PDA

View Full Version : Falatório acerca de Fluxos

Ze-dos-Trukes
20-09-2005, 02:48
Já muito se falou ácerca de fluxo num sistema de WC...
Quanto mais melhor?.. que bomba escolher? qual o melhor Fluxo? restrição?
Enfim.. um monte de questões nem sempre respondidas.. ha sempre por aí alguma confusão...
Por isso decidi criar esta thread.. com o intuito de falarmos sobre fluxo, transferencias térmicas etc...
Tentem manter isto mais ou menos on-topic pois o assunto é vasto ;)

Vou deixar aqui duas pics k fiz enquanto estava na LPGA4 sem net...
Entreti-me a fazer dois esboços ácerca da ideia que tenho de cmo são as transferencias termicas nos rads e nos blocos, e onde entra o fluxo em tudo isso ;) (os valores e os gráficos foram idealizados completamente ao meu critério, n são baseados em dados cientificos, matemáticos ou outros :rolleyes: )
Vejam e opinem...
Concordam? n concordam?..

Este é o desenho que idealizei para baixo fluxo.
http://www.jcbit.com/images/baixo_fluxo.jpg
Tentei representar aqui mais ou menos dois componentes típicos, o Cuplex Pro, Airplex EVO.
Com o aumento do fluxo no sistema o cuplex aumenta a sua performance, mais água chega ao bloco mais potencia ele dissipa, obviamente até um determinado ponto. A sua arquitectura para baixos fluxos tornam-no bastante restritivo, mas ao mesmo tempo n necessita de muitos lts/hora para atingir o seu pico de performance, k é, cmo todos sabemos uma performance boa..
Para o RAD considerei k com o aumento do fluxo a transferência térmica entre a água e o ar diminui consideravelmente, até pk a arquitectura do EVO é específica para baixo fluxo, e qt mais rápido passar a água pelo tubo em S menos calor é dissipado..
Chegamos assim a uma curva que é a média dos desempenhos do RAD/WB (a vermelho)
Essa sim será a curva de desempenho do sistema...
E chegamos tb á justificativa de pk é que se diz k a quantidade de fluxo nao importa, é que se formos a ver, mais ou menos apartir dos 120lts/hora, mesmo k se aumente o fluxo, os ganhos são irrelevantes, para este tipo de componentes ;)
Uma Aquastream chega bem, ainda por cima qd até se pode aumentar a sua performance..

Para componentes de alto fluxo:
http://www.jcbit.com/images/alto_fluxo.jpg
Neste caso, o Bloco continua a melhorar a sua performance mesmo para valores de fluxo bastante altos. O fabricante refere que apartir de 273lts/hora (1GPM) é k o bloco começa a mostrar o seu "brilho" em relação á concorrencia, e que a sua performance continua a aumentar ate mesmo se levar-mos o fluxo a 600lts/hora (2.2GPM) :what:
Isto leva-nos a aumentar ao maximo o diametro dos tubos, para aproveitar ao maximo a potencia fornecida pela fonte e assim aumentar o fluxo o mais que for possivel para que a performance do bloco seja imbatível..
Para não se perder significativamente fluxo no RAD, o rad que escolhi neste caso foi um BI, devido ás provas dadas ate´mesmo em alto fluxo, devido á sua arquitectura em grelha de canais duais, e tambem porque é um radiador com restrição mínima e assim a curva verde n desce tanto com o aumento de fluxo como seria de esperar num rad de estrutura em S.
Há quem diga que estes sistemas de alto fluxo são os que conseguem obter a melhor performance possível em sistemas de WC.

ZOZIU
20-09-2005, 17:44
O zé qualquer dia manda-me á fava :D :D :D

Ele até talvez não...mas o Patuga tem levado a lata de mim até ás orelhas :D :D :D

Nunca mais me calo com o MORA2 :D ...é que dava mm jeito...ficava mais arrumadinho que os BIX ;) ;)

Portanto se o MORA2 é de estrutura em "s" não se torna restritivo , certo???

para alto fluxo a estrutura em "s" perde performance pk o fluxo de agua passa mais rapido pelo RAD...
mas como o MORA2 tem uma superficie grande...
a minha pergunta continua a ser...
perco assim tanto desempenho em relação aos BIX????
ou será que a diferença entre eles é tipo de 1º ou 2º ???:teeth:

Ze-dos-Trukes
20-09-2005, 19:30
Estrutura em S é mais restritiva, o mora é mais restritivo do que o BI.....
Será k e perda de fluxo no rad compensa a sua enorme capacidade de dissipação?
Boa pergunta... depende em parte do bloco k tens... mas na minha opinião só compensa se quizeres um sistema completamente em passivo..

ZOZIU
20-09-2005, 21:02
Desde já obrigado pela paciencia que vocês têm ainda
em me responderem a esta minha eterna duvida do MORA2 :thumbsup:

O meu sis. ( comprado na COLDZERO :thumbsup: ) tem uma LAING
o que em principio devia ter fluxo pró MORA e muito mais, verdade??? :atento:

O bloco é um Storm que quanto mais fluxo melhor...
eu tenho com tubo 11/8 ,
portanto não é o tal alto fluxo que ele gosta com aqueles conectores bué largos que traz,
é tipo...MEDIO FLUXO :D ...e já assim se porta como um SENHOR :D ...
...Por isso é que se calhar o MORA2 não vem trazer aqui nenhuma perda de performance ao sis...

Gostava de ouvir então as vossas opiniões :atento: :atento: :atento:

Ze-dos-Trukes
20-09-2005, 21:10
Não podia estar mais de acordo ;)
Não vais fazer brilhar a potencialidade do Storm, mas já mesmo assim ele se vai comportar á altura ;)
E acima de tudo vais ter um sitema super silencioso com esse rad :)

Face
20-09-2005, 23:38
Ó Zé, já não tenho paxorra para discutir fluxos e tu sabes a minha ideia sobre este tema.

Eu penso que o problema de existir tanta diversidade de opiniões sobre fluxos é que cada user tem um sistema que não é igual ao do vizinho... E quando digo sistema, incorporo: blocos, bombas, radiadores, depósitos, montagens interiores e/ou exteriores, temps ambientes, hardware, caixa, OC's, etc., etc..

É muito difícil o MEU sistema ser absolutamente igual ao teu e podermos comparar as temps que obtens, com as minhas, mesmo que utilizássemos blocos iguais...

O que eu agora queria testar era o novo Cuplex XT para S478. Quando é que esperas ter esse bicho?

ZOZIU
21-09-2005, 00:03
Ó Zé, já não tenho paxorra para discutir fluxos e tu sabes a minha ideia sobre este tema.

Eu penso que o problema de existir tanta diversidade de opiniões sobre fluxos é que cada user tem um sistema que não é igual ao do vizinho... E quando digo sistema, incorporo: blocos, bombas, radiadores, depósitos, montagens interiores e/ou exteriores, temps ambientes, hardware, caixa, OC's, etc., etc..

É muito difícil o MEU sistema ser absolutamente igual ao teu e podermos comparar as temps que obtens, com as minhas, mesmo que utilizássemos blocos iguais...

O que eu agora queria testar era o novo Cuplex XT para S478. Quando é que esperas ter esse bicho?

:D :D :D :D :D :D ISTO É QUE SE CHAMA CORTAR O FLUXO...DA CONVERSA!!! :D :D :D :D :D :D :D

ps: se quiseres modera este post ...foi só uma laracha

Ze-dos-Trukes
21-09-2005, 01:49

Bem.. agora k andas por aqui pelo forum vou-me fartar de gastar a palavra "concordo" :D

Tambem ainda n tive hipotese de fazer um teste entre o cuplex xt e o cuplex pro ou outros..
Ja vendemos os de socket 775/478 que tinhamos da 1a encomenda, mas mais uma está a chegar para a proxima semana ;)
Queres q mande um para baixo para testares as diferenças? :P

Face
21-09-2005, 10:33
Bem.. agora k andas por aqui pelo forum vou-me fartar de gastar a palavra "concordo" :D

Tambem ainda n tive hipotese de fazer um teste entre o cuplex xt e o cuplex pro ou outros..
Ja vendemos os de socket 775/478 que tinhamos da 1a encomenda, mas mais uma está a chegar para a proxima semana ;)
Queres q mande um para baixo para testares as diferenças? :P

Isso iria obrigar-me a desmontar o sistema, que neste momento não estou muito virado para aí pois tenho coisas mais importantes que fazer.

Mas como disse noutro post, lá mais para diante, quando fizer a revisão de Inverno, são duas coisas (entre outras) que vou precisar: é a nova versão da Aquastream e esse XT S478.

Patuga
01-10-2005, 22:49
Não faz mal ppl...
Se houver alguma flame war... corta-se um tubo de agua e isto acalma logo...