View Full Version : Como montar um Kit de Watercooling
marsupillami
10-01-2004, 16:15
Aqui vai um artigo feito por mim, onde mostro o quão simples é montar um kit de watercooling (só para os mais cépticos verem que com roscas como as Plug and Cool, montar um sistema de wc é apenas uma brincadeira de crianças).
Link - http://www.virtual-fusion.com/pagina.php?nome=Artigos&rop=artigo&id=3
http://www.virtual-fusion.com/ficheiros/Artigos/MontarWC/Final/Final4.jpg
Já tinha visto esse artigo na oc-zone, está muito completo e claro.
Parabens Marsu :cheers: :great: :cheers:
VoRtaN_MaDgE
10-01-2004, 19:07
Já tinha visto e revi...
Mt bom Marsu ;)
Keep the good work
Dima, tu que dizes que WC é perigoso segue este artigo.
So estragas o material se nao souberes ler ;)
So estragas o material se nao souberes ler
LOOOOOOOOOL ;D Vou compar Swiftech kit ;D ;D ;D
kt eh k exe custa???? 80€ (promo)??
cumps!
marsupillami
10-01-2004, 21:27
Thankx :)
Esses kits da Swiftech também já usam um sistema do género do Plug and Cool. Parece que está mesmo a ser aplicado nos sistemas de watercooling, para reduzir substancialmente o risco de fugas. No entanto, em sistemas que usem diametros de tubo largos (como Dangerden por ex) não é possível, pois o tubo dobraria :( Talvez sejaéssa a razão de ainda vermos muitos conectores daqueles que apertam com braçadeiras.
kt eh k exe custa???? 80€ (promo)??
cumps!
lol isso é mto barato, ainda por mais de uma empresa prestigiada como a swiftech! ;)
Já me eskecia:
Marsu, como sempre muito prestável!
Esse artigo está impecável. Parabéns! ;)
e eu k ja decidi comprar um WC... digam aki os melhores:
waterblocks CPU P4 e ATI R9500
Bomba
Radiador (nao mt gande mas potente a arrefecer)
reservatorio
axo k eh o mais importante :P
atençao k nao tenho mt guito.. ou melhor.. nenhum.. inda tenho de vender um bard memorias e processador
cumps!
marsupillami
11-01-2004, 23:46
Penso que de momento, o mais barato que existe é mesmo um kit constituido pelos blocos Alphacool. No entanto, os blocos da AquaCOmputer ficam ao mesmo nível aproximadamente, e são melhor construídos. Fazes as contas e vês quais são os que melhor servem para o teu bolso ;)
Quantoa bomba, as Eheim são superiores. Uma Aquastream é fantástica, mas já custa 75€. Tens as Hydor, que são um bom começo, por cerca de 20-25€. Outra vez, é um questãod e dinheiro, vês qual delas axas melhor .
Quanto a Radiador, aconselho-te o Airplex 240 da AquaComputer. Em relação preço qualidade não deves encontrar melhor.
Reservatório, de ínicio até podes arranjar qq coisa tipo um tupperware, isto qnto n arranjas o guito. Se perferires comprar um reservatório, qualquer um deles serve, v~e o que gostas mais, pois n influenciam em performance.
humm... deixo aki uma ideia do orçamento... cerca de 200 neros :P mais coisa menos coisa... mais descntos menos descontos :P
cumps!
o Dima dende o kit da swiftech + ou - por esses preços e acho que o melhor para quem se inicia, é mesmo um kit ;)
o Dima dende o kit da swiftech + ou - por esses preços e acho que o melhor para quem se inicia, é mesmo um kit ;)
,mas será k o radidador eh bom?? eh k o meu cpu em idle com air ta a 25º em fual a 40... as diferenças podem variar pco... e keru um radiiador potente...
sabes algum site com reviews do kit??
cumps!
marsupillami
12-01-2004, 17:49
Qual é o kit que está à venda na PCDIGA? E já cá está? (pessoalmente penso ser dificil o Dima conseguir estes blocos, já que pelo que falei com outras pessoas, tal é mesmo dificil). Mas se conseguir, melhor, embora ache que é mais caro que 200€. Tu queres um kit completo ou só CPU prajá?
a PCDIga axo k tem o swiftec...
eu se tiber/arrangar money compro/monto isto...
reservatorio->bomba->radiador pontente->wb cpu-> radiador menos potente ->wb gpu e volta ao reservatorio ;D
cumps!
Segundo o q o dima me falou uma vez, creio que ele tinha falado em 260€ +-(corrige dima se estiver enganado).
Acho que melhor será depósito->bomba->Cpu ->Radiador->Depósito
->Gpu->Chip7
Eu pouco entendo de wc, ainda estou verde (á só teoria), mas segundo o que dizem a água do depósito convem que esteja fria e não quente.
marsupillami
15-01-2004, 21:50
kdcmar, isso está errado, a ordem pela qual são colocados os diversos componentes não tem qualquer importãncia. O aumento da temperatura propaga-se pela agua em fracções de segundo, atingindo-se um equilibrio. Não tens agua fria à beira do radiador e agua quente à beira do processador ;)
Eu monto como ficar melhor na caixa :D
Marsu, entao ter Radiador -> CPU -> GPU e ter Radiador -> GPU -> CPU é practicamente a mesma coisa?
marsupillami
15-01-2004, 21:56
Exacto!
Resumindo, tenho a teoria toda trocada, lolol, thks Marsu ;)
XiMaBaRa, tens aqui um comparativo de kits que encontrei num forum onde o swiftec saíu http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.presence-pc.com%2Farticlev3.php%3Farticle%3D93&langpair=fr% 7Cen&hl=fr&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Faz copy paste do link todo ;-)
Está ai kk koisa mal nesse link ::)
tenta este http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.presence-pc.com%2Farticlev3.php%3Farticle%3D93&langpair=fr% 7Cen&hl=fr&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
;)
MadOnion
24-01-2004, 23:40
marsu boa review... tem para lá umas imagens k não resisti e fui-me xibar a mta gente...
btw subis-te de posto tb... :>
agora é fazer review's para a pcdiga BEM AO TEU ESTILO
CUMPS MAD
pois.. eu qq dia tb m aventuro nos WC's ... mas primeiro ha k vir os euros e ter uma caixota d jeito :)
mas tou a pensar agua no cpu e no gpu :D vamos a ver...
[]
CyberOps
27-01-2004, 22:15
se um sistema de wc tiver dois radiadores desce mto a temp??
em relação as bombas todas elas ligam-se automaticamente kuando se liga o comp ou é preciso um interruptor a parte??
marsupillami
27-01-2004, 22:52
Dois radiadores podem equivaler a um. Depende do tamanho dos radiadores, e da eficiência de cada. Os Black Ice Xtreme são conhecidos como os melhores (pessoalmente já tive um Black Ice Xtreme 2 e só posso dizer maravilhas).
Quanto á bomba, tens três hipóteses:
1º Teres a bomba sempre ligada à tomada.
2º Teres uma bomba ligada á tomada e a um relé, que liga e desliga a bomba qdo ligas ou desligas o PC.
3º Teres uma bomba alimentada pela fonte de alimentação do teu PC, que tal como o resto do hardware, liga e desliga em conjunto com o PC.
Eu uso a terceira opção. De inicio usava a primeira, no entanto existe o risco de nos esquecermos de ligar a bomba à tomada.
Eu tou o montar o meu home mada wc, e vou optar pela 2, tem um tutorial muito fixe na oczone de como fazer.
MadOnion
28-01-2004, 17:55
Originally posted by marsupillami
Eu uso a terceira opção. De inicio usava a primeira, no entanto existe o risco de nos esquecermos de ligar a bomba à tomada.
AQUAstream powa estarei errado marsu?
marsupillami
28-01-2004, 23:43
Sim, essa mesmo. Esta bomba é sem duvidas fantastica.
bom artigo (pra variar) continua com o bom trabalho :D
MadOnion
29-01-2004, 15:37
Originally posted by Rudzer
bom artigo (pra variar) continua com o bom trabalho :D
e tens duvidas???
o marsupillami RULA :D
o review ta excelente, nada melhor pra convencer alguem que esteja indeciso ... como eu :D
estava ....
:yeah:
Stardust
31-03-2004, 02:13
Aproveito p por 2 duvidas:
1. Rad com connectores p cima ou p baixo é indiferente certo ? (ou mm de lado)
2. O bloco alphacool nexxxos hp (p4) tem um connector a meio e outro mais lateral: entra água no do meio e sai no do lado (está correcta a montagem?)
Thx :)
marsupillami
31-03-2004, 10:36
Quanto ao radiador, podes colocá.lo como bem te apetecer (ao alto, de lado, pousado, etc...)
Esse waterblock, tem a entrada no conector do centro (para que a agua contacte directamente com o centro, onde o calor é mais intenso) e a saída no conector de lado.
HoMe_CaNiBaL
31-03-2004, 10:54
marsu, debe ser mais pousado do k poucado.... :D
excelente review parabens
Stardust
31-03-2004, 12:34
Então tá tudo bem montado. Thx marsu! e claro parabens pela review :)
marsupillami
31-03-2004, 20:59
Boas Home_Canibal! Tudo bem? Tens razão, deixa-me corrigir :D
HoMe_CaNiBaL
01-04-2004, 10:58
ai marsu marsu... ya ta td bem e ctg??? olha enviei t uma pm!dp da uma olhadela!
um abraco
timberboy
04-12-2005, 01:51
Acho que foi neste topico ke vi um kit novo completo a 80€...alguem sabe kaul e ?
Isso foi o xima a divagar se não me engano.. Era ele a dizer que um kit swiftech custava 80€ :D (ou então a tentar enganar o dima :p)
Existe um kit da alphacool a 89 euros na coldzero :)
http://www.coldzero.pt/coldzero/ListaProdutos.asp?Familia=Water&Grupo=Kits%20Completos@Water&Subgrupo=Alphacool@Kits%20Completos
Está também para breve a versão dois desse kit (este com deposito) por 99.9€
http://www.pcdiga.net/showthread.php?t=8680
dutchman.pt
04-01-2006, 05:24
Eu gostava era de encontrar aquela thread onde explicam as equivalências das roscas Europeias/USA(acho que é isto), tubagens e etc...
Salvo erro, era uma thread/tutorial iniciada pelo Ze-dos-trukes.
jonas_ed
21-07-2006, 20:39
Belo artigo! Dá jeito para os noobs como eu! :D
Dredtasse
08-10-2006, 14:13
foi este manual que me ajudou nos momentos de duvidas :D
bem eu tbm gostava de saber komo se montava um wc mas alguem pode por algum eskema assim facil so kom a refrigeraçao nu cpu????
cumps
Theoryas
24-04-2007, 15:24
o guia k o marsu fez esta completo e facil de entender, qualquer outra duvida so precisas de postar aqui que o pessoal explica :-)
ruipgouveia
05-03-2008, 12:20
Muito bom este guia
mesmo muito bom. eu tenho um sistem wc mas ja o comprei montado na propria torre. axim e muito bom para mais tarde quando quiser mudar algo. ja serei eu mesmo a fazelo. muito bom post. :)
Bastante útil para ter alguns cuidados bastantes importantes
Thanks
angelus24pt
03-02-2011, 14:45
Boas, o link deixou de funcionar :(
Há possibilidades de colocar o artigo noutro sitio?
Obrigado e cumprimentos
Marco André
03-02-2011, 15:17
Boas, o link deixou de funcionar :(
Há possibilidades de colocar o artigo noutro sitio?
Obrigado e cumprimentos
http://www.oc-zone.org/component/option,com_alphacontent/section,5/cat,24/task,view/id,41/Itemid,42/
angelus24pt
03-02-2011, 15:23
Muito obrigado :)
Muito obrigado :)
Olha que esse fui eu que fiz. ;)