PDA

View Full Version : Help Me Please

DarkSoul
16-03-2004, 20:37
tenho gostado bastante dos sistemas home made aqui feitos pelo ppl, e ja k vou tirar um curso de Frio decidi fazer o meu so k.... preciso de ajuda

Já tenho Compressor, radiador tou a fazelo a mao com a ajuda de um amigo k e tecnico de frio, gaz r404a, tubagens.
o block para o cpu e tipo um water bolck ou e diferente (ainda sou memo noob nestas coisas, mas com calma vai la lol) se tiverem uns links bacanos agradecia :thumbsup:

por isso sff kem me puder ajudar agradecia :)

P4rthen0n
16-03-2004, 20:44
O waterblock eh igual. :)

Depois disso vem o isolamento e calibracao do chiller... :)

DarkSoul
16-03-2004, 20:52
ya ty P4rthen0n, calibração e isolamento nao a probs visto k esse amigo meu e tecnico de Frio, e claro vou primeiro experimentar num pc antigo k aqui tenho, se funcionar tudo a 100% vou o meter no pc novo k vou comprar
mas olha eu acho k falta aqui qualker coisa lol

MadOnion
17-03-2004, 09:11
Precisas de tubo de cobre em espiral... para fazer de evaporador para arrefecer a agua do sistema...
depois precisas
que tipo de radiador vais usar?? os radiadores para phase change são dif's que os de wc... pois têm que ter capacidade de condensar o gaz...
depois tens de arranjar manga flexivel... adicionar ao tubo capilar um dryer... etc...
entre outros...

procura artigos na net... existe muita informação espalhada sobre phase change... desde how-to a projectos realizados.. etc

cumps mad

DarkSoul
17-03-2004, 17:55
ty MadOnion, mas descobri um master guru de sistemas de refrigeração, ele olhou para o meu "project" e lembrou-se logo do sistema da Vaporchill k tinha visto na **** e disse k era bastante facil fazer visto k tem la quase as todas as peças, o unico prob e o compresor pork ele nao tinha la um de 12v so 3 de uns frigorificos industriais k sao bastante grandes, a outra peça e o block para o cpu visto k fiz um mas nao me inspira confiança lol. secalhar o melhor vai ser comprar 1 novo, o k acham do zalman http://www.pcdiga.com/Produto.asp?Familia=Cooling&Artigo=Zalman%20ZM-WB2
acham k serve ou e aconselhavel outro (o cpu e um p4), melhor ainda e k o sitema todo sem ser o "water" block nao me vai custar nada nem mao de obra calibragens etc, ate o gaz vai ser de borla :thumbsup: e esse Sr ta a pensar se ha de meter o gaz r404a ou r504a.

Espero k pa semana ja esteja pronto para postar umas pics e uns benchs :teeth:

MadOnion
17-03-2004, 18:35
para o gaz mete r404a ou r507... e um chiller demora tempo a calibrar e quando falo em tempo.. falo de dias ou semanas...

quanto ao bloco... homemade powa... de camara aberta...e com tubagem +/- grande...

quando ao compressor 220v é melhor pois consomem menos energia que os de 12v que necessitam de uma boa fonte a alimentação para conseguir que eles arranquei...

cumps mad

DarkSoul
17-03-2004, 21:14
ya o gaz k eu keria dizer era r507 e nao r504a (ainda so um noobzito nisto hehe) e vou dar uma ipotece ao block k fiz e sim e de camera aberta, depois tiro umas fotos para o ppl ver, e o Sr disse me k pa semna tava a bombar (calibragem) e eu acredito k sim, visto k ele nao ta a dar nenhum curso neste momento

|RickY|
18-03-2004, 14:18
penso que estão a baralhar as aguas, o que o darksoul tá a falar é de direct die, e não waterchiller, como tal, um waterblock pode servir para evaporador, mas alem de ter de ser soldado a prata oara aguentar pressões não é muito eficiente, ve umas pics de evaporadores e faz um vai ha parte de phase-chage do xtremesystem foruns

MadOnion
18-03-2004, 20:30
ah bom!... eu tava a seguir o seguimento da conversa e comecei a falar de waterchiller...

sendo direct die... já não tens um evaporador em espiral como disse em cima a arrefecer a agua... mas tens um bloco que vai directo ao cpu... com uma entrada(capilar e retorno)... para se dar todo o processo de mudanças de fases...

btw... se procurares no www.xtremesystems.org/forums... tens lá muitas pessoas que fizerem evaporador... incluindo um que se chama baker... que fabrica/vende para todo o mundo ?!...
e são de grande qualidade...
por agora não tenho mais nada a dizer
cumps mad

DarkSoul
21-03-2004, 12:33
ya ty ppl andei a vascolhar pelo forum e por outros e encontrei um projecto exelente, vou postar umas pics da evolução dele e de novo muito obrigado :thumbsup:

eLias
21-03-2004, 12:50
mostra mostra que eu tb sou capaz de ter a possibilidade de fazer 1 :D os unicos contras e que acho isso pouco pratico e sera que depois de bem montado n da problemas ?! tipo pode ficar 24/7 ligado que n se passa nada em principio ?

MadOnion
21-03-2004, 12:57
pode ficar 24/7 sim senhora... se tudo estiver bem isolado... sem fugas... ou algo que provoque condensação... quem possui prometeias... usa-as como cooling do dia-a-dia...

cumps mad

DarkSoul
21-03-2004, 13:17
yup o isolamento e k e aconselhavel ser 99.9% perfeito (nada e perfeito :pensar: ) pork como o MadOnion disse o perigo de condesação e um risco mortal para o pc, o evaporador (ainda tou a fazer um visto k o outro k fiz era dificil de isolar) pelo k li e o ponto mais critico onde pode acontecer fugas mas nao a nada k experimentar uns dias num pc antigo para ver se ta tudo a bombar

se tudo correr bem tambem eide fazer um walktroughtzito :thumbsup:

DarkSoul
24-03-2004, 19:31
:cry: falta me um compresor de 12v (eu sei k o de 220v e melhor, e ate os arranjo aos biqueiros mas e muito grande :confused: )
vou amanha a lisboa ver preços para ver senao sao muito caros pork o resto ja tenho tudo :teeth: senao la vou ter k ter um de 220v :cry:

MadOnion
24-03-2004, 22:59
compressor de 12v vais ter que arranjar uma boa fonte para o alimentar... e os compressores de 220v não são assim tão grandes como tudo dizes...

DarkSoul
25-03-2004, 00:36
os k tenho la tenho sao..... e segundo la o tecnico de frio conforme a configuração feita e preciso um de 12v... por isso tenho k esperar por amanha :cry:

|RickY|
31-03-2004, 22:38
um compressor de 12v? a vapochill é uma ***** por ter um de 12v no outro dia tive a modar uma para r404a e... fdz mal se punha um pouco mais de gaz a fonte na tinha power para a arrankar... ou seja não deu para calibrar em função da temp mas sim da fonte :back:

ainda não percebi uma coisa, vai fazer direct die ou waterchiller?