PDA

View Full Version : Artigo sobre Phase Change Cooling

marsupillami
10-01-2004, 16:05
Aqui vai um Artigo que mostra tudo sobre o Phase Change Cooling, desde o básico até ao mais complexo. Vale a pena ver:

Link (http://www.oc-zone.com/modules.php?name=Articles&rop=conteudo&id=31)

Lasac
10-01-2004, 20:48
Muito bom o artigo!

Basicamente é igual ao k vou fazer!

As diferenças são no tubo capilar e na linha de sucção/tubo fléxivel (maiores para atingir temps mais baixas) ;)

E o freon tb vai ser mais potente! :)

Aprendi muita coisa com esse artigo kuando o Drak o fez! :)

Aliás já andava "meio inclinado" pa fazer um chiller desses, mas como não percebia nada disso, nunca me decidi a juntar uns trocos e montar um, mas apartir daí tenho vindo a pensar, até k me decidi a fazer um á 2 meses atrás!

Andei muito tempo atrás de cobre e solda de prata para fazer um, mas já chegou na sexta (ontem) :)

Assim k o meu primo tiver um vaga no trabalho já me faz o evap e mando carregar/calibrar o gás :)

A principio no final deste mês já deve tar pronto! :)

marsupillami
10-01-2004, 21:29
Se tiveres alguma duvida contacta-o, certamente ele ajudar-te-á. ;)

Lasac
10-01-2004, 22:08
Se tiveres alguma duvida contacta-o, certamente ele ajudar-te-á. ;)

Yep já fiz isso antes de ele publicar o artigo! ;)

Já tive oportunidade de tar com ele pessoalmente e é um tipo excelente!

Tipo, um gajo sabe k no k ele puder ajudar, podemos smp contar com ele! :)

marsupillami
10-01-2004, 23:15
Lasac, és daqui do Norte?

Lasac
10-01-2004, 23:27
moro abaixo do porto!

ele antes trabalhava a uns 30mins de bike de minha casa e dps fizemos um negócio em mão! ;)

Erbium
11-01-2004, 09:12
e mando carregar/calibrar o gás :)Por acaso gostava de saber quanto +/- é que isto pode custar! Sabes me dizer?

Luka
11-01-2004, 10:57
Acho que ouvi o lasac falar sobre 100? (20 contos)

Erbium
11-01-2004, 11:00
Pois também me parecia já ter visto qualquer coisa para esses valores! :-
Parece-me mesmo muito.

Lasac
11-01-2004, 15:54
isto pk o meu pai é amigo dele, senão levava 22cts só para o gás e + € por calibrar! ;)

R404a é muito caro e calibrar é muito complicado, pk se ocorre algum descuido podes dar cabo do compressor! (xegar freon likido ao compressor!)

::)

Erbium
11-01-2004, 16:00
Mas é por ser 404a ou qualquer gás anda por esse preço?

Lasac
11-01-2004, 19:09
conforme o gás!

se o boiling point for menor (atinge temps mais negativas) é mais caro!

podes optar por r12, mas são frakitos (usam-se nos frigorifikos mais antiguitos)

|RickY|
09-02-2004, 04:40
Originally posted by Lasac
conforme o gás!

se o boiling point for menor (atinge temps mais negativas) é mais caro!

podes optar por r12, mas são frakitos (usam-se nos frigorifikos mais antiguitos)

r12 vai ser complicado de arranjar, pois ja saiu do mercado felismente por fazer mal ah camada do ozono

quanto a esse100E preço de amigo, deixa-me dizer-te que uma garrava de r404a de 6kg custa 100E e que 100g da para encher mais que 1 sistema :P

mudar o gaz é so fazer vacuo e depois encher com o novo gaz... se o motor ainda não tiver a valvula de recarga é so soldar 1ro, deve custar 10centimos ou isso a valvula

ou seja: valvula: 10centimos
gaz 2 ou 3E no maximo

o resto é mão de obra que é o mais caro pois os tecnicos de frio teem de ganhar alguma coisa de kk forma, 100E preço de amigo axo um abuso :P e quer dizer que o gajo ta a ganhar tipo...95E de mão de obra... se demorar 1h a mudar o gaz quer dizer k é lento, e mesmo que fosse 1h de trabalho era bem paga demais axo ;)

por isso aperta com o gajo, pois tás a ser roubado

não me interpretes mal :thumbsup:

Lasac
09-02-2004, 11:28
Originally posted by |RickY|
r12 vai ser complicado de arranjar, pois ja saiu do mercado felismente por fazer mal ah camada do ozono

quanto a esse100E preço de amigo, deixa-me dizer-te que uma garrava de r404a de 6kg custa 100E e que 100g da para encher mais que 1 sistema :P

mudar o gaz é so fazer vacuo e depois encher com o novo gaz... se o motor ainda não tiver a valvula de recarga é so soldar 1ro, deve custar 10centimos ou isso a valvula

ou seja: valvula: 10centimos
gaz 2 ou 3E no maximo

o resto é mão de obra que é o mais caro pois os tecnicos de frio teem de ganhar alguma coisa de kk forma, 100E preço de amigo axo um abuso :P e quer dizer que o gajo ta a ganhar tipo...95E de mão de obra... se demorar 1h a mudar o gaz quer dizer k é lento, e mesmo que fosse 1h de trabalho era bem paga demais axo ;)

por isso aperta com o gajo, pois tás a ser roubado

não me interpretes mal :thumbsup:

yep

Tipo fui la perguntar sozinho e disse-lhe k o meu pai era colega dele e tal, entao ele disse-me esse preço minimo...

Ele já foi colega de escola do cota, ptt depois vou lá com o cota e aí a conversa já é outra! ;)

Mas vendo assim, o preço é mesmo exagerado! mas tb só existe akela loja de frio nesta zona, ptt sem concorrência eles aproveitam-se! :dream: