixar o oc outra vez :arrrg: para 265 x 10 1,44v......48ºc/50ºc
isto é de me levar a loucura :doido:
|MadDog|
22-08-2005, 20:29
voltamos ao mesmo
tive k baixar o oc outra vez :arrrg: para 265 x 10 1,44v......48ºc/50ºc
isto é de me levar a loucura :doido:
Loucura é quando se esta a fazer sexo com a nossa mulher debaixo dos
lençois e kaundo damos por isso estamos é fazer sexo com o carteiro.
isso sim, é de levar á loucura.
o teu problema é mais um issue dos wc,
ps, estou no msn.
hug'z
Verifica o radiador, se estiver muito quente quer dizer que o WC está maxxed out.. mas isso é altamente improvavel.. nao percebo muito de WC mas [joke mode on] acho que a melhor dica é mesmo: compra phase :D [joke mode off]
Agora a serio, tenta ver se a bomba esta a bombear bem, se o radiador esta a uma temp aceitava, se o bloco está bem assente, essas coisinhas.
steelballzz
22-08-2005, 21:03
ya
meti esta m3rd@ a 210 x 11 1,38 v com as mems a 2,6 v a 2,5-3-3-8
:nervoso:
idlle 33ºc
a foldar 42ºc/45ºc
já verifikei vezes sem conta as cenas todas
o rad esta frio
meti o dedo na agua do deposito :doido: ...está fria
os tubos estao frios
aarrggghhh
edit...até estava quase a comprar uma prommy .....mas agradeço ao fdp k me roubou o carro da maria e mo espatifou todo
agora nem 6600 gt nem prommy
há dias assim
Ze-dos-Trukes
23-08-2005, 00:17
Qd isso estiver a bater nos maximos de temp... tipo 50 ou 60º tenta colocar os dedos no cobre do bloco... se n estiver demasiado quente podes por a culpa nos sensores da board ou no contacto termico cpu/bloco...
Se o cobre do bloco estiver a escaldar, e a agua estiver fria, é problema do bloco (altamente improvável)
Se a agua estiver a escaladar, problema do rad ou da bomba...
steelballzz
24-08-2005, 20:57
uma coisa que tenho estado a reparar
as temps oscilam entre os 45ºc e os 49ºc (estou a 265x10 com 1,44v)
não será uma oscilação muito grande
o grafico do speedfan em 30 mnts parece a montanha russa
isto será mesmo assim?
cumps
edit:45ºc era bem fixe....49ºc nem por isso
Ze-dos-Trukes
24-08-2005, 21:29
Para quem tem WC nem 45 nem 49º são situações toleráveis
Mas continuo a dizer k se esses temps estão a ser lidas pela Mobo são mais k normais!!!
Tenta actualizar bios, ou ler as temps com sonda ou termometro em condições
steelballzz
26-08-2005, 10:58
update
já comprei o termometro de aquario......28ºc temp da agua :confused:
parece-me que a soluçao que resta é tirar outra vez o bloco e desta aplicar ceramique em vez des AS5
tenho uma temp ambiente de 30ºc para cpu a 1,41v :doido: e 49ºc a foldar :mad:
mais logo ja devo ter resultados
cumps
Dudekrazy
26-08-2005, 11:19
Antes de mais boas ;)
Olha quase de certeza ke ainda ninguem falou mas poderá ser esse o mal :) AR NO CIRCUITO :) acredita ke isso e o suficiente para isso acontecer tens ke 'sangrar' bem o circuito mesmo nao vendo ar nos tubos ou no bloco podes ter ar no radiador e isso faz com ke isso aconteça ve isso caso nao saibas como fazer tens o meu msn no falamos ;)
Ze-dos-Trukes
26-08-2005, 18:10
Ok... ja sabes k a água esta a uma temp normal para a temp ambiente k tens...
Agora ve se o cobre do bloco está quente ou não.. :rolleyes:
steelballzz
26-08-2005, 18:22
sensor colado ao cobre do bloco de lado
22ºc :scared:
Beat_Slayer
26-08-2005, 18:35
Tens mau contacto entre o bloco e o core, pasta térmica mal colocada ou em demasia!
Não percebo nada disto mas não pode por exemplo o bloco estar com defeito de fabrico e não estar perfeitamente liso?
Mete pasta térmica no bloco e dps pousa-o em cima de uma mesa lisa. Se o bloco estiver lisinho vais notar um quadrado perfeito e todo preenchido na mesa sujo com pasta térmica, se não estiver liso vais notar falhas.
Era o que eu fazia :confused:
steelballzz
26-08-2005, 18:42
pois
foi mesmo por isso que eu hoje mudei a pasta e apliquei ceramique
como tenho aplicado em tantas maquinas
epá não sei...sinceramente...eu acho k está bem aplicada
mas já não digo nada
edit...thnxs luka....vou ver isso
Beat_Slayer
26-08-2005, 18:45
Mete pasta térmica no bloco e dps pousa-o em cima de uma mesa lisa. Se o bloco estiver lisinho vais notar um quadrado perfeito e todo preenchido na mesa sujo com pasta térmica, se não estiver liso vais notar falhas.
Era o que eu fazia :confused:
É mais fácil, meter pasta no CPU e meter o bloco, depois retiras e vês como está o contacto!
Ze-dos-Trukes
26-08-2005, 19:37
sensor colado ao cobre do bloco de lado
22ºc :scared:
Acho muito esquisito teres a temp do bloco mais baixa k a temp ambiente... :confused:
pois
foi mesmo por isso que eu hoje mudei a pasta e apliquei ceramique
como tenho aplicado em tantas maquinas
epá não sei...sinceramente...eu acho k está bem aplicada
mas já não digo nada
edit...thnxs luka....vou ver isso
Isso só prova uma cena...
Sensores da Motherboard sux á força toda ;)
Ou então tens granda mau contacto entre o bloco e o cpu! :rolleyes:
:D
bin laden
27-08-2005, 10:41
penso que o facto do bloco estar liso ou não tb pode influenciar mas eu tenho outra teoria o bloco pode nao estar plano,pode ter curvatura o que pode fazer com que no meio do core o bloco nao encoste sequer no cpu,tira o bloco e tenta ver se encontras algum defeito destes,poe um objecto por cima do bloco e tenta ver se notas curvatura.
steelballzz
27-08-2005, 10:52
pois
começo a achar isso ou algo do genero
ainda levo o bloco a um torneiro para rectificar
depois de uma noite as temps melhoraram um bocadinho
consegui 2750 estáveis com 1,54v a 55ºc/57ºc
temp ambiente de 30ºc
se ligar o ar condicionado a temp do cpu baixa em proporçao aos graus que a tem ambiente tb baixa...por isso e k eu acho k os sensores devem estar bons
tenho 30 ºc de ambiente........55ºc cpu
tenho 27ºc ambiente......52/53ºc cpu
já tenho o ok da loja onde comprei para levar um bloco emprestado e fazer um teste.....
só me falta o tempo para lá ir.....
acho k tb vou mandar vir um dakeles "light" só para testar....pode ser que fike para o mobile.... :thumbsup:
cumps
steelballzz
27-08-2005, 10:55
Acho muito esquisito teres a temp do bloco mais baixa k a temp ambiente... :confused:
se calhar a NB S3 que eu tenho colada na tampa da caixa a bufar para as mems ainda apanha uma beca do socket no sitio onde está colado o sensor.....dai esta temp......ou então o fanmaster está parvo.... :doido: