View Full Version : Solução wireless para a casa toda
Boas :)
Preciso da opinião dos prós em wireless aqui do fórum. Preciso de meter wireless lá em casa, que dê na casa toda.
Estava a pensar em colocar APs pelas varias divisões, tudo wireless.
Como não estou muito dentro do assunto gostava que me recomendassem algumas coisas e me desses indicações :)
joselord
10-01-2006, 19:57
Bem para já precisas de um Router Wireless de Repeater em caso de haver paredes ou sinal fraco e as placas Pci ou adaptadores USB para os desktop.
Podes dar por aqui uma vista de olhos que vais tirando muitas duvidas, vai ao forum.
http://wireless.com.pt
Luka para tua casa toda? se sim, cheirame que vais ter que gastar umas boas coroas!
Epa, casa toda e como quem diz.. Quero meter na biblioteca, salão, meu quarto e quarto da minha irmã.
Tendo um router na biblioteca dá à vontade para a sala.
joselord
10-01-2006, 22:08
Fazes uma boa antena manual e já dá para a casa quase toda :)
Hum.. Eu preferia organizar a rede com APs.. As paredes da casa são grossas e não queria ter nenhuma parabolica ligada ao router :x
Será que uma boa antena ia funcionar bem? É que não quero estar a arriscar para depois ter de mudar as coisas, gosto de fazer uma vez e fazer bem mesmo que isso implique gastar mais dinheiro.
Boas,
recentemente também fiz isso e as minhas questões eram identicas às tuas. No meu caso, tratou-se de uma moradia com dois andares...e fiquei impressionado com o facto de ter resolvido a questão com um simples router. A escolha recaiu sobre o D-link G604T já com modem ADSL e não precisei de mais nada pra ter internet por toda a casa e até no jardim....mas claro, cada caso é 1 caso.
Estou satisfeito
[[ ]]
silent storm
11-01-2006, 22:16
Sempre podes fazer como eu. Arranjei um router e uma placa PCMCIA de um colega e montei o router na garagem (cave do prédio) e com o portátil no 2º andar fui testando o sinal nas várias divisões e mudando o router de local até ter mais ou menos a mesma potencia de sinal em toda a casa. Podes fazer o mesmo começando com um router e ir vendo em que divisão precisas de AP´s. Se o intuito é ter 100% de sinal em qualquer lado sempre podes povoar a casa com AP´s.
A minha experiência foi feita com um router e placa PCMCIA da SMC mas já encomendei na pcdiga um da Linksys (WAG354G) já com modem ADSL incorporado. Se o sinal for fraco espeto-lhe uma antena.
Abraços
tenho um router Asus com uma antena de 6dBi...
no andar de cima só tenho rede quando estou perto!...
Como ja foi referido, cada caso é um caso, ou cada parede é uma parede :D
Que tal isto
http://www.asus.com/999/images/products/594/168usuage.jpg
http://www.asus.com/products4.aspx?l1=12&l2=60&l3=0&model=594&modelmenu=1
joselord
12-01-2006, 17:59
Eu com um SMC tenho rede na casa toda!! E mais tenho um amigo a 200m ou mais e ligo-me na boa à rede dele :D
O meu objectivo era mesmo tirar partido de 100% da rede (ou aproximadamente) em qualquer lugar da casa. Não quero nada que aconteça estar numa divisão da casa e o MSN estar sempre a desligar por ter sinal fraco ou grandes variações de sinal.
Agora a questão é, posso usar APs com qualquer router? Assim testava sem APs e mais tarde se fosse necessária comprava.
MJRL, isso que me mostraste é uma "super antena"? :P
Eu acho que não precisas de AP's, mas sim repetidores do AP, não sei bem se é este o termo técnico, que disto não fumo muito, mas vai ao site da D'Link que eles tem para lá tralha para tudo.
tenho um router da belkin e isto tem muito bom sinal... mesmo 2 divisorias depois ainda apanho boa rede ;)
la ta se a casa for aberta.. (ou seja sem placas a meio) nao teras dificuldade na rede ;)
joselord
13-01-2006, 16:46
Sim MJRL o que é preciso é só os repetidores!
Muitos routeres teêm tambem essa função.
Ai.. Alguém me pode resumir como isto funciona? É que estar a ler links em inglês quando não se sabe minimamente o que se está a tratar é confuso :x
Plim, fiz um potente desenho para verem qual é a minha ideia. Nem sei se isto é possivel mas penso que sim.
http://www.pcdiga.net/attachment.php?attachmentid=366&stc=1&d=1137193924
O router dava sinal forte até determinado sitio que tinha um repeter para dar sinal até mais longe. Digam-me se isto tem lógica e se dá para fazer, e se possivel como :P
Não sei se estou a usar o termo correcto, é repeter ou AP?
Ja agora, não assumam que o router está num canto da casa, fiz este desenho apenas para representar uma parte, imaginem que existem mais divisões para o lado esquerdo em que o esquema seria o mesmo.
joselord
13-01-2006, 23:31
Se as paredes não forem muito grossas só irás precisar de um bom router, quanto aos wireless repeater poderás não necessitar.
Sim, mas caso precise posso comprar mais tarde e adaptar, a partir de qualquer router?
Assim experimentava sem repeater wireless e se precisasse comprava :)
Já agora, recomenda aí um router potente ;)
fazia mais assim:
http://img444.imageshack.us/img444/1733/wirelessluka3hn.jpg
repeter depois tinhase de ver qual era o melhor lado...
Tu é que és um nabo do caraças e não sabes ler :P
Ja agora, não assumam que o router está num canto da casa, fiz este desenho apenas para representar uma parte, imaginem que existem mais divisões para o lado esquerdo em que o esquema seria o mesmo.
---
Já que tenho esta duvida dissipada aproveito para colocar outra dentro do assunto wireless, neste caso de emissores/receptores de controlo remoto.
Estive a ver uns e parece-me que são infra vermelhos. Não haverá aparelhos deste género mas BT (que eu suponho que suportem maior distância)? Dá para ter varios aparelhos a enviar sinal para apenas um, certo?
E então, ninguém me recomenda grande router? :p
Linksys é bem porreiro.... Divisao da Cisco :D
Não se se queres com modem incorporado,
WAG54G------> Router +Access point+ modem ADSL incorporado
WAP54G------> Só access point (penso que também funciona como repeater,não tenho a certeza)
WRT54G-D2----> Router +Access point
e comprar um router, um ou outro conforme ja tenhas ou nao modem (RJ45) e um AP a fazer de repeater se achares necessário....
Elvio Leao
16-02-2006, 23:48
Tenho um Dlink 604T e da-me para a casa toda, sotão e quintal todo.
Tem um excelente sinal.
existe uma tecnologia nova em wireless que tem 2.5x maior alcanse... não me lembro do nome...802.11g é a normal a 54mbps, a nova axo que é 802,11n ou nao :S
Eu tenho um WAG54G v2 e é 5 estrelas mas para o objectivo pretendido não recomendo. Mais vale por um router wired tipo smc ou d-link que há por aí baratinhos e pôr apenas UM AP da D-link. Já experimentei uns quanto e são impressionantes. Tanto em fiabilidade da ligação como em área coberta.:thumbsup:
Eu tenho numa vivenda de 2 andares um router wireless SMC 7904WBRA que me cobre todas as divisões da casa, o jardim e um anexo k há no jardim. E estas paredes tb são bem grossas. Tb já tive um D-Link DI-624+ e tb funcionou às mil maravilhas. Acho k se investires num bom router wireless não vais precisar de AP's, repetidores ou antenas extra. No entanto as condições variam mt de casa para casa e n faço ideia de como é a tua. Se já tiveres um router cablado então a solução do vedder tb é uma alternativa interessante.