PDA

View Full Version : Gigabyte K8N Pro: modificações ao Vcore e Vdimm

Lasac
16-03-2004, 01:14
Aki está uma breve explicação aos vmods da Gigabyte K8N Pro

Aki encontram-se assinalados os locais onde serão efectuados os mods:
http://www.pcdiga.net/lixo/attachments/k8np.jpg

Vcore mod:
http://www.pcdiga.net/lixo/attachments/k8npvcore.jpg

Basta ligar um pin do POT 100K ao pin10 dakele controlador (aka chip) e o outro pin do POT á massa (aka GND)

A massa pode ser Klker fio preto da fonte de alimentação, parafuso de apertar a board á caixa, a própria caixa.... klker um deles dá!).

Vdimm:
http://www.pcdiga.net/lixo/attachments/k8npvmem.jpg

Tal como mostra a figura, ligamos 1 pin do POT 1K á pinta vermelha e outro pin á massa (aka GND)

Uma vez mais, podem usar kuaisker dakeles locais usados anteriormente para a massa! :thumbsup:

Para ler a voltagem das memórias com o multímetro, basta encostar a ponta de prova preta á caixa e a ponta de prova vermelha nakele local assinalado a vermelho (pinta vermelha num pin do mosfet):
http://www.pcdiga.net/lixo/attachments/k8npvmemler.jpg

E por último o mod mais PERIGOSO e k deu mais "gozo" fazer :D

Este mod serve para kebrar a protecção k a board tem, em k o maximo de vdimm k conseguimos é cerca de 0.4v a menos doke o vio!

Por exemplo, se o vio tiver 3.3v, mesmo com o vdimm mod, não conseguimos mais de 2.9v +/- porque a board tem esta protecção.

A maioria dos CPU's têm morrido após este mod, portanto tenham cuidado pk a percentagem de inssucessos é bem superior aos sucessos, k estes são mesmo muito poucos.

Só o bowman já keimou 6 cpu's, portanto muita cautela!

http://www.pcdiga.net/lixo/attachments/mod.jpg

Basicamente basta fazer um "Shunt" nakeles dois diodos (ver imagem com ligações a vermelho), estes são a tal protecção k falei anteriormente!

Uma vez mais, tenham muito cuidado, e apenas façam este mod caso pretendam mesmo Extreme Overclocking, pk kualker fonte decente consegue ir até os 3.7v pelo menos, k já são suficientes para os 3.3v +/- e k começam já a ser abusivos para as memorias com chips "normais"

Não recomendo passarem dos 3.3v no vdimm, a não ser k tenham memórias com chips BH5, já k foram originalmente feitos para trabalhar a 3.3v! (os chips, não as memórias) :thumbsup:

Klker dúvida basta meter um post aki k eu respondo! ;)

Bons Vmods!:thumbsup:

Ratax
16-03-2004, 02:17
Que cuidados se devem ter em termos de mexer na configuração das voltagens na bios, com os mod's feitos?

E antes de os fazer? Convém configurar a bios para valores mais baixos, ou os normais de funcionamento regular?

Já agora, o vcore é apenas para estabilizar ou dá também para aumentar a voltagem? Qual o ponto de partida para regular o pot de 100K e como fazer a medição com o multimetro?

Lasac
16-03-2004, 11:17
Vmem em auto e vcore tb em auto :thumbsup:

ojdr2001
16-03-2004, 11:41
Eu só uso o vdim em auto. O vcore uso qualquer valor na Bios. Quando quero puxar pelo bixo uso 1,7 na Bios e depois subo no pot.

O vcore é para subir a voltagem do cpu. Como ponto de partida regulas o pot ao max. (aprox 100K) e vais descendo com o consequente aumento do vcore.

Eu regulo com 1,7 na bios e vou até ao maximo para benchar que normalmente é 1,96/ 2,0 V. Logo tenho um diferencial de aprox. 0,3V.
Quando não bencho reduzo na bios de modo a que aplicando aquele diferencial fique por volta dos 1,7V. Tenho o mod sempre ligado.

Para medir o vcore usa o MBM ou o speedfan ou outro soft similar.

Lasac
16-03-2004, 11:55
Exacto, mas para a 1ª vez k fizerem o mod metam em auto, depois é k podem subir ;)

No vmem nao mexam, deixem sempre em auto e regulem pelo pot! :thumbsup:

MadOnion
16-03-2004, 14:20
Já agora na K8N Non Pro o vdimm divide-se em dois logo não é bem igual ao que está na figura...

vdimm+vbt mod...

lasac mete aí umas pics... para deixar a thread completa...

cumps mad

Lasac
16-03-2004, 17:47
Originally posted by MadOnion
Já agora na K8N Non Pro o vdimm divide-se em dois logo não é bem igual ao que está na figura...

vdimm+vbt mod...

lasac mete aí umas pics... para deixar a thread completa...

cumps mad

só vi o vmod no akiba, mas as fotos deixam muitas dúvidas...

Dudekrazy
21-08-2004, 09:59
Eu estou para receber uma K8ns-Pro e gostava de fazer o mod ao vdimm , agora gostava de saber se a unica forma e mesmo de ter ke soldar ? E que ja tive duas boards em ke fiz os mods e sempre deram por grabbers , muito mais facil e simples :D

MadOnion
21-08-2004, 11:25
Os mods nas duas boards são iguais, pelo que se fosse possivel fazer o mod atravez de grabbers, alguem já o teria descoberto.
Sendo assim a unica hipotese é a solda, mas o problema de de-soldar é de facil resolução.

Dudekrazy
21-08-2004, 12:14
E alguem sabe se o OCZ booster funciona ou se alguem ja testou, e que ja ouvi dizer que funciona e outros dizem ke nao funciona :(

MadOnion
21-08-2004, 12:30
No site da ocz não vem nada referenciado com a K8NS vem sim, mas para o modelo K8NNXP, para dissipares todas as duvidas, é melhor mandares um mail para a ocz.

cumps mad

P4rthen0n
21-08-2004, 13:47
Originally posted by dudekrazy
E alguem sabe se o OCZ booster funciona ou se alguem ja testou, e que ja ouvi dizer que funciona e outros dizem ke nao funciona :( Pelo k vi no Xtremesystems até agora não há probs relatados nestas boards e o booster funciona a 100%. Os valores k vi foram 3,4v e 3,6v se não me engano.

D3mon_Hunt3r
22-11-2004, 14:47
Eu queria era arranjar usn mods destes para a minha K8NS Ultra 939.

Beat_Slayer
22-11-2004, 19:30
O Vdimm acho que é igual, o Vcore não sei!