PDA

View Full Version : Instalar sapo adsl

Luka
14-09-2005, 01:52
Decidi hoje embirrar com a sapo ADSL. Isto acontecia no meu pc, mas agora que vim instalar no do meu tio (em minha casa, porque o meu pc deu o berro) acontece a mesma coisa.

Ligo o modem Octal A360 USB ao pc. Saco os drivers mais recentes e instalo tudo direitinho (carrego duas vezes no setup e ele faz o resto).
Reinicio o pc como me pedem e quando ligo tento ligar à net. Coloco os meus dados e não liga. Vou ao gestor de dispositivos e não esta a reconhecer aquilo que o windows chama de Placa de Rede - Modem ADSL USB POTS (RFC1483 Mode)

Eu acho esta porra muito estranha porque um modem adsl USB não se liga por placa de rede e eu só tenho uma no pc que está devidamente instalada e identificada.

Actualizo o controlador da suposta placa de rede que não existe (pelo menos fisicamente) e fico com uma ligação de banda larga e uma ligação de alta velocidade chamada ligação de area local 2 nas ligações de rede, para além da ligação de area local da placa de rede.

http://clientes.netvisao.pt/enunooli/rede.JPG

Apesar de achar isto esquisito devido à minha enorme ignorancia a nivel de redes lá prossigo e vou ligar a net. A ligação é feita correctamente com uma pequena curiosidade e uma outra coisa que me deixa novamente confuso.

Como podem ver nesta imagem a ligação SAPO ADSL.pt está ligada a uma velocidade de 10 mbps o que acontece nas vulgares redes caseiras. Fica ainda uma outra ligação, esta originada pela ligação de area local 2 criada por alma do diabo a procurar por ip, e depois de muito procurar lá acaba por se cansar e dizer que a ligação é limitada/inexistente. Fico com duas ligações de rede no systray, uma correcta com um aviso errado e uma que nem devia lá estar.
http://clientes.netvisao.pt/enunooli/rede2.JPG

Se desactivar a ligação de area local 2 a internet vai abaixo.

Agora fica eu pergunto:
- É normal isto acontecer? Duvido que seja normal um modem USB criar uma placa de rede inexistente que ainda por cima se torna uma ligação limitada/inexistente e mesmo assim tudo funcione correctamente.
- Não é normal isto acontecer? O que fiz de errado?

Obrigado a quem conseguiu ler isto até ao fim e obrigado desde já pelas respostas que me possam a dar, em especial ao joselord que me esteve a dar umas dicas pelo msn, mas até agora também nao conseguiu explicar o sucedido :confused:
Hoje o dia informático não está a correr bem :arrrg:

NPinho
14-09-2005, 04:24
...Duvido que seja normal um modem USB criar uma placa de rede ...
esta parte é normal... é USB mas é um aparelho de rede, ja instalei em varios PC modems USB e isso é normal, agora o resto :S

Luka
14-09-2005, 04:26
esta parte é normal... é USB mas é um aparelho de rede, ja instalei em varios PC modems USB e isso é normal, agora o resto :S

Olha que até agora com quem falei dizem que não é normal.. :confused:
É que eu fiquei com duas ligações, uma de banda larga e uma de alta velocidade, uma delas liga, a outra não, fica limitada/inexistente, mas se desligar uma delas a outra também desliga.

Dropix
14-09-2005, 11:04
em vez de instalares os drivers + recentes que sacaste, tenta la instalar somente os drivers que vêm com o modem.

tive um colega que tinha tudo OK e depois de instalar os drivers mais novos, dexou de poder ir a net e dava muitos conflitos.

nao custa tentar :thumbsup:

Luka
14-09-2005, 17:14
em vez de instalares os drivers + recentes que sacaste, tenta la instalar somente os drivers que vêm com o modem.

tive um colega que tinha tudo OK e depois de instalar os drivers mais novos, dexou de poder ir a net e dava muitos conflitos.

nao custa tentar :thumbsup:

Isso era como eu tinha antes, tentei os mais recentes para ver se mudava alguma coisa.
Eu não tenho problemas nenhuns com a net, funciona perfeiramente, mas acho uma situação estupida e queria perceber porque é que isto acontece.

_SirO_
14-09-2005, 20:48
O que se passa é que o modem usb é visto como uma placa de rede virtual, afinal a net não é mais que uma rede, é uma espécie de emulação, isso é perfeitamente normal, os 10Mbits são a largura de banda máxima da tua ligação à net ADSL 1, se fosse ADSL2/2+ já seria 25Mbits. A ligação local 2 está directamente ligada ao modem, logo se a desligares a net .... boa noite :D

Luka
14-09-2005, 22:44
O que se passa é que o modem usb é visto como uma placa de rede virtual, afinal a net não é mais que uma rede, é uma espécie de emulação, isso é perfeitamente normal, os 10Mbits são a largura de banda máxima da tua ligação à net ADSL 1, se fosse ADSL2/2+ já seria 25Mbits. A ligação local 2 está directamente ligada ao modem, logo se a desligares a net .... boa noite :D

Obrigado, era isto tudo que eu queria saber. :)
Só achei estranho porque o madonion e o joselord tinham-me dito que também não percebiam porque é que estava ali aquela ligação.
Sendo assim continuo a não perceber porque é que a ligação está limitada/inexistente. :confused:

redrum
15-09-2005, 00:20
a mim acontece-me exactamente a mesma coisa, ker mude de pc de windows, sei lá... isto aparece sempre lá também :D

joselord
15-09-2005, 00:30
Cocordo com o que o _SirO_ disse mas nã em tudo, a ligação por USB não é vista como uma placa de rede mas sim com uma ligação USB normal!
Normalmente só aparece a velocidade máxima teorica em placas de rede logo os 10Mbits na ligação Sapo não me parece tão normal...mas como não conheço todos os Modem`s............
Mesmo assim ou são alguns modem`s malucos ou não sei...logo quando criam 2 ligaçôes sendo uma local???

NPinho
15-09-2005, 01:15
Cocordo com o que o _SirO_ disse mas nã em tudo, a ligação por USB não é vista como uma placa de rede mas sim com uma ligação USB normal!
Normalmente só aparece a velocidade máxima teorica em placas de rede logo os 10Mbits na ligação Sapo não me parece tão normal...mas como não conheço todos os Modem`s............
Mesmo assim ou são alguns modem`s malucos ou não sei...logo quando criam 2 ligaçôes sendo uma local???

nestas ferias ja configurei 4 redes e todas elas, o modem ligado por USB é detectado como placa de rede.... afinal de contas um modem é um aparelho de rede!!

joselord
15-09-2005, 01:25
O modem é um dispositivo de rede claro, mas para o Windows não passa de um dispositivo USB.

grandenaboverde
15-09-2005, 10:03
e os "10MB" aparecem sempre com o octal360, aqui pelo menos nunca apareceu a velocidade certa. por outro lado, com outros modems como o icedata500 (instalei ontem 2) aparece a velocidade certa (2MB/4MB/8MB). o octal já é velhinho, o meu já tem um ano e tal e está sempre a gritar "substitui-me por um modem ethernet", tenho de lhe fazer a vontade mais tarde ou mais cedo.. :P

MadOnion
15-09-2005, 12:09
nestas ferias ja configurei 4 redes e todas elas, o modem ligado por USB é detectado como placa de rede.... afinal de contas um modem é um aparelho de rede!!

Confirmo isto, o meu motorola SB4200 de ligação à netcabo, também é reconhecido assim, que estão no grupo de Lan or High speed Internet juntamente com outro icon de "Rede Caseira" que á minha rede cá de casa via crossover :)

joselord
15-09-2005, 18:52
Não confundam ligações USB com RJ45, e sim estas ultimas são reconhecidas como uma Lan ou HSI.
No caso USB é apenas um dispositivo USB nada mais, basta ver no Device manager!

MadOnion
15-09-2005, 19:15
O modem é um dispositivo de rede claro, mas para o Windows não passa de um dispositivo USB.
Ok, isto isto confirma-se.
Aqui não passa de um dispositivo USB, mas é visto como "de rede"