View Full Version : Refrigeração a Agua(Ajuda)
PeDroKaS
18-03-2004, 22:41
Boas pessoal, sou novo entre vós mas tenho lido os posts nos foruns e tenho aprendido muito...Bem vamos ao assunto em si..
Tenho um Pc com o sistema de refrigeração a ar no kal tenho como cooller de processador o thermaltake volcano 12.. mas faz muito barulho .. tenho uma board da msi KT6 Delta.. gostava de saber se com esta board posso aplicar a refrigeração a agua?!...
Já agora... a refrigeração a agua nao faz muito barulho... depende da marca da peça... certo.. espero que me ajudem e que me deem ideias.. Bigado
Fikem Bem!!
Podes meter water cooling em qualquer board e qualquer CPU.
Ando por ai uns guias de WC muito geitosos.
O entendido na matéria aqui é o marsupillami, entre outros users que também percebem de WC.
Aqui o mais importante é o Radiador e é onde deves gastar mais dinheiro.
Depois bem o bloco. Swiftech é uma boa opção mas eu nao te sei dizer os modelos.
Tens aqui uma lista com mais de 40 blocos comparados
http://www.pcdiga.net/showthread.php?s=&threadid=504
Btw, bemvindo ao forum :thumbsup:
PeDroKaS
18-03-2004, 22:54
Luka agradeço teres respondido.. pah a refrigeração que tenho nao é ma de td mas faz muito baralho.. e nao tiro mt rendimento disso por isso decidi investir num WC.. agr o problema é que se faz o msm barulho do que o cooller que tenho ...
marsupillami
18-03-2004, 23:03
Pelo que vejo é mesmo o barulho que te incomoda. Terás duas fontes de possível barulho: A bomba de agua, e a(s) ventoinha(s) do radiador. Existem formas de contronar estes problemas, que são:
1º Comprar uma boa bomba, por exemplo da Eheim, e de baixa potência (eu uso uma AquaStream, da Aquacomputer, de apenas 300L/h).
2º Comprar um radiador com uma area bastante boa (por ex, aqueles de 120 x 360). Isto tornará dispensável ventoinhas ruidosas.
3º Comprar uma ou duas ventoinhas Noiseblocker ou papst, das menos potentes existentes. Para diminuir o barulho, colocá-las a 5V.
Acredita, com um sistema assim, n ouvirás barulho algum. Eu fiz isto, pois uso o com****dor para trabalhar (e deixo tb ligado á noite), pelo que necessito de uma solução extremamente silenciosa.
PeDroKaS
18-03-2004, 23:07
Yah .. tens razão.. eu preciso de diminuir o Barulho e aumentar a perfomance.. mas para que preço é que fica um sistema que WC Bom e um +/- "Bom" :) ?
Eu tenho uma caixa Matrix e já tenho de "inventar" para por o Sistema de Wc dentro da caixa.. o que ma aconselhas Marsupillami?
Um abraço e Obrigado!
marsupillami
18-03-2004, 23:24
É assim, regra geral, praticamente todos os kits de wc ofercem uma performance acima de qualquer cooler a ar. No entanto, a grande vantagem é mesmo o silencio. Pelo que entendi, queres manter ou melhorar a performance relativamente ao cooler que tinhas antes, e diminuir o ruído, certo?
Um kit já bastante bom (apenas para CPU) ficará por volta dos 200€. Claro que tb depende um pouco do waterblock do cpu, já que existem alguns que vão desde os 40€ até os 80€.
PeDroKaS
19-03-2004, 00:50
Ei pah 200€ só por a refrigeração ao processador? totil de caro n axas?
Mas se valer a pena eu compro n haja duvidas... pah mas se puderes recomenda-me marcas que é para começar a ver preços e essas coisas....sff
Bigadao
Nao arranjas por muito menos... se vires bem.
- um bloco razoavel 50~60 euros
- um radiador bom 90 euros no minimo
- bomba 15~20 euros ?
- reservatorio podes comprar ou fazer um.
- pequenas coisas aqui e ali e o resultado é cerca de 180 euros no minimo (digo eu que nao percebo muito disto)
PeDroKaS
19-03-2004, 01:05
pah nao percebes , isso é o que dizes .. :) mas olha ..se eu puder fazer o reservatorio .. posso tentar .. pk nao ?!.. vou pesquisar uns documentos que "expliquem" como fazer e depois tento.. nao tenho nada a perder.. Luka tu usas WC?
Um abraço
marsupillami
19-03-2004, 09:43
Ok, para uma bomba boa, tens a Eheim 1048, que custa cerca de 40€. A Aquastream n passa de uma 1046 mas toda artilhada com tecnologias para te indicar, por ex, quando a bomba falha. Esta já custa cerca de 80€. Existem bombas a 20€, como o luka mencionou, como por ex a Hydor L20, mas se o que queres é silêncio, poderá não ser a ideal (eu tive uma e n gostei).
O waterblock, tens por ex o Alphacool que já vai para uns 40€.
O radiador é o mais importante. Poderás adquirir um Airplex Evo 360 por cerca de 80€. Um Airplex Evo 360 apenas precisa de uma ventoinha NoiseBlocker SX2 (as de 120mm) a 5V, para manter uma excelente performance, que custa 15€, axo.
O reservatório "é a escolha do freguês". Com 20€ podes comprar um, Existem até 50€, e têm um fim puramente estético. No entanto, são necessários para ajudar ao enchimento de um sistema de watercooling. Se quiseres poupar nesta parte, poderás usar um tupperware, e submergir a bomba, por ex.
175€ sem reservatório, 195€ com, isto preços estimados.
Existem inclusive kits de watercooling, por volta deste preço, já com bloco de VGA. è uma questão de veres bem isso.
Originally posted by PeDroKaS
pah nao percebes , isso é o que dizes .. :) mas olha ..se eu puder fazer o reservatorio .. posso tentar .. pk nao ?!.. vou pesquisar uns documentos que "expliquem" como fazer e depois tento.. nao tenho nada a perder.. Luka tu usas WC?
Um abraço
Hum... fazer um reservatorio nao é dificil, arranjas um tuppeware e metes la uma bomba submersivel :cool:
Não, não uso WC porque tenho prioridades no que diz aspecto ao updata da minha máquina. Vou em breve comprar um 2.4 prescott e penso daqui a pouco tempo mudar de gráfica ja que de resto nem estou mal servido.
WC só quando tiver feito o update e tiver uns trocados para gastar, ou seja, daqui a muito tempo :thumbsup:
Btw... aconselho-te a dar uma vista de olhos nestes dois artigos feitos pelo marsupillami que estao fantasticos.
Parte 1 (http://www.oc-zone.com/modules.php?name=Articles&rop=conteudo&id=28)
Parte 2 (http://www.oc-zone.com/modules.php?name=Articles&rop=conteudo&id=48)
|-joker-|
19-03-2004, 13:29
Pois man estes artigos estão muito fixes e quando andava a ver um wc para mim também li isso tudo , mas depois começei a entusiasmar me e talvez compre logo uma prommy se o mau chefe for na conversa .
Mas man com wc já vais muito bem servido , estive a ver fotos de sistemas e consegues um bom oc com akilo .
Força nisso diz como vai andando o teu projecto .
[[]]
marsupillami
19-03-2004, 14:09
A grande diferença da prometeia para o watercooling (excluindo a da capacidade de refrigeração), é o barulho. Tu num sistema de watercooling, podes reduzir o barulho a valores que não podes sequer ouvir, enquanto que uma prometeia sempre faz o seu barulho (nada de exagerado, mas faz).
Para o que o Pedrokas procura, n existe melhor solução.
|-joker-|
19-03-2004, 19:55
Sim nao duvido até concordo perfeitamente contigo marsu mas meteram me o bichinho do oc e agora aturem me .
Estou mm entusiasmado com akilo.
E como tenho a sorte de ter um pc fixe para brincar tá tudo bem .
Mas man Wc rocks em silencio .
em silencio ... beleza ... e n so penso que ate o mais rasco do sistema wc "refresca" mais o cpu/chip7/grafica que 1 cooler a ar.
PeDroKaS
19-03-2004, 20:26
Boas ppl.. Dsclp nao responder mais cedo mas xeguei msm agora da Empresa do meu cota :) ! pah agradeco as opinioes e sinceramente é o que eu vou fazer.. sem duvida...
Mais uma duvida que tenho ... á que temperaturas pode chegar o processador a usar o WC ?
marsupillami
19-03-2004, 20:28
As temperaturas variam de sistema para sistema, mas diria que em média prai mais 10ºC que a temperatura ambiente. (atenção que uma compração entre os sensores na board não é real).
PeDroKaS
19-03-2004, 20:29
ah... o pai uns 20º é isso?
marsupillami
19-03-2004, 21:54
Qdo disse ambiente queria dizer agua, enganei-me. A agua costuma estar ligeiramente aquecida, conforme a quantidade de material que tiveres arrefecido pelo kit. Eu neste momento estou com 30ºC, apenas com uma ventoinha a 5V da NoiseBlocker, quando com Aircooling (Zalman) andava pelos 45ºC-47ºC.
PeDroKaS
19-03-2004, 22:25
fogo .. anda por 45-47º .. msm com o WC permite essas temperaturas..? man eu com o "canhao" as 5300Rpm nao ultrapasso os 36º.. mas é que faz mt barulho...
Pensava que o WC permitia um arrefecimento msm brutal.. tipo .. 10º/20º..
marsupillami
19-03-2004, 22:28
Essa temperatura (45/47) era com um cooler a Ar, o Zalman. Com watercooling, passou a cerca de 30ºC. Numa Asus és bem capaz de conseguir esses 10ºC :D Depende de board para board, como disse no post acima.
A grande diferença que notas no watercooling, é quando começas a ser exigente com ele. Deposita uma alta quantidade de calor num sistema de watercooling (por ex, sistemas em overclocking com vcores altos), e compara com o aircooling. Notas logo uma diferença brutal. Isto sem falar do silencio, que é simplesmente fantastico.
PeDroKaS
19-03-2004, 22:31
Poix... pah eu fix um Overclock mas nao é significativo.. mas já noto as temperaturas a subir brutalmente.. mas é como te digo eu tenho uma MSI Kt6 Delta.. k dizes? axas que csg tirar as temperaturas?
marsupillami
19-03-2004, 22:34
Isso varia de board para board. Uma coisa é certa. Com um sistema de watercooling tens temperaturas melhores. Comparar um sistema com outro, n se pode fazer, pq as motherboards são imprecisas nas leituras. As Asus leem temperaturas muito baixas, as Abit muito altas, as MSI n sei, ja n tenho MSI à bastante tempo :(
PeDroKaS
19-03-2004, 22:37
loool mas sinceramente nao me esta agradar muito esta Board .. nao me deixa fazer muito Overclock.. fdx nem te passas com os problemas que já tive.. ex: um Amd 2600+ poes a dar kt? fazendo um overclock claro !!
marsupillami
19-03-2004, 22:40
Sinceramente, n sei, só tive um Barton 2500+, que esta a 2300Mhz num sistema mais pó OEM, com voltagem default. Esse deverá dar por volta dos 2200-2300, depende de varios factores.
PeDroKaS
19-03-2004, 22:42
yah .. depois se nao te importas expliacas-me melhor essa cena dos overcloks.... olha o meu contacto de msn é mbasex@hotmail.com ,se kiseres podes adicionar n boa e falamos melhor ..
Um abraço!